Matemática
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 16/05/2022 às 09h10

Noturno
Presencial
4.5 anos
Brejo Santo
Coordenação: Prof. NORTHON CANEVARI LEME PENTEADO
matematica.ife@ufca.edu.br
(88) 3221-9590
Bloco único
Na UFCA, a Licenciatura em Matemática possui dois ciclos: o primeiro constituído pelo curso de Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICNM), com duração média de três anos, e o segundo que conta com a formação complementar em Matemática (licenciatura), com duração média de um ano e meio. Portanto, quem tem interesse em cursar Licenciatura em Matemática deve ingressar no LICNM pelo processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A partir do quarto período de curso, por meio de disciplinas optativas, o aluno de LICNM é direcionado para a área que deseja cursar no segundo ciclo (Matemática, Física, Biologia ou Química). Após a conclusão do LICNM, o estudante poderá concorrer a uma das 50 vagas oferecidas anualmente para reingresso de segundo ciclo no curso de Licenciatura em Matemática. O licenciado em Matemática, formado pela UFCA, é capaz de refletir sobre o próprio exercício profissional, que possui interface na Matemática e na Educação; tomar consciência da sua cidadania e atuar no desenvolvimento dos processos educacionais e estruturais na Escola e na Sociedade. Domina pressupostos teóricos e didáticos que permitem o uso de metodologias de ensino variadas, como a utilização de novas tecnologias voltadas para a Educação. Pode atuar como docente do ensino fundamental e médio, tendo competência também para elaborar materiais utilizados no ensino de matemática e trabalhar em cargos administrativos relacionados à Educação.
Semestre 1
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.
Bibliografia
- Tópicos de astronomia
- PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
- CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
- BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
- COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
- RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
- Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
- CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.
Bibliografia
- Gelson Iezzi. Fundamentos da Matemática Elementar Vol 1. . Atual. 2013
- Elon Lages Lima. A matemática do ensino médio. . SBM. 2013
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.
Bibliografia
- POZO, J. I.; CRESPO, M. A. G.. Aprender Y enseñar ciência: del conocimiento contidiano al conocimiento científico.. . Morata. 2013
- MORAES, R.. Construtivismo e o Ensino de Ciências - Reflexões Epistemológicase Metodológicas.. . EdiPUCRS. 2008
- CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G.. Didática das Ciências. . FTD. 1999
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.
Bibliografia
- Cefomidia: ampliando os horizontes pedagógicos da comunidade acadêmica de Brejo Santo-Ce
- As contribuições da Educomunicação para a construção de uma prática pedagógica mais democrática
- Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola
- Computadores e Conhecimento: repensando a educação
- Ensaio sobre as Tecnologias digitais da Inteligência
- Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas
- Educação Tradicional e Educação Moderna
- A aprendizagem de conceitos com o auxílio do Computador
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.
Bibliografia
- Antonio Joaquim Severino. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2017
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.
Bibliografia
- ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com Palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. KASPARY, Adalberto J. Português para profissionais. 22. ed.. Porto Alegre: Edita, 2003. 235 p. ISBN 85-86188-04-2. KASPARY, Adalberto. Português em Exercícios: Com soluções. 6.ed. Porto Alegre: Edita, 2007. 240 p. ISBN 8571550581. KOCK, Vanilda Salton, BOFF, Odete Maria Benetti e PAVANI, Cínara Ferreira. Prática Textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis: Vozes, 2006.
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.
Bibliografia
- PhET Interactive Simulations
- Revista Brasileira de Ensino de Física
- Grupo de Reelaboração do Ensino de Física
- The Feynman Lectures Website
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.
Bibliografia
- SANTOS, José Luiz dos.. O que é cultura. . Brasiliense. 2012
- DURKHEIM, Émile.. Educação e Sociologia.. . Hedra. 2010
- BRANDÃO, Carlos Rodrigues.. O que é educação.. . Brasiliense. 2007
- GIDDENS, A.. Sociologia. . Artmed. 2005
- MARTINS, Carlos Benedito.. O que é sociologia. . Brasiliense. 1994
- BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas.. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento.. . Vozes. 1985
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.
