Informações para Estudantes

Publicado em 08/11/2023. Atualizado em 09/11/2023 às 14h00

Aproveitamento de disciplinas

Há dois tipos de aproveitamentos de estudos:

– Aproveitamento interno: o aluno cursou disciplinas de outros cursos da UFCA. Para realizar este tipo de aproveitamento, o aluno deve preencher o formulário abaixo, acompanhado do histórico.

– Aproveitamento Eexterno: o aluno cursou disciplinas em outra Instituição de Ensino Superior.  Esse tipo de aproveitamento, o aluno deve preencher o formulário abaixo, acompanhado do histórico e da ementa da disciplina cursada na Instituição de Ensino Superior.

Com estes documentos preenchidos e assinados, o aluno deve encaminhar para o e-mail da coordenação (engcivil.cct@ufca.edu.br), solicitando aproveitamento de disciplinas.

A análise do aproveitamento de estudos será feita por uma comissão de dois professores, designados por meio de uma portaria emitida pela coordenação do curso.  As ementas das disciplinas devem estar assinadas e carimbadas pela coordenação do curso de origem.

Recomenda-se que ao entrar no curso o aluno solicite todos os aproveitamentos no primeiro semestre.

Solicitação de aproveitamento de estudos

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Ultima atualização: 2023-11-09 12:54:30

Atividades complementares

Para solicitar a contabilização das atividades complementares, o aluno deve ter cursado:
I. No mínimo, 85% das disciplinas obrigatórias e optativas do curso para a estrutura curricular 2006.2.
II. No mínimo, 75% das disciplinas obrigatórias e optativas do curso para a estrutura curricular 2018.2.

O aluno do PPC 2006 deve comprovar 288 horas, enquanto que para o PPC de 2018 é exigido 144 horas de atividades, descritas no formulário do link abaixo.

https://sig.ufca.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=473538&key=87c167dd04cf5322d8cb0c0ec10fc278

O aluno deve preencher o formulário, assinar e enviar ao seu orientador de TCC, juntamente com os seus documentos comprobatórios (certificados, declarações, etc). O professor irá conferir as informações e preencher os campos destinados ao docente, assinar e enviar o formulário, junto com a documentação comprobatória para a coordenação, no email engcivil.cct@ufca.edu.br.

Após a avaliação da coordenação, a documentação é devolvida ao aluno para inseri-la no SIGAA (em Registro de Atividades Autônomas). Depois que o aluno postar a documentação no SIGAA e avisar que realizou esse procedimento, a coordenação integraliza as horas no histórico do discente.

Devido a quantidade de solicitações que a coordenação precisa avaliar, recomenda-se que os alunos envie suas atividades complementares com uma antecedência de no mínimo 60 dias antes do fim do semestre.

No link abaixo pode-se acessar a Resolução 01/2019 sobre as atividades complementares que mostra as atividades pertencentes de cada grupo e seus limites de horas.
https://sig.ufca.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=345232&key=8122b4ff94da288fc0a8275b41f38c9d

Colação de grau e primeira via do diploma

Para solicitar a colação de grau e a primeira via do diploma é necessário que o aluno tenha primeiramente entregado o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) para a biblioteca da UFCA. Para realizar essa entrega, o estudante deve inicialmente solicitar a Ficha Catalográfica à biblioteca através do e-mail catalogacao.sibi@ufca.edu.br, encaminhando o arquivo do TCC em anexo.

Após o recebimento da Ficha Catalográfica, o discente deve inseri-la no seu TCC e encaminhar a versão digital final para o e-mail bcjn.sibi@ufca.edu.br, junto com o Termo de Autorização para a publicação no repositório institucional da UFCA. No link abaixo pode-se acessar o termo de autorização:
https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2019/08/Termo-de-Autorizacao-da-Publica%C3%A7%C3%A3o-SIBI.pdf

Depois do recebimento da documentação, a biblioteca encaminhará para o e-mail do aluno o Comprovante de Entrega do TCC e o Nada Consta da biblioteca.

