Matemática

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 29/08/2023 às 14h37

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
14
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. RODRIGO LACERDA CARVALHO

Bloco único

Na UFCA, o Curso de Licenciatura em Matemática tem duração de 4 anos. A forma de ingresso na Licenciatura em Matemática é pelo processo de seleção do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). O licenciado em Matemática, formado pela UFCA, é capaz de refletir sobre o próprio exercício profissional, que possui interface na Matemática e na Educação; tomar consciência da sua cidadania e atuar no desenvolvimento dos processos educacionais e estruturais na Escola e na Sociedade. Domina pressupostos teóricos e didáticos que permitem o uso de metodologias de ensino variadas, como a utilização de novas tecnologias voltadas para a Educação. Pode atuar como docente do ensino fundamental e médio, tendo competência também para elaborar materiais utilizados no ensino de matemática e trabalhar em cargos administrativos relacionados à Educação.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0503 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; Retas e coordenadas; Circunferências e gráficos de equações; Funções; Função Polinomial e Função Racional; Função composta e Função inversa.

Bibliografia
  • Gelson Iezzi e Carlos Murakami. Fundamentos de Matemática Elementar, vol. 1. 8 ed.. Atual. 2004
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0504 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O método de trabalho da Ciência Moderna, e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. A Ciência da Antiguidade e suas diferenças de concepção em relação a Ciência Moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS APLICADAS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA IFE0505 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A Internet e suas interfaces com o Ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Políticas públicas de acesso à educação, informação e conhecimento através da tecnologia nas escolas. Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e o seu papel nos processos de ensino e aprendizagem das Ciências e da Matemática. Avaliação de vídeos, softwares e aplicativos e seu uso. Identificação e utilização de objetos educacionais digitais no ensino de Ciências e com a Educação Matemática. Desenvolvimento de novas ferramentas digitais para o ensino: jogos digitais, simulações, entre outros. Utilização de plataformas digitais de ensino.

Bibliografia
  • MORAES, R.A. Informática na educação. Rio de Janeiro, 2022.
  • MORAES, R.A. Informática na educação. Rio de Janeiro, 2022.
INTRODUÇÃO À FÍSICA IFE0506 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Discussão sobre conceitos fundamentais da Física, seus aspectos históricos, filosóficos e fenomenológicos, bem como suas repercussões na tecnologia e na ciência contemporâneas. - Revisão de alguns conceitos e desenvolvimento da capacidade de resolução de problemas em temas como: Grandezas físicas; Notação científica; Algarismos significativos; Sistema Internacional de Unidades; Movimento em uma dimensão; Vetores; Movimento em duas e três dimensões.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

CÁLCULO I IFE0507 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real, Derivadas de funções de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • James Stewart. Cálculo - vol 1. 6ª Edição. Thomsom. 2009
FUNDAMENTOS DE FÍSICA I IFE0508 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimento em uma dimensão. Vetores. Movimento em duas e três dimensões. As Leis de Newton. Aplicações das Leis de Newton. Energia e sua Conservação. Sistemas de partículas e conservação do momento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0509 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFRODESCENDENTE IFE0510 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-Brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afro-brasileira.

Bibliografia
  • SOUZA, Neusa Santos.. Torna-se negro ou As vicissitudes do negro brasileiro em ascensão social.. . Zarar,. 2021
  • ITAMAR, Vieira Junior. Torto arado. . Todavia. 2018
  • MBEMBE, Achille.. Crítica da Razão Negra.. . N-1 edições. 2018
  • MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. .. . Global.. 2016
  • MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. .. . Global.. 2016
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique; at al.. Artefatos da Cultura Negra no Ceará: Formação de professores para a educação, cultura, história africana e afrodescendente. (Vol. III)... . Editora CRV.. 2015
  • CANDAU, Vera Maria Ferrão. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica.. . Vozes.. 2013
  • CAVALLEIRO, Eliane.. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola.. . Selo Negro. 2011
  • GOMES, Ana Beatriz Sousa, CUNHA Jr. Henrique.. Educação e Afrodescendência no Brasil. .. . Edições UFC.. 2008
  • FANON, Fratz.. Pele Negra, máscaras brancas.. . ADUFC. 2008
  • ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FILHO, Walter Fraga.. Uma história do negro no Brasil. .. . Fundação Palmares.. 2006
  • MUNANGA, Kabengele (org).. Superando o Racismo na escola.. 2.. . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.. 2005
  • BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.. . MEC.. 2004
  • BRASIL. Lei no 10.639. . Casa Civil. 2003
ESTRUTURA POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0511 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da Educação no Brasil; Organização do sistema escolar brasileiro; Legislação Educacional; Níveis e Modalidades de Ensino e da Educação Básica; Formação dos profissionais da Educação; Política Educacional; Gestão Educacional; Financiamento da Educação; Avaliação do Sistema Escolar Brasileiro.

