Programação de Cursos

Publicado em 04/06/2019. Atualizado em 12/04/2023 às 11h34

Curso: Gestão de Riscos e Controles Internos – Teoria, prática e capacitação – A Atuação da Unidade da Auditoria Interna

Objetivo: Apresentar os conceitos de Gestão de Riscos necessários à implementação da estrutura de governança, gestão de riscos e controles internos prevista na IN MP/CGU 01/2016 e demais normativos, assim como trabalhar os pontos primordiais de atuação dos servidores de Auditoria Interna.

Conteúdo programático: Conceitos básicos sobre gestão de riscos e controles internos; evolução histórica de riscos e controles; métodos e normativos nacionais e internacionais sobre gestão de riscos; aplicações do tema no Poder Executivo Federal; objetivos da organização; etapas e técnicas para implementação da gestão de riscos; aplicação das etapas em estudo de caso voltado para setor público; outras formas de definição do nível de riscos; diferenciação entre apetite e tolerância a riscos; princípios e objetivos do controle interno; processo de controle interno e suas limitações; responsabilidade dos gestores e dos auditores; linhas de defesa; formas de atuação quando o risco se materializa. Atuação da Auditoria Interna do planejamento à prestação de contas.

Período:

Carga horária: 24 horas

Instrutor: Jeferson Alves

Número de participantes certificados: 34

Oficina: Introdução a Análise de Dados e ao Business Inteligence

Objetivo: Capacitar os servidores de setores administrativos e acadêmicos que possuam necessidade de
coleta, consolidação, manipulação e cálculo de métricas utilizando dados através do Excel e do
Microsoft Power BI.

Conteúdo Programático:

1. Formatação de dados em tabela no Excel;
2. Utilizar a função PROCV para completar tabelas;
3. Extração de dados interno e externos utilizando o Power Query no Excel e no Power BI;
4. Tratamento de dados: formatação de campos, completamento de dados, extração de
dados, concatenação de campos, transformação de dados; combinação de consultas,
mesclagem de consultas, colunas condicionais e “unpivotamento” de tabelas com o
Power Query (Excel e Power BI);
5. Modelagem básica de dados com métricas em linguagem DAX (Data Analysis
Expression)
com o Power Pivot (Excel e Power BI);
6. Estruturação de dados e relacionamento de tabelas com Power Pivot (Excel e Power BI);
7. Conexões, consultas e modelo de dados com Power Pivot (Excel e Power BI);
8. Consolidação de modelo de dados em tabelas dinâmicas no Excel;
9. Criação e formatação de gráficos interativos e relacionados (barras, linhas, pizza,
dispersão, área, funil e mapas) no Power BI;
10. Publicação de Dashboards utilizando o Power BI serviço.

Período:

Turma 1 : 24, 31 de Maio e 07 de Junho

Turma 2: 02, 09 e 16 de Agosto

Turma 3: 23, 30 de Agosto e 03 de Setembro

Carga horária: 20 horas

Instrutor: Juscelino Pereira

Número de participantes certificados: 60

Curso: Atitudes do Professor Diante da Inclusão do Aluno Surdo

Objetivo: Promover uma reflexão sociocultural sobre a problemática que envolve a inclusão de alunos surdos nas universidades.

Conteúdo programático:

1. Resumo da história da educação de surdos

2. A integração de professor com o aluno surdo: Estratégia

3. Com o quê o professor de ciências deve se preocupar ao preparar recursos didáticos/sequências didáticas para surdos?

4. Diferença entre aula com intérprete e aula em libras

5. Vocabulários em Sinais

6. Adaptações de materiais para surdos (recursos didáticos) – quais vídeos, quais imagens, que elementos da imagem, materiais manipuláveis, experimentos etc.

Período: 27 e 28 de Maio

Carga horária: 16 horas

Instrutor: Mardônio dos Santos  

Número de participantes certificados: 11

Minicurso: Orientação para Construção de Projetos

Objetivo: O curso tem por intuito aperfeiçoar os procedimentos necessários para a elaboração de projetos,
adotando os critérios exigidos pelos comitês de ética e demais normativas, proporcionando um
conhecimento diversificado na área acadêmica.

Conteúdo programático:

1. A pesquisa científica;
2. Bases de dados / periódicos;
3. Revisão de Literatura;
4. Estruturação do projeto de pesquisa: Estrutura do texto; Estilo do texto; Aspectos gráficos do texto; Recursos humanos; Cronograma da Pesquisa

5. Orçamento da Pesquisa: Resultados esperados; Desafios / limites
6. Normas de citações e referências;
7. Plágio;
8. Comitê de Ética de Humanos;
9. Comitê de Ética no Uso de Animais

Período: 05, 06 e 07 de Junho

Carga horária: 20 horas

Instrutor: Maria do Socorro Vieira

Número de participantes certificados: 19

Minicurso: Musicografia Braille

Objetivo: Conhecer a linguagem musical em braile para um melhor desenvolvimento das atividades metodológicas com os alunos portadores de deficiência visual no curso de música.

Conteúdo programático:

  1. Conhecimento histórico da Musicografia Braille.

 2. Abordagem e entendimento básico da musicografia.

3. Recursos da tecnologia Assistiva. 

4. Abordagem ao conteúdo com alunos portadores de deficiência Visual

5. Regras de transcrição melódica.

Período: 13 de Junho

Carga horária: 8 horas

Instrutor: Lia Raquel Monteiro

Número de participantes certificados:

Curso: Preparatório para Teste Anpad – Raciocínio Lógico

Objetivo: Apresentar os fundamentos do pensamento lógico, conceitos, princípios e estruturas
relacionadas ao raciocínio lógico.

Conteúdo programático:

1.Lógica e Raciocínio Lógico: Problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico.

2. Proposições e Conectivos: Conceito de proposição; Valores lógicos das proposições; Tabela-verdade.

3. Operações Lógicas sobre Proposições: Negação de uma proposição; Conjugação de duas proposições; Disjunção de duas proposições; Proposição condicional; Proposição bicondicional.

4. Tabelas-verdade de Composições Compostas: Construção de Proposições; Conjuntas; Tabela-Verdade de Proposições Conjuntas;

5. Tautologias e Contradições: Definição de tautologia; Definição de contradição

6. Equivalência Lógica e Implicação Lógica: Equivalência lógica; Propriedades da relação de equivalência lógica; Recíproca contrária e
contrapositiva de uma proposição condicional; Implicação lógica; Princípio de substituição; Propriedade
da implicação lógica.

