Biblioteconomia

Mestrado Profissional em Biblioteconomia (PPGB)

Atualizado em 11/03/2024 às 13h46

Carga Horária
272 horas
Tipo
Presencial
Duração
30 meses
Vagas
20
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA

ppgb@ufca.edu.br

(88) 3221-9545

Bloco K, sala K301

O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) surge em um momento de grandes reformulações da prática acadêmico-científica no Brasil fomentando novas formas de produção do conhecimento e absorvendo novos tipos de pesquisas e pesquisadores. O Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB), em especial, proposto pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), possui múltiplas configurações que estão diretamente associadas e merecem efetivo destaque.

A primeira é relativa a como a Biblioteconomia se posiciona neste projeto de expansão e reestruturação das Universidades Federais, em particular, em uma das dimensões do REUNI que envolve a articulação da graduação com a pós-graduação considerando a expansão qualitativa e quantitativa da pós-graduação orientada para renovação pedagógica da educação superior. Por isso, considerando a pluralidade de potencial de pesquisa e aplicação profissional no Ceará, em especial, no Cariri, o projeto do PPGB apresenta área de concentração, linhas de pesquisa e projetos docentes que contemplam diálogos com a diversidade de campos do conhecimento comungando em caráter estratégico e pragmático a proposta de reestruturação e ampliação do REUNI.

A segunda é referente à interdisciplinaridade que se desdobra em questões de cunho histórico- conceitual, político-institucional, formação e funcional que qualificam a Biblioteconomia como campo de construção identitária que fortalece suas bases teórico-epistemológicas ao transitar por e entre diferentes áreas do conhecimento.

Há também forte prática interdisciplinar histórico-conceitual na UFCA, entre Biblioteconomia e outros cursos, não apenas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, mas de outros Centros e Institutos da UFCA. Esta parceria, já fortemente contemplada na graduação e pós-graduação lato sensu, além de práticas de pesquisa nos meandros teórico-pragmáticos da gestão, tecnologias de informação e métodos quantitativos/qualitativos de pesquisa, também se mostra presente no PPGB.

Vale ressaltar ainda a potencial concepção interdisciplinar do PPGB/UFCA, com profissionais e pesquisadores diversos de outras instituições circunvizinhas. Com linhas de pesquisa que pautam estudos sobre memória, cultura popular, regional, gestão, tecnologias e leitura o PPGB possibilita, por um lado, que profissionais de diversos cursos formados na Região do Cariri, no Estado do Ceará e na Região Nordeste possam compor o Programa como alunos, assim como docentes destas Instituições de Ensino Superior participem do Programa como docentes permanentes, colaboradores e visitantes.

DISSERTAÇÃO GAP8000
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A informar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA GAP8001
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Estudo da informação no âmbito das perspectivas culturais, da educação e da memória, a partir da pesquisa em cultura popular e regional, baseada nos estudos sobre aprendizagem compartilhada do conhecimento e da informação.

Bibliografia
  • Industria Cultural - Adorno
COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA GAP8002
Carga Horária

64 horas.

Professores
  • PAULO EDUARDO SILVA LINS CAJAZEIRA
Ementa

Estudos sobre comunicação científica em ambientes de informação. Modelos de comunicação científica. Comunicação científica em ambientes digitais e virtuais. Comunicação científica no contexto dos estudos métricos de informação. Acesso livre ao conhecimento. Políticas de acesso à informação científica.

Bibliografia
  • Manual de Sobrevivência para Divulgar Ciência e Saúde,
FOTOGRAFIA E DOCUMENTAÇÃO SOCIAL GAP8003
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da fotografia. Usos, funções da fotografia. Mídias fotográficas. Relações entre fotografia e sociedade. Fotografia e representação social. Fotografia e memória familiar. O advento e uso da fotografia amadora. A migração para a era digital e as linguagens contemporâneas na fotografia. Leitura e interpretação das imagens fotográficas. Acervos e coleções fotográficas. Fotografia e função documental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO E INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO GAP8004
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Concepção de informação e conhecimento organizacional. Criação, compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, cultura organizacional, aprendizagem organizacional, estrutura organizacional e tecnologia. Perfil do gestor na era do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. O papel da informação e do conhecimento no processo decisório.

