Como acontecerá o curso?

Publicado em 18/04/2023. Atualizado em 26/06/2023 às 13h17

As atividades didático-pedagógicas dos cursos serão realizadas no formato virtual, com aulas síncronas e assíncronas.

  • Aulas Síncronas: serão realizadas em dois  sábados por módulo, das 9h-12h, totalizando 6 (seis) horas/aula. O professor ou a professora responsável por cada módulo poderá trabalhar o conteúdo estabelecido na ementa a partir de aulas expositivas, atividades práticas, discussões, reflexões  e/ou outro formato que ache pertinente. Nestes momentos, poderão também ser realizadas avaliações, esclarecimentos e tira-dúvidas. 
  • Aulas Assíncronas: Serão realizadas por meio de indicação de atividades, como leituras, vídeo-aulas, realização de tarefas ou qualquer outra ação que não necessite da presença síncrona do(a) professor(a) responsável pelo módulo, por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) adotado pela CEAD. A realização das atividades deve totalizar 24 (vinte e quatro) horas/aulas por módulo.

O curso foi estruturado em 10 módulos de 30 horas/aula que totalizam 300 horas, mais 60 horas destinada a realização do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que consistirá na criação de um produto de caráter pedagógico ou um artigo científico. Os módulos estão configurados da seguinte forma:

  1. Fundamentos Sócio-Históricos e Pedagógicos da Educação MusicaL;
  2. Música, cultura e tradição popular;
  3. Música e sociedade;
  4. Música na Escola e a BNCC;
  5. Música, inclusão e diversidade;
  6. Metodologia da Pesquisa em Música;
  7. Música, tecnologia e redes digitais;
  8. Canto coral e práticas vocais;
  9. Oficina de construção de instrumentos musicais e objetos didático-musicais sustentáveis;
  10. Estratégias didáticas para o Ensino de Música.

Os módulos foram estruturados de forma a propiciar uma qualificação profissional dos participantes para o ensino musical significativo e comprometidos com aspectos  socioculturais, qualidade científica e atenção à sustentabilidade, a partir da:

  • Articulação entre teoria e prática;
  • Conscientização da cultura local e as possibilidades de trabalhos didático-pedagógico-musicais;
  • Fomento da pesquisa e divulgação científica da área de música/ educação musical;
  • Possibilidades de ações de sustentabilidade por meio de práticas educativo-musicais;
  • Compreensão da legislação vigente sobre o ensino musical na educação básica.

A estrutura administrativa e pedagógica será ligada ao Instituto Interdisciplinar de Sociedade Cultura e Artes – IISCA e ao Centro de Educação a Distância (CEAD) e terá à frente um coordenador, servidor docente da UFCA da área de música.

O coordenador será responsável por acompanhar o desenvolvimento pedagógico do curso e a distribuição de disciplinas e carga horária para os professores, além de demais atribuições previstas no regimento e estatuto da UFCA.

Junto ao coordenador haverá a possibilidade de um servidor técnico administrativo ou terceirizado para executar as atividades administrativas, sob a supervisão do coordenador.

Participarão da especialização em Educação Musical os/as estudantes, que serão matriculados/as no curso a partir de um processo seletivo. Teremos também os professores/as formadores/as responsáveis por ministrar aulas e preparar os conteúdos a serem disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem. O curso também disporá de professores/as orientadores/as, que atuarão com as/os estudantes na produção dos TCCs. Por fim, a especialização disporá de tutores/as à distância que vão auxiliar os/as estudantes no acompanhamento das aulas e das atividades assíncronas, esclarecendo dúvidas, informando, fazendo essa mediação entre o corpo discente, os/as docentes e a coordenação.

A Educação a Distância é uma modalidade de ensino, prevista pelo regramento legal brasileiro, que se utiliza dos meios de comunicação e das tecnologias da informação, para promover o ensino e a aprendizagem de estudantes que se encontram em lugares diversos. A Educação a Distância oportuniza, a partir das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, que profissionais, já inseridos nos seus respectivos ambientes de trabalho, ganhem formação especializada, sem se deslocarem de suas cidades de origem, possibilitando uma adequação de sua rotina para o estudo em horários e em locais mais convenientes.

Ainda que o educando e o educador estejam separados fisicamente e até temporalmente, essa forma de ensino faz com que, a partir de diversos recursos, tais como plataformas de interação, videoaulas, fóruns, jogos, e-books, teleconferência, etc., o ensino seja possível, estimulando docentes e discentes a participarem de forma ativa e compromissada com todas as fases de aprendizagem. É também possível afirmar que a Educação a Distância envolva a premissa de que o/a estudante possui relativa autonomia, de modo que possa decidir, em grande parte, pelos caminhos de aprendizagem que julgar mais adequados para sua formação, a luz de todo conteúdo que lhe é fornecido pelo/a professor/a, com auxílio de tutores/as e das ferramentas fornecidas pela plataforma Moodle convida.ufca, que será utilizada na EEM-EaD.

Todas as atividades pedagógicas serão realizadas de modo não presencial. Serão realizados dois encontros síncronos em cada um dos módulos ministrados. Desse modo, cada docente poderá dar os encaminhamentos iniciais para os conteúdos abordados no módulo e, posteriormente, no segundo encontro síncrono, poderá esclarecer dúvidas, dar retorno de atividades realizadas e fazer os apontamentos finais a respeitos dos conteúdos restantes daquela unidade curricular.

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Unidade responsável por esta página: Especialização em Educação Musical.