7. Álgebra das Proposições: Propriedade idempotente; Propriedade comutativa; Propriedade associativa; Propriedade distributiva; Propriedade de absorção; Leis de Morgan.

8. Argumentos: Conceito de argumento; Validade de um argumento; Critério de validade de um argumento.

9. Sentenças Abertas: Sentenças abertas com uma variável; Conjunto-verdade; Sentenças abertas com duas variáveis; Conjunto-verdade de uma sentença aberta com duas variáveis; Sentenças abertas com n variáveis; Conjunto-verdade de uma sentença aberta com n variáveis.

Período: 11, 14, 18, 21, 25 e 28 de Junho e 02 e 05 de Julho

Carga horária: 32 horas

Instrutor: Maria Rosiane

Número de participantes certificados: 12

Curso: Direitos Humanos e Combate às Opressões

Curso em parceria com a PROCULT

Objetivos:

Capacitar teórica e legalmente o público participante;

Horizontalizar as relações sociolaborais e o processo de ensino-aprendizagem no âmbito da comunidade acadêmica da UFCA;

Fundamentar e fortalecer os órgãos e seus agentes para lidar com situações de violação aos Direitos Humanos.

Conteúdo programático:

  1. Direitos Humanos, Gênero e Homofobia
  2. Historicidade dos Direitos Humanos
  3. Saúde Mental e Direitos Humanos
  4. Direitos Humanos e Proteção Jurídica
  5. Racismo e Intolerância Religiosa

Período:

Turma 1: 24 a 28 de Junho

Turma 2: 07, 21 de Outubro 04, 35 de Novembro e 02 de Dezembro

Carga horária: 20 horas

Instrutor: João Adolfo Ribeiro Bandeira

Curso: Planilhas Eletrônicas Calc para Iniciantes

Objetivos: Capacitar servidores, professores e alunos para o uso de planilhas eletrônicas livres, a partir do aplicativo Calc do pacote de escritório LibreOffice, no desempenho das funções administrativas, docentes e discentes na Universidade Federal do Cariri.

Conteúdo programático:

Módulo 1 Introdução ao libreOffice Calc

            Conhecendo o Pacote Libre Office

            Conhecendo o ambiente do Calc

            Edição de células

            Movimentação e seleção

            Ajuste linhas e colunas

            Cópia e Movimentação de células

            Criar Fórmulas

Módulo 2 – Listas, Classificação de Dados e Gerenciamento de Planilhas

            Lista de preenchimento

            Criar listas

            Classificação de Dados

            Operações com pasta de trabalho

            Proteção em planilhas e documento

            Ocultar e exibir colunas e linhas

            Intervalos de células

Módulo 3 – Formatação de textos e números

            Formatação de dados

            Limpar formatação

            Cores e bordas

            Formatações automáticas

            Formatação condicional

            Estilos

            Comentários

Módulo 4 – Elaboração de Fórmulas e Gráficos

            Elaboração de fórmulas

            Funções Básicas

            Funções Condicionais

            Gráficos

            Edição de Gráficos

Período: 25, 26 e 27 de Junho

Carga horária: 20 horas

Instrutor: Cícero Samuel Clemente Rodrigues

Número de participantes certificados: 10

Curso: Responsabilização de Pessoas Jurídicas

Objetivos: Entender as formas de responsabilização pela prática de atos de corrupção nas diferentes esferas jurídicas; assimilar os aspectos gerais e os princípios constitucionais de direito administrativo sancionador; compreender o rito procedimental do processo administrativo sancionador; distinguir as sanções administrativas em licitações e contratos constantes na Lei nº 8.666/1993 e na Lei nº 10.520/2002; compreender o procedimento de responsabilização no âmbito da Lei nº 12.846/2013; elencar as principais características do acordo de leniência e do programa de compliance; conhecer os cadastros disponíveis para registro das sanções administrativas.

Conteúdo programático:

Módulo 1 – Introdução

Módulo 2 – Responsabilização Administrativa da Pessoa Jurídica 

Módulo 3 – Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas no Âmbito das Licitações e Contratos Administrativos

Módulo 4 – Responsabilização Administrativa de Pessoas Jurídicas no Âmbito da Lei nº12.846/2013

Módulo 5 – Acordo de Leniência

Módulo 6 – Programas de Compliance

Módulo 7 – Cadastros

Período: 24, 25 e 26 de Julho

Carga horária: 20 horas

Instrutor: Francisco Willamy de Brito Rocha

Número de participantes certificados: 8

Curso: Ética e Docência no Ensino Superior

Objetivos: Compreensão do conceito de Ética, suas características e sua

aplicação à docência no ensino superior.

Estratégias de ensino: Exposição oral, apresentação de slides e vídeos, leitura e análise de textos, debate em grupo

Conteúdo programático:

1. Introdução geral – O que é Ética? Diferença entre Moral e Ética.

2. Conceito de Ética e seus problemas

    2.1. Breve História da Ética

    2.2. Principais correntes éticas contemporâneas (deontologia, utilitarismo, eudaimonismo, hedonismo)

    2.3. Éticas aplicadas (Ética, Bioética e Política)

    2.4. Ética e Serviço Público – CF 1988, Código de Ética do Servidor Público (Decreto 171/1994) e Código de Ética da UFCA.

3. Ética na Docência do ensino superior

    3.1. Princípios éticos do ensino-aprendizagem (respeito aos direitos da pessoa humana, reconhecimento da autonomia individual e dialogicidade)

    3.2. Ética e Docência (Educação centrada no Professor, no conteúdo e/ou no aluno)

    3.3. Relação Professor-Aluno – Atitudes a serem implementadas (polidez, abertura ao diálogo, respeito, discrição, disponibilidade, motivação), atitudes a serem evitadas (parcialidade, preconceito, discriminação, intransigência, afetação). 

4. Conclusões   

Período: 14, 15 e 16 de Agosto

Carga horária: 20 horas

Instrutor: Francisco Jose da Silva

Número de participantes certificados: 7

Curso: Básico de Libras Nível I

Objetivo: Apresentar questões comuns referentes aos surdos e sua organização social e cultural, contextualizando os estudos das línguas de sinais no campo dos estudos linguísticos e desenvolvendo a compreensão e produção em Libras.

