Produção Multimídia

Graduação / TECNOLÓGICO

Atualizado em 29/06/2023 às 17h12

Período
Integral
Tipo
A Distância
Duração
2 anos
Vagas
200
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. TÁSSIO JOSÉ DA SILVA COSTA

Bloco E, Sala 06

O Curso Superior de Tecnologia em Produção Multimídia tem como objetivo principal a formação de profissionais para atuarem em empresas de planejamento, desenvolvimento de projetos, assistência técnica e consultoria; em empresas de tecnologia; empresas em geral (indústria, comércio e serviços); organizações não-governamentais; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa e em instituições de ensino, mediante formação requerida pela legislação vigente. São 200 vagas distribuídas nos seguintes polos: Assaré (25), Icó (25), Iguatu (25), Milagres (25), Juazeiro do Norte (25), Santana do Cariri (25), Maranguape (25), Caucaia (25).

Semestre 1

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA PMM0001 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Fundamentos teóricos e metodológicos da Educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem; Histórico da Educação a Distância; Avaliação em ambientes virtuais de aprendizagem apoiados pela Internet.

Bibliografia
  • CASTELLS, Manuel.. A sociedade em rede: a era da informação: economia, sociedade e cultura. . Paz e Terra. 2003
  • BELLONI, Maria Luiza. Educação a distância.. . Autores Associados. 2001
HISTÓRIA DO DESIGN PMM0002 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

A revolução industrial e o design. Arts and Crafts. Bauhaus. Design modernista e contemporâneo. Design no Brasil. Design e concepção de projetos e produtos multimídia (a imersão, a interdisciplinaridade, a interatividade e a narratividade).

Bibliografia
  • História do Design
INTRODUÇÃO A SISTEMAS E MÍDIAS DIGITAIS PMM0003 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Introdução à mídia digital. Fundamentos da comunicação nas mídias digitais. Entretenimento digital e jogos eletrônicos. Ciclo produtivo de mídia digital interativa, processos, técnicas, etapas, profissionais, equipes e produtos. Aspectos do comportamento do usuário em produtos multimídia. Forma, cor, textura e imagens para às novas mídias.

Bibliografia
  • INTRODUÇÃO ÀS TEORIAS DAS MÍDIAS DIGITAIS E A BUSCA INICIAL POR UMA REFLEXÃO EPISTEMOLÓGICA
CIBERCULTURA E REDES DIGITAIS PMM0004 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

As teorias da cibercultura. Reflexão e debate sobre as práticas humanas no contexto das tecnologias convergentes da informação e da comunicação. Tecnologia e transformações culturais. O mundo digital e seus impactos nos diferentes campos e instituições sociais, tais como a política, a educação, o jornalismo e a economia. O midiativismo. Interatividade, redes sociais e comunidades virtuais.

Bibliografia
  • Manuel CAstells. Sociedade em Rede. . Paz e Terra. 2013
FUNDAMENTOS DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA PMM0005 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Computação Gráfica. Imagens vetoriais e bitmap. Conceitos do desenho e da geometria 2D e 3D. Descrição e fundamentos das Cores (percepção tricomática, luz e sombra, reflexão e absorção). Renderização e rasterização. Compreensão e uso dos softwares 2D e 3D.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDIÇÃO DE IMAGEM E SOM PMM0006 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

História e teorias da edição da imagem e do som. Padrões de representação através da edição: clássico, moderno, vanguardas e contemporâneos. Exercícios de edição de imagem e som.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRADO I (TCC I) PMM0028 - 76 horas
Carga Horária

76 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todo os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

MITOLOGIA E SIMBOLISMO PMM0007 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

O curso visa a introduzir o interessado no universo da mitologia e simbologia através dos principais deuses e heróis míticos greco-latinos, aplicado à determinada obra literária.

Bibliografia
  • aWWWards
DESIGN AUDIOVISUAL PMM0008 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Meios audiovisuais, público e mercado. O papel do designer na produção audiovisual. Convergência da mídia. O hibridismo de linguagens, formatos e concepções da comunicação audiovisual. Principais softwares de criação audiovisual. Principais técnicas de criação audiovisual. Concepção de produto audiovisual.