Bibliografia
- ÁVILA, G. Cálculo das funções de uma variável real. Vol. 1. 7ª. Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2012.
- LEITHOLD, Louis. Cálculo com geometria analítica. Vol.1, 3a ed. São Paulo:Harbra, 1994.
- GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo Volume 1. 5ª. Edição. Rio de Janeiro: Editora LTC, 2001.
- STWART, James. Cálculo. Vol.1, 6.a ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.
Bibliografia
- SILVA, Tomaz Tadeu. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
- TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação docente. Petrópolis: Vozes, 2002.
- VEIGA, Ilma Passos (org.). Lições de Didática. São Paulo: Papirus, 2006.
- VEIGA, Ilma Passos (org.). Lições de Didática. São Paulo: Papirus, 2006.
- BEHRENS, Marilda Aparecida. Paradigma da Complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios. Rio de Janeiro: Vozes, 2006.
- FRIGOTTO, Gaudêncio. A experiência do trabalho e a educação básica. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.
- PIMENTA, S. G. (org). Saberes pedagógicos e atividade docente. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
- LIBANEO, J.C. Adeus professor, adeus professora? 13ed. São Paulo: Cortez, 2011.
- CORDEIRO, Jaime. Didática. São Paulo: Contexto, 2013.
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.
Bibliografia
- HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. . Artmed. 2017
- CARVALHO, A. M. P. (Org.).. Ensino de Ciências: unindo a pesquisa e a prática. . Cengage Learning. 2016
- FAZENDA, I. C. A.. Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. . Papirus. 2012
Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.
Bibliografia
- LIMA, E. L.Medidas e Formas em Geometria. Coleção do Professor de Matemática. n.o 3. Rio de Janeiro. Sociedade Brasileira de Matemática. 2a Edição. 1997.
- DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar. 5 ed. v. 10. São Paulo: Atual, 1993. (Geometria Espacial)
- DOLCE, O.; POMPEO, J. N. Fundamentos de Matemática Elementar. 7 ed. v. 9. São Paulo: Atual, 2003. (Geometria Plana)
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.
Bibliografia
- Antonio Flavio Moreira e Vera Maria Candau. Currículos, disciplinas escolares e culturas. 1. Editora Vozes. 2018
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.
Bibliografia
- HALLIDAY, David & RESNICK, R.. FISICA VOLUME 2: ONDAS, GRAVITAÇÃO E TERMODINÂMICA.. 10 EDIÇÃO. LTC. 2016
- HALLIDAY, David & RESNICK, R.. FISICA VOLUME 2: ONDAS, GRAVITAÇÃO E TERMODINÂMICA.. 10 EDIÇÃO. LTC. 2016
- HALLIDAY, David & RESNICK, R.. FISICA VOLUME 2: ONDAS, GRAVITAÇÃO E TERMODINÂMICA.. 10 EDIÇÃO. LTC. 2016
- HALLIDAY, David & RESNICK, R.. FISICA VOLUME 2: ONDAS, GRAVITAÇÃO E TERMODINÂMICA.. 10 EDIÇÃO. LTC. 2016
- HALLIDAY, David & RESNICK, R.. FISICA VOLUME 2: ONDAS, GRAVITAÇÃO E TERMODINÂMICA.. 10 EDIÇÃO. LTC. 2016
- SEARS, F; YOUNG, H. D.; FREEDMAN, R. A.; ZEMANSKY, M. W.. FISICA 2 ? TERMODINAMICA E ONDAS.. 12ª EDIÇÃO. PEARSON. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).