Conteúdo programático:

  1. Ampliar o processo de inclusão e interação com o público surdo;
  2. Reduzir barreiras comunicacionais entre servidores ouvintes e pessoa com deficiência auditiva e surdez;
  3. Permitir maior e melhor acesso ás informações, conteúdos e serviços oferecidos
  4. Diferenciar os movimentos corporais e faciais na Libras em relação a gestos, pantomimicas e mímicas
  5. Diferenciar expressões faciais gramaticais e afetivas
  6. Conhecer a formação do signo linguístico na língua de sinais, considerando os seus parâmetros
  7. Utilizar técnicas de descrição visual no espaço de sinalização
  8. Socializar o vocabulário de Libras, contribuindo para a aprendizagem e comunicação do aluno nessa língua

Período: 12, 19, 26 de Agosto 02, 09 e 26 de Setembro

Carga horária: 45 horas

Instrutor: Mardônio dos Santos

Número de participantes certificados: 15

Curso: Gestão Orçamentária e Financeira – Visão Geral

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública

Objetivos:

  • Analisar as transformações políticas, econômicas e sociais como estímulo para novos métodos de decisões orçamentárias;
  • Analisar o orçamento público como um fenômeno multifacetado;
  • Tomar decisões orçamentárias; e
  • Implementar a execução financeira.

Conteúdo Programático:

  • Noções de Finanças Públicas

1.  Importância da participação do Estado na Economia

2.  Formas de Financiamento da atividade do Estado

  • Visão Geral do Orçamento Público

1.  Orçamento, Gestão Pública e Desenvolvimento de Políticas Públicas;

2.  Dimensão Econômica do Orçamento Público;

3.  Dimensão Legal do Orçamento;

4.  Dimensão Política do Orçamento;

5.  Política das Escolhas Orçamentárias.

  • Fases do Processo Orçamentário

1.  Elaboração;

2.  Aprovação;

3.  Sanção/Veto;

4.  Execução;

5.  Monitoramento e Controle

  • Análise das Políticas Públicas

1.  Políticas Sociais

2.  Políticas Econômicas

a.  Política Monetária

b.  Política Fiscal

c.  Política Tributária

d.  Política Cambial

  • Financiamento do Orçamento

1.  Orçamento Obrigatório e Discricionário

2.  O processo de endividamento orçamentário

3.  O processo de formação da Dívida Pública

4.  Sustentabilidade da Dívida Pública

5.  Dominância Fiscal

Período: 25, 26 e 27 de Setembro

Carga horária: 21 horas

Instrutor: Roberto Sérgio do Nascimento

Número de participantes certificados: 17

Curso: Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública

Objetivos:

  • Analisar a legislação aplicável aos Contratos Administrativos;
  • Interpretar os papéis dos atores envolvidos na aplicação de Penalidades em Contratos Administrativos;
  • Identificar as competências para aplicação das sanções administrativas;
  • Aplicar os procedimentos de apuração de inadimplemento obrigacional e aplicação de penalidade;
  • Reconhecer as questões polêmicas que envolvem os procedimentos de aplicação de penalidades;
  • Analisar a jurisprudência do TCU sobre os temas.

Conteúdo programático:

  • Legislação aplicável;
  • Princípios do processo de apuração de descumprimento obrigacional e aplicação de sanção administrativa;
  • Dos atores envolvidos;
  • Espécies de sanções administrativas;
  • Efeitos indiretos das sanções administrativas;
  • Competência para aplicação das sanções administrativas;
  • Procedimento de apuração de inadimplemento obrigacional e aplicação de penalidade.

Período: 23, 24 e 25 de Outubro

Carga horária: 21

Instrutor: Cássio Mota de Sabóia

Número de participantes certificados: 19

Curso: Gestão de Riscos nas Contratações Públicas

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública

Objetivos:

  • Analisar os benefícios da metodologia de Gestão de Riscos;
  • Aplicar a metodologia de Gestão de riscos às contratações públicas e sua influência na tomada de decisão;
  • Identificar técnicas de análise, avaliação e mitigação dos riscos que ameaçam à continuidade das contratações;
  • Demonstrar a implantação e manutenção de um sistema de gerenciamento de riscos adequado e efetivo.

Conteúdo programático:

  • Conceitos Básicos;
  • Análise e Gerenciamento de Risco;
  • Identificação dos Riscos;
  • Gerenciando o Risco nas Contratações Públicas através da IN 05.

Período: 30, 31 de Outubro e 01 de Novembro

Carga horária: 21 horas

Instrutor: Marcelo Gaspar Thiers

Número de participantes certificados: 21

Básico de Libras (Nível I)

CURSO DE INSTRUTORIA INTERNA – UFCA

Nome da Atividade de Capacitação: BÁSICO DE LIBRAS –NÍVEL I

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

– Ampliar o processo de inclusão e interação com o público surdo;

– Reduzir barreiras comunicacionais entre servidores ouvintes e pessoas com deficiência auditiva ou surdez;

– Permitir maior e melhor acesso às informações, conteúdos e serviços oferecidos pela Universidade.

– Diferenciar os movimentos corporais e faciais na Libras em relação a gestos, pantomimas e mímicas;

– Diferenciar expressões faciais gramaticais e afetivas;

– Conhecer a formação do signo linguístico na língua de sinais, considerando os seus parâmetros;

– Utilizar técnicas de descrição visual no espaço de sinalização;

– Socializar o vocabulário da Libras, contribuindo para a aprendizagem e comunicação do aluno nessa língua.

Metodologia: Aulas expositivas, interativas, com utilização de mídias e materiais didáticos diversos.

