Engenharia de Materiais

Graduação / BACHARELADO

Atualizado em 04/10/2023 às 09h17

Período
Matutino e Vespertino
Tipo
Presencial
Duração
5 anos
Vagas
100
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. CARLOS MARLEY DE SOUZA JUNIOR

engmateriais.cct@ufca.edu.br

Bloco A, Sala 19

Brasão do curso de Engenharia de Materiais da UFCA

Diante dos desafios impostos pela sociedade moderna, o segmento da Engenharia de Materiais, é um dos segmentos que tem impulsionado o crescimento tecnológico no Brasil e no mundo.

Para se ter uma ideia, o engenheiro de materiais está presente em praticamente todos os produtos fabricados pelo homem – de um copo descartável a uma tela de computador, celular ou televisão. É ele quem desenvolve, a partir das matérias-primas existentes ou desenvolvidas por ele mesmo, os produtos que serão fabricados e usados nos diversos segmento de uma sociedade.

Desta maneira a sua atuação se dará no projeto e desenvolvimento de novos materiais, como materiais de construção, ligas refratárias, vidros, cerâmicas eletrônicas, materiais nucleares, fibras óticas, plásticos de engenharia, borrachas, biomateriais, metais estruturais, materiais recicláveis etc.

Como você pode ver, esse engenheiro adentra nos mais variados setores, como na Indústria automobilística, aeronáutica e de transformação, no campo da Engenharia Nuclear e Biomédica, Engenharia civil, além de poder atuar em empresas privadas e estatais, particularmente, vinculadas aos setores de pesquisa e desenvolvimento.

É um profissional que tem um vasto campo de atuação, que pode ainda desempenhar diversas atividades, entre elas: controle de qualidade, controle de processos produtivos, projeto de materiais e instalações, corrosão e degradação de materiais, reciclagem de materiais, seleção de materiais, análise de falhas. Ou seja, campo de trabalho é o que não falta para esse profissional.

Mais informações sobre o curso estão disponíveis no menu lateral.

Semestre 1

CALCULO FUNDAMENTAL I CAR0001 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade, o Teorema do Valor Intermediário, derivadas, máximos e mínimos, o Teorema do Valor Médio, Regra de L’Hospital, Fórmula de Taylor.

Bibliografia
  • CÁLCULO: VOLUME I
  • Um Curso de Cálculo - Hamilton Luiz Guidorizzi
ALGEBRA VETORIAL E GEOMETRIA ANALITICA EM0004 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Álgebra de vetores no plano e no espaço tridimensional. Retas. Planos. Cônicas e quádricas. Coordenadas polares, cilíndricas e esféricas.

Bibliografia
  • Boulos, P. e Camargo, I. Geometria Analítica: Um Tratamento Vetorial, 3ª ed. Pearson Universidades, 2004.
  • Steinbruch A. e Winterle P., Geometria Analítica, 1ª ed. Pearson Universidades. 1995.
QUÍMICA GERAL PARA ENGENHARIA EM0076 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos fundamentais da química, relações de massa e energia nos fenômenos químicos, desenvolvimento do modelo do átomo, classificação periódica e estrutura molecular com ênfase em ligações no estado sólido. Reações químicas em termos de sua estequiometria, unidades de concentração em solução, propriedades coligativas e cinética. Discussão das relações de equilíbrio e suas aplicações em fenômenos envolvendo ácidos, bases e sistemas eletroquímicos.

Bibliografia
  • CHANG, R.;GOLDSBY, K.A.; Química, 11ed., Porto Alegre: Ed. Bookman, 2013, 1168p. ISBN: 9788580552553.
  • BROWN, T.L.; LEMAY Jr., H.E.; BURSTEN, B.E. Química, a Ciência Central, 13 ed., São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005, 990 p. ISBN: 9788587918420.
  • ATKINS, P.; JONES, L. Princípios de Química: Questionando a Vida Moderna e o Meio Ambiente, 5 ed., Porto Alegre: Bookman, 2012, 1026 p. ISBN: 9788540700383.
QUÍMICA EXPERIMENTAL EM0077 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos e medidas em química. Investigação científica. Segurança no laboratório. Procedimento experimental. Práticas: Apresentação de material de laboratório: Vidrarias, equipamentos e acessórios. Técnicas de manuseio. Ligações Químicas. Estrutura em Sólidos. Reações químicas. Estequiometria. Soluções. Cinética. Estudo de equilíbrio químico e equilíbrio iônico. Reações de oxirredução.

Bibliografia
  • BORTOTTI, L.; LENZI, E.. Química Geral Experimental,. 2 ed.,. Rio de Janeiro: Ed. Freitas Bastos. 2012
  • TRINDADE, D.F.; OLIVEIRA, F.P.; BANUTH, G.S.L.; BISPO, J.G.. Química Básica Experimental. 4 ed.. São Paulo: Ed. Ícone. 2010
  • CHRISPINO, A.; FARIA, P.. Manual de Química Experimental. 1 ed.. Campinas: Ed. Átomo. 2010
  • OLIVARES, I.R.B.. Gestão de Qualidade em Laboratórios. 2 ed.. Campinas: Ed. Átomo. 2009
  • MORITA, T.; ASSUMPÇÃO, R.M.V.. Manual de Soluções, Reagentes e Solventes, Padronização, Preparação e Purificação. 2 ed.. São Paulo: Ed. Edgar Blucher. 2007
  • CONSTANTINO, M.G.. Fundamentos de Química Experimental. 1ed.. São Paulo: EDUSP. 2003
INTRODUÇÃO À ENGENHARIA DE MATERIAIS EM0079 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

O que é Ciência e Engenharia de Materiais. Campos de Atuação da Engenharia de Materiais. Atribuições profissionais. Ética, legislação e direitos humanos. Evolução e Desenvolvimento dos Materiais. As classes dos materiais (cerâmicos, compósitos, polímeros e metais) e suas características e propriedades gerais. Exemplos práticos de características, propriedades e aplicações de materiais. Palestras com profissionais da área.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROGRAMAÇÃO COMPUTACIONAL EM0084 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao computador; Uso de planilhas eletrônicas; Métodos de análises e solução de problemas; Introdução à programação com Fortran 90.