Para a abertura de processo de solicitação de colação de grau o aluno deverá encaminhar para o e-mail da coordenação (engcivil.cct@ufca.edu.br) o Requerimento de Colação de Grau e Expedição do Diploma no link abaixo, acompanhado das seguintes documentações: 

https://sig.ufca.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=420809&key=a18a5a25a0c64b117fbda7bc53ad0e72

1. Comprovante de Entrega de TCC;

2. Nada Consta da biblioteca;

3. Cópia de documento de identificação oficial com foto;

4. Cópia da certidão de nascimento ou casamento;

5. Cópia de CPF ou Comprovante da Situação Cadastral do CPF;

6. Prova de quitação com o serviço militar, se brasileiro do sexo masculino;

7. Comprovante de Regularidade junto à Justiça Eleitoral, se brasileiro. Retire no link: https://www.tse.jus.br/eleitor/certidoes/certidao-de-quitacao-eleitoral;

Se tratando de solicitação de colação de grau especial, além dos documentos listados acima, o aluno deverá entregar o documento comprobatório de enquadramento, em pelo menos, um dos incisos do art.291 do Regulamento dos Cursos de Graduação, disponível no link abaixo. 

https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2020/03/Regulamento-dos-Cursos-de-Gradua%C3%A7%C3%A3o-Atualizado-at%C3%A9-a-Res.-06_2020_CONSUNI..pdf

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

– Ao preencher o Requerimento de solicitação de colação de grau, o aluno deve colocar o e-mail institucional de domínio @aluno.ufca.edu.br, pois para participar da cerimônia virtual o formando terá que utilizar obrigatoriamente esse e-mail. Caso não possua, veja o vídeo de como criar este email: https://www.youtube.com/watch?v=4dnrzWyg8BQ

– Ao digitalizar a RESERVISTA, digitalize frente/verso e também a parte interna, onde consta sua assinatura.

De acordo com o art. 2º da Portaria 010/2020/PROGRAD: 

– §3º As cerimônias de colações de grau coletivas poderão ser solicitadas a qualquer tempo, no entanto a cerimônia será realizada apenas quando acumularem, no mínimo, 30 (trinta) solicitações no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (SIPAC-UFCA), ou quando completarem dois meses da última cerimônia de colação de grau coletiva realizada remotamente. 

– §4º Serão incluídas na colação de grau coletiva mais próxima, as solicitações protocoladas no SIPAC-UFCA até 15 dias antes da data programada para a cerimônia. As que descumprirem o prazo serão incluídas na colação de grau coletiva seguinte, salvo situações devidamente justificadas e apreciadas pelo Pró-reitor de Graduação.

Desistência do curso

Para a desistência definitiva do curso, o aluno deve preencher e assinar o Termo de Desistência Definitiva de Curso de Graduação e o Questionário para solicitação de Desistência Definitiva do curso, disponível abaixo.

Retire a declaração de Nada Consta da Biblioteca da UFCA. Para solicitar o Nada Consta envie e-mail para bcjn.sibi@ufca.edu.br 

Com todos esses documentos preenchidos e assinados, envie para a coordenação do curso (engcivil.cct@ufca.edu.br), solicitando a desistência do curso, juntamente com um documento oficial de identificação com foto para a abertura do processo de desistência definitiva do curso.

Termo de desistência definitiva e questionário

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Ultima atualização: 2023-11-09 12:53:23

E-mail institucional e acesso wi-fi

A Resolução n° 49/2020 do Consuni determinou o uso obrigatório do e-mail institucional (@aluno.ufca.edu.br) para os discentes nas aulas síncronas, por isso o professor pode recusar a entrada do aluno na sala do Google Meet, caso ele não esteja usando o e-mail institucional. Clique no link abaixo e veja como criar o e-mail institucional.

https://www.youtube.com/watch?v=4dnrzWyg8BQ&feature=youtu.be

Depois de criado, é importante alterar o e-mail do cadastro do SIGAA para este e-mail institucional, para receber as informações da UFCA neste novo endereço. Para isso, você deve acessar o SIGAA em:

SIGAA → Módulos → Portal do discente → Meus dados pessoais.

No campo e-mail, coloque o e-mail institucional criado e clique em confirmar. Desta forma, todos os e-mail enviado pelos professores ou pela coordenação irão para o e-mail institucional.

Com o e-mail institucional criado o aluno pode ter acesso à rede sem fio wi-fi eduroam. Veja nos links abaixo as opções de configuração da rede wi-fi:

1. Android

2. iPhone/iPad

3. Windows

ENADE 2023

No link abaixo está disponível o tutorial de como o concluinte habilitado ao ENADE 2023 deve realizar o cadastro do estudante. O sistema do ENADE já está permitindo a realização deste cadastro, sendo o prazo final o dia 18/11/2023.

https://sigaa.ufca.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=554530&key=9c2e0ea2001db101f495806bef62dd92

No link abaixo está disponível um arquivo com as informações importantes sobre o ENADE e o calendário de aulas de revisão que serão realizadas pelo curso de Engenharia Civil da UFCA.

https://sigaa.ufca.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=554540&key=12a6e66174be9792c054074bea79b69d

Qualquer outra dúvida entrar em contato com a coordenação do curso de Engenharia Civil pelo e-mail engcivil.cct@ufca.edu.br ou pelo telefone (88) 3221-9568.