Conteúdo programático:

1. Apresentação do Professor, alunos, plano do curso, cronograma, sondagem e vocabulários de Libras.;
2. Exposição: Gramática da Libras;
3. Vocabulário em sinais(Descrição visual de pessoas e objetos, Cores, material escolar, Saudações, Substantivos e Adjetivos, Verbos, Alfabeto e número em Libras, Antônimos, Pronomes pessoais e interrogativos, localidades públicas, animais, adverbio de tempo);
4. Dinâmicas;
5. Atividades práticas;
6. Diálogos em Libras;

Áreas de interesse: XXXXXXXXXXX

Período: 05 a 23/10/2020

Carga horária: 30 horas

Plataformas: Google Meet

Período de inscrição: 05/09 a 30/09

Instrutor: Mardônio dos Santos Aguiar de Oliveira

Básico Elaboração Artigo Científico

CURSO DE INSTRUTORIA INTERNA – UFCA

Nome da Atividade de Capacitação: Básico para a Elaboração de Artigo Científico

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

– Desenvolver a leitura, a interpretação e a escrita de textocientífico;

– Entender as diferentes formas de escrita cienttífica;

– Conhecer as normas de citações e referências emartigos científicos;

– Aprimorar os conhecimentos que envolvem as etapas de construção de um artigo científico.

Metodologia: O curso será ministrado através de aulas teórico-expositivas, atividade teórico-prática com utilização (on-line) da plataforma Brasil para demonstração das funcionalidades, cadastro, documentações disponíveis e submissão de protocolos. Também serão utilizadas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para perscrutar as principais normas e diretrizes brasileiras que disciplinam as pesquisas com seres humanos. Os participantes serão orientados a realizar estudos de casos envolvendo os princípios bioéticos, a fim de aplicar os conceitos aos casos concretos e, assim, ampliar a compreensão.

Conteúdo programático:

1. A pesquisacientífica;
2. Bases de dados /periódicos;
3. Tipos de pesquisa;
4. Estruturação de um artigo científico: (a) Título, autores, resumo;(b) Introdução, objetivo;(c) Metodologia / Materiais e Métodos;(d) Resultados / Discussão;(e) Conclusões / Considerações Finais;(f) Referências;
5. Normas de citações ereferências;
6. Plágio;
7. Comitê de Ética deHumanos;
8. Comitê de Ética no Uso deAnimais.

Áreas de interesse: XXXXXXXXXXX

Período: 28/10 a 06/11/2020

Carga horária: 20 horas

Plataformas: Google Meet

Período de inscrição: 26/09 a 15/10

Instrutor: Marcos Antônio Pereira de Lima

Bioética nas pesquisas em seres humanos

CURSO DE INSTRUTORIA INTERNA – UFCA

Nome da Atividade de Capacitação: Bioética nas Pesquisas com Seres Humanos

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

– Conhecer aspectos históricos da bioética nas pesquisas;

– Compreender os princípios bioéticos;

– Conhecer os principais documentos nacionais e internacionais da área;

– Conhecer sistema CEPs/CONEP do Brasil;

Aprender a utilizar a plataforma Brasil para submissão e apreciação de protocolos/projetos de pesquisa;

– Saber elaborar projetos de pesquisas que respeitem as normas e diretrizes bioéticas.

Metodologia: O curso será ministrado através de aulas teórico-expositivas, atividade teórico-prática com utilização (on-line) da plataforma Brasil para demonstração das funcionalidades, cadastro, documentações disponíveis e submissão de protocolos. Também serão utilizadas resoluções do Conselho Nacional de Saúde (CNS) para perscrutar as principais normas e diretrizes brasileiras que disciplinam as pesquisas com seres humanos. Os participantes serão orientados a realizar estudos de casos envolvendo os princípios bioéticos, a fim de aplicar os conceitos aos casos concretos e, assim, ampliar a compreensão.

Conteúdo programático:

1. Aspectos históricos (Aula 1)

Eventos históricos que influenciaram a discussão (e o surgimento da) bioética;

Principais documentos internacionais sobre bioética na pesquisa com seres humanos;

Princípios bioéticos fundamentais;

Bioética nas pesquisas no Brasil.

2. Resolução CNS/MS Nº 466/2012 (Aula 2)

Análise detalhada das normas e diretrizes constantes:

Dos termos e definições;

Dos aspectos éticos da pesquisa envolvendo seres humanos;

Do processo de consentimento livre e esclarecido;

Dos riscos e benefícios;

Do protocolo de pesquisa;

Atribuições dos comitês de ética em pesquisa (CEP) da comissão nacional de ética em pesquisa (CONEP);

Do procedimento de análise ética;

Do pesquisador responsável;

Das resoluções e das normas específicas.

3. Resolução CNS/MS Nº 510/2016 (Aula 3)

Análise detalhada das normas e diretrizes constantes:

Dos termos e definições;

Dos princípios éticos das pesquisas em ciências humanas e sociais;

Do processo de consentimento e do assentimento livre e esclarecido;

Dos riscos;

Do procedimento de análise ética no sistema CEP/CONEP;

Do pesquisador responsável;

Das disposições transitórias.

4. Estudo de casos (Aula 4)

Beneficência e justiça;

Respeito pela autonomia das pessoas;

Consentimento livre e esclarecido;

Pesquisa com pessoas vulneráveis;

Ressarcimento de despesas;

Conflito de interesses;

Duplo padrão ético;

Ocorrência de boatos sobre pesquisa/uso compassivo de medicamentos.

5. Plataforma Brasil e Sistema CEPs/CONEP (Aula 5)

Apresentação da estrutura nacional e funcionamento do sistema CEPs/CONEP;

Demonstração das funcionalidades da plataforma Brasil;

Orientações para a preparação e submissão de protocolos (projetos) de pesquisa na plataforma em conformidade com as normas e diretrizes vigentes.

Áreas de interesse: XXXXXXXXXXX

Período: 09 a 17/11/2020

Carga horária: 20 horas

Plataformas: Plataforma Brasil

Período de inscrição: 14/10 a 04/11

Instrutor: Marcos Antônio Pereira de Lima

Didática para facilitação em aulas remotas

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Didática para Facilitação de Aulas Remotas

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

  •  Caracterizar o processo de aprendizagem interativa à distância, relacionando com o contexto atual;
  • Analisar as condições de aprendizagem dos adultos e suas implicações para o processo de ensino‐aprendizagem em ambientes de interação síncronas e assíncrona;
  •  Apontar oportunidades de melhoria em processos de aprendizagem com interação síncrona, a partir dos os fundamentos e princípios da aprendizagem de adultos;
  • Reconhecer a importância da teoria de aprendizagem experiencial de Kolb para a facilitação da aprendizagem, identificando estratégias de ensino que estimulem os diversos estilos de aprendizagem;
  • Identificar a relevância do enfoque sistêmico para o desenho instrucional de uma capacitação em ambientes de aprendizagem ativa;
  • Aplicar os fundamentos e princípios da educação de adultos no planejamento das atividades de ensino-aprendizagem, apontando os benefícios dos processos de aprendizagem com interação síncrona;
  • Reconhecer o papel das estratégias e das técnicas de ensino para o alcance dos objetivos de aprendizagem e a consequente efetividade do processo de ensino;
  • Adotar estratégias de ensino, técnicas de ensino e recursos didáticos para transmissão de aulas online, que favoreçam a participação ativa e a postura reflexiva dos aprendizes adultos; 
  • Diferenciar as diferentes fases de um sistema de avaliação, reconhecendo-a como processo contínuo nas capacitações que utilizam o modelo de transmissão;
  • Aprimorar a prática de facilitar a aprendizagem pela observação crítica de sua atuação como facilitador.

