Filosofia (Licenciatura)
Graduação / LICENCIATURA
Atualizado em 11/09/2019 às 10h51

Noturno
Presencial
4 anos
30
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. FRANCISCO JOSE DA SILVA
filosofia.iisca@ufca.edu.br
Bloco C, Sala 56
O(a) profissional licenciado(a) em Filosofia estará capacitado(a) para atuação em diversas áreas do conhecimento acadêmico além, é claro, da formação como profissional da educação, podendo dar aulas em diversos níveis e séries escolares distintas. O curso busca formar profissionais que investiguem e questionem a essência da natureza do universo, do homem, e dos fatos por meio de análise reflexão e crítica. Além de estudar correntes da filosofia clássica e demais pensamentos filosóficos. O filósofo é o pensador do ético, do estético, do epistemológico e da política, capaz de argumentar, descobrir, desvendar e mesmo ampliar alguns mistérios da natureza que nos cerca.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Drive com textos
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- MORTARI, Cezar A. Introdução à lógica. 2. São Paulo: Unesp. 20017
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- VAZ, Henrique C. de Lima. Antropologia Filosófica vol 1. . Loyola. 2004
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é filosofia? A dificuldade de uma definição única de filosofia. Filosofia teórica e filosofia prática; Áreas da filosofia e seus principais problemas: Metafísica, Ontologia, Epistemologia, Lógica, Ética, Filosofia política e Estética. A história da filosofia e seus principais períodos: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Leitura histórica, estrutural e comparativa. Hermenêutica filosófica. Filosofia e ciência.
Bibliografia
- Sin-léqi-unnínni. Sin-léqi-unnínni. Gilgamesh. . Autêntica. 2017. . Autêntica. 2017
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- O que é a Filosofia Antiga?
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- ROSSETE, Luciano e FRANGIOTTI, Roque. Metafísica antiga e medieval.. . Paulus. 2012
- BERTI, Enrico. Estrutura e significado da metafísica de Aristóteles. . Paulus. 2012
- AUBENQUE, PIERRE. O Problema do Ser em Aristóteles - Ensaio sobre a problemática aristotélica.. . Paulus. 2012
- Platão, Tradução de José Trindade Santos e Henrique Murachco Juvino Maia Jr.. O Sofista. 1ª. Calouste Gulbenkian. 2011
- Platão, Tradução de Carlos Alberto Nunes. Fédon. 2ª. ED.UFPA. 2011
- BERTI, Enrico. No princi?pio era a maravilha, as grandes questo?es da filosofia antiga.. . Loyola. 2010
- Castro, Susana. Três formulações do objeto da metafísica de Aristóteles. . Contraponto. 2008
- Aristóteles, Tradução Marcelo Perine. A Metafísica. 1ª. Loyola. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema político do melhor governo e a legitimação do poder; A República de Platão; A politeia em Aristóteles; Os fundamentos da política moderna; Republicanismo; Direito natural e contrato social; Liberalismo e a crítica do Estado absolutista; Democracia, reconhecimento e teoria da justiça.