Bibliografia
  • TESSARI, Nicolas et al. Design como agente propulsor da relação entre cinema e suas representações. . Atena Editora. 2019
  • SZAFIR, Milena; BARROSO, Eliane Ivo (org.). Montagem Audiovisual: reflexões e experiências.. . São Paulo: Socine. 2019
  • OLIVEIRA, Vanessa C. V. (org.). A Evolução do Design Gráfico 2.. . Atena Editora. 2019
  • PALMA, Claudia. A narrativa transmídia como prática de Comunicação: aplicações e métodos. . Porto Alegre: Polobooks. 2016
  • JENKINS, Henry; FORD, Sam; GREEN, Joshua. Cultura da Conexão. . São Paulo: Aleph. 2014
  • KEEN, A. Vertigem digital: por que as redes sociais estão nos dividindo, diminuindo e desorientando. . Zahar. 2012
  • JOST, F. Compreender a televisão. . Porto Alegre: Sulina. 2010
  • BARBOSA FILHO, A; CASTRO, C. Comunicação digital: educação, tecnologia e novos comportamentos. . Rio de Janeiro: Paulinas. 2008
  • MARQUES, Aída. . Idéias em movimento: produzindo e realizando filmes no Brasil.. . Rocco. 2007
  • MARTIN-BARBERO, J. Dos meios as mediações. . Rio de Janeiro: Editora UFRJ. 2006
  • FILHO, A. B. (org.). Mídias digitais: convergência tecnológica e inclusão social. . São Paulo: Paulinas. 2005
  • MURRAY, Janet. Hamlet no Holodeck: o futuro da narrativa no ciberespaço. . São Paulo: Itau Cultural/Unesp. 2003
STORYTELLING E TRANSMÍDIA PMM0009 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos conceitos e técnicas de Storytelling (narrativas), conteúdo transmídia e de multiplataforma. Estudo dos campos da produção, edição, circulação e consumo das narrativas transmidiáticas contemporâneas. Oportunidades para o design na cultura da convergência. Desenvolvimento de uma história para marcas, jogos, cinema ou produtos audiovisuais afins.

Bibliografia
  • M GIOVAGNOLI. Transmedia storytelling: imagery, shapes and techniques.. 1. ETC Press. 2011
INTRODUÇÃO À ANIMAÇÃO PMM0010 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Aspectos históricos, conceituais, técnicos e práticos da animação. Tipos de animação e suas principais características e ferramentas. Fundamentos da dinâmica do movimento em animação.

Bibliografia
  • Richard Williams. Manual de animação: Manual de métodos, princípios e formulas para animadores clássicos, de computador, de jogos, de Stop motion e de internet. 1ª. SENAC. 2016
CULTURA DE JOGOS PMM0011 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Definição de jogos. História do jogo. Indústria de jogos digitais. Tipos de plataformas digitais dos jogos. Classificação por gêneros. Público e demografia. O jogos no comércio, indústria e educação. Distribuição de jogos.

Bibliografia
  • James Schreier e Guilherme Kroll. Sangue, suor e pixels: Os dramas, as vitórias e as curiosas histórias por trás dos videogames. 1. Harper Collins. 2018
PROJETO INTEGRADO II (TCC II) PMM0029 - 76 horas
Carga Horária

76 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todo os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

DESIGN DE INTERFACES GRÁFICAS PMM0012 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Conceitos relacionados ao design de informação envolvendo usuários de interfaces digitais. Principais softwares e ferramentas de prototipação de interfaces digitais. Princípios básicos de linguagens de código para WEB. Metodologias de desenvolvimento de interfaces e testes de usabilidade. Utilização de softwares de prototipagem de interfaces gráficas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO PMM0013 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Introdução e conceitos da experiência do usuário. Ferramentas, dinâmicas e metodologias para se compreender os níveis de satisfação ou frustação do usuário frente a uma interface gráfica. Introdução à conceitos, ferramentas e tecnologias orientadas à acessibilidade dos usuários às interfaces.

Bibliografia
  • AS CONTRIBUIÇÕES DOS ARQUÉTIPOS PARA O DESIGN DE EXPERIÊNCIA DO USUÁRIO EM INTERFACES GRÁFICAS
ANIMAÇÃO DIGITAL PMM0014 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos softwares e ferramentas de animação digital. Formatos de tela e quantidades de frames adequadas a cada tipo de projeto. Conceitos básicos de Rigging de personagens. Animações de texto, cenários e câmeras.

Bibliografia
  • CHONG, Andrew. Animação Digital: Animação Básica 1. 1ª. Bookman. 2011
PROJETO INTEGRADO III (TCC III) PMM0030 - 76 horas
Carga Horária

76 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todo os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