Bibliografia
  • Roberto Neto e Fábio Silva. Introdução a Programação para Engenharia. . LTC. 2022

Semestre 2

CALCULO FUNDAMENTAL II CAR0004 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Primitivas, Teorema Fundamental do Cálculo, Integrais definidas e indefinidas, aplicações da integral, Métodos de integração, Teorema do Valor Médio para integrais, Método de Newton.

Bibliografia
  • MUNEM, M. e FOULIS, D. J., Cálculo, Vol. 1 Cálculo, Vol. 1. 1ª. ed. LTC, 1982.
  • LEITHOLD, Louis. O cálculo com geometria analítica, Vol. I. Editora Harbra ltda, 1994.
  • GUIDORIZZI, Hamilton Luis. Um curso de cálculo, Vol. I. Editora LTC, 2001
  • STEWART, J. Cálculo, Vol. 1. 7ª. ed. São Paulo, SP: Editora Cengage Learning Edições Ltda, 2014. (Referência principal).
  • d. d. . d. 1
ALGEBRA LINEAR EM0010 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Matrizes, determinantes e sistemas lineares; Espaços vetoriais; transformações lineares; espaço vetorial com produto interno; operadores lineares; autovalores e autovetores; operadores e produto interno; diagonalização de operadores.

Bibliografia
  • Alfredo Steinbruch e Paulo Winterle.. Introdução à Álgebra Linear.. . Pearson.. 1997
FÍSICA FUNDAMENTAL I EM0078 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Vetores, Cinemática em 1, 2 e 3 Dimensões, Leis de Newton, Trabalho e Energia, Conservação de Energia, Centro de Massa e Momento Linear, Cinemática e Dinâmica de Rotação.

Bibliografia
  • Halliday e Resnick. Fundamentos de Física: Mecânica. 9. LTC. 2013
  • Young e Freedman. Física I: Mecânica. 12. Pearson. 2013
CIÊNCIA DOS MATERIAIS I EM0080 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estrutura atômica e ligações químicas. Introdução a Ciência dos Materiais. Estrutura Cristalina dos Sólidos. Imperfeições em Sólidos Cristalinos. Difusão Atômica. Propriedades Mecânicas dos Materiais. Mecanismos de Falhas (fratura, fadiga e fluência).

Bibliografia
  • Ciência e Engenharia de Materiais: Uma Introdução
QUÍMICA ORGÂNICA EM0081 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Teoria estrutural. Funções orgânicas tais como hidrocarbonetos, compostos aromáticos, oxigenados, nitrogenados e sulfurados. Principais reações químicas orgânicas. Estereoquímica.

Bibliografia
  • BRUICE, P. Y.. Química Orgânica. 4a ed. Pearson Prentice Hall. 2006
QUÍMICA INORGÂNICA EM0082 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Propriedades gerais dos compostos inorgânicos. Compostos de coordenação e organometálicos. Química de estado sólido. Química supramolecular e nanotecnologia. Aplicação de compostos em processos catalíticos. Eletrônica Molecular. Materiais Avançados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA EXPERIMENTAL I EM0083 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao laboratório de Física. Experimentos: Densidade de um Líquido, Constante Elástica de Molas, Colisão Inelástica, Pêndulo Simples, Oscilação de um Sistema Massa-Mola, Deformação Elástica de uma Haste, Atrito Estático, Movimento de um Projétil, Momento de Inércia, Movimento Retilíneo com Aceleração Constante, Elemento Resistivo Linear, Resistividade Elétrica. Resistência Interna de um Voltímetro, Análise de Circuitos Elétricos: Regras de Kirchhoff.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

CALCULO VETORIAL APLICADO CAR0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Coordenadas polares. Série de Taylor. Funções vetoriais. Funções de duas e três Variáveis. Derivadas parciais. Máximos e Mínimos. Integrais Múltiplas. Análise vetorial: Teorema de Green, Gauss e Stokes.

Bibliografia
  • Hamilton Luiz Guidorizzi. Um Curso de Cálculo, Vol. 2. . LTC. 2003
  • Hamilton Luiz Guidorizzi. Um Curso de Cálculo, Vol. 3. . LTC. 2003
DESENHO TECNICO PARA ENGENHARIA DE MATERIAIS EM0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Coletânea de Normas Técnicas para Desenho da ABNT: Tipos de linhas; Letras; Dimensões, conteúdo e disposição dos espaços da folha de desenho; Emprego de escalas; Dobramento da folha de desenho; Regras de cotagem. Construções geométricas usuais. Introdução a Geometria Descritiva; Projeções ortogonais. Cortes e seções. Perspectivas. Uso de ferramenta CAD para desenho: comandos de criação, edição, inserção de blocos e textos; hachura; cotagem; layout de impressão; Aplicações de CAD em projetos no campo da Eng. de Materiais.

Bibliografia
  • SILVA, Arlindo; Ribeiro, Carlos Tavares; Dias, João, Sousa, Luís. Desenho Técnico Moderno. 4ª. Editora LCT. 2013
CALCULO NUMERICO EM0014 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução. Erros em Computação. Ferramentas. Solução de Equações não Lineares. Solução de Sistemas de Equações Lineares. Interpolação. Integração Numérica.

