Filosofia

Atualizado em 28/09/2022 às 11h09

Carga Horária
256 horas
Tipo
Presencial
Duração
30 meses
Vagas
12
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. ITALO LINS LEMOS

ppgfilprof@ufca.edu.br

(88) 3221-9526

FILOSOFIA DO ENSINO DE FILOSOFIA PROF-FI0001
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O propósito desta disciplina é problematizar filosoficamente o Ensino de Filosofia, explorando a intrínseca relação entre a identidade e a didática da Filosofia. Investigar-se-á o ensino da Filosofia entre a questão pedagógica e a problemática filosófica, refletindo sobre os pressupostos filosóficos desse ensino. Serão discutidos: os diferentes significados do ensinar e do aprender Filosofia; as correlações entre as concepções de Filosofia e as metodologias de ensino; a radicalidade do perguntar filosófico; o ensino de filosofia como intervenção filosófica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE ENSINO DE FILOSOFIA PROF-FI0002
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina visa discutir o Ensino de Filosofia sob a perspectiva do Laboratório, isto é, como um espaço de experimentação do pensamento e de produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico de temas e problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas. Diversas propostas podem ser realizadas no âmbito do Laboratório: estudo de temas, problemas e períodos históricos da Filosofia; exame e desenvolvimento de novas técnicas de ensino, materiais didáticos, metodologias, programas de ensino e planos de aula de Filosofia; reflexão crítica sobre a legislação vigente para o ensino da Filosofia; projetos e atividades interdisciplinares.

Bibliografia
  • CUNHA, J.A.. Filosofia na educação infantil. Fundamentos, métodos e propostas. . Alínea. 2005
  • SILVEIRA, R.T.. Matthew Lipman e a filosofia para crianças. . Editores Associados. 2003
  • MATTHEWS, G.. A Filosofia e a criança. . Martins Fontes. 2001
  • SILVEIRA, R.T.. A Filosofia vai a escola? contribuição para a critica.... . Autores Associados. 2001
  • LIPMAN, M.. A Filosofia vai a escola?. . Summus. 1990
SEMINÁRIO DE PROJETOS PROF-FI0003
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância de reflexão e aprimoramento de seus projetos de pesquisa. Pretende-se oferecer um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as diferentes propostas de trabalho de conclusão. Nessa perspectiva, os seminários que constituem e dão nome à disciplina compreenderão não somente um momento de exposição dos projetos de pesquisas, mas a oportunidade da própria prática do exercício filosófico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FILOSOFIA NA SALA DE AULA PROF-FI0004
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O objeto da disciplina são as atividades de filosofia na educação básica. Tal objeto é abordado, de um lado, por meio da apresentação, contraposição e debate dos procedimentos e estratégicas metodológicas utilizados em sala-de-aula pelos professores-cursistas e, de outro, de estudos teóricos que configurem práticas inovadoras, de modo a conduzir à compreensão crítica e aprofundada do tema.

Bibliografia
  • Theodor W. Adorno. Educação e emancipação. . Paz e Terra. 1995
TÓPICOS ESPECÍFICOS DE FILOSOFIA E O SEU ENSINO PROF-FI0005
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O objetivo da disciplina é consolidar o campo teórico do ensino da Filosofia na educação básica por meio da abordagem de conteúdos, fundamentos, valores e sentidos de ensiná-la e aprendê-la, investigando temáticas e procedimentos de ensino de diferentes tópicos específicos que tradicionalmente a compõem e que também se situam na transdisciplinaridade e interdisciplinaridade de variadas situações ou contextos escolares.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PESQUISA EM FILOSOFIA E O SEU ENSINO PROF-FI0006
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O objetivo da disciplina é desenvolver a dimensão investigativa que acompanha o processo de ensino-aprendizagem, tendo o campo da escola da educação básica, notadamente no que tange à Filosofia e o seu ensino, como um espaço de pesquisa e produção de conhecimento, restituindo assim ao professor da disciplina o seu papel de pesquisador e produtor de conhecimento a partir de sua prática de ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DO ENSINO DE FILOSOFIA NO BRASIL PROF-FI0007
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina tem como objeto de estudo amplo a História do ensino de filosofia no Brasil, nos períodos colonial, imperial e republicano com ênfase especial ao ensino de filosofia na legislação educacional brasileira. Seu propósito é realizar uma investigação comparada sobre a presença da filosofia nos diversos sistemas escolares nacionais e um estudo de abordagens teóricas, filosóficas e pedagógicas, sobre o ensino de filosofia e sobre a filosofia como disciplina escolar e também acerca da constituição do campo de pesquisa sobre o ensino de filosofia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ELABORAÇÃO DE MATERIAL DIDÁTICO PROF-FI0008
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O objeto de estudo da disciplina é o material didático utilizado para a sua prática. Tem em vista, portanto, a origem dos materiais didáticos, os principais recursos didáticos atuais. Propõe, por um lado, uma análise sobre os objetivos, adequação, diversidade de usos e o seu momento certo, o que compreende um levantamento dos materiais mais apropriados para o ensino de Filosofia e uma reflexão sobre modos de conciliação entre os instrumentos teóricos e metodológicos com os didáticos de acordo com os objetivos do professor e respeitada a sua autonomia e peculiaridades da disciplina. Por outro lado, propõe uma atividade prática de confecção e verificação dos resultados do material didático.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARGUMENTAÇÃO, DIALÉTICA E RETÓRICA PROF-FI0009
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O objeto de estudo da disciplina é a retorica, seu sentido, origem, sua relação com a Dialética, o modo como ela se distingue da filosofia e o seu uso didático. Nesse sentido, propõe-se elencar as estruturas e princípios lógicos, as estruturas e princípios dialéticos, bem como as estruturas, estratégias e argumentação retórica. A disciplina compreende, porquanto, uma compreensão da retórica enquanto a arte do uso da palavra e seu uso e descaso pelos professores de Filosofia, as possibilidades de correlação entre ensino de filosofia e retórica e a questão da linguagem enquanto meio para a compreensibilidade e simplificação do mundo. Os trabalhos se desenvolverão por meio da análise de textos clássicos e modernos e produção de peças retóricas.

Bibliografia
  • Platão. Górgias. . Livro de domínio público. 2020
  • Desidério Murcho. Lógica Elementar. . Edições 70. 2019
  • Aristóteles. Retórica. . Edipro. 2019
  • Douglas Walton. Lógica Informal. . Martins Fontes. 2006
  • Olivier Reboul. Introdução à retórica. . Martins Fontes. 2004
  • Chaïm Perelman e Lucie Olbrechts-Tyteca. Tratado da argumentação. . Martins Fontes. 1996
SEMINÁRIO DE PESQUISA PROF-FI0010
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina tem como objetivo possibilitar aos pós-graduandos uma instância de reflexão e aprimoramento de suas pesquisas em andamento. Pretende-se oferecer um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as versões preliminares dos trabalhos de conclusão de curso. Nessa perspectiva, os seminários que constituem e dão nome à disciplina compreenderão, não somente um momento de exposição das pesquisas desenvolvidas, mas a oportunidade da própria prática do exercício filosófico.

Bibliografia
  • Marcus Sacrini. Leitura e Escrita de Textos Argumentativos. . EdUSP. 2022
  • Umberto Eco. Como se faz uma tese. . Perspectiva. 2020

Último Processo Seletivo

26/02/2024 às 00:00 - 26/02/2024 às 14:00

Nenhum processo seletivo em vigência.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.