Metodologia: Exposições dialogadas; Exercícios individuais e em grupos e Apresentação de miniaulas.

Conteúdo programático:

  1. Educação de adultos: fundamentos teóricos aplicados a facilitação de aulas remotas;
  2. Teoria de aprendizagem experiencial de Kolb;
  3. Organização e desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem: planejamento de atividades para ambientes síncronos e assíncronos;
  4. Elaboração de objetivos de aprendizagem;
  5. Estratégias e técnicas de ensino para facilitação de aulas remotas;
  6. Melhores práticas no uso de recursos didáticos aplicáveis em ambiente virtual;
  7. Relação professor-aluno: delimitação de responsabilidades dos diferentes atores na facilitação de aulas remotas.

Áreas de interesse: Gestão Estratégica; Transformação Digital

Período: 03/11/2020 a 10/11/2020

Carga horária: 35 horas

Plataformas: Zoom e Google Sala de Aula

Período de inscrição: 07/08 a 19/10

Instrutor: Margareth Cristina de Almeida Gomes

Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivo:

  • Compreender a evolução do conceito de visão estratégica;
  • Compreender a evolução do conceito de indicadores;
  • Compreender o que são indicadores;
  • Compreender para que servem os indicadores;
  • Conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional;
  • Conhecer a classificação de indicadores de desempenho institucional;
  • Compreender os instrumentos para elaboração de indicadores de desempenho institucional;
  • Conhecer os fundamentos que permitem melhor gerenciamento sistema de medição;
  • Aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas;
  • Construir um sistema de Medição de Desempenho.

Metodologia: Exposição dialogada e exercícios práticos em grupo.

Conteúdo programático:

  1. Visão geral sobre dados, informações e indicadores;
  2. Indicadores de desempenho institucional;
  3. Atributos de um sistema de medição;
  4. Classificação de Indicadores nos níveis: hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas e posicionamento na cadeia de valor;
  5. Indicadores de esforço e de resultado;
  6. Construção de um sistema de Medição de Desempenho;
  7. Como estabelecer Metas;
  8. Como interpretar os resultados dos indicadores;
  9. Diferença entre Projetos, Ações Continuadas e Planos de Ação;

Áreas de interesse: Gestão Estratégica; Transformação Digital

Período: 21 a 25/09/2020

Carga horária: 35 horas

Plataformas: Zoom e Google Sala de Aula

Período de inscrição: 03/08 a 06/09

Instrutor: Marco Antônio Neiva Koslosky

Elaboração e Desenvolvimento de Artigo de Revisão Sistemática e Metanálise

CURSO DE INSTRUTORIA INTERNA – UFCA

Nome da Atividade de Capacitação: Elaboraçãoe Desenvolvimento de Artigo de Revisão Sistemática e Metanálise

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

– Conhecer os fundamentos teóricos da revisão sistemática e metanálise;

– Compreender os elementos essenciais para o planejamento de uma revisão sistemática;

– Aprender a conduzir de uma revisão sistemática;

– Adquirir noções básicas para a execução e interpretação de metanálise em softwares estatísticos;

– Aprimorar a escrita e estruturação de um manuscrito de revisão sistemática.

Metodologia: O curso será ministrado através de aulas teórico-expositivas, atividades teórico-práticas com utilização do software STATA v.12 para demonstração de análises de dados compilados em planilhas. Também serão utilizados artigos de revisão sistemática e metanálise do próprio instrutor para ilustrar as etapas e elementos da consecução dos estudos. Os participantes serão orientados a realizar uma atividade de busca em base de dados, em temas de suas áreas ou que tenham afinidade, a fim de praticar a formulação de pergunta de pesquisa, escolha de termos e filtros de busca, elegibilidade dos resultados, extração e compilação de dados.

Conteúdo programático:

1. Introdução à Revisão Sistemática (Aula 1)

Conceitos básicos sobre revisões sistemáticas;

Identificação da necessidade da revisão sistemática;

Limitações das revisões sistemáticas;

Recursos necessários;

Registro e desenvolvimento de protocolo de revisão sistemática;

Desenvolvimento de estratégias de busca em revisões sistemáticas: conceitos básicos/ bases de dados.

2. Planejamento da Revisão Sistemática (Aula 2)

Formulação da questão de pesquisa;

Estruturação da questão no formato do acrônimo PICO;

Definição dos critérios de elegibilidade;

Revisão de literatura: justificativa para a revisão sistemática;

Documentação da metodologia: redação de protocolo;

PRISMA statement.

3. Condução da Revisão Sistemática (Aula 3)

Busca de potenciais estudos elegíveis;

Busca em fontes de dados publicados;

Busca em fontes de dados não publicados, em andamento e literatura cinzenta;

Elaboração da estratégia de busca nas várias bases de dados;

Seleção dos termos para a busca (descritores);

Filtros de busca nas bases de dados;

Relatando o processo de busca.

4. Avaliação da Elegibilidade dos Estudos e Extração de Dados (Aula 4)

Avaliação da elegibilidade dos estudos;

Processo de extração de dados;

Elaboração da Ficha/Tabela de dados padrão;

Características dos estudos incluídos e síntese qualitativa de dados;

Avaliação do risco de viés dos estudos incluídos;

Extração dos dados quantitativos;

Apresentação dos dados descritivos.

