Perguntas Frequentes

Publicado em 08/07/2019. Atualizado em 15/07/2019 às 14h29

Inscrição e Isenção
  1. Quem pode participar do Concurso/Seleção?
    Todos podem se inscrever e participar das etapas de Provas, porém o candidato aprovado deve estar ciente que para investir no cargo/ser contratado deve ter os títulos correspondentes já ao final do Concurso/Seleção, após a publicação do Resultado Final (Homologação). A análise dos títulos se dará somente na convocação dos aprovados. A Titulação requerida, para cada Setor de Estudo, encontra-se no Quadro de Vagas do Edital. As áreas do conhecimento correlatas às definidas em edital deverão obedecer às áreas e subáreas do conhecimento do CNPq ou da CAPES vigentes na data da publicação do edital. A relação de Mestrados e Doutorados da área de Ensino recomendados e reconhecidos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), estão disponíveis no site da referida Coordenação: www.capes.gov.br.
  2. Como realizar o pagamento do valor de Inscrição?
    Para gerar o boleto para pagamento do Valor de Inscrição (GRU, no link: http://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru_novosite/gru_simples.asp), todas informações devem ser preenchidas pelo candidato, seguindo os passos descritos no Quadro de Instruções para preenchimento da Guia-GRU (taxa de Inscrição).
  3. Qual é o valor de inscrição?
    O Valor da Inscrição é definido através da correspondência da informação do Quadro de Vagas-Anexo I (coluna Denominação-Classe/Regime) com a informação do Quadro de Remuneração-item 2 (coluna Valor de Inscrição), no Edital.
  4. Em quais casos ocorrerá a devolução do valor de inscrição? Em nenhuma hipótese haverá devolução do valor e/ou dos documentos exigidos para inscrição, salvo em caso de cancelamento do Concurso Público/Seleção.
  5. Meu nome não aparece no Resultado de Inscrição/Isenção, o que fazer?
    Enviar email para o endereço eletrônico concursos.progep@ufca.edu.br com os seguintes anexos: Imagem do email de confirmação de Inscrição recebido; ou Imagem da página “MINHAS INSCRIÇÕES” do sistema Forms/UFCA, apresentando a submissão referente.
  6. Minha Inscrição/Isenção foi indeferida, como regularizar?
    O recurso contra Indeferimento de Inscrição/Isenção deve ser realizado em formulário próprio do sistema Forms/UFCA e no período informado no Cronograma de Atividades. No formulário de recurso o candidato poderá anexar os documentos necessários para regularização da Inscrição/Isenção (por exemplo: comprovante de pagamento correto, para Inscrição; ou número correto do NIS, para Isenção). A análise das informações contidas nos Pedidos de Isenção é realizada unicamente com base em consulta ao CADÚNICO, portanto a UFCA não se responsabiliza pela atualização dos dados do referido sistema. Sugerimos ainda que o candidato que teve Pedido de Isenção indeferido procure o referido órgão para pesquisa/regularização/atualização da situação de seu nº NIS, conforme o caso de indeferimento.
  7. Posso me inscrever em mais de um setor de estudos de um mesmo edital?
    SIM. Porém o candidato deve estar ciente que pode haver choque de horário entre as provas de 2 ou mais setores de estudos, pois os calendários de provas são definidos de forma individual e independente.
Sistema Forms/UFCA
  1. Como corrigir informações de um formulário do sistema Forms/UFCA já submetido (Inscrição, Isenção, recursos, etc)?

    Nos casos em que o candidato deseje modificar informações em formulário do sistema Forms/UFCA e o prazo de submissão ao mesmo ainda não expirou (por exemplo, dentro do período de Inscrições), o candidato pode seguir os seguintes passos:
  • Acessar o portal Forms (https://forms.ufca.edu.br);
  • Clicar no formulário correspondente;
  • Preencher os campos de “login” e “senha”;
  • Após logado no Forms, o sistema poderá apresentar a mensagem: “Por favor, atualize seu e-mail, caso necessário para que possa receber as confirmações de inscrição”. Caso ocorra, apenas clique em: “voltar” e clique novamente no formulário de Inscrição;
  • Ao clicar no formulário de Inscrição sistema apresentará o alerta: “Você já submeteu informações para este formulário. Só envie-o novamente, caso queira alterar os dados já enviados”;
  • Abaixo do alerta, o sistema apresentará os dados de sua Inscrição, então será possível alterar campos do formulário;
  • Clicando em “enviar”, após as alterações, os dados serão atualizados.
Sobre Prazos e Cronogramas
  1. As datas sobre o andamento do Concurso/Seleção (anterior às provas), encontram-se no  Cronograma de Atividades;
  2. Cada Calendário de Provas é individual e independente para cada Setor de Estudos, assim também como a data de sua publicação. O Calendário de Provas apresenta as datas, horários e locais das provas e é publicado à medida que essas informações são definidas pela comissão do Concurso/Seleção responsável. Não há possibilidade de previsão das datas antes da publicação do Calendário de Provas no portal UFCA;
  3. Os recursos de “Reconsideração de Notas” e “Nulidade do Concurso/Seleção” seguem os prazos estabelecidos no edital.

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