Bibliografia
  • Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental.
  • Base Nacional Comum Curricular
  • Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei número 9394/96.

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0512 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Segmento de reta. Ângulos. Triângulos. Paralelismo. Perpendicularidade. Quadriláteros. Polígonos. Circunferência e Círculo. Teorema de Tales e Polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas, cilindros, cone, esfera. Relação de Euler.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO II IFE0513 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Integrais indefinidas e definidas. Teorema fundamental do Cálculo. Técnicas de integração. Aplicações das integrais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE FÍSICA II IFE0514 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equilíbrio e Elasticidade. Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0515 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Didática Geral 2. A didática das ciências e da matemática: aspectos históricos e objeto de estudo; epistemologia e pensamento científico; pressupostos epistemológicos do conhecimento nas Ciências Naturais e da matemática; 3. Planejamento, Avaliação e Currículo em Ciências Naturais e em matemática. O que ensinar em ciências e em matemática? Como ensinar ciências/matemática? 4. Modelos didáticos no ensino de Ciências Naturais e em matemática. Intervenções Didáticas e Sequências Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

MATEMÁTICA II IFE0516 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de Probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e em Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL IFE0517 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO III IFE0518 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO MATEMÁTICA IFE0519 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Educação Matemática como campo de atuação e de pesquisa; Tendências investigativas e metodológicas para o Ensino de Matemática; Construção de oficinas para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA I IFE0520 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

MATEMÁTICA III IFE0521 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CÁLCULO IV IFE0522 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0523 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Perspectivas sócio-antropológicas da surdez. Conversação em Língua Brasileira de Sinais. Evidências da Libras como língua natural dos surdos, sua gramática própria e as especificidades dessa modalidade e suas implicações na aprendizagem. Prática pedagógica de utilização da língua de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA I IFE0524 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A pesquisa em Educação Matemática no Brasil; Metodologia da Investigação em Educação Matemática; Apresentação da investigação científica; Elaboração de projeto de pesquisa; Elaboração de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores; As potencialidades didático-pedagógicas de um laboratório de Educação Matemática mediado pelas tecnologias digitais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I - MATEMÁTICA IFE0525 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências e Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA II IFE0526 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

MATEMÁTICA IV IFE0527 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Trigonometria: medidas de arcos e ângulos. Circunferência trigonométrica. Funções trigonométricas e inversas. Equações e inequações trigonométricas. Números Complexos: Conceitos, operações e trigonometria dos complexos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR IFE0528 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA II IFE0529 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aplicação de uma sequência didática por meio de materiais analógicos e digitais; Desenvolvimento de objetos de aprendizagem para o ensino de Matemática. Processo de coleta de informações e constituição de um material de estudo; Processo de sistematização e análise das informações; Redação e apresentação da pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II - MATEMÁTICA IFE0530 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA III IFE0531 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

TEORIA DOS NÚMEROS IFE0532 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; Equações Diofantinas Lineares; Congruências; Equações Módulo N; Teoremas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE NA RETA I IFE0533 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA E FILOSOFIA DA MATEMÁTICA IFE0534 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Abordar aspectos da matemática: Construção de conceitos, teoremas e demonstrações e sua evolução (A matemática no Oriente Antigo. A matemática na Antiguidade Clássica. A matemática na Idade Média e Renascença. A matemática na Idade Moderna. A matemática após a Revolução Francesa. Aspectos da matemática no século XXI. A matemática na era das tecnologias digitais). Filosofia da Matemática: a filosofia da natureza de Platão e Aristóteles. O Positivismo Lógico. As ideias de Popper. Lógica e Ordenação do Pensamento. O Método Indutivo no Renascimento Científico: Bacon, Galileu e Newton. A abordagem destas tendências em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III - MATEMÁTICA IFE0535 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Matemática presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Matemática na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA IV IFE0536 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Pesquisa, construção, desenvolvimento e validação de sequências didáticas a partir dos projetos e materiais didáticos concretos ou virtuais desenvolvidos durante a disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

