Sobre o curso

Publicado em 14/07/2022. Atualizado em 27/06/2023 às 14h26

Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia na modalidade EaD da UFCA, tem como base o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), que orienta a organização do Cursos Superiores de Tecnologia – CST, do Ministério da Educação, viabilizando esta oferta de Educação Profissional e Tecnológica ofertado na modalidade EaD, aqui entendida como uma forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem que permite a atuação direta do docente e do estudante em ambientes físicos diferentes, em consonância com o disposto no art. 80 da Lei nº 9.394/1996 e sua regulamentação.

Será implantado na Unidade Acadêmica da UFCA do Campus de Icó-Ce. Pretende, juntamente com o Projeto de Institucionalização da EaD da UFCA contribuir para a elevação dos índices quantitativos e qualitativos de matrículas no ensino superior da Universidade.

O curso tem uma dinâmica que propicia ao uso de novas metodologias ativas, tanto no recurso virtual (síncronos e assíncronos, EaD e remoto) e ainda nos diversos espaços da formação, tais como os encontros presenciais, os projetos, os encontros de extensão, as avaliações, dentre outros locus da ação educativa do curso.

O curso tecnológico TNPMM-EAD tem como objetivo principal a formação de profissionais para atuarem em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; em empresas de tecnologia; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa e em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

É objetivo do curso formar profissionais especializados no cenário multimidiático contemporâneo, capazes de dominar mecanismos de elaboração e execução de produtos e projetos artísticos e culturais em geral; Dominar as etapas de produção visual, sonora e audiovisual; Desenvolver capacidade comunicativa através de múltiplas mídias; Reconhecer os aspectos relevantes e fundamentais da área do conhecimento em que atua; Desenvolver produtos nas áreas de ciências humanas, produção cultural e ciência e arte; Desenvolver capacidade crítica e reflexiva sobre temas transversais como Educação ambiental, Cultura afro-brasileira e indígena e Direitos Humanos; Elaborar e desenvolver bens, serviços e produtos culturais através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Atuar na comunidade de modo a valorizar e contribuir para melhorar constantemente a inclusão e a acessibilidade no que tange ao acesso e à produção multimidiática.

Conheça o Projeto Pedagógico do Curso na íntegra.

CEAD/UFCA - Projeto Pedagógico Curso PMM-EAD - 08.02.2023

Baixar documento

Ultima atualização: 2023-02-08 14:49:22

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia na modalidade EaD da UFCA, tem como base o Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), que orienta a organização do Cursos Superiores de Tecnologia – CST, do Ministério da Educação, viabilizando esta oferta de Educação Profissional e Tecnológica.

É ofertado na modalidade EaD, aqui entendida como uma forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem que permite a atuação direta do docente e do estudante em ambientes físicos diferentes, em consonância com o disposto no art. 80 da Lei nº 9.394/1996 e sua regulamentação.

Será implantado na Unidade Acadêmica da UFCA do Campus de Icó-Ce. Pretende, juntamente com o Projeto de Institucionalização da EaD da UFCA contribuir para a elevação dos índices quantitativos e qualitativos de matrículas no ensino superior da Universidade.

O curso tem uma dinâmica que propicia ao uso de novas metodologias ativas, tanto no recurso virtual (síncronos e assíncronos, EaD e remoto) e ainda nos diversos espaços da formação, tais como os encontros presenciais, os projetos, os encontros de extensão, as avaliações, dentre outros locus da ação educativa do curso.

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia PMM-EAD tem como objetivo principal a formação de profissionais para atuarem em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; em empresas de tecnologia; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa e em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente.

É objetivo do curso formar profissionais especializados no cenário multimidiático contemporâneo, capazes de dominar mecanismos de elaboração e execução de produtos e projetos artísticos e culturais em geral; Dominar as etapas de produção visual, sonora e audiovisual; Desenvolver capacidade comunicativa através de múltiplas mídias; Reconhecer os aspectos relevantes e fundamentais da área do conhecimento em que atua; Desenvolver produtos nas áreas de ciências humanas, produção cultural e ciência e arte; Desenvolver capacidade crítica e reflexiva sobre temas transversais como Educação ambiental, Cultura afro-brasileira e indígena e Direitos Humanos; Elaborar e desenvolver bens, serviços e produtos culturais através de Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs); Atuar na comunidade de modo a valorizar e contribuir para melhorar constantemente a inclusão e a acessibilidade no que tange ao acesso e à produção multimidiática.

DADOS DO CURSO

  • Nome: Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia (TNPMM)
  • Modalidade de oferta do curso: Educação a Distância (EaD)
  • Grau Acadêmico: Tecnólogo
  • Turno: Integral
  • Diploma Concedido: Tecnólogo em Produção Multimídia.
  • Área do Curso: CNCST: Eixo Tecnológico: Produção Cultural e Design.
  • Forma de Ingresso: Edital Público – Notas do Ensino Médio
  • Nº de vagas: 200 (duzentas) vagas anuais.
  • Nº de polos: 08 (seis).
  • Normativo de Criação: Resolução CONSUNI Nº 77, de 10 de maio de 2022.
  • Unidade Acadêmica Responsável:  Centro de Ciências e Tecnologia – CCT – J. do Norte
  • CARGA HORÁRIA:
  • Carga Horária Total: 2.278 Horas
  • Prazos para conclusão: Mínimo de 4 Semestres (dois anos)
  • ENCONTROS PRESENCIAIS
  • Conforme o Decreto nº 9.057, de 25 de maio de 2017 é obrigatória a previsão de momentos presenciais em cursos à distância.

O AVA

O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

A interação professor/aluno acontecerá no ambiente virtual de ensino e aprendizagem (AVA) institucional suportado pela plataforma Moodle, com realização de atividades online tais como envios de tarefas, fóruns de discussão, questionários objetivos e/ou dissertativos, enquetes, wikis, glossários, estudos de caso, portfólios, entre outros. A utilização do Moodle para os ambientes virtuais de ensino-aprendizagem dos componentes curriculares é obrigatória.

São 200 vagas distribuídas nos seguintes polos: Assaré (25), Icó (25), Iguatu (25), Milagres (25), Juazeiro do Norte (25), Santana do Cariri (25), Maranguape (25), Caucaia (25).

Não há nenhuma cobrança de mensalidades ou de taxas de inscrições.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.