Perguntas Frequentes

Publicado em 04/08/2023. Atualizado em 04/08/2023 às 15h06

Empréstimo

Quem pode solicitar empréstimos de material bibliográfico no Sistema de Bibliotecas da UFCA?

Usuários regulares – professores (efetivos, substitutos, visitantes, adjuntos, etc.), estudantes de graduação e de pós-graduação e funcionários técnico-administrativos da Universidade Federal do Cariri.

Quantos volumes o usuário poderá manter sob sua responsabilidade, por empréstimo, e por quanto tempo?

É permitido aos usuários o empréstimo de 16 livros por 16 dias, e de 2 materiais audiovisuais (DVDs e CD-ROMs) por 16 dias.

Renovação

É possível renovar o material emprestado em qualquer Biblioteca do Sistema?

Sim. A renovação também pode ser feita pela Internet de qualquer lugar onde o usuário esteja.


Por que não consigo renovar meus livros?

Os livros podem estar em atraso ou reservados para outros usuários.


Quantas vezes é possível renovar o empréstimo de cada obra?

Até o limite de 10 (dez) vezes.

Devolução

É possível devolver o material emprestado em qualquer Biblioteca do Sistema?

Não. A devolução deve ser efetuada necessariamente na Biblioteca que emprestou o material.

Como receber avisos de devolução através de e-mails?

O usuário pode solicitar o cadastro do e-mail ao atendente no balcão de empréstimo ou entrar na homepage da biblioteca e registrar seu e-mail no
“Acesso Usuário”, lembrando de marcar a opção “Receber e-mail”.

Penalidades

Como é cobrada a multa por atraso na devolução?

Por cada item e por dias úteis de atraso, sendo seu valor determinado pela Resolução Nº 01/Consuni,da UFC de 11 de abril de 1994.

É aceito atestado médico para fins de isenção de multa?

Será aceito atestado desde que o mesmo esclareça que o usuário não tenha realmente condição de vir devolver o livro, sendo que a isenção valerá apenas para o período especificado no atestado.


O que fazer em caso de perda, roubo, furto ou dano a obras sob minha responsabilidade?

As obras perdidas ou danificadas deverão ser substituídas pelos usuários, mediante acordo com a administração da Biblioteca. Em caso de roubo ou furto de material sob a responsabilidade do usuário, não será aceito Boletim de Ocorrência (BO) para efeito de dispensa da reposição do material bibliográfico, assim como do pagamento de multa por atraso na devolução, se houver.


Em caso de falta de energia ou de problemas no Pergamum, paga-se a multa do dia ou perde-se a reserva?

Não. A multa do dia não é cobrada, nem tampouco as reservas são prejudicadas, uma vez que são transferidas para o dia seguinte.

Reservas

Como funciona a reserva de obras?

O usuário reserva na Biblioteca ou pela Internet os títulos desejados (10 volumes por vez) cujos exemplares existentes estejam emprestados. O tempo de disponibilidade da reserva é de 24 horas, portanto o usuário deve acessar sua conta na Biblioteca (Acesso Usuário) diariamente para verificar se sua reserva já foi liberada.

Quitação

Como solicitar o “Nada Consta”?

A declaração de “Nada Consta” poderá ser solicitada em qualquer Biblioteca do Sistema, bastando informar o número de matrícula. Será fornecida caso o usuário esteja com a situação regular na Biblioteca, ou seja, sem materiais pendentes ou débitos.

Alteração de senha

Esqueci ou desejo alterar minha senha. O que fazer?

Dirigir-se à Biblioteca para cadastrar nova senha ou alterá-la, portando documento de identidade.

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Unidade responsável por esta página: Diretoria do Sistema de Bibliotecas.