ESTRUTURAS ALGÉBRICAS IFE0537 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC MATEMÁTICA IFE0538 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia de acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em matemática”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

INTRODUÇÃO A LÓGICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Lógica Formal. Proposições e Operações Lógicas. Cálculo Proposicional. Álgebra das Proposições. Argumento e Linguagem Matemática: definição; tipos de demonstração; teorema; postulado; corolário. Resolução de Problemas de Lógica Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENHO GEOMÉTRICO E GEOMETRIA DINÂMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Morfologia geométrica. Ângulos. Triângulos. Polígonos. Circunferências. Retificação e concordância. Equivalência. Curvas em espirais e traçados das ovais. Curvas cônicas e curvas ciclóides. Circunferências tangentes. Curvas especiais. Escalas. Geometria Dinâmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA APLICADA À EDUCAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- As Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) no ensino de matemática; - Manipulação de softwares computacionais no ensino de matemática; - Construções gráficas e os softwares computacionais; - A análise de dados e os softwares computacionais; - Exercícios práticos; - Os softwares computacionais como auxílio da prática docente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Tendências em Educação Matemática; Educação Matemática, currículo e avaliação; A pesquisa em Educação Matemática; A formação docente para o ensino de matemática; Teorias epistemológicas e didáticas para o ensino-aprendizagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DA MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Didática da matemática Francesa: Transposição Didática, Contrato Didático, Situações Didáticas, Teoria dos Campos Conceituais, Engenharia Didática, Obstáculo Didático e Epistemológico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO DE MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Internet: usos e possibilidades no ensino de Matemática; Mudanças de paradigmas teóricos e metodológicos na formação dos professores de Matemática; Integração das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no currículo de Matemática; Objetos de aprendizagem de Matemática: produção e avaliação; Softwares livres na Educação Matemática; Recursos Educacionais Abertos para o ensino de Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E MODELAGEM MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos gerais da metodologia da resolução de problemas; A resolução de problemas no ensino de Matemática; Prática na resolução de problemas de Matemática; Estudo de problemas de Matemática com aspectos não usuais em relação ao ensino formal; A resolução de problemas e a prática da investigação em Matemática Básica; Modelagem Matemática; Definição de modelagem para além da aplicação do Ensino de Matemática; Modelagem como método de pesquisa e como atividade colaborativa; Exemplos de modelagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOMATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos históricos da Etnomatemática. As dimensões da Etnomatemática. Etnomatemática e Educação Matemática. A pesquisa de conhecimentos etnomatemáticos de grupos socioculturais. O diálogo entre conhecimentos etnomatemáticos e o currículo de matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DESENVOLVIMENTAL E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao Enfoque Histórico-Cultural na Educação. Introdução à Didática Desenvolvimental. Sistemas Didáticos da Didática Desenvolvimental. Didática Desenvolvimental e Educação Matemática. Experiências de ensino e aprendizagem em Matemática sob o aporte da Didática Desenvolvimental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Operadores Lineares; Autovalores e Autovetores; Diagonalização de Operadores; Espaços com produto interno; Teorema Espectral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE MATEMÁTICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Derivadas, Integral de Riemann, Sequências e Séries de Funções. Introdução a Topologia do Espaço Euclidiano Rn. Funções Reais de n Variáveis.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EQUAÇÕES DIFERENCIAIS ORDINÁRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Equações diferenciais de primeira ordem e Aplicações; Equações diferenciais lineares de segunda ordem e ordem superior. Existência e Unicidade; Sistemas de equações diferenciais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS DE ESTATÍSTICA MULTIVARIADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise de dados e a Estatística Multivariada; A álgebra linear e a Análise Fatorial de Componentes Principais; Análise de Componentes Principais (ACP) como ferramenta de Análise de dados; Exercícios práticos com ACP.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Instituto de Formação de Educadores.