Especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana (InfraUrb)

Atualizado em 03/10/2023 às 17h40

Carga Horária
480 horas
Tipo
Presencial
Duração
24 meses
Vagas
35
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. PAULO ROBERTO LACERDA TAVARES

paulo.tavares@ufca.edu.br

3221-9569

Bloco D, Sala 05

O Curso de Especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana tem demanda baseada no crescimento de municípios de pequeno e médio porte, bem como, alinha-se às necessidades permanentes de soluções urbanísticas das grandes cidades, suprindo a carência de atualização e ampliação do conhecimento para profissionais que atuam no desenvolvimento de tais soluções.
Os estudos da Engenharia de Infraestrutura Urbana envolvem análise, planejamento, intervenção e gestão, para melhoria da qualidade de vida nos centros urbanos. São parâmetros orientadores a preservação ambiental e a racionalidade/otimização na solução dos problemas urbanos. Os programas ou cursos com este caráter contribuem significativamente para o desenvolvimento econômico, social e ambiental.

MISSÃO
Tem como missão garantir ao público de profissionais, desde recém-formados até aqueles com experiente atuação, a melhor capacitação para oferecer serviços diferenciados de engenharia, em empresas públicas ou privadas, que trabalham com o desenvolvimento de projetos de infraestrutura urbana, baseando-se numa visão moderna e inovadora de produção de soluções.

OBJETIVO
Propõe, conforme os aspectos gerais de cursos equivalentes, atualizar e ampliar o conhecimento dos profissionais que atuam na área de projeto e gerenciamento de infraestruturas urbanas, utilizando uma abordagem que considera a natureza sistêmica e multidisciplinar dos problemas que afligem as cidades.

LOCALIZAÇÃO
O Curso de Especialização em Engenharia Infraestrutura Urbana da Universidade Federal do Cariri tem sede em Juazeiro do Norte, sul do Estado do Ceará, Brasil. Está vinculado ao curso de Engenharia Civil do Centro de Ciências e Tecnologia.

RISCOS GEOLÓGICOS EM ÁREAS URBANAS CCT0012
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Caracterização da Região. Tipos de processos do meio físico. Conceitos sobre riscos, perigos e impactos; Identificação e Estudo de Análise de Riscos. Aceitabilidade do risco; Técnicas de Avaliação de riscos; Programa de Gerenciamento de Riscos.

Bibliografia
  • CARVALHO, C. S. e GALVÃO T. Guia para Elaboração de Políticas Municipais. 01. Ministério das Cidades. 2006
  • ALHEIROS, M. M. SOUZA, M. A. A., BITOUN J., MEDEIROS, S. M. G. M., AMORIM JÚNIOR, W. A. Manual de ocupação dos morros da Região Metropolitana do Recife. . FIDEM (Recife). 2003
  • CARVALHO, C.S., HACHICH, W. Gerenciamento de riscos geotécnicos em encostas urbanas. . Solos e Rochas. 1997
CARTOGRAFIA GEOTÉCNICA PARA PLANEJAMENTO URBANO CCT0013
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Carta Geotécnica; Tipos de cartas; Escalas de apresentação; Como elaborar cartas geotécnicas; Cartas geotécnicas como instrumentos de planejamento e gestão.

Bibliografia
  • BITAR, O. Y. Guia Cartas geotécnicas: orientações básicas aos municípios. . IPT - Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo. 2015
  • CARVALHO, C. S. e GALVÃO T.. Guia para Elaboração de Políticas Municipais.. 1a. Ministério das Cidades. 2006
ENGENHARIA DE TRÁFEGO CCT0014
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Engenharia de Tráfego; Classificação e Organização do Espaço Viário; Características dos Usuários, Veículos e Vias; Princípios Fundamentais da Teoria de Fluxo de Tráfego; Levantamentos de Dados do Tráfego; Análise de Capacidade de Vias; Princípios Operacionais e de Controle de Interseções; Capacidade de Interseções não-Semaforizadas e Semaforizadas; Sinalização Horizontal e Vertical, Segurança.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE INTEGRADA DA MOBILIDADE URBANA CCT0015
Carga Horária

16 horas.