Bibliografia
- WALLON, H.. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. 1. Vozes. 2008
- NUNES, A. I. B; SILVEIRA, R. N.. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias, contextos.. 1. Liber Livro. 2008
- VYGOTSKY, L.. Pensamento e linguagem. 12. Ícone Editora. 2001
- Piaget, Jean. Jean Piaget. O nascimento da inteligência na criança. 4. LTC. 1987. 4. LTC. 1987
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.
Bibliografia
- FLEMMING, D. M.; GONÇALVEZ, M. B.. Cálculo A: Funções, limites, derivação e Integração. Vol. 1.. 6. Person
- STEWART, J.. Cálculo. vol. 1. 7. Cengage Learning, 2013.
- LEITHOLD, L. Cálculo com geometria análitica. Vol. 1. 3. 1994
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.
Bibliografia
- Bussab, Morettin. Estatística Básica. . Atual. 2017
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.
Bibliografia
- LIBÂNEO, José Carlos; OLIVEIRA, João Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 1. Cortez. 2012
- ARANHA, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação e da Pedagogia. 1. Editora Moderna. 2006
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.
Bibliografia
- LIMA, E. L.. Geometria Analítica e Álgebra Linear. Coleção Matemática Universitária. Associação Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada, Rio de Janeiro, 2001.
- FILHO, M. F. A.. Geometria Analítica e Álgebra Linear. 2 edição. Edições Livro Técnico. Editora Premius, Fortaleza, 2003.
- BOULOS, P.; CAMARGO, I. Geometria Analítica: um tratamento vetorial. 3. ed. São Paulo: Pearson, 2004.
Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.
Bibliografia
- CAMPOS, M. C. (org.). Didática das Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. 1. FTD. 1999
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.
Bibliografia
- TRIVIÑOS, N. S. A.. Introdução à pesquisa em ensino de Ciências: pesquisa qualitativa em educação.. São Paulo. Atlas. 2007
- TRIVIÑOS, N. S. A.. Introdução à pesquisa em ensino de Ciências: pesquisa qualitativa em educação.. São Paulo. Atlas. 2007
- LAKATOS, E. M. et al. Metodologia Científica, SP, Atlas, 1982.
- SEVERINO, A. J. Método do trabalho científico, 18ª ed., SP.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.
Bibliografia
- FLEMMING, D. M.; GONÇALVEZ, M. B.. Cálculo B: Funções de Várias Variáveis, Integrais Múltiplas, Integrais curvilíneas e de Superfície.. 4. Pearson. 2010
- STEWART, J.. Cálculo. Vol. 2. 6. Cengage Learning. 2009
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais
Bibliografia
- Fundamentos de Matemática Elementar: complexos, polinômios e equações.
- Tópicos de Matemática Elementar: números reais.
- Noções de Matemática: complexos e polinômios.
- Tópicos de Matemática Elementar: polinômios.
Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de Licenciado Pleno em Pedagogia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.
Bibliografia
- Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.
Bibliografia
- Cálculo - Volume 2. James Stweart
- Cáculo difencial e integral- vol.3 e vol4. Guidorizzi
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.
Bibliografia
- D?AMBROSIO, Ubiratan. Educação Matemática: Da teoria à prática. Papirus: Campinas, 1997.
- FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sérgio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. - 3. ed. rev. - Campinas, SP: Autores Associados, 2009. ? ( Coleção formação de professores)
- LORENZATO, Sergio (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. Autores Associados, 2006.
Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.
Bibliografia
- CRUZ, J. T. N.. Notas de Álgebra Linear. . Universidade Regional do Cariri. 2021
- TEIXEIRA, R. C.. Álgebra Linear: Exercícios e Soluções. 3. SBM. 2017
- LIMA, E. L.. ÁLGEBRA LINEAR. 9. IMPA. 2016
- LANG, S.. Álgebra Linear. . Ciência Moderna. 2003
- BOLDRINI, J. L.. ÁLGEBRA LINEAR. . Harbra. 1986
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e Inequações Trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.