5. Análise de Dados por Metanálise (Aula 5)

Conceitos básicos de meta-análise e análise de dados;

Heterogeneidade: modelos de efeito fixo e aleatório, inconsistência, análise de sensibilidade;

Avaliação de viés de publicação;

Intervalo de confiança para proporções segundo o método de Wilson;

Utilização do software STATA v. 12.0;

Geração e interpretação de gráficos em floresta (Forest plot);

Análises de risco: razão de chances/Odds ratio (OR) & Risco relativo (RR);

Testes Q e I2. Modelo de efeito aleatório Der Simonian e Laird.

Geração de Gráfico de funil (Funnel plot) para análises de presença de viés de publicação.

Áreas de interesse: XXXXXXXXXXX

Período: 30 a 04/12/2020

Carga horária: 20 horas

Plataformas: XXXXXXXXXXX

Período de inscrição: 06/11 a 26/11

Instrutor: Marcos Antônio Pereira de Lima

Gestão de Processos com Foco em Inovação

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Gestão de Processos com Foco em Inovação

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivo:

  • Conceituar a gestão de processos com foco no BPM;
  • Aplicar os princípios da análise de processos com foco no BPM;
  • Conduzir gerenciamentos de mudança de processos;
  • Identificar os principais níveis de processos em função da modelagem;
  • Aplicar os fundamentos do desenho de processos com foco no BPM;
  • Gerenciar desempenho de processos corporativos.

Metodologia: Processo de ensino baseado na combinação de exposições dialogadas, dinâmicas de grupos, análise de casos e trocas de experiências capazes de suscitar, além da apreensão dos conteúdos teórico-conceituais e práticos, a postura reflexiva dos participantes sobre o contexto organizacional onde trabalham.

Conteúdo programático:

  • Análise de processos;
  • Transformação de processos;
  • Modelagem de processos;
  • Desenho de processos;
  • Gerenciamento de desempenho de processos;
  • Gerenciamento corporativo de processos.

Áreas de interesse: Gestão Estratégica; Transformação Digital

Período: 16 a 18/09/2020

Carga horária: 21 horas

Plataformas: Zoom e Google Sala de Aula

Período de inscrição: 30/07 a 01/09

Instrutor: Renata Geralda Paixão Gracindo

Lei de Responsabilidade Fiscal e Novo Regime de Fiscalização

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e Novo Regime Fiscal (NRF)

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivo:

  • Interpretar os conceitos inerentes à Lei de Responsabilidade Fiscal;
  • Identificar os instrumentos de transparência fiscal;
  • Analisar a Emenda Constitucional nº 95;
  • Relacionar os conceitos da Emenda Constitucional nº 95 à sua aplicabilidade;
  • Relacionar o Novo Regime Fiscal  à trajetória do gasto público;
  • Relacionar a importância da Lei de Responsabilidade Fiscal ao equilíbrio fiscal permanente e para a melhoria da qualidade do gasto público.

Metodologia: Exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos práticos, debates e estudo de caso.

Conteúdo programático:

  • A LRF e a LDO e LOA;
  • A LRF e as questões orçamentárias: condições para geração de despesa, projeção de receitas, limites para gastos com pessoal e endividamento, dívida pública e procedimentos de responsabilidade fiscal;
  • A LRF e a transparência fiscal: instrumentos de transparência fiscal, relatório de execução orçamentária e gestão fiscal;
  • A emenda constitucional nº 95, de 2016: conceitos e aplicabilidade;
  • O Novo Regime Fiscal  e a trajetória do gasto público: análise retrospectiva e projeções.

Áreas de interesse: Gestão Estratégica; Transformação Digital

Período: 23 a 27/11/2020

Carga horária: 14 horas

Plataformas: Zoom e Google Sala de Aula

Período de inscrição: 30/07 a 08/11

Instrutor: Caio Eduardo Mulatinho da Silva

Orientação para Construção de Projeto

Nome da Atividade de Capacitação: Orientação para a Construção de Projetos

Público-alvo:Servidores públicos da Universidade Federal do Cariri.

Objetivo: O curso tem por intuito aperfeiçoar os procedimentos necessários para a elaboração de projetos,
adotando os critérios exigidos pelos comitês de ética e demais normativas, proporcionando um
conhecimento diversificado na área acadêmica.

Objetivo específico:

1.Desenvolver a leitura, a interpretação e a escrita de texto científico;
2. Aprender as diferentes formas de elaboração de projetos;
3. Conhecer as normas de citações e referências em projetos;
4. Aprimorar os conhecimentos que envolvem as etapas de construção de projetos.

Estratégias de ensino: O curso será ministrado por meio de aulas expositivas, atividades práticas e estudo dirigido.

Conteúdo programático:

1. A pesquisa científica;
2. Bases de dados / periódicos;
3. Revisão de Literatura;
4. Estruturação do projeto de pesquisa: Estrutura do texto; Estilo do texto; Aspectos gráficos do texto; Recursos humanos; Cronograma da Pesquisa

5. Orçamento da Pesquisa: Resultados esperados; Desafios / limites
6. Normas de citações e referências;
7. Plágio;
8. Comitê de Ética de Humanos;
9. Comitê de Ética no Uso de Animais

Período: 05, 06 E 07 DE Junho

Horário: 8h às 12h e de 13h às 17h

Carga horária: 20 horas

Local: Sala 401, bloco K – campus Juazeiro do Norte

Período de inscrição: Turma encerrada

Instrutor: Maria do Socorro Vieira

Bolsista de Produtividade em Pesquisa, Estímulo à Interiorização BPI e à Inovação Tecnológica (BP2-0107-00016.01.00/15) da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico ( FUNCAP) e atua como integrante do Banco de Avaliadores do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – BASis. Possui Pós-Doutorado junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina do ABC (2015), área de concentração em Saúde Coletiva, em Santo André – SP. Mestre (1999) e Doutora (2005) em Zootecnia pela Universidade Federal do Ceará e Especialista em Técnicas de Diagnóstico em Patologia Aviária pela Universidade do Chile (1990). É graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Estadual do Ceará (1988) e está cursando o Curso de Graduação em Psicologia no Centro Universitário Dr. Leão Sampaio (Unileão) em Juazeiro do Norte – CE. No período de 2006 – 2013 exerceu a função de professora na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), onde ministrou as disciplinas de Avicultura, Suinocultura, Apicultura e Coturnicultura para o Curso de Graduação em Zootecnia, no Campus de Parauapebas, estado do Pará. Participou como representante do Colegiado e exerceu o cargo de Vice-diretora do Campus. Coordenou o grupo de pesquisa Avicultura Caipira na Amazônia (Avicam) e o ApiFauna, com a colaboração de discentes de Zootecnia, Agronomia e Eng. Florestal, desenvolvendo atividade de pesquisa e extensão com enfoque na Avicultura Familiar e Meliponicultura. Atualmente, participa do quadro de professor efetivo da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Cariri (UFCA), situada na cidade de Barbalha, estado do Ceará. Exerce a função de Coordenadora do Biotério da Faculdade de Medicina (UFCA) e do Laboratório de Escrita Científica (LABESCI/CNPq/UFCA). Preside o Comitê de Ética de Utilização de Animais (CEUA) da Universidade Federal do Cariri (UFCA) e atua como membro efetivo da Câmara de Ciências Agronômicas e Veterinárias da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP).