Bibliografia
  • [Vídeo-Aula] Interpolação Polinomial: 02 - Aplicação ao Cálculo de uma Integral
  • [Vídeo-Aula] Playlist com videos sobre Dicas de Calculadora Científica
  • [Video-Aula] Método da Bisseção (Fundamentos)
  • [Vídeo-Aula] Método da Bisseção (Exercício)
  • Conversor Online Entre Bases Numéricas
  • [Video-Aula] Raízes de Equações: Método da Falsa Posição
  • [Vídeo-Aula] Método da Falsa Posição (Exercício)
  • [Vídeo-Aula] Análise de Erros: Erro Absoluto e Erro Relativo
  • [Vídeo-Aula] Análise de Erros: Arredondamento e Truncamento
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Fundamentos e Exemplo
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Usando a Calculadora Científica para as Frações
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: SPD, SPI e SI
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Exemplo com pivô Nulo (Pivoteamento)
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Exemplo com coeficientes Decimais
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Solução de um Sistema Linear Tridiagonal
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Solução de um Sistema MxN com M maior do que N
  • [Vídeo-Aula] Instabilidade Numérica no Método da Eliminação de Gauss
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Cálculo da Matriz Inversa
  • [Vídeo-Aula] Eliminação de Gauss: Aplicação ao Método de JORDAN
  • [Vídeo-Aula] Interpolação Polinomial: 01 - Fundamentos e Aplicações
  • Burden/Faires. Analise Numérica. ttt. ttt. 2023
FISICA FUNDAMENTAL II EM0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Movimento Oscilatório, Gravitação, Estática e Dinâmica dos Fluidos e Termodinâmica. 1. Oscilações – Oscilador Harmônico Simples, Movimento Harmônico Simples (MHS), A energia no MHS, Aplicações do MHS, MHS e Movimento Circular Uniforme (MCU), Movimento Harmônico Amortecido, Oscilações Forçadas e Ressonância, Oscilações de Dois Corpos. 2. Gravitação – Origem da Lei da Gravidade, Lei da Gravitação Universal de Newton, a Constante Gravitacional G, Gravitação Próxima da Superfície da Terra. Teorema de Cascas, Energia Potencial Gravitacional, Campo Gravitacional. 3. Estática e Dinâmica dos Fluidos – Fluidos e Sólidos, Pressão e Massa Específica, Variação da Pressão em um Fluido em Repouso, Princípio de Pascal e de Arquimedes, Medição de Pressão, Conceitos Gerais do Escoamento de Fluidos, Linhas de Corrente e Equação da Continuidade, Equação de Bernoulli, Aplicação da Equação de Bernoulli e da Equação da Continuidade. 4. Termodinâmica – Temperatura e Equilíbrio Térmico, Escalas de Temperatura, Medição de Temperatura, Dilatação Térmica, O Gás Ideal, Calor, Transferência de Calor, a Primeira Lei da Termodinâmica, Capacidade Térmica, Calor Específico, Trabalho, Energia Interna de um Gás Ideal, Capacidade Térmica de um Gás Ideal, aplicações da Primeira Lei da Termodinâmica, Processos Unidirecionais, Entropia, Variação de Entropia para Processos Irreversíveis, a Segunda Lei da Termodinâmica, Entropia e Rendimento de Máquinas Térmicas, Entropia e Desempenho de Refrigeradores, Eficiência de Máquinas Reais, uma Abordagem Estatística da Entropia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MECANICA GERAL EM0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estática do ponto material. Equilíbrio dos corpos rígidos. Análise de estruturas. Atrito e suas aplicações na Engenharia. Noções de Dinâmica dos Corpos Rígidos. Centróides e momentos de inércia. Descrição do Conteúdo: 1. Vetores; 2. Equilíbrio de um Ponto Material; 3. Resultantes de Sistemas de Forças; 4. Equilíbrio do Corpo Rígido; 5 Análise Estrutural; 6. Atrito; 7. Centróide e Centro de Gravidade; 8. Momento de Inércia; 9. Noções de Dinânima.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CIENCIA DOS MATERIAIS II EM0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Diagramas de fases unários e binários. Diagrama Ferro-Carbono. Transformações de fases em ligas ferro-carbono. Tratamentos Térmicos em Aços. Estruturas Cristalinas dos Materiais Cerâmicos. Aplicações e Processamento das Cerâmicas. Estruturas dos Polímeros. Características, Aplicações e Processamento dos Polímeros. Materiais Compósitos. Corrosão e Degradação dos Materiais. Propriedades Elétricas. Propriedades Térmicas. Propriedades Magnéticas. Propriedades Ópticas.

Bibliografia
  • Callister Jr, W. D.; Rethwisch, D. G.. Ciência e Engenharia de Materiais: uma introdução. . LTC. 2012
QUÍMICA INSTRUMENTAL EM0085 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à química Instrumental. Introdução à química eletroanalítica. Métodos potenciométricos. Cromatografia líquida e gasosa. Espectroscopia óptica. Espectroscopia de absorção ultra-violeta e infravermelho. Espectrometria de massa. Espectroscopia de emissão por plasma. Espectroscopia atômica por chama e atomização eletrotérmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

MATEMATICA APLICADA EM0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Equações diferenciais ordinárias de 1ª ordem. Equação diferenciais lineares de 2ª ordem e de ordem superior. Sistemas de equações diferenciais lineares. Resolução de equações diferenciais ordinárias via séries de potência. Transformada de Laplace.

Bibliografia
  • Dennis G. Zill. The first course in Diferential Equations. 10. Cengage Learning. 2013
  • Willian E. Boyce e Richard C. DiPrima. Equações Diferenciais Elementares e Problemas de Valores de Contorno. 9. LTC. 2010
TERMODINÂMICA DE SÓLIDOS EM0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Resumo das Leis da Termodinâmica; Calor Específico; Termodinâmica Estatística; Termodinâmica de Transições de Fases; Termodinâmica de Reações Químicas; Quantidades Parciais Molares; Propriedades Termodinâmicas de Ligas; Equilíbrio entre Fases de Composição Variável; Energia Livre de Sistemas Binários; Termodinâmica de Superfícies e Interfaces.