Bibliografia
  • TATTO, L.; BORDIN, R. A.. Filosofia e Gestão do Conhecimento: um estudo do conhecimento na perspectiva de Nonaka e Takeuchi.. v. 14, nº 2, Artigo 7,abr./jun. Cad. EBAPE.BR. 2016
  • VALENTIM, M.L.P. (org).. Gestão, mediação e uso da informação.. . Cultura Acadêmica,. 2010
  • TARAPANOFF, KIRA; IBICT; UNESCO. . Inteligência, informação e conhecimento.. . IBICT. 2006
  • LAUDON, K. C.; LAUDON, J. P.. Sistemas de informação gerenciais: administrando a empresa digital.. 5 ed. Pearson. 2005
  • TARAPANOFF, K.; ARAÚJO JÚNIOR, R. H. de; CORMIER, P. M. J.. Sociedade da informação e inteligência em unidades de informação.. v. 29, n. 3, p. 91-100, set./dez.. Ci. Inf., Brasília,. 2000
  • DAVENPORT, T. H. Ecologia da informação: porque só a tecnologia não basta para o sucesso na era da informação. . Futura. 1998
  • NONAKA, I.; TAKEUCHI, H.. Criação de conhecimento na empresa.. . Campus. 1997
REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO GAP8005
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Sistemas de Recuperação da Informação. A organização e recuperação da informação em ambientes de informação. Tipos e possibilidades de recuperação da informação. Recuperação da informação na Web com ênfase em ambientes digitais e virtuais de informação.

Bibliografia
  • Shazam
  • 500px
  • Pandora
  • Retrievr (Wayback Machine)
  • TiniEye
  • Rastreamento e indexação – Por dentro da pesquisa – Google
  • Classification System for Knowledge Organization Literature
  • CiTO, the Citation Typing Ontology
  • BENANCIB
  • Sublime Text (editor simples de código)
  • ISO 3166-1 (código de país)
  • ISO 639-1 (código de idiomas)
  • Dublin Core (padrão de metadados)
  • Explicação Dublin Core
  • Exemplo XML usando MARC
  • Exemplo XML usando Dublin Core
  • WorldCat (usa FRBR)
  • Fiction Finder da WorldCat (usa FRBR)
  • BDPI USP - Biblioteca Digital da Produção Intelectual da Universidade de São Paulo
  • Precisão e Revocação (Wikipedia)
  • SMIT, J. Análise documentária: a análise da síntese
  • Topic Maps
  • Ontopia
POLÍTICAS PÚBLICAS DE INFORMAÇÃO GAP8006
Carga Horária

64 horas.

Professores
  • CESAR AUGUSTO CUSIN
Ementa

Estudos conceituais sobre políticas públicas. Conceitos de políticas públicas de informação. Políticas públicas de informação científica e tecnológica. Políticas em centros de informação. Políticas de inclusão digital.

Bibliografia
  • ALMEIDA, M.H.T. de. Prefácio. In: HOCHMAN, G.; ARRETCHE, M.; MARQUES, E. (Org.). Políticas Públicas no Brasil. Rio de Janeiro: Editora FIOCRUZ, 2007. p. 65-86.
POLÍTICAS CULTURAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO GAP8007
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda aplicações das políticas culturais em ambientes de informação. Conceito de política cultural. Práticas de ação cultural em ambientes de informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA MEMÓRIA SOCIAL GAP8008
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fundamentos teórico-conceituais, tipológicos e filosóficos da memória social. Memória social e identidade. A memória social como objeto nas ciências humanas e sociais aplicadas. Memória individual e coletiva. Memória social e esquecimento. Memória e linguagem.

Bibliografia
  • Gilles Deleuze e Félix Guattari. Oque é aFilosofia?. 1. 34. 1992
INFORMAÇÃO E MEMÓRIA GAP8009
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Relações conceituais entre informação e memória. Práticas de informação como fenômenos de preservação da memória. A memória como fundamento para construção da informação. Estudos e práticas de preservação da memória em centros de informação. Memória digital.

Bibliografia
  • As relações entre Centros de Memória e Ciência da Informação: breve reflexão
  • Maurice HALBWACHS. A Memória Coletiva. . Edições Vértice. 1990
INFORMAÇÃO, CULTURA POPULAR E REGIONAL GAP8010
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Estuda a aplicação de processos culturais e regionais em ambientes de informação. Conceitos de cultura popular e regional. A multiplicidade documental no fazer cultural. Estímulo à produção de documentos para cultura popular. O cordel como fonte de informação. O estado da arte em ambientes de informação.