Link para o Edital do ENADE 2023: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/edital-n-37-de-25-de-maio-de-2023-486214440

Estágio supervisionado obrigatório

ORIENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA EM ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Os pré-requisitos para se matricular em estágio obrigatório são: a integralização de 100% das disciplinas do ciclo básico e 70% das disciplinas obrigatórias de acordo com o PPC no qual o aluno pertence. Para se matricular nessa atividade, o aluno deve:

1. Preencher o Termo de Compromisso de Estágio Obrigatório da Central de Estágio e enviá-lo para para o email estagios.diari@ufca.edu.br. Esse documento está disponível no abaixo:

http://documentos.ufca.edu.br/?post_type=doc&p=3091 (Copie e cole o link no navegador para fazer o download do arquivo) 

2. Preencher o formulário de orientação em estágio, no link abaixo.

https://sig.ufca.edu.br/sigaa/verProducao?idProducao=444510&key=147e7c6959c7500e08bea466395a5c60

Quando receber o Termo de Compromisso assinado pela Central de Estágio, o aluno deve enviar toda essa documentação listada acima para a Coordenação do Curso (engcivil.cct@ufca.edu.br), com cópia para o Coordenador de Estágio, a professora Celme Torres (celme.torres@ufca.edu.br), que após análise autorizará a coordenação a realizar a matrícula do aluno na atividade.

ENCERRAMENTO DA ATIVIDADE DE ESTÁGIO OBRIGATÓRIO

Concluído o tempo do estágio obrigatório o aluno deverá entregar o relatório de atividades disponível no link abaixo:

http://documentos.ufca.edu.br/?post_type=doc&p=3103 (Copie e cole o link no navegador para fazer o download do arquivo)

Esse relatório é preenchido pelo aluno e pelo supervisor de campo e ambos assinam, além do professor orientador. Então o aluno envia esse documento para (estagios.diari@ufca.edu.br) solicitando a assinatura do representante da Central de Estágio.

Ao receber de volta esse documento da Central de Estágio, o aluno deverá encaminhar este relatório, juntamente com o Termo de Compromisso e o relatório final do estágio para o professor orientador lançar a nota no SIGAA e integralizar esta atividade no histórico do aluno.

Segunda chamada

Após a aplicação de uma prova, o discente tem 72h para solicitar a segunda chamada.

O aluno deve preencher o formulário de solicitação de segunda chamada, abaixo, junto com um comprovante que justifique o motivo da não realização da avaliação e encaminhar para o e-mail da coordenação (engcivil.cct@ufca.edu.br).

A coordenação informará ao professor da disciplina sobre a solicitação e este por sua vez, entrará em contato com o aluno para marcar o dia e o horário da aplicação da segunda chamada da avaliação.

O artigo 138 do regimento da graduação da UFCA assegura o direito do aluno a segunda chamada nos seguintes casos de impedimentos:

I – motivo de doença próprio ou familiar até primeiro grau, devidamente comprovado através de atestado médico;

II – motivo de exercício ou ordem militar, devidamente comprovados;

III – luto de parentes ou afins em linha reta, ou colaterais até o segundo grau, comprovável pelo respectivo atestado de óbito;

IV – convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial, ou para eleições em entidades oficiais, devidamente comprovada por declaração da autoridade competente;

V – impedimentos gerados por atividades previstas e/ou autorizadas pela coordenação do respectivo curso.

Qualquer outro motivo que não seja os listados acima deverá ser acordado diretamente com o professor da disciplina.

Solicitação de segunda chamada de avaliação

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Ultima atualização: 2023-11-09 13:36:08

Segunda via do diploma

Para solicitação da segunda via do diploma é necessário abertura de processo e o solicitante deverá encaminhar para o e-mail da coordenação (engcivil.cct@ufca.edu.br) o Requerimento de Solicitação da Segunda Via do Diploma preenchido e assinado, acompanhado das seguintes documentações:

1. Formulário de solicitação de 2ª via de Diploma;
2. Cópia de documento de identificação oficial com foto;
3. Cópia da certidão de nascimento e/ou casamento;
4. Cópia de CPF ou Comprovante da Situação Cadastral do CPF;
5. Cópia de registro policial da ocorrência, no caso de extravio, roubo ou furto;
6. Juntada aos autos do diploma original, no caso de dano.