Professores
  • ANTONIO PAULO DE HOLLANDA CAVALCANTE
Ementa

Conceitos sobre Planejamento Urbano, Urbanismo e Desenho Urbano. O Processo de Planejamento: – Metodologias de Planejamento Urbano Tradicional. O Planejamento integrado: Teorias, Metodologias e Técnicas de Caracterização em Planejamento Urbano Integrado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PLANEJAMENTO DE TRANSPORTES PÚBLICO URBANO CCT0016
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Diagnostico da atual situação do trânsito e dos transportes no Brasil; elementos para planejamento e gestão, noções de planejamento de transporte e mobilidade Urbana; modelo tradicionais aplicados ao planejamento urbano de transporte; pesquisa necessária ao planejamento.

Bibliografia
  • Ferraz, Antonio Clovis. Transporte Publico Urbano. 2º Edição. RIMA. 2001
  • 16. VUCHIC, V. R. Urban Public Transportation - Systems and Technology. 1º Edição. Prentice-Hall. New Jersey. 1981
METODOLOGIA CIENTÍFICA CCT0017
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Ciência e filosofia; conhecimento epistemológico da pesquisa científica; métodos científicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HIDROLOGIA URBANA CCT0018
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Conceitos básicos de hidrologia; hidrologia estatística; bacia de drenagem urbana.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO DE CONTRATOS DE INFRAESTRUTURA CCT0019
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

A importância dos projetos de infraestrutura para o desenvolvimento econômico e social do país e da população brasileira: seu papel, sua função e sua evolução teórica e histórica. A adequabilidade de cada modelo contratual de projetos de infraestrutura: suas definições, vantagens e desvantagens para cada tipo de projeto, considerando as Leis que os regem. Os casos de fracassos: os fatores que conduziram projetos de infraestrutura a sua aditivação por tempo, prazo, renegociações desvantajosas ou encerramento indesejado do contrato. Os casos de sucesso em contratos de infraestrutura: os aspectos gerenciais e decisões de ambos os parceiros que contribuíram para a efetivação do objeto como se previu na sua concepção. A necessidade de difusão do conhecimento sobre gestão de contratos de infraestrutura, para que o melhor modelo seja posto em prática, para que a governança permita alcançar os resultados sociais almejados pelo setor público, bem como o setor privado possa obter sua remuneração almejada quando da contratação do projeto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECONOMIA DO SETOR PÚBLICO CCT0020
Carga Horária

16 horas.

Professores
  • FRANCISCO GILDEMIR FERREIRA DA SILVA
Ementa

Esta disciplina objetiva munir os alunos da especialização dos conhecimentos teóricos e práticos da economia do bem-estar e da economia aplicada ao setor público, particularmente no que tange a regulação e da avaliação de projetos. Para tanto, o curso passará pelo arcabouço necessário para compreensão de mercados regulados, tecerá considerações sobre falhas de mercado e externalidades, abordará estruturas de mercado, em particular esmiuçará a estrutura de monopólios e de oligopólios, tratando, nos momentos oportunos das aplicações dos conceitos. Além do aspecto regulatório e de gestão o curso inserirá no aluno aspectos a prática da decisão pública de projeto, diagnosticando o ambiente no qual o projeto será inserido (consumidores, concorrentes, preços e outros aspectos), verificando o posicionamento do projeto neste contexto (forma de competição, níveis de preços praticados etc.) e avaliando alternativas para a implementação de diferentes projetos de engenharia, dimensionando os custos e benefícios, envolvendo a Ótica Financeira,Econômica,Ambiental e Social.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOTECNIA BÁSICA CCT0021
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Introdução à geotecnia; conceitos básicos de geologia; origem e formação dos solos; textura dos solos; plasticidade dos solos; classificação dos solos; índices físicos dos solos; compactação dos solos; aplicações em obras de infraestrutura urbana.

Bibliografia
  • Reed Wicander e James S. Monroe. Fundamentos de Geologia. . CENCAGE. 2009
  • DAS, B.M.. Fundamentos de Engenharia Geotécnica. 6a. Thonsom. 2007
  • SOUZA PINTO, C. Curso Básico de Mecânica dos Solos. . Oficina de Textos. 2000
  • Antonio Manoel dos Santos Oliveira e Sérgio Nartan Alves de Brito. Geologia de Enenharia. . ABGE. 1998
AVALIAÇÃO DE SOLOS EM OBRAS DE INFRAESTRUTURA CCT0022
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Introdução à investigação geotécnica; métodos diretos e indiretos de investigação; sondagens; ensaios de campo; amostragem em solos; investigação em solos saturados e não saturados; demonstração de ensaios de laboratório.