DESIGN DE JOGOS DIGITAIS PMM0015 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Design de Jogo. Habilidades do designer de jogos. Experiências dos jogos. Componentes elementares de um jogo. Conceituação do jogo. Elementos para uma boa experiência. Mecânica dos jogos. Interfaces gráficas no processo de Game Design. Conceitos de imersão, interatividade e jogabilidade. Estória. Tipos de narrativas. A jornada do herói: personagens e arquétipos. Avatares. Gameplay. Balanceamento. Organização de espaço. A influência dos tipos de câmeras no processo de Game Design. Equipe de trabalho. Cliente. Conceito e função do Storyboard. Level Design. Game Design Document.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CONCEPÇÃO DE CENÁRIOS E DE PERSONAGENS PMM0016 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos e processos da concepção e do desenvolvimento visual de personagens para meios audiovisuais. Princípios e técnicas da ilustração de cenários, veículos, personagens e criaturas para projetos audiovisuais. Personagens e cenários como elementos visuais e narrativos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIREÇÃO DE ARTE PARA MULTIMÍDIA PMM0017 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Direção de arte na produção multimídia. Concepção, conceitos e métodos. Estudo dos aspectos estéticos e técnicos em relação aos seus elementos de composição gráfica; luz, cor, fotografia, arquitetura; e de objetos cénicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÉTICA E POLÍTICA AUTORAL PMM0018 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ética e o estudo das ações que compõem o conjunto de políticas culturais. Responsabilidade social e cidadania. Estudos de casos relacionados à Ética na Web e nas mídias digitais. Introdução à Propriedade Intelectual. Direitos Autorais. Patentes. Marcas. Políticas Culturais e Estado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRADO IV (TCC IV) PMM0031 - 76 horas
Carga Horária

76 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todo os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos. No final dessa disciplina, os trabalhos são avaliados em apresentações públicas. Essas apresentações permitem: experiência aos acadêmicos na defesa das opções realizadas ao longo do desenvolvimento de um projeto de sistemas e, como retro avaliação dos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

LINGUAGEM FOTOGRÁFICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A fotografia como técnica, como fonte ou instrumento documental e como arte. A imagem e o olhar. Estéticas e linguagens fotográficas: processo histórico e panorama contemporâneo. A linguagem fotográfica e a construção do discurso: técnica e geração de sentido. Edição fotográfica: suas mensagens e influências sobre o mercado e a sociedade. Desenvolvimento de um projeto fotográfico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA DA TECNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Filosofia da ciência e da tecnologia: história da ciência e da tecnologia; epistemologia da tecnologia; avaliação das questões tecnológicas no mundo contemporâneo; tecnologia e paradigmas emergentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MARKETING DIGITAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceito de marketing digital. Funções mercadológicas. Ambiente e gestão do marketing digital. Fundamentação do marketing digital, dos programas e das ações que o compõem. O papel do designer no marketing digital. Desenvolvimento de projeto de marketing digital.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CRIAÇÃO DE WEBSITE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Criar páginas usando linguagem de marcação de texto e hipermídia. Aplicar folhas de estilo em página web.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NARRATIVAS TRANSMÍDIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos de narrativa, de conteúdo transmídia e de multiplataforma. Os campos da produção, edição, circulação e consumo das narrativas transmidiáticas contemporâneas e suas características. Estratégias de construção das narrativas transmidiáticas. Narrativas em TV, ficção televisiva, conteúdo on demand, séries e webseries. Apropriação de elementos Da narratologia clássica. Cadeias de exibição e disponibilização dos projetos elaborados enquanto produtos transmidiáticos. Desenvolvimento de protótipos que dialoguem com as principais características relacionadas as narrativas transmidiáticas. Estudos de caso e prototipação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMIÓTICA APLICADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A semiótica aplicada à comunicação. A Teoria Geral dos Signos de Peirce. A semiologia de Saussure e Roland Barthes. Semiótica e cultura contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESIGN INSTRUCIONAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos e aplicações. Definição do problema instrucional, análise do contexto e dos aprendizes. Teorias de Aprendizagem. Modelos de Aprendizagem online. Planejamento da instrução. Modelo ADDIE – Análise, Desenho, Desenvolvimento, Implementação e Avaliação. Elaboração e avaliação de mapa de atividades. Roteiros e Storyboards. Criação de mídias. Projeto de Interação. Usabilidade e Acessibilidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA PROGRAMAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História e conceitos de programação computacional, tipos de linguagem e suas especificações e aplicações. Conceitos e aplicações de algoritmos. Linguagens para web HTML, CSS, JavaScript, PHP. Conceitos e aplicações de linguagem de programação orientados para o design e artes gráficas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

No curso TNPMM-EAD da UFCA, o estágio curricular supervisionado é Não Obrigatório podendo ser desenvolvido como atividade complementar e formativa, acrescida à carga horária regular e obrigatória. O estágio profissional é desenvolvido em ambiente real de trabalho, assumido como ato educativo e supervisionado pela instituição de ensino, em regime de parceria com organizações do mundo do trabalho, objetivando efetiva preparação do estudante para o trabalho.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

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