Bibliografia
  • GASKEL, DAVID R.. INTRODUCTION TO THE THERMODYNAMICS OF MATERIALS. 5º. Editora Taylor & Francis Group. 2008
  • SMITH, J. M.; VAN NESS, H. C.; ABBOTT, M. M.. INTRODUÇAO A TERMODINAMICA DA ENGENHARIA QUIMICA. 7º. Editora LTC. 2007
  • KORETSKY, MILO D.. TERMODINAMICA PARA ENGENHARIA QUIMICA. 1º. Editora LTC. 2007
  • DEHOFF, ROBERT T.. THERMODYNAMICS IN MATERIALS SCIENCE. 2º. Editora CRC Press. 2006
MATERIAIS CERÂMICOS EM0086 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos gerais dos materiais cerâmicos. Composição, ligações químicas, estruturas cristalinas e amorfas dos materiais cerâmicos e suas influências nas características do material. Matérias-primas cerâmicas naturais (argilas e argilominerais, feldspatos, quartzo, calcita...): métodos de beneficiamento, estruturas, características, relacionando-as com as suas influências durante o processamento cerâmico, formulações e os tipos e propriedades dos produtos cerâmicos tradicionais. Matérias-primas sintéticas (óxidos, carbetos, nitretos...): síntese, estruturas, características e funções nas etapas de processamento, formulações e propriedades de produtos cerâmicos avançados. Vidros e vitrocerâmicos: definições, fundamentos, matériasprimas, formulações x usos x propriedades, reações que ocorrem durante a fabricação dos vidros e cristalização vítrea, etapas gerais dos processos produtivos, principais fases vitrocerâmicas comerciais e suas propriedades. Formulações e diagramas de equilíbrio de fases. Identificação de matérias-primas por análise química, capacidade de troca de cátions, difração de raios X, distribuição granulométrica, análises térmicas, microscopia eletrônica, entre outras técnicas. Atividades práticas laboratoriais de caracterização e determinação de propriedades de matérias-primas cerâmicas, a exemplo de curva de defloculação, distribuição granulométrica, plasticidade, mineralogia e análise química.

Bibliografia
  • SINTON, CHRISTOPHER W.. Raw materials for glass and ceramics: sources, processes, and quality control.. . John Wiley & Sons,. 2006
MATERIAIS POLIMÉRICOS EM0087 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos básicos da ciência dos polímeros: terminologia, classificação dos polímeros, funcionalidade, copolímero, forças moleculares, tipos de cadeias e suas configurações e conformações; Síntese de polímeros: poliadição via radicais livres, poliadição iônica, poliadição via complexos de coordenação, policondensação, polimerização por abertura de anel, copolimerização e técnicas de polimerização; Massa molar: tipos, distribuição e métodos de determinação; Polímeros em solução.

Bibliografia
  • CANEVAROLO JÚNIOR, Sebastião V.. Ciência dos polímeros: um texto básico para tecnólogos e engenheiros.. 3. ed.. Artliber. 2010
MATERIAIS METÁLICOS EM0088 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução às ligas ferrosas (estrutura, classificação, propriedades e aplicações): Aços-carbono e aços liga, aços resistentes ao desgaste, aços resistentes ao calor, aços inoxidáveis, Ferros fundidos; Introdução às ligas não ferrosas (estrutura, classificação, propriedades e aplicações): Alumínio e suas ligas, Cobre e suas ligas, Magnésio e suas ligas, Titânio e suas ligas; Metais refratários; Superligas; Ligas especiais.

Bibliografia
  • VICENTE CHIAVERINI. TECNOLOGIA MECANICA. 2a. PEARSON. 2014
  • William Callister. Ciência e Engenharia de Materiais: Uma introdução. Editora: LTC - Livros Técnicos e Científicos. -5ª Edição. Editora: LTC - Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. 2008
RESISTÊNCIA DOS MATERIAIS EM0089 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Dimensionamento e cálculo de tensão e deformação em peças de material homogêneo sujeita aos esforços axial, fletor e torsor. Tensão; Deformação; Transformações de Tensão e Deformação; Relação Tensão x Deformação; Carregamento Axial; Torção; Flexão.

Bibliografia
  • Link Compartilhado

Semestre 5

ELETROMAGNETISMO EM0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A Carga Elétrica e a Lei de Coulomb, Campo Elétrico, Lei de Gauss, Energia Potencial Elétrica e Potencial Elétrico, Propriedades Elétricas dos Materiais, Capacitância, Circuitos CC, Campo Magnético, Lei de Indução de Faraday, Propriedades Magnéticas dos Materiais, Indutância, Circuitos de Corrente Alternada, Equações de Maxwell e Ondas Eletromagnéticas.

Bibliografia
  • Resnick. Fundamentos de Física v3. 9ª. LTC. 2010
FENÔMENOS DE TRANSFERÊNCIA EM0030 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conservação de massa. Conservação da quantidade de movimento. Conservação da energia. Aplicações da mecânica dos fluidos. Camada limite hidrodinâmica. Transferência de calor por condução e convecção. Transferência de calor por radiação. Transferência de massa. Admensionalização das equações de conservação.

Bibliografia
  • CREMASCO, M. A.. OPERAÇÕES UNITÁRIAS EM SISTEMAS PARTICULADOS E FLUIDODINÂMICOS. 1º. Editora Edgard Blucher. 2012
  • WELTY, J. R.; WICKS, C. E.; WILSON, R. E.. FUNDAMENTALS OF MOMENTUM, HEAT AND MASS TRANSFER. 5º. Editora IE-Wiley. 2007
  • FOX, R. W.; McDONALD, A. T.; PRITCHARD, P. J.. INTRODUÇÃO A MECÂNICA DOS FLUIDOS. 6º. LTC Editora. 2006
  • KREITH, F.; BOHN, M. S.. PRINCÍPIOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR. 1º. Editora Thomsom Learning Pioneira. 2003
  • CREMASCO, M. A.. FUNDAMENTOS DE TRANSFERÊNCIA DE MASSA. 2º. Editora UNICAMP. 2003
  • INCROPERA, F. P.; DeWITT, D. P.. FUNDAMENTOS DE TRANSFERÊNCIA DE CALOR E MASSA. 5º. LTC Editora. 2003
ESTRUTURA E PROPRIEDADE DE POLIMEROS EM0042 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos fundamentais sobre polímeros e estrutura molecular (revisão); Morfologia de polímeros (teorias e estruturas de cristalização); Cristalinidade e fatores que a afetam; Transições térmicas; Propriedades mecânicas, térmicas, óticas e elétricas (isolantes e condutoras); Fatores que influenciam no comportamento térmico e mecânico; Noções sobre degradação; Relação estrutura/propriedades. Aplicações tecnológicas.