Bibliografia
  • DAS, B.M. Fundamentos de Engenharia Geotécnica. . Thonsom. 2007
  • SOUZA PINTO, C. Curso Básico de Mecânica dos Solos. . Oficina de Textos. 2000
  • OLIVEIRA, A. M. S. e BRITO, S. N.A. Geologia de Engenharia. . ABGE. 1998
PAVIMENTAÇÃO CCT0023
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Noções de Pavimentação, Materiais tradicionais para pavimentação, Materiais alternativos para pavimentação, Dosagem de misturas asfálticas, Métodos de Dimensionamento de Pavimentos, Reciclagem de Pavimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO DE PAVIMENTOS CCT0024
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos sistemas de gerência de pavimentos; Desempenho de Pavimentos; Avaliação de Pavimentos; Manutenção e Reabilitação; Modelos de Sistemas de Gerência de Pavimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO DE REDES DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ADUTORAS CCT0025
Carga Horária

16 horas.

Professores
  • MARCO AURÉLIO HOLANDA DE CASTRO
Ementa

Concepções de Sistemas de Abastecimento de Água. Principais Componentes e Arranjos. Materiais empregados. Métodos de Equacionamento e Solução de Sistemas de Equações de Fluxos em Redes Hidráulicas. Introdução ao Software EPANET. Simulação Hidráulica através do EPANET. Uso do EPANET para simulação de Adutoras e Sistemas de Recalque. Projeto e dimensionamento hidráulico de redes de distribuição de água, adutoras e seleção de bombas hidráulicas. Prática computacional pelos alunos em estudos de caso. Conceitos básicos de Otimização de Sistemas. Otimização da Operação de Sistemas de Abastecimento de Água: modelos e softwares computacionais. Aplicações e estudo de casos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO DE REDES DE ESGOTAMENTO SANITÁRIO CCT0026
Carga Horária

16 horas.

Professores
  • MARCO AURÉLIO HOLANDA DE CASTRO
Ementa

Concepções de um Sistema de Coleta e Transporte de Esgoto Sanitário. Principais Componentes e Arranjos. Procedimentos e critérios para o traçado de uma rede de coleta de esgoto sanitário. Fundamentos de Hidráulica de canais aplicados a escoamentos em redes coletoras de esgoto sanitário. Dimensionamento Hidráulico de Sistemas de Coleta de Esgoto Sanitário e Linhas de Recalque de Esgoto. Uso de Software para Traçado, Projeto e Dimensionamento Hidráulico de Redes Coletoras de Esgoto Sanitário. Prática computacional pelos alunos em estudos de caso. Aplicações e estudo de casos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO DE REDES DE DRENAGEM URBANA CCT0027
Carga Horária

16 horas.

Professores
  • MARCO AURÉLIO HOLANDA DE CASTRO
Ementa

Concepções de Sistemas de Drenagem Urbana. Principais Componentes e Arranjos. Materiais empregados nas galerias. Métodos de Equacionamento e Solução das Equações de escoamento permanente e não-permanente em canais. Introdução ao Software SWMM. Uso do SWMM para simulação de Sistemas de Drenagem Urbana. Projeto e dimensionamento hidráulico dos componentes de um Sistema de Drenagem Urbana: Sarjetas, Bocas-de-Lobo, Tubos de Ligação e Galerias. Prática computacional pelos alunos em estudos de caso. Aplicações e estudo de casos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SISTEMAS DE INFORMAÇÕES GEOGRÁFICAS CCT0028
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução a um Sistema de Informações Geográficas; Sistemas de Referência: Forma e Dimensão da Terra-Elipsóide, Geóide; O Sistema Geodésico Brasileiro - SGB; Sistemas de coordenadas; Projeção cartográfica UTM; Estruturas de Representação de Dados Espaciais; Aquisição e Armazenamento de Dados; Gerenciamento de Banco de Dados Relacional; Consultas e Análise Espacial; Modelagem 3D; Criação de Mapas Temáticos

