Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Publicado em 30/09/2019. Atualizado em 02/12/2019 às 11h23

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional

Objetivos:

• Compreender a evolução do conceito de visão estratégica;
  • Compreender a evolução do conceito de indicadores;
  • Compreender o que são indicadores;
  • Compreender para que servem os indicadores;
  • Conhecer os principais atributos de um sistema de medição de desempenho institucional;
  • Conhecer a classificação de indicadores de desempenho institucional;
  • Compreender os instrumentos para elaboração de indicadores de desempenho institucional;
  • Conhecer os fundamentos que permitem melhor gerenciamento sistema de medição;
  • Aplicar e discutir a utilização do referencial conceitual na implementação, acompanhamento e avaliação de programas;
  • Construir um sistema de Medição de Desempenho.

Estratégias de ensino: Exposição dialogada e exercícios práticos em grupo.

Conteúdo programático:

1. Visão geral sobre dados, informações e indicadores
  2. Indicadores de desempenho institucional
  3. Atributos de um sistema de medicação
  4. Classificação de Indicadores nos níveis: hierárquico, tema, dimensões ou perspectivas e posicionamento na cadeia de valor Indicadores de esforço e de resultado
  5. Construção de um sistema de Medição de Desempenho
  6. Como estabelecer Metas
  7. Como interpretar os resultados dos indicadores

Áreas de interesse: Gestão Estratégica

Período: 02 a 06 de Dezembro

Horário: 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h

Local: Sala 401 – Bloco K, campus Juazeiro do Norte

Período de inscrição: Inscrições encerradas

Instrutor: Marcos Antonio Martins Lima

Outras informações sobre o instrutor

Possui Pós-Doutorado em GESTÃO pela Universidade Federal do RN (2016). Doutorado em EDUCAÇÃO pela Universidade Federal do Ceará (2004), Mestrado em ADMINISTRAÇÃO pela Universidade Estadual do Ceará (2000) e graduação em CIÊNCIAS ECONÔMICAS pela Universidade Federal do Ceará (1993). Atualmente é Member of the Project Management Institute – PMI, Pensilvânia, EUA. Membro da Associação Brasileira de Avaliação Educacional (ABAVE) e da Associação Nacional de Política e Administração da Educação (ANPAE). Avaliador capacitado do SINAES/INEP-MEC. Professor Associado na Universidade Federal do Ceará. Tem experiência nas áreas de Administração e Educação, com ênfase em Gestão, Avaliação Educacional e Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, planejamento, recursos humanos, processos, avaliação educacional e institucional.

Link de acesso ao currículo

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.