Link para acesso ao currículo:  http://lattes.cnpq.br/5567411295310814

Preparatório Teste Anapd – Raciocínio Lógico

Curso

Nome da Atividade de Capacitação: Preparatório para Teste Anpad – Raciocínio Lógico

Público-alvo:Servidores públicos da Universidade Federal do Cariri.

Objetivo: Apresentar os fundamentos do pensamento lógico, conceitos, princípios e estruturas
relacionadas ao raciocínio lógico.

Objetivo específico: Reconhecer os principais elementos que devem ser avaliados em um problema de raciocínio lógico;
Aprimorar a capacidade de julgamento, avaliação argumentativa nas estruturas lógicas e
resolução de situações-problema.

Estratégias de ensino: Será desenvolvido mediante aula expositiva, permitindo a intervenção dos participantes que apresentarem comentários
e/ou questionamentos. Ao final de cada assunto, serão apresentadas questões relacionadas ao
conteúdo com a concessão de tempo para a resolução e posterior correção e discussão.

Conteúdo programático:

  1. Lógica e Raciocínio Lógico: Problemas envolvendo lógica e raciocínio lógico.
  2. Proposições e Conectivos: Conceito de proposição; Valores lógicos das proposições; Tabela-verdade.

3. Operações Lógicas sobre Proposições: Negação de uma proposição; Conjugação de duas proposições; Disjunção de duas proposições; Proposição condicional; Proposição bicondicional.

4. Tabelas-verdade de Composições Compostas: Construção de Proposições; Conjuntas; Tabela-Verdade de Proposições Conjuntas;

5. Tautologias e Contradições: Definição de tautologia; Definição de contradição

6. Equivalência Lógica e Implicação Lógica: Equivalência lógica; Propriedades da relação de equivalência lógica; Recíproca contrária e
contrapositiva de uma proposição condicional; Implicação lógica; Princípio de substituição; Propriedade
da implicação lógica.

7. Álgebra das Proposições: Propriedade idempotente; Propriedade comutativa; Propriedade associativa; Propriedade distributiva; Propriedade de absorção; Leis de Morgan.

8. Argumentos: Conceito de argumento; Validade de um argumento; Critério de validade de um argumento.

9. Sentenças Abertas: Sentenças abertas com uma variável; Conjunto-verdade; Sentenças abertas com duas variáveis; Conjunto-verdade de uma sentença aberta com duas variáveis; Sentenças abertas com n variáveis; Conjunto-verdade de uma sentença aberta com n variáveis.

Período: 11, 14, 18, 21, 25 e 28 de Junho e 02 e 05 de Julho

Horário: 8h às 12h

Carga horária: 32 horas

Local: Sala 401, bloco K – campus Juazeiro do Norte

Período de inscrição: Turma encerrada

Instrutora: Maria RosianeMelo dos Santos

Servidora técnico-administrativa da UFCA, Engenheira Mecânica pela URCA, Especialista em Administração Financeira pela URCA.

Relações Interpessoais e Feedback – 21 h

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Relações Interpessoais e Feedback

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

  • Identificar ruídos e barreiras na comunicação, a fim de evitar ou reduzir as situações conflitivas de difícil desenlace;
  • Praticar uma escuta ativa tendo por base a inteligência emocional;
  • Refletir sobre a relevância da assertividade na comunicação interpessoal;
  • Diferenciar o papel social que desempenha no ambiente de trabalho (vida profissional) daquele que desempenha na vida pessoal;
  • Identificar os desafios para moldar uma equipe de alto desempenho.

Metodologia: O curso tem como princípio de orientação básica o ensino teórico-aplicado e o protagonismo do aluno, ou seja, um processo de ensino-aprendizagem em que o participante é o principal agente de sua própria capacitação. A abordagem dos conteúdos privilegiará, além das exposições dialogadas, a utilização de estudo de casos, simulações, dinâmicas, análise de experiências bem-sucedidas e exemplos que ilustrem a superação de entraves às relações interpessoais e a superação de situações conflitivas e contraproducentes.

Conteúdo programático:

  1. Estilos de comunicação;
  2. Influência da comunicação nas relações interpessoais;
  3. Comunicação verbal e não-verbal;
  4. Os diálogos simultâneos nas conversas difíceis;
  5. Autoconhecimento e empatia;
  6. Janela de Johari;
  7. Estrutura de Feedbacks com base na Comunicação não-violenta (CNV);
  8. Assertividade na comunicação;
  9. O ciclo virtuoso das equipes de alto desempenho;
  10. Domínio do propósito e impacto na produtividade.

Áreas de interesse: Gestão Estratégica; Transformação Digital

Período: 28/09/2020 a 02/10/2020

Carga horária: 21 horas

Plataformas: Zoom e Google Sala de Aula

Período de inscrição: (03/08 a 13/09)

Instrutor: Isabelle Vasconcelos Torres De Sousa

Transformando Ideias em Projetos

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Transformando Ideias em Projetos

Público-alvo: Servidores da Universidade Federal do Cariri.

Objetivo:

Elaborar, de forma simples e prática, Canvas de Projeto consistente e coerente.

Metodologia: Aprendizagem baseada em projetos (PBL – Project Based Learning), que estimula a participação, a colaboração e a experiência prática do aluno nos conceitos, ferramentas e técnicas apresentados e discutidos.