Bibliografia
- Trigonometria e Números Complexos.
- Fundamentos de Matemática Elementar: trigonometria.
- Fundamentos de Matemática Elementar: complexos, polinômios e equações.
- A Matemática do Ensino Médio.
- Funções de uma Variável Complexa.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; EquaçõesDiofantinasLineares;Congruências; EquaçõesMódulo N;Teoremas.
Bibliografia
- http://Introdução à Teoria dos Números-Santos, J. P. O. IMPA, 2018
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.
Bibliografia
- MUNIZ, C. A.. Brincar e Jogar. . Autêntica. 2014
- FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. . Autores Associados. 2012
- LORENZATO, S. (Org.).. O laboratório de ensino de matemática na formação de professores. . Autores Associados. 2012
Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.
Bibliografia
- FIGUEIREDO, D. G.. Análise I.. 2. LTC. 1996
- LIMA, E. L.. Curso de análise. v. 1.. 12. Impa. 2008
- LIMA, E. L.. Análise real. v. 1.. . Impa. 2017
- CRUZ, J. T. N.. Notas de Análise na Reta. Universidade Regional do Cariri. 2022
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremase demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofiada natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.
Bibliografia
- AABOE, A.. Episódios da história antiga da matemática.. 3. SBM. 2013
- BOYER, C. B. História da matemática. 3. Edgard Blücher. 2012
- EVES, H. W.. Introdução à História da Matemática.. 5. Unicamp. 2011
- BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q.. A Matemática Através dos Tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas.. 2. Edgard Blüche. 2010
- EUCLIDES. Os Elementos. 1. UNESP. 2009
- CAJORI, F.. Uma História da Matemática.. . Ciência Moderna. 2007
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.
Bibliografia
- BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G.. Fases das Tecnologias Digitais em Educação Matemática: Sala de aula e internet em movimento.. . Autêntica Editora. 2014
- BARRETO, M. C.; PINHEIRO, J. L.; CARVALHO, R. L.; MAIA, D. L.. Matemática, aprendizagem e ensino.. . EdUECE. 2013
- LORENZATO, S. (Org.). O laboratório de ensino de matemática na formação de professores.. 3. Autores Associados. 2012
- FIORENTINI, D.; LORENZATO, S.. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos.. 3. Autores Associados. 2012
- BORBA, M. C.; PENTEADO, M. G.. Informática e Educação Matemática.. 4. Autêntica Editora. 2010
- MUNIZ, C. A.. Brincar e Jogar: enlaces teóricos e metodológicos no campo da educação matemática. . Autêntica Editora. 2010
Carga Horária
160 horas.
Professores
Ementa
Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
Bibliografia
- CANDAU, V. M.(org.). Reinventar a escola. . Vozes. 2013
- PIMENTA, S. G. O. Estágio na formação de Professores. . Cortez. 2012
- BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica.. Orientações Curriculares para o Ensino Médio: ciências da natureza, matemática e suas tecnologias.. . Ministério da Educação. 2006
Semestre 9
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de Licenciado Pleno em matemática.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
160 horas.
Professores
Ementa
Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.
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- CARVALHO, G. T. R. D. , ROCHA, V. H. L. (org). CARVALHO, G. T. R. D. Formação de Professores e Estágios Supervisionados: Relatos e Reflexões. São Paulo: Andross, 2004.. 1. Andross. 2004
Disciplinas Optativas
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.
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Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.
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A conquista do ambiente terrestre pelos seres vivos. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos terrestres: gimnospermas, angiospermas, insetos, répteis, aves e mamíferos. Interações entre os seres vivos nas comunidades biológicas: competição, relações entre consumidores e recursos, mutualismo e simbiose. Interações especiais entre os seres vivos nas comunidades biológicas: herbivoria, mutualismos tróficos, polinização, dispersão, parasitismo.
