Ações de Pesquisa

Publicado em 18/10/2018. Atualizado em 14/10/2023 às 21h07

O que as vacinas, o avião, o biodiesel e o mapeamento genético têm em comum? A pesquisa científica!

Ao investigar a aplicação do conhecimento humano no mundo complexo, este se expande e nos leva a novas possibilidades transformadoras.

Mais que encantadora, a pesquisa traz resultados. E, no Brasil, as universidades públicas são protagonistas no setor. Há um ano, a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), publicou o relatório Research in Brazil, realizado pela empresa norte-americana Clarivate Analytics. O relatório analisa o desempenho da pesquisa nacional entre 2011 e 2016. Pelos dados, praticamente só há pesquisa em universidades públicas: 15 universidades federais e 5 estaduais são as 20 instituições que mais produziram documentos científicos no país, no período.

Mesmo sendo ainda uma instituição jovem, a UFCA já produz pesquisas de qualidade em pleno sertão cearense, estudando objetos como fósseis, plantas medicinais, softwares e dimensões além do espaço-tempo.

Desde 2013, a Universidade já soma 369 projetos de pesquisa e mais de 2 mil artigos classificados no sistema Qualis Periódicos, usado para classificar a produção científica dos programas de Pós-Graduação no que se refere aos artigos publicados em periódicos científicos.

Na UFCA, a Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI/UFCA) está à frente dos programas e projetos de pesquisa da Universidade.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.