Matemática

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 14/08/2019 às 11h39

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. ANNA KARLA SILVA DO NASCIMENTO

Bloco único

Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Matemática da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura três anos, aprofundando os estudos sobre cálculo, matemática, educação matemática, álgebra linear, geometria e teoria dos números. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Matemática), capacitados para lecionar também no Ensino Médio.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0018 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Tópicos de astronomia
  • PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
  • CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
  • COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
  • BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
  • RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
  • CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Louis Leithod. O Cálculo com Geometria Analítica. 3ª. HARBRA. 1994
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
  • Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 143p
  • Ensino de Ciências: fundamentos abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda. 1 ed. v. 1, p. 120-153. 2000.
  • Didática das Ciências. 1 ed. São Paulo: FTD, 1999.
  • Construtivismo e o Ensino de Ciências - Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 3 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Informática na educação: teoria e prática
  • (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação
  • Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAI
  • Educação e tecnologias: Parcerias 3.0
  • Tecnologias digitais na educação
  • Tecnologias digitais na educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). . Ideias & Letras. 2008
  • SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2007
  • CERVO, A.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. . Pearson Prentice Hall. 2007
  • COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. . Moderna. 2005
  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • A Produção Textual na Universidade

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
  • Curso de Fisica Basica 1 Mecanica Capa ilustrativa Curso de Física Básica 1 - Mecânica
  • Fundamentos de Física
  • Fundamentos de Física
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 1. Brasiliense. 2012
  • DURKHEIM, Émile. . Educação e Sociologia. 1. Hedra. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. Brasiliense. 2007
  • CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L.. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. Avercamp. 2006
  • BRYM, R. et al.. Sociologia: sua bússola para um novo mundo ,. 1. Thomson Learning. 2006
  • ANTOS, R. J.. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. 1. Tomo Editorial. 2005
  • GIDDENS, A. Sociologi. 1. Artmed. 2005
  • DEMO, P.. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. . Atlas. 2002
  • ? MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1. Brasiliense. 1994
  • GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. 1. Livros Técnicos Científicos. 1989
  • BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1. Vozes. 1985
  • BERGER, P.. Perspectivas sociológicas. 1. Vozes. 1972
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA ESCOLA
  • DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS PLANOS DE ENSINO
  • APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.. 18. Papirus. 2012
  • MALDANER, O. A.. O professor pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola. 1. Unijuí. 1999
  • HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio.. 5. Artmed. 1998
  • La Cecilia (Argentina) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 09
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 10
  • Geometria Euclidiana Plana - João Lucas Barbosa
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
  • PAUL A TIPLER E GENE MOSCA. FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS. SEXTA. GEN LTC. 2008
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • Psicologia da Aprendizagem
  • HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
  • Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
  • A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana
  • Mesa redonda: Três perguntas a vygotskyanos, wallonianos e piagetianos
  • o Nascimento da Inteligência na Criança (Trecho do livro referente às p.p. 15-31)
  • Freud: A interpretação dos sonhos
  • Pensamento e linguagem
  • LEV VYGOTSKY MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAÇÃO
CÁLCULO II IFE0035 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVEZ, Mirian Buss Cálculo A: Funções, limite, derivação e integração. Vol. 1. 6º Edição. São Paulo: Editora Person,2006.
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 1, 5 ed., 2001.
  • LEITHOLD, L. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Harbra, vol.1, 3 ed.,1994
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.1, 7 ed., 2013

Semestre 4

MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
  • Probabilidade: Aplicações à Estatística
  • Análise Combinatória e Probabilidade
  • Estatística Básica
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • LIBANIO, Jose Carlos; Organizacao e Gestao da Escola: teoria e pratica. São Paulo: Heccus Editora.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educacao Basica: poli­tica e gestao da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • LIBANIO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2012.
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educacao e da Pedagogia. Sao Paulo: Editora Moderna, 2006.
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL IFE0044 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
  • Geometria Analítica um tratamento vetorial: P. Boulos, I. Camargo

