UFCA firma novo acordo com associações para recebimento de materiais recicláveis

Publicado em 10/10/2022. Atualizado em 10/10/2022 às 17h15

Foto: Proplan/UFCA

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) firmou, em agosto deste ano, por meio da Chamada Pública nº 001/2022, gerenciada pela Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento (Proplan/UFCA), novo acordo com três associações locais, para recebimento de resíduos sólidos recicláveis gerados na Universidade.

O acordo de cooperação foi firmado com a “Associação dos Catadores e Catadoras de Juazeiro do Norte”, a “Associação de Recicladores Kariri Ambiental” e com a “Associação Engenho do Lixo”, que, agora, são responsáveis pelo recebimento de recicláveis coletados nos campi Barbalha, Icó e Brejo Santo da UFCA, respectivamente.

Anteriormente a este acordo, por meio da Chamada Pública n° 002/2018, a Universidade já havia firmado parcerias com a “Associação de Agentes Recicladores do Crato”, para recepção de resíduos coletados no campus Crato, e com a já citada “Associação Engenho do Lixo”, para recepção dos resíduos do campus Juazeiro do Norte. 

O prazo de vigência do novo acordo de cooperação é de cinco anos.

Coleta Seletiva Cidadã

A UFCA realiza, desde 2017, a Coleta Seletiva Cidadã, que tem como objetivo o recolhimento dos resíduos recicláveis descartados, separados na fonte geradora, para destinação às associações e cooperativas de catadores de materiais recicláveis da região do Cariri cearense. Essas atividades, por sua vez,  atendem ao Decreto nº 10.936/2022 regulamentador da Lei nº 12.305, de 2 de agosto de 2010. Essa lei institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos que determina a separação dos resíduos recicláveis descartados por órgãos e entidades da Administração Pública. 

Serviço

Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento
Telefone: +55 (88) 3221-9352
sustentabilidade.proplan@ufca.edu.br