SiSU

Sistema de Seleção Unificada

Publicado em 25/04/2019. Atualizado em 11/03/2024 às 13h56

Para acessar editais do SiSU, clique ao lado em “Editais Vigentes”

O que é o Sisu?

O SiSU é um sistema informatizado gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC), por meio do qual a UFCA oferta as vagas dos seus cursos de graduação. Para participar é necessário que o candidato tenha feito o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). O prazo, procedimentos e etapas para inscrição são regidos por edital específico, publicado pelo MEC.

Após a inscrição, o candidato deve aguardar a publicação do resultado da seleção no boletim do candidato ou na página do SiSU. Caso tenha sido selecionado para algum curso da UFCA, confira os editais publicados para verificar os detalhes dos procedimentos para a matrícula.

A UFCA tem adotado o SiSU desde o ano de 2013, realizando duas edições anuais. Para o ano de 2024 o SiSU será ofertado em edição única.

Quanto é ou como sei onde consultar a nota para entrar no curso que eu quero?

As notas são publicadas individualmente pelo perfil do candidato no sistema SISU. Existe também uma lista de notas de corte referente ao ano de 2023 que foi divulgada na rede social oficial da UFCA no Instagram. Ainda é possível consultar nos resultados compilados nos dos últimos anos.

Por que há pessoas com menores notas figurando em listas na frente de outras com notas maiores?

Porque candidatos(as) com maiores notas estão aprovados(as) em outra modalidade de concorrência conforme a nota conquistada e seu perfil socioeconômico informado no ato de sua inscrição. Por essa razão, nenhum(a) candidato(a) figurará como aprovado(a) em mais um uma modalidade no instrumento convocatório. A modalidade na qual o candidato consta como APROVADO(A) é a mesma que foi informada ao candidato pelo MEC.

Os cursos EAD seguem esse mesmo modelo de chamada?

Não. Os cursos EAD não utilizam o SISU 2024 como forma de ingresso.

Quais são as etapas on-line?

Tanto o pré-cadastro (feito pelo Sigaa) quanto os recursos são feitos de forma on-line, não sendo necessário você ir pessoalmente até a UFCA.

Quais etapas são presenciais?

A banca de Heteroidentificação e a confirmação presencial de matrícula. Importante: verifique o cronograma divulgado no instrumento de convocação para ver as datas.

Quando sai a lista de espera? Há uma data prevista?

A lista de espera só é divulgada após a publicação do resultado parcial da etapa de pré-cadastro, quando poderemos saber o quantitativo de vagas disponíveis para nova convocação.

Se eu ainda não recebi o código do pré-cadastro, o que devo fazer?

Se você é um candidato(a) APROVADO(A) e não recebeu ainda seu código de pré-cadastro, primeiro cheque na sua caixa de spam e lembre-se: o e-mail para o qual seguirá o código é o mesmo que foi cadastrado por você no sistema SISU. Se ainda assim você não encontrou o e-mail com o código entre em contato com a Pró-Reitoria de Graduação (Prograd/UFCA) pelo e-mail sisu@ufca.edu.br. Não é possível resolver este tipo de demanda por direct no Instagram.

Por que tem tanta gente com o nome repetido nas categorias?

A nova lei de cotas permitiu que um(a) candidato(a) pudesse concorrer em mais de uma modalidade de concorrência a depender do perfil socioeconômico informado no ato da inscrição no sistema SISU do MEC. Por isso, cada candidato(a) que conquistou nota suficiente para acessar uma das vagas ofertadas constará como Aprovado(a) naquela modalidade, mas também terá seu nome listado em outras modalidades de acordo com o perfil socioeconômico  informado  no ato de inscrição no sistema SISU do MEC.

O que isso significa? Que caso o(a) candidato(a) seja indeferido na modalidade para a qual foi APROVADO(A), ainda concorrerá na ou nas modalidades que tenha obtido deferimento podendo ser convocado(a) para vagas não preenchidas de acordo com a sua classificação geral por ordem decrescente de nota.

O meu link chegou e quando acessei estava com a modalidade errada, o que devo fazer?

Você deve encaminhar esse questionamento, explicando toda a situação para o seguinte e-mail: sisu@ufca.edu.br

Se eu estudei em escola técnica, preciso mandar o histórico completo do 1, 2 e 3 ano?

Sim, você deve encaminhar o histórico completo do ensino médio.

As bancas de heteroidentificação serão online?

NÃO. Todas as bancas de heteroidentificação são em formato presencial e serão realizadas entre os dias 20 a 23 de janeiro de 2024.

Não tenho o documento de quitação de obrigação militar pois sou menor de idade e o sistema não me deixa avançar: o que devo fazer nesse caso?

A Prograd/UFCA preparou um tutorial para ajudar a solucionar essa questão. Acesse abaixo:

PROGRAD/UFCA - Tutorial Alistamento Militar para menores de idade - 07.02.2024

Baixar documento

Ultima atualização: 2024-02-07 14:08:00


LEIA ANTES DE ABRIR O TUTORIAL: Por limitações operacionais, o sistema não permite que os candidatos menores de idade encaminhem o pré-cadastro, por pendência da comprovação de quitação militar. Para solucionar a questão de forma emergencial, a Prograd/UFCA indica que, no campo referente à quitação militar, na parte da data de nascimento, os candidatos coloquem uma data qualquer, indicando o ano como 2000, e avancem. Na sequência, haverá espaço para retificar a informação. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail sisu@ufca.edu.br

Veja também:

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Graduação.