UFCA recebe selo do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima por boas práticas em sustentabilidade

Publicado em 15/12/2023. Atualizado em 18/12/2023 às 14h13

Foto: Gabriel Souza - Dcom/UFCA

Neste mês de dezembro de 2023, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) recebeu o selo A3P, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), por implementar a Agenda Ambiental na Administração Pública no ano de 2022. Essa agenda é uma ação voluntária que compreende órgãos e instituições ligados ao Governo Federal como protagonistas na revisão dos padrões de produção e de consumo atuais.

A ideia da agenda também perpassa pela adoção de novos referenciais em busca de boas práticas de sustentabilidade socioambiental, com o auxílio de tecnologias mais eficientes, que, por sua vez, poupem matéria-prima e incentivem a reutilização de insumos.

Em 2019, a UFCA aderiu ao Programa A3P e passou a atuar com o objetivo de promover a cultura de antidesperdício e o uso consciente dos recursos naturais e dos bens de consumo. Após essa adesão, a UFCA passou a integrar o grupo de 13 universidades federais que formalizaram a parceria com o MMA para o recebimento de apoio técnico para implementação e operação das atividades propostas pela Agenda.

Na UFCA, estratégias como o uso de energia limpa, os acordos com associações locais para recebimento de materiais recicláveis e as atividades de educação (como palestras e eventos sobre sustentabilidade) para comunidade acadêmica são exemplos de ações que visam atingir os objetivos propostos pela Agenda.

Sustentabilidade na UFCA

Desde 2013, ano em que foi desmembrada da Universidade Federal do Ceará (UFCA), a UFCA prioriza a sustentabilidade como um dos temas centrais de suas ações. Um dos exemplos da importância desse tema é a criação da Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade (CGS), subsetor ligado à Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), responsável por coordenar e acompanhar as atividades de cunho sustentável na Instituição.

Atualmente, a CGS é coordenada pela professora Ingrid Mazza e desenvolve atividades em todos os campi da UFCA ligadas aos princípios da Política de Gestão da Sustentabilidade e ao Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI/UFCA).

Agenda Ambiental

Desde a assinatura do termo, há quatro anos, esta é terceira vez que a UFCA recebe o selo de boas práticas ambientais do MMA, tendo como referência o ano anterior à concessão do selo.

Criado oficialmente em 2001, a Agenda Ambiental trabalha seis eixos temáticos: Uso dos recursos naturais e de bens de consumo; Qualidade de vida no ambiente de trabalho; Sensibilização e capacitação dos servidores; Compras públicas sustentáveis; Construções sustentáveis; e Gestão adequada dos resíduos gerados pela instituição.

O acordo da UFCA com o programa A3P tem duração de cinco anos, com possibilidade de ser renovado.

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Coordenadoria de Gestão de Sustentabilidade