Bibliografia
  • Sebastião V. Canevarolo. Ciência dos Polímeros. . 3. 2010
PROCESSAMENTO DE MATERIAIS CERÂMICOS EM0090 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Matérias-primas; Beneficiamento; Caracterização de materiais particulados; Reologia de suspensões coloidais de sistemas cerâmicos; Aditivos de processo; Processos de conformação: Prensagem, Extrusão, Colagem, Colagem em fita, Injeção, sistema sol-gel, novos processos; Secagem; Sinterização; Transformações térmicas de matérias-primas cerâmicas: cinética de reações entre fases cerâmicas; Diagramas de equilíbrio de fases; Formulação de Massas cerâmicas; Reformulação de massas cerâmica; Conformação Vítrea: sopro, prensagem, conformação de fibras, laminação, têmpera; Processos de Fabricação de cimento. Aulas práticas: - Técnicas de moagem - Secagem e granulação - Conformação por extrusão; - Prensagem uniaxial - Fabricação de moldes para colagem - Colagem de barbotina - Sinterização - Desenvolvimento de produtos com propriedades especificadas.

Bibliografia
  • James S. Reed. principles of ceramics processing. . John Wiley. 2010
TRANSFORMAÇÕES DE FASES EM METAIS EM0091 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Transformação de fases em metais. Termodinâmica de equilíbrio de fases. Diagramas de fase. Difusão atômica. Nucleação e crescimento de fases. Solidificação. Recuperação e Recristalização. Sistema ferro-carbono. Transformação martensítica.

Bibliografia
  • Rezende Gomes dos Santos. Transformações de fases em materiais metálicos. 1ª edição. Editora da Unicamp Unicamp. 2007
ENGENHARIA AMBIENTAL EM0092 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos básicos sobre desenvolvimento sustentável; Evolução histórica da questão ambiental no Brasil e no mundo; Meio ambiente e poluição; Controle de poluição da água, solo, ar e sonora; Resíduos sólidos; Legislação ambiental; Princípios de gestão ambiental; Certificação ambiental; Riscos ambientais; Impactos ambientais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

TRATAMENTOS TERMICOS E TERMOQUIMICOS EM0043 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos tratamentos térmicos. Conceitos básicos do diagrama de equilíbrio ferro-carbono. As curvas de temperatura-tempo-transformação. Tipos de tratamentos térmicos. Tipos de tratamentos termoquímicos. Dureza e temperabilidade. Tratamentos térmicos de ligas não-ferrosas. Noções de endurecimento por solubilização e precipitação.

Bibliografia
  • Costa e Silva. Aços e ligas especiais. . Blucher. 2000
PROCESSAMENTO DE MATERIAIS POLIMÉRICOS EM0050 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

No Curso de Processamento de polímeros serão abordados os seguintes temas: considerações gerais sobre o processamento de polímeros; Noções de aditivação de polímeros; Processamento por Extrusão; Processamento por Injeção; Injeção-sopro e extrusão-sopro; Termoformagem; Moldagem rotacional; Outras técnicas de processamento; Projeto de moldes e matrizes; Controle de qualidade na indústria de processamento; Visitas industriais e atividades práticas (Injeção e Extrusão).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMPORTAMENTO MECÂNICO E REOLÓGICO DE MATERIAIS EM0093 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de tensão e deformação; Elasticidade: módulos e deformação elásticos; Mecanismo da deformação altamente elástica (borrachosa); Mecanismos de deformação plástica; Mecanismos de Fratura, Fadiga e Fluência; Conceitos básicos de reologia; Viscosidade e mecanismos de escoamento; Viscoelasticidade; Tipos de fluidos; Propriedades reológicas: Técnicas de medidas e aplicações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROPRIEDADES DOS MATERIAIS CERÂMICOS EM0094 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Propriedades Mecânicas. Propriedades Térmicas. Propriedades Elétricas. Propriedades Magnéticas e dielétricas não lineares. Propriedades Ópticas. Aplicações dos Materiais Cerâmicos. Atividades Práticas: Caracterização mecânica de produtos cerâmicos. Determinação de absorção de água, densidade aparente, porosidade aparente, retração.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROCESSAMENTO DE MATERIAIS METÁLICOS EM0095 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Processamento e obtenção de metais ferrosos; Processamento e obtenção de metais não ferrosos; Fundição; Metalurgia do pó; Usinagem; Soldagem; Conformação Mecânica.

Bibliografia
  • M.B.Mourão. Introdução à Siderurgia. 2A. ABM. 2002
  • V.Chiaverini. Tecnologia Mecânica II. 2a. Pearson Universidades. 1995
ENSAIOS DE MATERIAIS EM0096 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Finalidade e Classificação dos Ensaios de Materiais. Normas técnicas. Equipamentos de ensaios. Teoria e Técnicas de realização dos ensaios. Ensaios Mecânicos destrutivos Estáticos, Ensaios Mecânicos Destrutivos Dinâmicos e de carga constante. Conceitos fundamentais e aspectos gerais dos ensaios não destrutivos de Líquidos Penetrantes, de Partículas Magnéticas, de Ultra-som, de inspeção por Radiografia (Raios X e Raios gama). Atividades de laboratório.

