Mapeamento de Competências

Publicado em 05/12/2023. Atualizado em 07/12/2023 às 09h30

O processo de mapeamento de competências pode ser melhor compreendido por meio do conceito da palavra. De acordo com Rose (2015, p. 5), competência “descreve o conhecimento, habilidades e outros atributos necessários para o desempenho eficaz de um papel específico”. As competências dizem respeito, portanto, aos atributos que possibilitam o indivíduo fazer uma tarefa com eficácia.

O Mapeamento de Competência por vezes é chamado de Diagnóstico de Competências, nomenclatura adotada pelo Decreto nº 9.991/2019, no art. 3°, § 3, quando considera diagnóstico de competências a “identificação do conjunto de conhecimentos, habilidades e condutas necessários ao exercício do cargo ou da função”.

Nesse sentido, apresenta-se os resultados obtidos com o Mapeamento de Competências da AUDIN/UFCA, que auxiliarão no planejamento de atividades de capacitação interna dos servidores da unidade. Além disso, possibilitará a preparação de membros que sejam aptos a substituir a Chefia da UAIG em períodos de afastamentos ou que desejem exercer a função de Chefia como objetivo profissional futuro.

Os resultados também estarão disponibilizados por meio do Painel de Mapeamento de Competências da UAIG/UFCA.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Auditoria.