Conteúdo programático:

  1. Conceitos fundamentais de Projetos;
  2. Diferença entre Projetos, Ações Continuadas e Planos de Ação;
  3. Projetos como ferramenta Estratégica e de Gestão Pública;
  4. Definição do Objetivo;
  5. Justificativa e Benefícios dos Projetos;
  6. Identificação das Partes Interessadas e dos Riscos de um Projeto;
  7. Delimitação do Escopo, do Não Escopo, das Premissas e das Restrições do Projeto
  8. Definição das Entregas, Datas e Orçamento do Projeto;
  9. Como fazer o Pitch do seu projeto (Shark Tank);

Áreas de interesse: Gestão Estratégica; Transformação Digital

Período: 21/09 e 23/09 das 13h00 às 17h00 e 22/09 e 24/09 das 14h00 às 17h00

Carga horária: 14 horas

Plataformas: Zoom e Google Sala de Aula

Período de inscrição: 30/07 a 09/09

Instrutor: Simone Portella Teixeira de Mello

Ações de capacitação em 2021
Ações de capacitação em 2020
Curso de direito previdenciário com foco aos RPPS atualizado conforme EC nº 103/2019

Público-alvo: Servidores que atuam com Gestão de Pessoas

Carga Horária: 36h

Quantidade de vagas: 30

OBJETIVOS DA CAPACITAÇÃO

Capacitar servidores com ou sem experiência para atuar na análise e concessão de requerimentos de aposentadoria, pensão, abono de permanência e contagem recíproca de tempo de serviço.

Conteúdo Programático

05/04/2021 História da Previdência Social O Montepio Geral dos Servidores do Estado Liberalismo Econômico O Manifesto Comunista Encíclica Rerum Novarum O Montepio Obrigatório dos empregados do Ministério da Fazenda Lei Eloy Chaves (Decreto 4.682/1923) e as Caixas de Aposentadorias e Pensões O Instituto de Previdência dos Funcionários Públicos da União O Instituto Nacional de Previdência Os Institutos de Aposentadorias e Pensões IPASE – Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores do Estado Estatuto dos Funcionários Públicos Civis da União – Lei Federal nº 1.711/1952 O Plano de Previdência do Servidor Estatutário IAPFESP – Instituto de Aposentadoria e Pensões dos Ferroviários e Empregados em Serviços Públicos INPS – Instituto Nacional de Previdência Social A aposentadoria do Servidor Público Federal A Constituição da Federal de 1988 e a criação do Regime Próprio de Previdência Social RJU – Regime Jurídico Único INSS – Instituto Nacional Do Seguro Social.

06/04/2021 A Estrutura Da Seguridade Social À Lúmen Da CRFB/88 A Assistência Social A Saúde A Previdência Social O RPPS-União Estrutura da Previdência Social Previdência Complementar Princípios Aplicáveis aos RPPS Atividade prática – questões Regras de Aposentadoria – CRFB/88 Regras de Aposentadoria – Emenda Constitucional nº 20/98 Atividade prática – simulação.

07/04/2021 Regras de Aposentadoria – Emenda Constitucional nº 41/03 Atividade prática – simulação Regras de Aposentadoria – Emenda Constitucional nº 47/05 Atividade prática – simulação Regras de Aposentadoria – Emenda Constitucional nº 70/12 Regras de Aposentadoria – Emenda Constitucional nº 88/15.

08/04/2021 Aposentadoria para servidor exposto a condições insalubres por mandado de injunção Aposentadoria para servidor exposto a condições insalubres pela Súmula Vinculante nº 33 Atividade prática – questões Aposentadoria para servidor com deficiência por mandado de injunção Isenção de Contribuição Previdenciária Abono de Permanência Pensão Civil por Morte antes da EC nº 103/19.

09/04/2021 Pensão Civil por Morte antes da EC nº 103/19 (continuação) Contagem Recíproca de Tempo de Contribuição.

12/04/2021 Contagem Recíproca de Tempo de Contribuição (continuação) Atividade Prática – questões O Regime de Previdência Complementar.

13/04/2021 O Plano de Custeio anterior à EC nº 103/2019 EC nº 103/2019 Estrutura Alterações na CRFB/88 Regras Permanentes De Aposentadoria Dos Regimes Próprios De Previdência Social Disposições Transitórias Ao Regramento Permanente Das Aposentadorias Atividade Prática – Art. 10. § 1º, Inc. I. da EC 103/19 Simulação.

14/04/2021 Regras De Cálculo Dos Benefícios Cálculo da Média Aritmética – EC nº 103/2019 – Art. 26 Regras Permanentes de Aposentadorias Especiais Regra Transitória ao Regramento Permanente das Aposentadorias Especiais Da Regra Permanente de Acúmulo de Benefícios Disposições Transitórias ao Regramento Permanente da Pensão Civil Regras do Abono de Permanência Regras de Transição do Regime Próprio de Previdência Social.

15/04/2021 Regras de Transição do Regime Próprio de Previdência Social (continuação) Atividade Prática – Art. 4º da EC 103/19 – Simulação Atividade Prática – Art. 20 da EC 103/19 – Simulação Aposentadoria Especial por exposição a agentes nocivos à saúde Regras Diversas no Regramento Permanente Regra Transitória ao Regramento Permanente de alíquota da Contribuição para o Plano de Seguridade Social do Servidor – PSS.

Carga horária: 36 horas

Período: 05 a 15/04/2021

Horário: 08:00 as 12:00

Instrutor: Stenio Leão Guimarães (Universidade Federal do Sergipe – UFS)

Plataformas: Google Meet

Período de inscrição: 29/03 a 04/04

Encontro de Ambientação e Iniciação ao Serviço Público

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:50:19

A Prática Sistêmica do Gerente de Alto Desempenho

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:50:14

Docência Inclusiva no Ensino Superior

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:50:10

Praticando o Direito Administrativo no Setor Público

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:50:05

Planejamento, Gestão e Avaliação de Projetos Sociais

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:50:01

Libras Para Atendimento ao Público

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:49:57

Relações Interpessoais e Feedback

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:49:52

Liderança Como Essência da Gestão

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:52:34

Programa de Desenvolvimento de Equipes

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:53:40

Uso de Evidências para Tomada de Decisões

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:54:45

Gerenciamento do Estresse

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:55:46

Aplicação de Penalidades nos Contratos Administrativos

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:57:02

Ferramentas da Gestão Estratégica

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-04-12 11:58:04

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.