Bibliografia
  • Intersiciplina Revista de estudos em Língua e Literatura
FUNDAMENTOS HISTÓRICOS E EPISTEMOLÓGICOS EM BIBLIOTECONOMIA GAP8011
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fundamentação historiográfica da Biblioteconomia em nível global e nacional para compreensão da trajetória enquanto disciplina do conhecimento, prática técnico-científica, profissional e político-institucional. Elementos conceituais vinculados à prática científica em Biblioteconomia que compõem a consubstanciação de seus aspectos epistemológicos e filosóficos. Trajetória histórico-conceitual e pragmática da Biblioteconomia brasileira no século XX. Perspectivas da Biblioteconomia no século XXI. Relações históricas entre Biblioteconomia, Bibliografia, Documentação e Ciência da Informação. Aspectos histórico-conceituais da biblioteca.

Bibliografia
  • Jonathas Luiz Carvalho Silva
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO I GAP8012
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Origens das bibliotecas. Os conceitos de biblioteca nos contextos históricos. Percepção sobre a história das bibliotecas no Brasil. Tipologias de bibliotecas e suportes documentais. Funções e perspectivas de atuação das bibliotecas. Desafios da biblioteca na contemporaneidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO II GAP8013
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Envolve às concepções, teorias e práticas acerca das bibliotecas universitárias e especializadas. Gestão da informação em bibliotecas universitárias e especializadas. Uso de tecnologias em bibliotecas universitárias e especializadas. O fomento à pesquisa em bibliotecas universitárias e especializadas. Processos de representação, recuperação, acesso e apropriação da informação em bibliotecas universitárias e especializadas. Fontes e serviços de informação em bibliotecas universitárias e especializadas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO III GAP8014
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Contempla as concepções, teorias e práticas alusivas as bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Gestão da informação em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Uso de tecnologias em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Processos de representação, recuperação, acesso e apropriação da informação em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares. Fontes e serviços de informação em bibliotecas públicas, escolares, comunitárias/populares.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO IV GAP8015
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aborda as perspectivas de atuação no âmbito das bibliotecas digitais e virtuais. Semelhanças e diferenças conceituais entre bibliotecas digitais e virtuais. Gestão da informação em bibliotecas digitais e virtuais. Processos de representação, recuperação, acesso e apropriação da informação em bibliotecas digitais e virtuais. Políticas de acervos digitais. Fontes e serviços de informação em bibliotecas digitais e virtuais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DA PESQUISA EM BIBLIOTECONOMIA E CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO GAP8016
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Pressupostos teóricos e práticos de pesquisa na Biblioteconomia. Abordagens conceituais e tipológicas de métodos e técnicas de pesquisa. Abordagem quantitativa e qualitativa da pesquisa. Elaboração de metodologias para pesquisas técnico-científicas. Etapas da pesquisa. Ética na pesquisa. Construção do projeto de pesquisa.

Bibliografia
  • Metodologia do Trabalho Científico
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO I GAP8017
Carga Horária

48 horas.

Professores
  • GRACY KELLI MARTINS GONCALVES
Ementa

Aspectos teóricos, históricos e epistemológicos do conhecimento. Filosofia e epistemologia da organização do conhecimento. Sistemas de organização do conhecimento. Teorias que sustentam a Representação e Organização do Conhecimento. O uso do conhecimento em múltiplos suportes documentais e sistemas de informação

Bibliografia
  • ALBUQUERQUE, M.E.B; MARTINS, G.K.; MOTA, D.R.. Organização e representação da Informação e do Conhecimento: intersecções teórico-sociais. . Ed. UFPB. 2019
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO III GAP8018
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudos e práticas de representação temática em ambientes de informação. Relevância das técnicas de representação temática da informação para preservação do conhecimento em suportes físicos e virtuais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DO CONHECIMENTO III GAP8019
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Estudos e práticas de representação descritiva em ambientes de informação. Relevância das técnicas de representação descritiva da informação para preservação do conhecimento em suportes físicos e virtuais. Práticas em AACR2 e Marc21. Uso dos FRBR. Estudos e práticas em RDA. AACR2 e RDA: relações, diferenças e aplicabilidades.

Bibliografia
  • Brapci
PRODUÇÃO, COMUNICAÇÃO E USO DA INFORMAÇÃO GAP8020
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aborda as dinâmicas da informação nos contextos social, gerencial, tecnológico, histórico, filosófico e epistemológico. Políticas públicas de informação. Estuda mediações em ambientes de informação. Práticas de comunicação científica. Práticas de leitura e formação de competências. Processos, serviços e produtos para uso e apropriação da informação.

