Patologia

Publicado em 25/07/2019. Atualizado em 20/11/2023 às 16h38

Duração
3 anos
Vagas por ano
1
Primeiro Credenciamento
2016
Último ato autorizativo CNRM
Parecer 827/2023

Supervisor (titular): Sávio Samuel Feitosa Machado

Supervisor (suplente): Cláudio Gleidiston Lima da Silva

A Patologia (também conhecida anteriormente como Anatomia Patológica ou Patologia Cirúrgica) é uma especialidade que atua na execução de diversos exames diagnósticos: 

  • histopatológicos (análise de produtos de biopsias ou de peças cirúrgicas); 
  • citopatológicos de esfregaços esfoliativos (como o citopatológico cérvico-vaginal);
  • citopatológicos de produtos de punções aspirativas por agulha fina (PAAFs);
  • pesquisa de células neoplásicas em líquidos corpóreos (ascite, derrame pleural, etc)
  • exames intra-operatórios (“biopsia de congelação”); 
  • técnicas especiais, como as de imuno-histoquímica e patologia molecular; 
  • exames de autópsia 

Baseando-se nos laudos desses exames, médicos assistentes que acompanham os pacientes podem ter acesso ao diagnóstico e decidir, se for necessário, dentre as opções de tratamento. Com frequência, clínicos, cirurgiões e outros especialistas discutem com os patologistas detalhes técnicos específicos que os ajudam a escolher o melhor tratamento. 

O egresso da residência pode trabalhar em serviços públicos ou privados, incluindo laboratórios de Patologia, hospitais, universidades, serviços de verificação de óbitos (SVOs), Institutos Médico-Legais (IMLs). Além disso, pode seguir carreira acadêmica, nas áreas de pesquisa, docência e preceptoria de estudantes da saúde. Muitos egressos optam por empreender e abrir um laboratório próprio. Em todo o País, de acordo com os relatórios de Demografia Médica no Brasil a especialidade, apesar da importância, representa um percentual pequeno entre os médicos, havendo em geral carência de especialistas em diversas regiões do Brasil.

Na Famed/UFCA, o setor de Patologia, que abriga a residência, possui um laboratório próprio para realização de exames citopatológicos e histopatológicos, um laboratório de Patologia Experimental, mais ligado à área de pesquisa, além de um anfiteatro de autópsia, onde funciona o SVO de Barbalha, único Serviço do gênero em todo o interior do estado. O setor passou por reformas e aquisição de mobiliário recentemente. Além disso, houve chegada de novos aparelhos laboratoriais. Na sala da Residência Médica, há um microscópio individual para cada residente,e um microscópio de multiobservação, com capacidade para até cinco pessoas simultaneamente.  O aparelho permite a visualização concomitante da mesma imagem microscópica por preceptores e residentes, tornando-se uma ferramenta importante para o treinamento das habilidades diagnósticas. Além disso, o microscópio conta com saída de vídeo para projeção em TV e também com uma câmera fotográfica acoplada para captação de imagens a serem utilizadas em sessões de discussão de casos.

Os residentes em Patologia da UFCA também fazem rodízio no Núcleo de Perícias Médico-Odontológicas da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), com a finalidade de realizar treinamento em casos de autópsias médico-legais. Recentemente, a Famed também firmou parceria com a Policlínica João Pereira dos Santos, localizada em Barbalha, para treinamento em punções aspirativas e recebimento de material proveniente dos exames.

  • Cláudio Glediston Lima da Silva
  • Demóstenes Leite Costa
  • Francisco José Sales de Siqueira
  • Francisco Samuel Marcelino Silva
  • Joel Boechat de Morais Junior
  • Juliana Carneiro Melo
  • Rafael Beserra Landim
  • Sávio Samuel Feitosa Machado

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Residência.