Bibliografia
  • Prática_01
  • Prática_02
  • Prática_03
  • MIRANDA, J. I.. Fundamentos de Sistemas de Informações Geográficas. 2a.. Editora Embrapa Informações Tecnológicas. 2010
TRATAMENTO AVANÇADO DE ÁGUAS DE ABASTECIMENTO CCT0029
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Compostos orgânicos naturais e sua remoção no tratamento de águas de abastecimento. Formação de subprodutos da desinfecção no tratamento de águas de abastecimento, minimização e técnicas de remoção. Agentes oxidantes alternativos empregados em estações de tratamento de água: cloraminas, permanganato de potássio, dióxido de cloro e ozonização. Tratamento de águas de abastecimento provenientes de mananciais eutrofizados, otimização de remoção de algas e toxinas. Controle de gosto e odor em águas de abastecimento. Sistemas de aplicação de carvão ativado em pó: concepção do sistema e aspectos cinéticos envolvidos no processo de adsorção e Sistemas de aplicação de carvão ativado granular: concepção de sistemas filtros-adsorvedores e pós filtros adsorvedores. Tratamento de águas subterrâneas: remoção de ferro e manganês. Sistemas de abrandamento por precipitação química e Sistemas troca iônica e eletrodiálise. Utilização de sistemas de membrana na remoção de material particulado: micro-filtração e ultra-filtração. Desinfecção de águas de abastecimento.

Bibliografia
  • Enhanced removal of iron from iron-rich manganese ore leaching solution: A promising strategy by seed-induced
  • Induced crystallization for the simultaneous removal of hardness-iron?manganese in groundwater: An experimental study
  • Effects of organics concentration on the gravity-driven membrane (GDM) filtration in treating iron- and manganese-containing surface water
  • A review of biological aerated filters for iron and manganese ions removal in water treatment
  • PORTARIA GM/MS Nº 888, DE 4 DE MAIO DE 2021
TRATAMENTO AVANÇADO DE ÁGUAS RESIDUÁRIAS CCT0030
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Propriedades e constituintes de águas residuárias. Processos e operações unitárias em estações de tratamento de águas residuárias. Seleção, projeto e implementação de novas tecnologias de tratamento de águas residuárias.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HIDRÁULICA APLICADA CCT0031
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Conceitos básicos. Escoamento permanente e uniforme em condutos forçados. Sistemas hidráulicos de tubulações. Escoamento permanente e uniforme em canais.

Bibliografia
  • HOUGHTALEN, R. J.; HWANG, N. H. C.; AKAN, A. O.. Engenharia hidráulica. . Pearson Education do Brasil. 2012
  • BAPTISTA, M.; LARA, M.. Fundamentos de engenharia hidráulica. . Editora UFMG. 2010
  • BAPTISTA, M.; LARA, M.. Fundamentos de engenharia hidráulica. . Editora UFMG. 2010
  • PORTO, R. M.. Hidráulica básica. . Editora da EESC. 1998
AVALIAÇÃO DE IMPACTOS E LICENCIAMENTO AMBIENTAL CCT0032
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Avaliação de impactos ambientais (AIA). Legislação sobre estudo e avaliação de impactos ambientais. Identificação e previsão de impactos ambientais. Principais métodos de AIA. Área de Influência. Medidas Mitigadoras. Programa de acompanhamento e monitoramento. Viabilidade ambiental de empreendimentos. Estudos de caso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS CCT0033
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Resíduos sólidos. Características e produção de resíduos urbanos. Impactos ambientais da disposição inadequada dos resíduos sólidos. Legislação e normas. Acondicionamento, coleta e transporte de lixo. Estações de transferência. Tratamento e disposição final de lixo. Planos de Gestão de Resíduos Sólidos – PGRS.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ENERGIAS RENOVÁVEIS CCT0034
Carga Horária

16 horas.

Professores
  • FLÁVIO CÉSAR BRITO NUNES
Ementa

Introdução aos conceitos básicos sobre energias renováveis e não renováveis. Contextualização sobre a matriz energética atual. Aproveitamento energético; Tipos de energia renovável: Biomassa, Solar, Eólica, Hidráulica ,Oceânica, Geotérmica, Hidrogênio e Sistemas Híbridos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO CCT0035
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Abordagem aos fundamentos da Metodologia Científica. Elaboração do projeto de pesquisa envolvendo temas abrangidos pelo curso. Execução da proposta de artigo científico, envolvendo: introdução, objetivos, materiais e métodos, resultados e discussões e referências bibliográficas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Último Processo Seletivo

09/10/2023 às 00:00 - 16/11/2023 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Especialização em Engenharia de Infraestrutura Urbana.