Pessoal Temporário

Publicado em 21/05/2020. Atualizado em 27/01/2023 às 15h11

Descrição

A contratação de pessoal por prazo determinado ocorre para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público, na forma que dispõe a Lei nº. 8.745/1993.

O recrutamento do pessoal temporário é feito mediante processo seletivo simplificado, sujeito a ampla divulgação, inclusive através do Diário Oficial da União – DOU.

Para acessar os editais dos processos seletivos simplificados promovidos pela UFCA, clique aqui.

Atualmente, a Universidade Federal do Cariri – UFCA possui em seus quadros as seguintes categorias de pessoal temporário:

Professor Substituto

Para suprir a falta de docente efetivo decorrente de:

  • vacância do cargo;
  • afastamento ou licença, na forma do regulamento; ou
  • nomeação para ocupar cargo de direção de reitor, vice-reitor, pró-reitor e diretor de campus.

A contratação de professor substituto fica limitada a 20% (vinte por cento) do total do quadro de docentes efetivos em exercício na UFCA.

Professor Temporário

Para atender demanda do Projeto Mais Médicos para o Brasil. Essa contratação foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 208/2014-MP/MEC/MS, publicada no DOU em 06/06/2014. A Portaria nº 503, de 06 de junho de 2014, estabeleceu o quantitativo de 02 (duas) contratações para a UFCA.

Profissional de Nível Superior Especializado

Para atendimento a pessoas com deficiência, nos termos da legislação, matriculadas regularmente em cursos técnicos de nível médio e em cursos de nível superior nas instituições federais de ensino. A contratação de Profissionais Técnicos Especializados em Linguagem de Sinais foi autorizada pela Portaria Interministerial nº 173, de 20 de junho de 2017. A Portaria nº 314, de 04 de abril de 2018, estabeleceu o quantitativo de 03 (três) contratações para a UFCA.

A Divisão de Análise de Provisão – DAPR da Coordenadoria de Admissão e Dimensionamento – CAD é responsável pela análise dos processos de contratação, bem como pela gestão dos contratos no que diz respeito ao controle dos prazos, prorrogação, alteração de regime de trabalho e solicitação de rescisão.

Mais Informações

Ticket ( https://atendimento.ufca.edu.br/open.php ) atendimento.progep@ufca.edu.br

E-mail: cad.progep@ufca

Telefone: 3221-9312

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.