Avaliação do Clima Organizacional na UFCA

Publicado em 01/07/2019. Atualizado em 04/10/2022 às 15h45

Descrição da ação

Mediante as inúmeras transformações vivenciadas pelo mundo do trabalho, alguns desafios se interpõem às grandes empresas/instituições, especialmente aquelas interessadas na execução de uma gestão de qualidade e potencial para gerar resultados positivos. Dentro do cenário da UFCA, uma das temáticas que emergiram como prioritárias é a análise do Clima Organizacional, sendo um dos indicadores estratégicos da instituição, vinculado ao Projeto Estratégico: Qualidade de Vida na UFCA, que objetiva construir condições institucionais favoráveis para atrair, valorizar e estimular a permanência de pessoas. Clima Organizacional pode ser definido como um conjunto de percepções comunsa todos as pessoas da organização referentes aos processos de trabalho e a forma de como eles ocorrem a partir das inter-relações (NEIVA, SANTOS; ANDRADE-MELO, 2003). A análise do Clima Organizacional é importante para compreender o modo como o contexto do trabalho afeta o comportamento e as atitudes das pessoas dentro deste ambiente, sua qualidade de vidae o desempenho da organização (MARTINS et al., 2004). Mensurar esse dado auxilia na compressão do real diagnóstico organizacional, o qual direcionará a tomada de decisões efetivas para organização. Nesse contexto, a Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (PROGEP), através da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT), pretende realizar, no semestre 2019.2 uma ampla pesquisa de Clima Organizacional na UFCA, abrangente a toda a população de servidores (docentes e técnicos) e colaboradores, e contará com a participação de bolsistas de Iniciação Científica, através de edital disponibilizado pela Pró- Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPI.

Fluxo da Atividade

O projeto de pesquisa (Avaliação do Clima Organizacional na UFCA) será submetido ao Comitê de Ética em pesquisa da Faculdade de Medicina da UFCA (FAMED/UFC) no semestre 2019.1; A mensuração de clima organizacional na UFCA ocorrerá no semestre 2019.2 e os resultados serrão apresentados para gestão superior da UFCA em dezembro de 2019.

Resultados esperados

Com a análise dos resultados da pesquisa institucional sobre clima organizacional, espera-se identificar as áreas críticas na UFCA, relacionadas a satisfação e motivação no trabalho, as quais nortearão a elaboração de projetos e implementação de ações para melhoria do ambiente de trabalho e qualidade de vida na UFCA.



Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.