Bibliografia
- Platão. Político. . Abril. 1988
- Platão. Político. . Abril. 1988
Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- René Descartes. Meditações Metafísicas. In: Descartes: Obras Escolhidas. . Perspectiva. 2010
- John Locke. Ensaio sobre o Entendimento Humano (Vol. 1). 4a.. Calouste Gulbenkian. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Santo Agostinho. Contra os Acadêmicos. 1. Vozes. 2018
- Santo Anselmo. Proslógio. 1. Concreta. 2016
- GILSON, Ètienne. A FILOSOFIA NA IDADE MÉDIA. 3º. Martins Fontes. 2013
- Santo Anselmo. Diálogos filosóficos. 1. Edições Afrontamento. 2012
- Severino Boécio. Consolação da Filosofia. 1. Calouste Gulbenkian. 2011
- GILSON, Étienne e BOEHNER, Philotheus. História da filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa.. 12ª. Vozes. 2009
- GILSON, Étienne e BOEHNER, Philotheus. História da filosofia cristã: desde as origens até Nicolau de Cusa.. 12ª. Vozes. 2009
- GHISALBERTI, A. GUILHERME DE OCKHAM. . EDIPURS. 1997
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- ARISTÓTELES. ÉTICA A NICOMACO. . MADAMU. 2020
- SÊNECA. SOBRE A TRANQUILIDADE DA ALMA. . NOVA ALEXANDRIA. 2020
- PLATÃO. A REPÚBLICA. . LAFONTE. 2019
- SPINOZA,B. ÉTICA. . AUTÊNTICA. 2018
- KANT, I. FUNDAMENTAÇÃO DA METAFÍSICA DOS COSTUMES. . VOZES. 2013
- AS DELÍCIAS DO JARDIM
- ILDEFONSE, F. ESTOICOS I. . FIGURAS DO SABER. 2002
- EPICURO. CARTAS SOBRE A FELICIDADE. . UNESP. 1999
- NIETZSCHE, F. GENEALOGIA DA MORAL. . COMPANHIA DAS LETRAS. 1998
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Lima Vaz. Platonica. . Loyola. 2011
- Vittorio Hösle. Interpretar Platão. . Loyola. 2008
- Thomas Slezak. Ler Platão. . Loyola. 2005
- Platão. O Banquete. . Abril Cultural. 1983
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Immanuel Kant. Crítica da Razão Pura. 5ª. Calouste Gulbenkian. 2001
- David Hume. Investigação sobre o entendimento humano. . UNESP. 1999
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- hobbes. Leviatã. . Unesp. 2017
- MAQUIAVEL. O PRÍNCIPE. . PAZ e TERRA. 2010
- ROUSSEAU. O CONTRATO SOCIAL. . MARTINS FONTES. 2006
- WEFFORT. OS CLÁSSICOS DA POLÍTICA I. . EDITORA ÁTICA. 2006
- LOCKE. SEGUNDO TRATADO SOBRE O GOVERNO. . NOVA CULTURAL. 1991
- MONTESQUIEU. O ESPÍRITO DAS LEIS. . NOVA CULTURAL. 1991
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Políticas Educacionais no Brasil: Desfiguramento da Escola e do Conhecimento Escolar
- Políticas Educacionais no Brasil: Desfiguramento da Escola e do Conhecimento Escolar
- Políticas Educacionais em Discussão no Brasil: O Lugar do Currículo e da Didática
- José Carlos Libâneo, José Ferreira de Oliveira & Mirza Seabra Toschi. Educação Escolar: Políticas, Estrutura e Organização (Coleção Docência em Formação: Saberes Pedagógicos/Coordenação de Selma Garrido Pimenta). (10ª Edição Revista & Ampliada). Cortez Editora. 2012
- O Dualismo Perverso da Escola Pública Brasileira: Escola do Conhecimento para os Ricos, Escola do Acolhimento Social para os Pobres
- A Política Educacional e o Funcionamento Interno das Escolas
Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não Informado
Bibliografia
- Theodor Adorno. Educação e Emancipação. 1. Paz e Terra. 1992
- Theodor Adorno. Educação e Emancipação. 1. Paz e Terra. 1992
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Gilles Deleuze e Félix Guattari. Oque é aFilosofia?. 1. 34. 1992
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Didática: conceito e evolução histórica. Fundamentos da prática docente. A didática e suas implicações na formação do(a) educador(a) e na construção da identidade docente. Relações entre sociedade/educação/escola. Prática pedagógica escolar enquanto prática social específica. A organização da dinâmica da prática pedagógica: o processo do planejamento e seus elementos constituintes (contexto, objetivos, conteúdos, metodologia, recursos didáticos, sistemática de avaliação). A aula como espaço-tempo de construção de saberes. A avaliação do processo de ensino-aprendizagem.