Bibliografia
  • GArcia. Ensaios do Materiais. . LTC. 2010

Semestre 7

CARACTERIZAÇÃO DE MATERIAIS EM0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Análise Termogravimétrica – TG. Análise Térmica Diferencial – DTA. Calorimetria Diferencial da Varredura – DSC. Difração de Raios X – DR-X. Fluorescência de Raios X. Microscopia Óptica. Microscopia Eletrônica de Transmissão. Aulas práticas de: Análise Térmica (ATG e DSC). Difração de Raios X – DR-X. Fluorescência de Raios X. Microscopia Eletrônica de Varredura.

Bibliografia
  • canevarollo. caracterização de polímeros. . sao carlos. 2010
CORROSÃO DE MATERIAIS EM0051 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos iniciais, importância econômica e social da corrosão. Fundamentos das reações de oxirredução. Potencial de eletroquímico. Equação de Nernst. Pilhas eletroquímicas. Tipos de corrosão em materiais metálicos. Mecanismos de Corrosão. Parâmetros cinéticos e termodinâmicos da corrosão. Polarização. Passivação. Diagramas de Pourbaix. Métodos experimentais para estudos de corrosão. Técnicas de combate à corrosão. Degradação de materiais não metálicos: ideias gerais e analogias com a corrosão de metais. Atualidades sobre estudos de corrosão.

Bibliografia
  • A.C. Dutra; NUNES, L.P. Nunes. Proteção catódica: técnica de combate à corrosão. 5ª ed.. Editora Interciência. 2011
  • S. Wolynec. Técnicas eletroquímicas em corrosão. . EDUSP. 2003
  • D.A. Jones. Principles and prevention of corrosion. . Maxwell Macmillan International Editions. 1992
MATERIAIS COMPÓSITOS EM0097 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Considerações Gerais. Micromecânica dos compósitos. Matrizes para compósitos. Reforços para compósitos. Compósitos de matriz: polimérica, metálica e cerâmica. Mecanismos e modos de fratura em compósitos. Atividades práticas: - Processamento de materiais compósitos reforçados com fibras naturais e sintéticas; - Produção de diferentes tipos de laminados, reforçados por partículas, fibras curtas, longas e com diferentes orientações.

Bibliografia
  • Flamínio Levy Neto e Luiz Claudio Pardini. Compósitos estruturais: ciência e tecnologia. . 2. 2016
MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA EM0098 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Importância da metodologia de pesquisa para gerar conhecimento; tipos de conhecimento (popular, filosófico, religioso e científico); classificação das ciências; tipos de pesquisa (quantitativa e qualitativa); processo de pesquisa (preparação, fases, execução e relatório); técnicas de pesquisa relevantes em engenharia; estrutura de trabalhos acadêmicos: projeto de pesquisa, relatório, artigo científico, monografia, dissertação e tese; Divulgação científica: normas, meios e aspectos éticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE ADMINISTRAÇÃO EM0099 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Administração Científica. Teoria das Relações Humanas. Teoria da Burocracia. Escola Comportamental. A administração atual como evolução e consequência dos estudos anteriores sobre as organizações; Escola estruturalista; Desenvolvimento organizacional; Mudança organizacional e inovação; Organização e ambiente: Abordagem dos sistemas abertos; Organização e contingência: Teoria contingencialista. Desenvolvimento Organizacional; Administração por Objetivos (APO); Qualidade total; Downsizing; Reengenharia; Cultura Organizacional; Aprendizagem organizacional; E novas tendências na gestão de organizações: organizações empreendedoras e organizações em rede.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ELETROTÉCNICA EM0100 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos básicos de eletricidade. Esquemas: unifilar, multifilar e funcional. Dispositivos de comando de iluminação. Dimensionamento de tomadas de uso geral e especial e de iluminação. Previsão de cargas e divisão dos circuitos da instalação elétrica. Fornecimento de Energia Elétrica. Aterramento. Proteção. Noções de dimensionamento da instalação elétrica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA CAR0003 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O papel da estatística na engenharia. Análise exploratória de dados. Elementos básicos da teoria das probabilidades. Variáveis aleatórias e distribuição de probabilidade discreta e contínua. Amostragem. Estimação e testes de hipótese média, variância e proporção. Testes de aderência, homogeneidade e Independência. Análise de Variância. Regressão Linear simples e correlação. Regressão linear múltipla.

Bibliografia
  • BUSSAB, Wilton de Oliveira; MORETTIN, Pedro Alberto. Estatístic básica. 5 ed.. Saraiva. 2002
FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES EM0060 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceito. Definições. Características e mitos do empreendedor. Cultura empreendedora. A atividade empreendedora. A globalização e as oportunidades de negócios. O empreendedorismo no Brasil. O processo empreendedor. Plano de negócio.