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Comunicação e Educação: relações entre 2 campos de saber distintos. O que é a Educomunicação? Fundamentos epistemológicos da Educomunicação. A formação docente a partir dos meios de comunicação em massa (Internet, TV, Rádio, jornal). Mitos acerca do uso da mídia em sala de aula.
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Tem como proposta desenvolver abordagem teórico-metodológica, focada nas situações educativas da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Currículo. Propiciando ao estudante de graduação maturar o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos tendo como meta a interdisciplinaridade, o envolvimento com novos saberes e que lhe permita repensar e ressignificar sua futura prática pedagógica.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, afim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional.
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Geometria plana e geometria espacial (cálculo de perímetros, áreas e volumes dos polígonos/sólidos notáveis). Didática para o ensino de matemática. Construção de modelos. Uso de softwares para o ensino de matemática.
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Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo das disciplinas de Morfologia dos Seres Vivos e Interações Ecológicas nos Ecossistemas para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.
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Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo da disciplina de Química do Cotidiano para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.
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A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.
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Epidemiologia. Caracteres e estrutura epidemiológica. Epidemias e vigilância epidemiológica. Epidemiologia analítica. Introdução ao estudo do sistema de saúde brasileiro, programas de políticas de saúde pública à partir dos condicionamentos sócio políticos histórico e econômicos, possibilitando a revisão crítica, seja da análise dos papéis desempenhados pelas instituições e profissionais da área, seja da produção do planejamento em saúde no Brasil.
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Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas protéicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.
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Princípios gerais da divulgação científica: tendências e escolas. História da divulgação científica no Brasil. Os diferentes veículos: revistas, jornais, cinema, televisão, computadores, museus, exposições, conferências, peças publicitárias. Fontes de divulgação científica: cientistas e/ou jornalistas. Alvos da divulgação científica: escolares em vários níveis, estudantes universitários, professores de nível superior e o público amplo não setorizado.
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Histórico da ciência e da tecnologia como construções humanas, inseridas em contextos sociais específicos. Diferença entre conhecimentos científicos e tecnológicos. O acúmulo do conhecimento tecnológico e os processos de ruptura dos modelos. O século XX e a relação Ciência-Tecnologia-Sociedade (CTS). Alfabetização científica e tecnológica numa perspectiva de educação científica escolar.
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Breve histórico da Astronomia. Movimentos Aparentes dos Astros sobre a Esfera Celeste.O Sistema Solar.O Sistema Terra-Lua.Noções de Cosmologia: formação do Universo; galáxias; classificação das galáxias; nebulosas; aglomerados estelares; lei de Hubble; destino do Universo.
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Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.
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Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior; Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.
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- Tendências em Educação Matemática; - Educação Matemática, currículo e avaliação; - A pesquisa em Educação Matemática; - A formação docente para o ensino de matemática. - Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.
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- Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; - Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; - Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; - Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; - Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.
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- Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; - A resolução de problemas no ensino de Matemática; - Prática na resolução de problemas de Matemática; - Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; - A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; - Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; - Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.
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- Operadores Lineares; - Autovalores e Autovetores; - Diagonalização de Operadores; - Espaços com produto interno; - Teorema Espectral.
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- Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.
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Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.
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Análise de erros em modelos computacionais. Modelos matemáticos envolvendo zero de funções. Característica do Cálculo numérico. Resolução de equações algébricas ou transcendentes: série de Taylor, Interpolação. Ajustes de curvas. Resolução de sistemas lineares. Integração numérica.
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- Análise de dados e a Estatística Multivariada; - A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; - Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; - Exercícios práticos com ACP.
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- As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; - Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; - Construções gráficas e os softwares computacionais; - A análise de dados e os softwares computacionais; - Exercícios práticos; - Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.
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- ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES
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Lógica de programação. Desenvolvimento de algoritmos. Transcrição de algoritmos para uma linguagem de programação. Domínio de uma linguagem de programação: sintaxe e semântica; estilo de codificação; ambiente de desenvolvimento. Desenvolvimento de pequenos programas.
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