Bibliografia
- Bibliografia adicional
Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- GALILEI, Galileu. Ciência e Fé. Cartas de Galileu sobre o acordo do sistema copernicano com a Bíblia. Organização e tradução de Carlos Arthur R. Do Nascimento. . Ed. UNESP. 2009
- GALILEI, Galileu. Diálogo Sobre os Dois Máximos Sistemas do Mundo Ptolomaico e Copernicano. Tradução de Pablo Mariconda. . Imprensa Oficial (SP). 2004
- COPÉRNICO. N.. Commentariolus: Pequeno Comentário de Nicolau Copérnico sobre suas próprias hipóteses acerca dos movimentos celestes. Tradução por Roberto de Andrade Martins.. . Livraria da Física. 2003
- T.S. Kuhn. A Revolução Copernicana. . Edições 70. 1990
- COPÉRNICO, Nicolau. As revoluções dos orbes celestes. Trad. de A.D. Gomes & G. Domingues. . Fundação Calouste Gulbenkian. 1984
Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
1. Caracterização geral da psicologia do desenvolvimento; 2. A abordagem psicogenética de Piaget; 3. A abordagem sócio-histórica de Vigotski; 3. Paulo Freire e a educação como atividade de desenvolvimento para a liberdade; 4.Kohlberg e os níveis de desenvolvimento do juízo moral.
Bibliografia
- Piaget. Os Pensadores - Piaget. 2. Abril cultural. 1976
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Michel D Foucault. Micro fisica do Poder. 1. GRAAL. 1988
Carga Horária
80 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- CEI, Vitor; DIOGO, Sarah Maria Fonte; ALVES, Silvio Cesar dos Santos.. Ética, Estética e Filosofia da Literatura. 1. Associação Brasileira de Literatura Comparada. 2018
- Uma Revisão sobre a Antiga Divergência entre Filosofia e Poesia. In: A Palo Seco ? Escritos de Filosofia e Literatura.
- Vilém Flusser e a Filosofia da Literatura
- GUAZZELLI FILHO, Eloar; ROSA, Rodrigo. Grande Sertão Veredass: adaptação da obra de João Guimarães Rosa.. 1. Globo Livros. 2016
- GABNEBIN, Joanne Mari. As Formas Literárias da Filosofia. In: Lembrar, Escrever, Esquecer.. 1. H34. 2016
- Filosofia no/do Brasil: os últimos cinquenta anos ? legados e desafios.
- FLUSSER, Vilém.. Língua e Realidade. 1. Annablume. 2012
- FLUSSER, Vilém;. Vampyrotheutis Infernalis. 1. Annablume. 2012
- FLUSSER, Vilém.. A Escrita ? Há futuro para a escrita?. 1. Annablume,. 2010
- FLUSSER, Vilém. Da Religiosidade: a literatura e o senso da realidade. 1. Escrituras Editora. 2002
- Aula sobre fenomenologia da literatura do curso Influência do pensamento existencial sobre atualidade.
- SANTOS, José Trindade. Da Natureza ? Parmênides. 1. Thesaurus. 2000
- FLUSSER, Vilém.. Ficções Filosóficas. 1. Editora da Universidade de São Paulo. 1998
- CUNHA, Euclides da. Os Sertões.. 1. Três,. 1984
Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
- terminologia
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Técnicas para elaboração da monografia em filosofia. Normas da ABNT para produção de trabalhos monográficos. Tipos de pesquisas. Delimitação do tema, problematização, especificação da metodologia e escolha do filósofo a ser pesquisado. Revisão bibliográfica. Construção do projeto de pesquisa, elaboração e execução. Seminários apresentados pelos estudantes sobre os seus projetos de pesquisa.