Bibliografia
  • MAXIMIANO, Antonio César Amaru.. Administração para empreendedores: fundamentos da criação e da gestão de novos negócios.. 2. ed.. Pearson Prentice Hall. 2011
  • TACHIZAWA, Takeshy.. Gestão Ambiental e Responsabilidade Social Corporativa.. 5 ed. Rev. e Amp.. Atlas. 2008
  • BIAGIO, Luiz Arnaldo; BATOCCHIO, Antonio.. Plano de negócios.. 1. ed.. Manole. 2005
  • HIRISCH, Robert D; PETERS, Michael P.. Empreendedorismo. Traduzido por Lene Belon Ribeiro.. 5 ed.. Bookman. 2004
  • MELO NETO, Franciso Paulo de; BRENNAND, Jorgiana Melo.. Empresas socialmente sustentáveis: o novo desafio da gestão moderna.. . Qualitymark. 2004
  • BERNARDI, Luiz Antonio.. Manual de plano de negócios.. 2. ed. Atlas. 2003
  • MELO NETO, Francisco; FROES, César. Empreendedorismo social: a transição para a sociedade sustentável.. . Qualitymark. 2002
FUNDAMENTOS DA ECONOMIA EM0101 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao estudo da ciência econômica. Fundamentos da análise microeconômica: demanda e oferta, produção, custos e estruturas de mercado. Fundamentos da análise macroeconômica: contabilidade nacional, agregados macroeconômicos, políticas fiscais e monetárias. Crescimento e desenvolvimento econômico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ERGONOMIA E SEGURANÇA NO TRABALHO EM0102 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Acidentes/tipos. Causas de Acidentes. CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes). Prevenção e combate ao fogo. EPI e EPC. Ergonomia. Primeiros Socorros. Trabalho sobre prevenção contra incêndio. Trabalho sobre Primeiros Socorros.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO (TCC) EM0103 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A atividade deve incluir a orientação e o acompanhamento dos alunos quanto ao desenvolvimento da proposta e das atividades do projeto propriamente dito, incluindo aspectos de redação e formatação de relatórios técnicos e científicos, capítulos de livros, monografias e/ou artigos e da preparação do seminário final. O conteúdo depende do tema escolhido pelo aluno. Deve conter uma revisão bibliográfica relacionada ao tema escolhido e a preparação do plano do trabalho, transcorrido metade do tempo dedicado a essa atividade. Ao final do componente curricular o aluno deve entregar seu trabalho de conclusão de curso e apresentar um seminário para defesa de uma banca composta por no mínimo 3 (três membros). O TCC que deve conter bibliografia, objetivo, desenvolvimento do projeto, propriamente dito, e conclusões.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 10

ESTÁGIO INTEGRADO EM0104 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aplicar, ampliar e adequar conhecimentos técnico-científicos visando à integração entre a teoria e a prática no desenvolvimento de habilidades, requeridas para a formação do perfil profissional; Exercitar-se na perspectiva da prática profissional através de sua inserção em situação real de trabalho; Conhecer a realidade socioeconômica e cultural da população, no contexto da área de atuação do estágio; Desenvolver a capacidade de crítica e percepção humanística da realidade, identificando seu potencial como elemento de transformação da sociedade; Participar do trabalho em equipes multiprofissionais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CERAMICAS REFRATARIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Definição e classificação, - Propriedades e teste dos refratários, - Fratura dos refratários, - Corrosão dos refratários, - Produção dos refratários, - Refratários não conformados, - Refratários de alumina, - Refratários de sílica, - Refratários sílico-aluminosos, - Refratários de cromo-magnésio, - Refratários carbonáceos, - Refratários isolantes, - Aplicações dos refratários

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARGILAS: PROPRIEDADES E USOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Definição, propriedades, características e usos de argilas, argilominerais e outros minerais presentes nas rochas argilosas. Classificação por origem geológica e por uso industrial/comercial das argilas. Constituições químico-mineralógica e estruturas dos argilominerais. Propriedades e características das argilas e argilominerais: substituição isomórfica, carga elétrica superficial, capacidade de troca catiônica, propriedades coloidais do sistema argila-água, plasticidade, defloculação e ação do calor sobre as argilas. Identificação e caracterização de argilas e argilominerais por análise química, capacidade de troca de cátions, difração de raios X, análises térmicas, microscopia eletrônica, entre outras técnicas. Aplicações práticas das influências das características composicionais e morfológicas das argilas e argilominerais no processamento industrial.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO AO EQUILIBRIO DE FASES EM MATERIAIS CERAMICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Termodinâmica e equilíbrio de fases; - O sistema de um componente; - O sistema de dois componentes; - Determinação do diagrama de fase de equilíbrio - Sistemas Binários Hipotéticos e Análise de Fase - Sistemas Ternários - Fases e reações fora do equilíbrio

