Ambientes Virtuais de Aprendizagem da UFCA

Publicado em 21/08/2020. Atualizado em 21/08/2020 às 15h27

Conforme Documento Norteador para a execução do PLE na UFCA (link para uma nova página), a Universidade adotará, como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), o Google Classroom. No Ensino Remoto, com relação ao mecanismo de operacionalização de atividades síncronas e assíncronas, deve-se considerar que:

– a capacitação para os docentes visa oferecer condições de uso de ferramentas digitais como instrumentos didáticos de transposição de aula presencial para forma virtual;

– a capacitação para os docentes visa ainda apresentar uma visão geral do desenho instrutivo para que os objetos de aprendizagens que venham a ser criados por esses professores busquem alcançar um bom grau de aquisição e transferência de conhecimentos, atendendo aos princípios de aprendizagem multimídia.

– além do AVA, o docente tem a opção de fazer escolhas por programa online que melhor atendam às necessidades do grupo de trabalho: software on-line, ferramenta digital, aplicativo, grupos em redes sociais digitais;

– a eleição das ferramentas adotadas para a turma é de responsabilidade do docente. Orienta-se que o docente escolha soluções tecnológicas que sejam compatíveis com as condições de acesso digital dos estudantes a fim de alcançar o êxito pedagógico;

– quanto mais simples, mais eficazes, para um primeiro momento, são as ferramentas de domínio público massivo.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.