Semestre 5

DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
  • Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 1. MEC/CONSED/UNDIME. 2017
  • Miriam Krasilchik. Prática de ensino em Biologia. . EDUSP. 2016
  • Eniz Conceição Oliveira e Marli Teresinha Quartieri. Práticas docentes no ensino de ciências e matemática: possibilidades, reflexões e quebra de paradigmas.. . UNIVATES. 2016
  • Simetria nas aulas de matemática: uma proposta investigativa.
  • Ensinando a ser aluno, a prendendo a ser professora
  • Candau, Vera; Simão, Adélia Maria;. A Didátcia hoje: reinventando caminhos.. 40. UFRGS. 2015
  • O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa
  • BRITO LIMA, A. P. A. et, Al.. Pesquisa em Fenômenos Didáticos. . Editora UFPE. 2010
  • Roberto Nardi. Ensino de Ciências e matemática I. . UNESP. 2009
  • Didática Geral
  • Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciência
  • Moacir Gadotti. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido.. 1. FEEVALE. 2003
  • Philipe Perrenoud. Dez novas competencias para ensinar.. . Artes Médicas Sul. 2000
  • Alice Casemiro Lopes. Conhecimento Escolar. . EDUERJ. 1999
  • Antoni Zabala. A prática Educativa: Como ensinar?. . Artes Médicas do Sul. 1998
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
  • o saber. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas
  • Metodologia Científica
CÁLCULO III IFE0072 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Curso de Análise. 12ª. IMPA. 2010
  • Pedro A. Morettin; Samuel Hazzan; Wilton de O. Bussab. Cálculo: Funções de Várias Variáveis. 2ª. Saraiva. 2010
  • Diomara Pinto e Maria Cândida Ferreira Morgado.. Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis. 3ª. UFRJ. 2009
MATEMÁTICA III IFE0073 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais

Bibliografia
  • Fundamentos de Matemática Elementar, volume 6.
  • Tópicos de Matemática Elementar.

Semestre 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
CÁLCULO IV IFE0082 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.2, 7 ed., 2013
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 3, 5 ed., 2001.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IFE0086 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.

Bibliografia
  • BARRETO,M. C.; PINHEIRO, J. L.;CARVALHO, R. L.; MAIA, D. L. Matemática, aprendizagem e ensino. Fortaleza: EdUECE, 2013.
  • D'AMBRÓSIO, U. Educação Matemática: Da teoria à prática. Campinas, SP : Papirus, 21 ed, 2010. ? (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
  • FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. ? Campinas, SP: Autores Associados 2009.
  • MENDES, I. A. Matemática e investigação em sala de aula:tecendo redes cognitivas na aprendizagem. 2. ed. São Paulo: Livraria da Física, 2009. Coleção contextos da ciência.

Semestre 7

ÁLGEBRA LINEAR IFE0107 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA IV IFE0124 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e Inequações Trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.

Bibliografia
  • LIMA, E. L., CARVALHO, P. C. P.; WAGNER, E. e MORGADO, A. C. A Matemática do Ensino Médio vol. 2 e 3
  • CARMO, M.P.; MORGADO, A. C.; WAGNER, E. Trigonometria e números complexos.
  • IEZZI; G.; HAZZAN, S.Fundamentos de matemática elementar vol. 6
  • IEZZI; G.; HAZZAN, S. Fundamentos de matemática elementar vol. 3
TEORIA DOS NÚMEROS IFE0125 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; EquaçõesDiofantinasLineares;Congruências; EquaçõesMódulo N;Teoremas.

Bibliografia
  • Introdução à Teoria dos Números - J. P. O. Santos
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I IFE0126 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - MATEMÁTICA IFE0127 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

ANÁLISE NA RETA I IFE0128 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.

Bibliografia
  • Análise na Reta - Elon Lages Lima
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA IFE0129 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremase demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofiada natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.

Bibliografia
  • Primórdios da teoria dos números
  • História da Matemática
  • Introdução à História da Matemática
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II IFE0130 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - MATEMÁTICA IFE0131 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

ESTRUTURAS ALGÉBRICAS IFE0132 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.