Bibliografia
  • Mediação da informação e a organização do conhecimento
PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO GAP8021
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Concepções sobre os aspectos semânticos que envolvem o termo profissional da informação e suas perspectivas de atuação. O profissional da informação no século XXI. Tipos de profissional da informação. Ética do profissional da informação. Atividades do profissional da informação no âmbito da organização, gestão, uso de tecnologias, fontes, recursos e serviços de informação, estímulo à leitura, a pesquisa e a inovação.

Bibliografia
  • GREER, C. Roger; GROVER, Robert J.; FOWLER, Susan G. Introduction to the library and information professions. Westpor: Libraries Unlimited, 2007.
MEDIAÇÃO DA INFORMAÇÃO GAP8022
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagens conceituais de mediação nas ciências sociais, especialmente na Biblioteconomia e Ciência da Informação. Tipos de mediação da informação. Aplicações da mediação em centros de informação. Mediação e tecnologias de informação. Mediação e gestão da informação.

Bibliografia
  • Percepções conceituais sobre mediação da informação
ÉTICA PROFISSIONAL E DA INFORMAÇÃO GAP8023
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Fundamentos da ética profissional no campo da informação, em especial, na Biblioteconomia. Fundamentos conceituais e tipológicos da ética. Códigos de conduta ética e aspectos deontológicos dos profissionais da informação. Direitos autorais e plágio. Relações entre ética e informação. Ética da informação: conceitos, características e aplicações.

Bibliografia
  • Gilles Deleuze. Gilles Deleuze. Gilles Deleuze. ESPINOZA FILSOFIA PRATICA. 1. ESCUTA. 2002. 1. ESCUTA. 2002. 1. ESCUTA. 2002
  • GILLES DELEUZE. ESPINOZA : FILOSOFIA PRÁTICA. 1. ESCUTA. 2002
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO GAP8024
Carga Horária

48 horas.

Professores
  • HENRY PONCIO CRUZ DE OLIVEIRA
Ementa

Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações.

Bibliografia
  • Information Architecture: For the Web and Beyond
TEORIAS E PRÁTICAS DE MEMÓRIA EM AMBIENTES DE INFORMAÇÃO GAP8025
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudos sobre práticas de memória em bibliotecas, arquivos e museus. Relações entre museu e memória. Arquivo como fonte de preservação da memória. Bibliotecas como ambientes de preservação da memória. Práticas de preservação da memória em ambientes de informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA GAP8026
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagens filosóficas e históricas do conceito de informação. A informação como fenômeno cultural. A informação e conceitos correlatos como dado, documento, artefato e acervo para preservação da memória. Contribuições da informação para construção de costumes e crenças comunitárias. Informação no contexto da cultura digital. Informação como fenômeno de mediação cultural. Reflexões sobre memória social. Informação como desiderato da formação identitária de indivíduos e grupos sociais. Práticas para estímulo à cultura e preservação da memória.

Bibliografia
  • Globalización, ideología y cultura digital
MÍDIAS DIGITAIS PARA AMBIENTES DE INFORMAÇÃO GAP8027
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Contextualiza o conceito de mídia digital e dispositivos moveis aplicados aos contextos das bibliotecas. Web 2.0 e as redes sociais. Ferramentas da biblioteca 2.0. Perfil do bibliotecário 2.0. Perfil do usuário 2.0. Usos e aplicações dos dispositivos móveis em bibliotecas

Bibliografia
  • As Bibliotecas e a implementação dos ODS da Agenda 2030 da ONU
  • 10 Melhores Plataformas para Desenvolver Aplicativos - Inglês
  • Ferramenta de Post-it - Whiteboard - MIRO.com
  • Aplicativos para bibliotecas na America Latina - Infotecarios versão espanhola
  • Ferramenta Mapa Conceitual e Mental - LucidChart
  • Site Criar Quizz Interativo Kahoot
  • Youtube - Como utilizar o Kahoot
  • Youtube - Como usar o Kahoot nas aulas presenciais ou online
  • Ferramenta Mapa Conceitual e Mental - LucidChart
SEMINÁRIOS GAP8028
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A informar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROFICIÊNCIA GAP8029
Carga Horária

16 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A informar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUALIFICAÇÃO GAP8030
Carga Horária

16 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A informar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DINÂMICA DAS RELAÇÕES RACIAIS NA ÁREA DA INFORMAÇÃO GAP8031
Carga Horária

64 horas.

Professores
  • ERINALDO DIAS VALERIO
  • LEYDE KLEBIA RODRIGUES DA SILVA
Ementa

O debate sobre as relações raciais no Brasil contemporâneo. Entender a dinâmica das relações raciais na formação de profissionais da informação para uma atuação antirracista.