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIA DE ELASTÔMEROS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução a elastômeros e borrachas; Matéria prima; Técnicas de vulcanização; Reforços e aditivos; Compostos e formulação; Tecnologias de processamento; Controle de qualidade na indústria de borrachas; Aplicações industriais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DEGRADAÇÃO DE POLÍMEROS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ambientes degradativos (iniciação térmica, mecânica e fotoquímica). Ciclo auto-catalítico de degradação. Biodegradação e os oxo-biodegradáveis. Técnicas analíticas para acompanhamento da degradação de polímeros (FTIR, análises térmicas, GPC, ensaios mecânicos). Degradação de sistemas heterofásicos. Estudos de caso no Brasil e problemas recorrentes na indústria.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METALURGIA DA SOLDAGEM
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução aos processos de soldagem. Fluxo de calor em soldagem. Influências metalúrgicas no metal fundido. Influências metalúrgicas no metal de base e solidificado. Fissuração em juntas soldadas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REFINO DE PETRÓLEO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico e Origem do Petróleo. Composição e Classificação do Petróleo. Introdução a Química do Petróleo. Processamento Primário de Fluidos. Destilação Atmosférica e Destilação a Vácuo. Processos Térmicos de Conversão. Conceitos Fundamentais sobre Catálise. Craqueamento Catalítico Fluidizado. Hidrotratamento/Hidrocraqueamento Catalítico. Ciclo de Otto versus Tipos de Gasolina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIA DE VIDROS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Estado Vitreo - Composição dos vidros - Tipos principais de vidros - Matérias-primas para fabricação de vidros; - Fusão do vidro; - Tratamentos térmicos e químicos; - Fabricação de vidro óptico. - Fabricação de vidro plano. - Estiramento de tubos e barras. - Fabricação de vidro oco. - Fabricação de fibras de vidro. - Vidrados e vidros especiais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM: SÍNTESE DE CERÂMICAS AVANÇADAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ementa livre, adaptável a cada situação ou necessidade de atualização dentro do escopo ou contexto da disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MINEROLOGIA APLICADA AO USO DE MINÉRIOS, ROCHAS E MINERAIS INDUSTRIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ciclo das rochas e processos geológicos formadores e concentradores de minerais. Conceitos, classificação e abundância de minerais na crosta terrestre. Recursos primários renováveis e não renováveis. Recursos secundários (reciclagem e reaproveitamento). Fonte e produção de matérias-primas metálicas, orgânicas e inorgânicas. Usos e especificações de minérios metálicos, matérias-primas orgânicas, rochas e minerais industriais. Beneficiamento e tratamento de minérios, rochas e minerais industriais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reações de adição nucleofílica; Reações de substituição nucleofílica; Reações de substituição eletrofílica; Reações de eliminação; Reações de ácidos carboxílicos e derivados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRATIVO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS 1
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento, num grupo supervisionado, de um projeto integrador relacionado às disciplinas desenvolvidas no primeiro (1º) e segundo (2º) semestres do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e projetos. Tema Central: CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS NO COTIDIANO DA SOCIEDADE.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRATIVO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS 2
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento, num grupo supervisionado, de um projeto integrador relacionado às disciplinas desenvolvidas até o quarto (4º) semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e projetos. Tema Central: A FÍSICA, QUÍMICA E A MATEMÁTICA APLICADA NA CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRATIVO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS 3
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento, num grupo supervisionado, de um projeto integrador relacionado às disciplinas desenvolvidas até o sexto (6º) semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e projetos. Tema Central: CIÊNCIA E ENGENHARIA DE MATERIAIS E O MEIO AMBIENTE.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRATIVO EM ENGENHARIA DE MATERIAIS 4
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento, num grupo supervisionado, de um projeto integrador relacionado às disciplinas desenvolvidas até o sétimo (7º) semestre do curso, como parte integrante da proposta do uso de metodologias ativas de aprendizagem, baseada em problemas e projetos. Tema Central: O PROCESSO DE APRIMORAMENTO E DESENVOLVIMENTO DE PRODUTOS E PROCESSOS PRODUTIVOS, o que pode englobar tanto um projeto conceitual por modelagem, como desenvolvimento de um produto/processo real, bem como a seleção de materiais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MECÂNICA DA FRATURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução as falhas. Diagrama de análise de fratura. Mecânica da fratura linear elástica. Mecânica da fratura elastoplástica. Mecânica da fratura aplicada a fadiga. Análise de casos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATERIAIS METÁLICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Disciplina de conteúdo variável envolvendo assuntos de interesse na área de materiais metálicos, podendo ser um curso dado por professor visitante ou estudo dirigido individual compreendendo pesquisa bibliográfica, estudos teóricos e/ou projetos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ADITIVAÇÃO DE POLÍMEROS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução; importância e requisitos; Aspectos toxicológicos; Incorporação de aditivos; Mecanismos de atuação dos aditivos: estabilizantes, plastificantes; lubrificantes, antiestáticos, retardante de chama, pigmentos, nucleantes, espumantes, modificadores de impacto e cargas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FALHA PREMATURA DE POLÍMEROS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceituação de falha prematura e importância prática; Principais fatores que induzem a falha prematura de polímeros; Falha mecânica: a teoria de Griffith e a mecânica da fratura; Análise fratográfica – a topografia da fratura; Ataque químico e stress cracking; Falha relacionada com aspectos ambientais; A investigação da falha prematura; Análise de casos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATERIAIS POLIMÉRICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Disciplina de conteúdo variável envolvendo assuntos de interesse na área de materiais poliméricos, podendo ser um curso dado por professor visitante ou estudo dirigido individual compreendendo pesquisa bibliográfica, estudos teóricos e/ou projetos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM MATERIAIS CERÂMICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Disciplina de conteúdo variável envolvendo assuntos de interesse na área de materiais cerâmicos, podendo ser um curso dado por professor visitante ou estudo dirigido individual compreendendo pesquisa bibliográfica, estudos teóricos e/ou projetos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RECICLAGEM DE MATERIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Materiais e ambiente: efeitos da extração, manufatura e consumo de materiais; Ciclo global dos materiais e conceitos de reciclagem; Aspectos ambientais, econômicos e mercadológicos da reciclagem; Reciclagem de materiais poliméricos (reciclagem mecânica, química e energética); Reciclagem de materiais metálicos; reciclagem de vidro e reutilização de materiais cerâmicos; Aplicações práticas; Projeto de reciclagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DOS BIOMATERIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Biomateriais e materiais biológicos; - Estrutura e Propriedades dos Biopolímeros; - Fundamentos de Biocompósitos; - Biocerâmicas e Materiais Vítreos Biológicos; - Metais com Aplicações Biológicas; - Biodegradação dos Materiais; - Biocompatibilidade e Biotestes; - Resposta Inflamatória dos Biomateriais; - Sistema de Liberação Controlada de Fármacos - Aplicações dos Biomateriais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATERIAIS DA INDÚSTRIA DA CONSTRUÇÃO CIVIL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Química dos materiais de construção - Propriedades e Transportes dos fluidos nos sólidos - Agregados - Aglomerantes - Produtos cerâmicos para construção civil - Produtos metálicos para construção civil - Produtos poliméricos para construção civil - Materiais betuminosos - Madeira como material de construção - Novas tecnologias.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM CIÊNCIA DOS MATERIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Disciplina de conteúdo variável envolvendo assuntos de interesse na área de ciência dos materiais, podendo ser um curso dado por professor visitante ou estudo dirigido individual compreendendo pesquisa bibliográfica, estudos teóricos e/ou projetos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS ESPECIAIS EM: FUNDAMENTOS DA QUARTA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

- Ementa livre, adaptável a cada situação ou necessidade de atualização dentro do escopo ou contexto da disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À ESTRUTURA DA MATÉRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Radiação de corpo negro e a hipótese de Planck da quantização de energia; Efeito fotoelétrico e efeito Compton; Hipótese de Broglie e a dualidade onda partícula; Princípio da incerteza de Heisenberg; introdução à mecânica quântica e a equação de Schrödinger; Estrutura cristalina; Lei de Bragg; Rede recíproca

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Curso de Engenharia de Materiais.