Bibliografia
- BARBOSA, Evandro; COSTA, Thaís Cristina Alves. Metodologia e Prática de Pesquisa em Filosofia. 1. NEPFIL. 2015
- SANTOS, R. Filosofia: uma breve introdução. 1. NEPFIL. 2014
- XAVIER, Antonio Carlos. Como Fazer e Apresentar Trabalhos Científicos em Eventos Acadêmicos: ciências humanas e sociais aplicadas, artigo, resumo, resenha, monografia, tese, dissertação, tcc, projeto, slide. 1. Editora Rêsplel. 2010
- SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do Trabalho Científico. 1. Cortez. 2010
- SAUNDERS, C. et al.. Como estudar filosofia: guia prático para estudantes. 1. Artmed. 2009
- FOLSCHEID.D; WUNERBURGER, J.. Metodologia Filosófica. 1. Martins Fontes. 2006
- WILSON, John.. Pensar com conceitos. 1. Martins Fontes. 2001
Carga Horária
120 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- CERLETTI, Alejandro. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. 1ª. Autêntica Editora. 2009
- CERLETTI, Alejandro. O Ensino de Filosofia como problema filosófico. 1ª. Autêntica Editora. 2009
- ALVES, Dalton José.. ALVES, Dalton José.. A filosofia no ensino médio ? ambiguidades e contradições na LDB.. 1ª. Autores Associados. 2002. 1ª. Autores Associados. 2002
Semestre 8
Carga Horária
128 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
120 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
112 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Disciplinas Optativas
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
A importância da linguagem para a filosofia; O problema dos termos singulares; Sentido e referência em Frege; Teoria das descrições de Russell; O atomismo lógico de Russell e Wittgenstein; Teorias do significado; A concepção de linguagem do segundo Wittgenstein.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
Problemas dos Universais; Realismo; Nominalismo; Teoria de Tropos.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
A mitologia Yorubá. O pensamento egípcio antigo. O pensamento filosófico em Alexandria. O cristianismo africano (Cipriano, Tertuliano, Agostinho). A filosofia ocidental e a matriz de pensamento africano moderno. O pan-africanismo. O pós-colonialismo. Franz Fanon. Sheyk Ana Diop. Achille Mbembe, entre outros.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
O conceito de Oriente. A filosofia ocidental e sua relação com o pensamento Oriental. As tradições religiosas e filosóficas do Oriente. Hinduísmo. Vedas e Upanishades. Budismo. Yoga e Samkhya. Taoísmo. Confucionismo.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
Exposição das teorias da economia política do século XVIII ao XX.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
Teorias contemporâneas da Sexualidade; Prazer e Desejo; Performatividade e Discurso; Sexualidade e Biopolítica; Pornopoder; Teorias Queers; Militância LGBTQs
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
A cultura como objeto de investigação filosófica; o problema da relação entre ciências da natureza e ciências da cultura; a centralidade do método histórico; conhecimento e objetividade nas ciências da cultura.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
Filosofia e Cultura. Questões prévias a uma filosofia intercultural: monoculturalismo, multiculturalismo (F.Julien) e interculturalidade na Filosofia. Colonialismo (A.Cesaire), pós-colonialismo (E.Said, F.Fanon) e decolonialidade (A.Quijano). Modernidade, pós-modernidade e transmodernidade (E.Dussel). As propostas de Filosofia intercultural: 1) Franz Wimmer, 2) Heinz Kimmerle, 3) Raimon Panikkar e 4) Raul Fornet-Betancourt. A Filosofia intercultural da libertação a partir da Iberoamerica (Raul F.Betancourt). A transformação intercultural da filosofia. Por uma história intercultural da Filosofia.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
História da disciplina filosofia das ciências. Debates em torno de questões metacientíficas: o problema da demarcação, o critério de aceitação de teorias, progresso das ciências, etc. Realismo e anti-realismo em ciência. Os valores e a atividade científica.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
Corpos Utópicos e Heterotopias; corpo farmacopornográfico; corpos dissidentes feminismo decolonial; biopolíticas queers.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007
Professores
- ADAUTO LOPES DA SILVA FILHO
Ementa
A tecnologia como problema filosófico. A relação Técnica e Tecnologia: continuidade ou heterogeneidade? A ciência aplicada e a tecnociência como um modo específico de conhecer. A Filosofia da Tecnologia como campo de estudo. Questões ontológicas, epistemológicas, antropológicas, éticas, estéticas e políticas acerca da tecnologia. A tecnologia como dimensão da vida e não apenas como evento histórico. O Século XX e os estudos da tecnologia: Ortega y Gasset, Martin Heidegger, Simondon, Hans Jonas, Pierre Levi e Vilém Flusser. As abordagens analítica (Mário Bunge), fenomenológica (Albert Borgmann) e crítica (Andrew Feenberg) da tecnologia. Teorias da Cibercultura. Tecnologia e poder: as novas realidades tecnológicas e questões inéditas do campo da política e da ética. Informação, Imagens técnicas, inteligência artificial e a questão do controle. Gênero e tecnologia: a questão do ciborgue. Maquinismos e organismos: a questão da antropotécnica, do pós e do transhumanismo.
Bibliografia
- Re3n^J. T. Silveira. Filosofia no Ensino Médio. 1ª. Loyola. 2007