Bibliografia
  • BARROSO, Danielle; GOMES, Elisângela; VALÉRIO, Erinaldo Dias; SILVA, Franciéle Carneiro Garcês da; LIMA, Graziela dos Santos (Org).. Epistemologias negras: relações raciais na Biblioteconomia. . Rocha Gráfica e Editora. 2019
HISTÓRIA, MEMÓRIA E ORALIDADE PPGB0001
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das relações entre História e Memória; Abordagens e usos da História Oral; História Oral e construção de identidades; Pesquisa em história oral: teoria, metodologia e prática; Aspectos da memória social, vivências e narrativas pessoais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO AO PATRIMÔNIO CULTURAL PPGB0002
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

As múltiplas concepções de patrimônio cultural; Patrimônio, memória e identidades; Patrimônio e Ciência da Informação; Patrimônio Material e Imaterial; O Brasil e o patrimônio: as missões folclóricas, o Modernismo, o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e a trajetória das políticas de patrimonialização; Paisagem Cultural; Indústria cultural e turismo no século XXI; Educação patrimonial.

Bibliografia
  • Base Brapci-Benancib
EDUCAÇÃO, CULTURA E MEMÓRIA PPGB0003
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da informação no âmbito das perspectivas culturais, da educação e da memória, a partir da pesquisa em cultura popular e regional, baseada nos estudos sobre aprendizagem compartilhada do conhecimento e da informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REPRESENTAÇÃO E RECUPERAÇÃO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO PPGB0004
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Sistemas de Recuperação da Informação. A organização e recuperação da informação em ambientes de informação. Tipos e possibilidades de recuperação da informação. Recuperação da informação na Web com ênfase em ambientes digitais e virtuais de informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMAÇÃO, CULTURA POPULAR E REGIONAL PPGB0005
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda a aplicação de processos culturais e regionais em ambientes de informação. Conceitos de cultura popular e regional. A multiplicidade documental no fazer cultural. Estímulo à produção de documentos para cultura popular. O cordel como fonte de informação. O estado da arte em ambientes de informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO I PPGB0006
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A informar.

Bibliografia
  • Brapci
FUNDAMENTOS DA ORGANIZAÇÃO E REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO E DO CONHECIMENTO III PPGB0007
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A informar.

Bibliografia
  • FERNANDES, M. Fichamento.
  • Brapci
PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO PPGB0008
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Concepções sobre os aspectos semânticos que envolvem o termo profissional da informação e suas perspectivas de atuação. O profissional da informação no século XXI. Tipos de profissional da informação. Ética do profissional da informação. Atividades do profissional da informação no âmbito da organização, gestão, uso de tecnologias, fontes, recursos e serviços de informação, estímulo à leitura, a pesquisa e a inovação.

Bibliografia
  • GREER, C. Roger; GROVER, Robert J.; FOWLER, Susan G. Introduction to the library and information professions. Westport: Libraries Unlimited, 2007.
ÉTICA PROFISSIONAL E DA INFORMAÇÃO PPGB0009
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fundamentos da ética profissional no campo da informação, em especial, na Biblioteconomia. Fundamentos conceituais e tipológicos da ética. Códigos de conduta ética e aspectos deontológicos dos profissionais da informação. Direitos autorais e plágio. Relações entre ética e informação. Ética da informação: conceitos, características e aplicações.

Bibliografia
  • Gilles Deleuze e Félix Guattari. Oque é aFilosofia?. 1. 34. 1988
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO PPGB0010
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÍDIAS DIGITAIS PARA AMBIENTES DE INFORMAÇÃO PPGB0011
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Contextualiza o conceito de mídia digital e dispositivos moveis aplicados aos contextos das bibliotecas. Web 2.0 e as redes sociais. Ferramentas da biblioteca 2.0. Perfil do bibliotecário 2.0. Perfil do usuário 2.0. Usos e aplicações dos dispositivos móveis em bibliotecas

Bibliografia
  • 3 tendências de mídias sociais que bibliotecários precisam saber em 2019
  • Ferramenta Mapa Conceitual e Mental - LucidChart
  • Youtube - Como utilizar o Kahoot
  • Aplicativos para bibliotecas na America Latina - Infotecarios versão espanhola
  • 10 Melhores Plataformas para Desenvolver Aplicativos - Inglês
  • Unitag - QR Code - gerador gratis
  • Site Kahoot - Criar Quizz Interativo
  • Blog Bitbiblio - Lista Periódico
  • Site Kahoot - Criar Quizz Interativo

Último Processo Seletivo

16/10/2023 às 00:00 - 15/11/2023 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.