Laboratórios e Estruturas de Apoio
Publicado em 18/04/2023. Atualizado em 27/06/2023 às 10h13
O curso utilizará as instalações físicas da sede no campus de Juazeiro do Norte e dos polos, especialmente os campi de Brejo Santo e Icó. A sede e cada polo de apoio presencial deverão atender às normas da UFCA já citadas, inclusive com relação à infraestrutura de tecnologias, internet, bibliotecas, sala com computadores e acessibilidade.
Rede comunicacional
O curso estabelece uma rede comunicacional que possibilita a ligação do Curso de Especialização em Educação Musical – EaD, o corpo discente, o corpo docente e a equipe técnica com a UFCA. Para tanto, é imprescindível a organização de estrutura física e acadêmica, com a garantia de:
- manutenção de equipe pedagógica para orientação nas diferentes disciplinas/áreas do saber que compõem o curso;
- eleição e designação de coordenador que se responsabiliza pelo acompanhamento acadêmico e administrativo do curso;
- manutenção dos Núcleos Tecnológicos na UFCA (DTI) e no Polo (NT – Polo), que dêem suporte à rede comunicacional prevista para o curso;
- organização de apoio logístico de transporte de profissionais e materiais entre os campi da UFCA; e
- organização de um sistema comunicacional ágil e eficiente na UFCA.
Sistema de Tutoria
A tutoria da Especialização em Educação Musical é considerada fundamental das metodologias de ensino aqui adotadas. A tutoria tem a função de realizar a mediação entre o estudante e o curso. Nesse sentido, o tutor não deve ser concebido apenas como um facilitador da aprendizagem, ou um animador, ou um monitor, mas também um protagonista de todo o processo e da estrutura de gestão acadêmica.
A tutoria é um dos elementos do processo educativo que possibilita a educação a distância, promovendo o rompimento da noção de tempo/espaço da escola tradicional. O processo dialógico que se estabelece entre estudante e tutor deve ser único. O tutor está em recorrente contato com o estudante, mediante a manutenção do diálogo, pelo qual dúvidas são esclarecidas e novas soluções podem ser propostas a partir dessa interação.
Os tutores participam das discussões iniciais para implementação do curso, acompanhando o processo seletivo, organizando os núcleos de acompanhamento e a produção/publicação de materiais no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os tutores dialogam com os professores formadores, inclusive orientando procedimentos técnicos relativos ao AVA e o acompanhamento das tarefas realizadas pelos estudantes do módulo ministrado. Os tutores também acompanham a avaliação de aprendizagem e o feedback que as turmas fornecem a respeito das metodologias de ensino empregadas e dos conteúdos abordados.
O trabalho da tutoria ajuda a manter a motivação do corpo discente, que percorre um caminho relativamente longo do início ao fim do curso, enquanto mantém suas atividades profissionais. Nessa perspectiva, os tutores ajudam a evitar a evasão de estudantes e promovem a manutenção de níveis mais elevados de sucesso pedagógico.
Os recursos tecnológicos a serem utilizados pelo trabalho da tutoria são diversos e, em cada fase do curso, os mesmos podem ser alterados, dependendo das necessidades e das demandas dos estudantes. Podem ser utilizadas ferramentas presentes no ambiente virtual de aprendizagem (AVA) tais como fóruns, chat, biblioteca virtual, agenda, repositório de tarefas, questionários, etc. É possível utilizar aplicativos tais como Google Chat, WhatsApp e Telegram. Podem ser utilizadas reuniões pelo Google Meet, Zoom e Facetime. Os tutores farão o acompanhamento do e-mail institucional do curso com atenção às demandas dos estudantes, dos professores formadores e da coordenação.
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
As atividades de interação entre professor e aluno, neste curso, eminentemente mediadas por tecnologias, serão realizadas durante o desenvolvimento/oferta dos componentes curriculares do curso. A interação professor/aluno acontecerá no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVA) institucional, com suporte da plataforma Moodle, na realização de atividades online, tais como o envio de tarefas, fóruns de discussão, questionários objetivos e/ou dissertativos, enquetes, wikis, glossários, estudos de caso, portfólios, etc. A utilização do Moodle para os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares é obrigatória.
No plano pedagógico do curso, estão previstos dois encontros síncronos para cada módulo. Um será realizado logo no início do módulo e outro encontro quando o/a docente formador/a julgar importante. O restante da carga horária de cada disciplina será cumprida de modo assíncrona a partir dessa interação do/a discente com o AVA.
Além do AVA Moodle UFCA, cada estudante da especialização terá cadastro no SIGA-A UFCA, o sistema integrado de gestão acadêmica oficial da Universidade. A integração do AVA com o SIGAA, possibilitará a interação entre docentes, discentes e tutores e a gestão, bem como registros acadêmicos diversos, de forma integrada e interativa.
Ao final de cada oferta de módulo, a equipe envolvida deverá avaliar essa oferta, documentar e intervir, para promover ações de melhoria contínua. A cada nova oferta de componente curricular do curso, a equipe docente e de tutores, solicitará a abertura da sala virtual junto ao CEAD.
O planejamento de cada novo módulo tem início com a adequação do Plano de Ensino do componente à modalidade. O Sistema Oficial de Registro continua sendo o SIGAA. Nesse ponto os resultados avaliativos dos estudantes e da turma devem estar compartilhados nos dois sistemas: SIGAA e AVA.
Compete à equipe tecnológica do CEAD o apoio técnico no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) institucional MOODLE, em parceria com a DTI-UFCA.