Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)

Publicado em 06/05/2019. Atualizado em 04/08/2023 às 14h57

Orientações sobre a capa

Elemento obrigatório. É a proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação, exibidas na seguinte ordem:

  1. Brasão da UFCA;
  2. nome da instituição, seguido do centro ou faculdade ou instituto, programa de pós-graduação (se for o caso) e/ou curso;
  3. nome do autor;
  4. título do trabalho;
  5. subtítulo, separado do título por dois pontos para evidenciar a subordinação ao título;
  6. número de volume. Se houver mais de um, deve constar em cada capa o respectivo volume;
  7. local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado o trabalho. Em caso de homônimos, recomenda-se o acréscimo da sigla da unidade da Federação;
  8. ano de defesa, em algarismos arábicos.

Inicia-se na margem superior da folha/página com todas as informações centralizadas, em letras maiúsculas, em negrito, fonte tamanho 12 e espaço 1,5 de entrelinhas.

Orientações sobre a folha de rosto

Inicia-se na margem superior da folha/página com autor e título centralizados, em letras maiúsculas, fonte tamanho 12 e espaço 1,5 de entrelinhas. A natureza do trabalho, área de concentração, nome do orientador e coorientador, se houver, devem vir alinhados a partir do meio da área do texto para a margem direita (recuo de 8 cm da margem esquerda), em letras maiúsculas/minúsculas, fonte tamanho 12, em espaço simples de entrelinhas e justificados. O local e a data apresentam-se em letras maiúsculas, fonte tamanho 12 e espaço 1,5 de entrelinhas, e centralizado.

Modelo de capa e folha de rosto

Orientações sobre a folha de aprovação

Inicia-se na margem superior da folha/página com autor e título centralizados, em letras maiúsculas, fonte tamanho 12 e espaço 1,5 de entrelinhas. A seguir, devem ser indicados a natureza do trabalho, a data da banca e os nomes e titulações dos membros da Banca Examinadora.

Modelo de folha de aprovação

Entrega

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)  deverá ser entregue nas coordenações de curso, com todos os itens do Check List de Depósito preenchidos.

Check List de Depósito

Termo de autorização para publicação no repositório institucional da UFCA

Para que o TCC seja disponibilizado nas bibliotecas e no Repositório Institucional da UFCA, o seguinte termo deverá ser preenchido e encaminhado à biblioteca que atende o curso e/ou unidade acadêmica do depositante, junto com a versão digital do documento.

Termo de autorização

Guias de Normalização da UFC

Ainda não temos nosso manual de normalização. Enquanto isso, utilize os Guias de Normalização da UFC!

https://biblioteca.ufc.br/pt/servicos-e-produtos/normalizacao-de-trabalhos-academicos/

Normas de Apresentação Tabular do IBGE

As Normas de Apresentação Tabular do IBGE traz orientações para a padronização de dados numéricos em tabelas e deve ser utilizada em trabalhos acadêmicos.

https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv23907.pdf

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria do Sistema de Bibliotecas.