UFCA inicia operações da segunda usina fotovoltaica no campus Juazeiro do Norte. Usinas podem gerar até 80% da energia elétrica necessária para o campus

Publicado em 20/06/2022. Atualizado em 31/10/2022 às 15h30

Módulos fotovoltaicos instalados sobre a cobertura da residência universitária, no campus Juazeiro do Norte. Foto: Dinfra/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) deu início às operações da segunda usina fotovoltaica da UFCA, no último dia 2 de junho de 2022, no campus Juazeiro do Norte. Usinas fotovoltaicas são equipamentos que fazem a conversão direta da radiação solar em energia elétrica, por meio de módulos fotovoltaicos – conhecidos popularmente como placas solares.

Conforme a Diretoria de Infraestrutura (Dinfra/UFCA), no total, foram instalados 1.758 módulos fotovoltaicos de 380 W de potência sobre a residência estudantil, sobre a cobertura do pátio e sobre os blocos F, G, H, I, K e M. Juntos, os módulos somam 668 kWp (quilowatt pico) de capacidade para captação de radiação solar que, posteriormente, é convertida em energia elétrica. Estima-se que, apenas com essa segunda usina, a UFCA consiga suprir cerca de 60% do consumo de energia elétrica mensal necessário para o funcionamento do campus Juazeiro do Norte.

Em relação ao orçamento, a UFCA investiu o total de R$ 1.997.320,00 na instalação da usina fotovoltaica. Calcula-se que o tempo necessário para que a quantia investida na aquisição do equipamento retorne para a Universidade, em forma de economia nas contas de energia do campus, será de cinco anos.

Primeira usina fotovoltaica implantada no campus

A UFCA iniciou a captação de energia solar no campus Juazeiro do Norte ainda em 2020, com a instalação de 636 módulos fotovoltaicos e 222,6 kWp de potência total, em 30 de outubro daquele ano. Nesta primeira usina, a UFCA investiu R$ 1.025.682,84 e os módulos foram instalados sobre os blocos J, L e N.

Um ano após a instalação desse primeiro equipamento, em outubro de 2021, a UFCA já havia economizado o equivalente a R$ 153.000,00. Agora, em 2022, com um investimento total de R$ 3.023.002,84 (somando a instalação dos dois equipamentos), é esperado que as usinas fotovoltaicas forneçam para o campus algo em torno de 80% do consumo de energia mensal.

Diretoria de Infraestrutura
Bloco I, terceiro andar, sala i306