Solicitação de segunda via do diploma

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Ultima atualização: 2023-11-09 13:40:27

Trabalho de conclusão de curso

A condição para solicitar a matrícula em TCC I é ter cursado 100% das disciplinas do ciclo básico e 85% das disciplinas do curso (entre obrigatórias e optativas). Exclui-se desta contagem a carga horária de 160 horas do estágio obrigatório. Portanto, o aluno deve ter cursado no mínimo:

– PPC 2006: 2.625 h

– PPC 2018: 2.938 h

Se o aluno atender a condição acima deve fazer o seguinte procedimento:

1º – Procure um(a) professor(a) que possa orientar em temáticas que se correlacionem com as áreas vinculadas a Engenharia Civil.
Obs: Caso o(a) professor(a) escolhido(a) não tenha vínculo ao profissionalizante do curso de engenharia civil pede-se que o aluno elabore um pequeno resumo da temática que pretendem desenvolver para que a solicitação de orientação seja levada para avaliação no colegiado do curso. Esse resumo deve ser enviado junto com a documentação descrita no 3º ponto.

2º – Preencha, completamente, e assine o Formulário de Orientação em Trabalho de Conclusão de Curso disponível abaixo.

Obs: Pede-se que preencha esse formulário digitalmente, de modo a facilitar a compreensão e captação das informações.

3° – Envie um e-mail para o seu(ua) orientador(a):
– contendo o formulário preenchido e assinado;
– contendo o seu histórico escolar atualizado;
– colocando no assunto do e-mail: Solicitação de Matrícula em TCC (1 ou 2, conforme for o caso) – seu nome e sobrenome.

4° – Peça para seu(ua) Orientador(a) encaminhar o seu e-mail para a coordenação de TCC (Profa. Ana Verônica Gonçalves Borges), no e-mail tccengcivil.cct@.ufca.edu.br, com cópia para a Curso de Engenharia Civil (engcivil.cct@ufca.edu.br), solicitando matrícula nessa atividade.

5° – As matrículas em TCC acontecem de forma contínua ao longo de todo o semestre letivo.

Formulário de orientação em trabalho de conclusão de curso

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Ultima atualização: 2023-11-09 13:48:06

Trancamento de disciplina

O trancamento parcial é o cancelamento da matrícula do aluno em uma disciplina no qual ele está matriculado. As datas limites para a realização desse procedimento é determinado no calendário universitário.

O trancamento de uma disciplina é realizado pelo próprio aluno diretamente no SIGAA, não podendo o aluno trancar todas as disciplinas do semestre porque perde o vínculo com a universidade, podendo a matrícula ser bloqueada por abandono.

Veja o vídeo no link abaixo de como realizar o trancamento de uma disciplina.

https://www.youtube.com/watch?v=_dNQ573r6IQ

O SIGAA realizará o trancamento 8 dias após a data da solicitação.

Trancamento total do curso

É a interrupção das atividades acadêmicas do estudante por um ou mais semestres, garantindo a manutenção do vínculo ao curso de graduação. Esse trancamento será concedido por um prazo de até quatro semestres (dois anos) intercalados ou consecutivos.

O aluno regular que não estiver cursando disciplinas, por estar em situação de trancamento total, deverá renovar, a cada semestre, seu vínculo institucional, sob pena de cancelamento automático do mesmo.

Não é permitido trancamento total no primeiro semestre do curso, salvo os casos previstos em lei que são:

I – motivo de saúde, devidamente comprovado pela perícia médica da UFCA;

II – prestação de serviço militar obrigatório, comprovado pela autoridade correspondente.

Para realizar o trancamento total o aluno deve:

1. Preencher o Formulário de Solicitação de Trancamento abaixo;

2. Retirar a declaração de Nada Consta da Biblioteca da UFCA. Para solicitar o Nada Consta envie e-mail para bcjn.sibi@ufca.edu.br;

3. Com estes 3 documentos preenchidos e assinados, envie todos para a coordenação do curso (engcivil.cct@ufca.edu.br), juntamente com um documento de identificação com foto para a abertura do processo de trancamento.

Solicitação de trancamento total ou parcial do curso

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Ultima atualização: 2023-11-09 13:55:56

Tutorial de matrícula para veteranos

O link abaixo possui um tutorial, elaborado pela PROGRAD/UFCA, para alunos veterenos realizarem suas matrículas.

https://www.loom.com/share/85c4f90ec8de417896b6adc94c6491b3

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