Gestão Orçamentária e Financeira

Publicado em 03/09/2019. Atualizado em 05/09/2019 às 10h40

Curso em parceria com a Escola Nacional de Administração Pública – ENAP

Nome da Atividade de Capacitação: Gestão Orçamentária e Financeira – Visão Geral

Público-alvo: Servidores públicos da Universidade Federal do Cariri.

Objetivos:

  • Analisar as transformações políticas, econômicas e sociais como estímulo para novos métodos de decisões orçamentárias;
  • Analisar o orçamento público como um fenômeno multifacetado;
  • Tomar decisões orçamentárias; e
  • Implementar a execução financeira.

Estratégias de ensino: Exposições dialogadas e participativas, com utilização de exemplos práticos, debates, estudo de caso e exercícios.

Conteúdo programático:

  1. Noções de Finanças Públicas: Importância da participação do Estado na Economia; Formas de Financiamento da atividade do Estado.
  2. Visão Geral do Orçamento Público: Orçamento; Gestão Pública e Desenvolvimento de Políticas Públicas; Dimensão Econômica do Orçamento Público; Dimensão Legal do Orçamento; Dimensão Política do Orçamento; Política das Escolhas Orçamentárias.
  3. Fases do Processo Orçamentário: Elaboração; Aprovação; Sanção/Veto; Execução; Monitoramento e Controle.
  4. Análise das Políticas Públicas: Políticas Sociais; Políticas Econômicas; Política Monetária; Política Fiscal; Política Tributária; Política Cambial.
  5. Financiamento do Orçamento: Orçamento Obrigatório e Discricionário; O processo de endividamento orçamentário; O processo de formação da Dívida Pública; Sustentabilidade da Dívida Pública; Dominância Fiscal.

Áreas de interesse: Orçamento e finanças

Período: 25, 26 e 27 de Setembro

Horário: 8:30h às 12h e de 13:30h às 17h

Carga horária: 21 horas

Local: Sala 401 – Bloco K, campus Juazeiro do Norte

Período de inscrição: Inscrições encerradas

Instrutor: Roberto Sérgio do Nascimento

Outras informações sobre o instrutor

Auditor Federal do TCU, lotado na Secretaria de Combate à Corrupção. Professor Adjunto da Universidade Federal do Ceará (UFC) desde 1997. Ex-professor das Universidades Federal do Maranhão (UFMA) e Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ex-Auditor da Receita Federal do Brasil. Doutor em Contabilidade pela Universidade de Zaragoza (Espanha). Tese de doutorado: proposta de instrumentos de combate à corrupção a partir de pesquisa realizada em 25 Supreme Audit Institutions da União Europeia e América com apoio do TCU/Arint. Mestre em Administração. Graduado em Contabilidade (UFC), Administração (UECE). Ganhador de prêmio de monografia internacional sobre corrupção (OLACEFS). Ganhador de 3 prêmios sobre Finanças Públicas pela Secretaria de Finanças de Fortaleza. Graduado em Contabilidade, Administração e com curso incompleto em Direito. Autor de livro La corrupción: comprensión, causas y estratégias para afrontala propuesta de acción para las agencias gubernamentales anticorrupción bajo los contextos de Europa y de las Américas pela Amazon Books. Co-autor dos livros: Tópicos Contemporâneos em Auditoria Pública e Privada. Temas Transversais em Auditoria. Especializou-se em Contabilidade Pública, Orçamento Público, Auditoria Governamental e LRF (disciplinas que ministra no Mestrado e graduação). Realizada pesquisas acadêmicas sobre Corrupção no setor público e Contabilidade Pública Internacional. Possui conhecimento de inglês (leitura avançada) e espanhol (leitura, compreensão e escrita avançados).

Link de acesso ao currículo

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.