Bibliografia
  • Elementos de Álgebra
TCC - MATEMÁTICA IFE0133 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em matemática”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - MATEMÁTICA IFE0134 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

BIOLOGIA CELULAR
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA GERAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIVERSIDADE BIOLÓGICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA INORGÂNICA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANATOMIA HUMANA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERAÇÕES ECOLÓGICAS NOS ECOSSISTEMAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A conquista do ambiente terrestre pelos seres vivos. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos terrestres: gimnospermas, angiospermas, insetos, répteis, aves e mamíferos. Interações entre os seres vivos nas comunidades biológicas: competição, relações entre consumidores e recursos, mutualismo e simbiose. Interações especiais entre os seres vivos nas comunidades biológicas: herbivoria, mutualismos tróficos, polinização, dispersão, parasitismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE EDUCOMUNICAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Comunicação e Educação: relações entre 2 campos de saber distintos. O que é a Educomunicação? Fundamentos epistemológicos da Educomunicação. A formação docente a partir dos meios de comunicação em massa (Internet, TV, Rádio, jornal). Mitos acerca do uso da mídia em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS COM CURRÍCULO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Tem como proposta desenvolver abordagem teórico-metodológica, focada nas situações educativas da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Currículo. Propiciando ao estudante de graduação maturar o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos tendo como meta a interdisciplinaridade, o envolvimento com novos saberes e que lhe permita repensar e ressignificar sua futura prática pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NOVAS TECNOLOGIAS E EAD
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, afim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO I – MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Geometria plana e geometria espacial (cálculo de perímetros, áreas e volumes dos polígonos/sólidos notáveis). Didática para o ensino de matemática. Construção de modelos. Uso de softwares para o ensino de matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO II – BIOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo das disciplinas de “Morfologia dos Seres Vivos” e “ Interações Ecológicas nos Ecossistemas” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTALIZAÇÃO PARA O ENSINO III – QUÍMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de materiais didáticos para o ensino do conteúdo da disciplina de “Química do Cotidiano” para crianças e jovens discentes dos anos finais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIODIVERSIDADE E CLASSIFICAÇÃO DOS SERES VIVOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A Classificação e filogenia dos seres vivos: vírus e os cinco reinos. Níveis de organização e complexidade da vida. Origem, biologia, reprodução e ecologia dos seguintes organismos: cianobactérias, algas, briófitas, pteridófitas, esponjas, cnidários, platelmintos, asquelmintos, anelídeos, moluscos, artrópodes, equinodermos, protocordados, peixes e anfíbios.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Epidemiologia. Caracteres e estrutura epidemiológica. Epidemias e vigilância epidemiológica. Epidemiologia analítica. Introdução ao estudo do sistema de saúde brasileiro, programas de políticas de saúde pública à partir dos condicionamentos sócio políticos histórico e econômicos, possibilitando a revisão crítica, seja da análise dos papéis desempenhados pelas instituições e profissionais da área, seja da produção do planejamento em saúde no Brasil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOINFORMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Identificar sequências de DNA e proteínas, traçar analogias, identificar regiões específicas do genoma onde atuam doenças, gerar árvores filogenéticas, predizer estruturas protéicas. Principais bancos de dados online e seu uso na mineração de dados biológicos. Estudos de modificações pós-traducionais, predição de glicosilação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior; Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Tendências em Educação Matemática; - Educação Matemática, currículo e avaliação; - A pesquisa em Educação Matemática; - A formação docente para o ensino de matemática. - Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; - Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; - Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; - Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; - Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; - A resolução de problemas no ensino de Matemática; - Prática na resolução de problemas de Matemática; - Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; - A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; - Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; - Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Operadores Lineares; - Autovalores e Autovetores; - Diagonalização de Operadores; - Espaços com produto interno; - Teorema Espectral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE MATEMÁTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DINÂMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO NUMÉRICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise de erros em modelos computacionais. Modelos matemáticos envolvendo zero de funções. Característica do Cálculo numérico. Resolução de equações algébricas ou transcendentes: série de Taylor, Interpolação. Ajustes de curvas. Resolução de sistemas lineares. Integração numérica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS DE ESTATÍSTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Análise de dados e a Estatística Multivariada; - A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; - Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; - Exercícios práticos com ACP.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; - Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; - Construções gráficas e os softwares computacionais; - A análise de dados e os softwares computacionais; - Exercícios práticos; - Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ALGORITMOS E PROGRAMAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Lógica de programação. Desenvolvimento de algoritmos. Transcrição de algoritmos para uma linguagem de programação. Domínio de uma linguagem de programação: sintaxe e semântica; estilo de codificação; ambiente de desenvolvimento. Desenvolvimento de pequenos programas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Ana Paula.