Medicina Veterinária

Graduação / BACHARELADO

Atualizado em 08/03/2024 às 16h33

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
5 anos
Vagas
50
Campus
Crato

Coordenação: Prof. JORGE ANDRE MATIAS MARTINS

Prédio Multiuso, Sala M306

O Médico Veterinário, com formação generalista e humanista, desenvolve habilidades de atuação nas áreas de Ciências Agrárias e Ciências da Saúde, com enfoque nos setores de Produção e Reprodução Animal, Produção e Inspeção de Alimentos, Sanidade Animal, Clínica Médica e Cirúrgica Animal, Biotecnologia, Saúde Pública, Agronegócio e Proteção Ambiental.

Do ponto de vista da importância e da participação do Médico Veterinário na Saúde Pública, vale ressaltar a publicação no DOU (Seção 1, páginas 48 a 55) da Portaria do Ministério da Saúde no 2.488/2011, que “Aprova a Política Nacional de Atenção Básica”, e coloca o Médico Veterinário no Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF 1 e 2, participando oficialmente da Atenção Básica no Brasil.

Com uma formação alicerçada no conceito de “Saúde Única” o Médico Veterinário atuará nas comunidades desempenhando diversas funções administrativas, de pesquisa, ensino e educação, com ações de promoção e proteção à saúde, pronto atendimento, cura e reabilitação, contribuindo para a organização do modelo assistencial de saúde e, consequentemente, para a melhoria da qualidade de vida do homem e dos animais.

Semestre 1

HISTOLOGIA E EMBRIOLOGIA GERAL MV0001 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gametogênese, fertilização, etapas da formação e desenvolvimento embrionário nas espécies domésticas. Conhecimento da origem, das características estruturais e dos aspectos funcionais dos tecidos fundamentais componentes do organismo animal: Tecido Epitelial; Tecidos Conjuntivos (Tecido Conjuntivo Propriamente dito – Frouxo e denso; Tecido conjuntivo de propriedades especiais – Adiposo, elástico, reticular e mucoso; Tecido conjuntivo de suporte – Cartilagem e osso); Sangue e hemocitopoese; Tecido Muscular; e Tecido Nervoso. Preparação de tecidos para estudo histológico e microscopia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À BIOQUÍMICA MV0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Bioquímica e seus fundamentos. A lógica molecular da vida. Funções orgânicas de interesse biológico. As biomoléculas e suas propriedades. A importância da água e suas propriedades nos sistemas biológicos. Conceito de pH e soluções tampão. Estrutura e função das biomoléculas: aminoácidos, proteínas, enzimas; carboidratos; nucleotídeos e ácidos nucléicos; lipídios; vitaminas e minerais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANATOMIA DESCRITIVA ANIMAL MV0003 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da anatomia. Planos de delimitação e construção do corpo dos vertebrados. Terminologia anatômica. Anatomia dos sistemas: esquelético, muscular e circulatório. Tegumento comum.

Bibliografia
  • FRANDSON, C. D.. Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda. . 7ª ed. . Rio de Janeiro. Guanabara-Koogan. 2012
  • POPESKO, P.. Atlas de anatomia topográfica dos animais domésticos. . 5. ed. São Paulo: Manole. 2012
  • BUDRAS, K-D.; MCCARTHY, P. H.; FRICKE, W.; RICHTER, R.; HOROWITZ, A.; BER, R.. Anatomia do cão: texto e atlas. . 5. ed. São Paulo: Manole. 2012
  • KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H-G.. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. . 4. ed. Porto Alegre: Artmed. 2011
  • DYCE, K. M.; SACK, W. O.; WENSING, C. J. G. Tratado de anatomia veterinária.. . Elsevier. 2010
  • ASHDOW, R. R.; DONE, S. Anatomia Veterinária. O Cavalo. . Manole Ltda. v.2.. 1987
  • GETTY, R. Anatomia dos animais domésticos.. . Guanabara Koogan,. 1986
  • ? Atlas Fotográfico de Anatomia Comparativa de Vertebrados ? Volume 1 - Sebben, 2015
  • Atlas fotográfico de anatomia comparada de vertebrados [recurso eletrônico] / Antonio Sebben ? [et al.]. _ Brasília : Universidade de Brasília, 2019
INICIAÇÃO À MEDICINA VETERINÁRIA, DEONTOLOGIA E BIOÉTICA MV0004 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

O profissional de Medicina Veterinária: Perfil, capacitações, código de ética e estrutura do curso. Glossário de termos médicos. Origem e evolução da Medicina Veterinária. Espécies domésticas de interesse zootécnico. Práticas sobre identificação, contenção e pesagem de animais de pequeno e grande porte. Coleta, embalagem e expedição de alimentos e material biológico para análise. Aplicação de medicamentos. Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura e paz e cidadania. Direitos dos animais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTATÍSTICA APLICADA À CIÊNCIA ANIMAL MV0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estatística descritiva. Distribuições de probabilidade. Amostragem. Distribuições amostrais. Inferência: estimação e testes de hipóteses. Correlação e regressão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BIOLOGIA CELULAR GERAL MV0006 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; Composição química da célula; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, transporte através de membranas; citoesqueleto e movimentos celulares; organelas citoplasmáticas; parede celular; núcleo interfásico e em divisão; divisão celular; regulação do Ciclo Celular; fluxo da informação genética; interações célula-célula e célula-matriz extracelular; apoptose e necrose; Bactérias e Vírus.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL MV0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios básicos da experimentação. Etapas de uma pesquisa. A técnica da análise da variância. Testes de comparações múltiplas. Delineamentos básicos. Ensaios fatoriais e em parcelas subdivididas. Regressão e correlação em modelos lineares. Análise de covariância.

Bibliografia
  • GRAMACHO, Wladimir G.. Introdução à metodologia experimental.. E-book.. Editora Blucher. 2023
  • Silva, Anderson Rodrigo D.. Estatística decodificada. 1ª. Editora Blucher. 2023
  • DANCEY, Christine P.; REIDY, John G.; ROWE, Richard.. Estatística sem matemática para as ciências da saúde. 1ª. Grupo A. 2017
  • Calegare, Alvaro Jose de A. Intodução ao delineamento de experimentos. 2ª. Editora Blucher. 2009
MICROBIOLOGIA BÁSICA MV0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Histórico e evolução do conhecimento em Microbiologia. Classificação e caracterização geral dos microrganismos (bactérias, fungos e vírus). Crescimento, metabolismo e genética bacteriana. Métodos de estudo em Microbiologia. Técnicas de cultivo, isolamento, observação e quantificação de microrganismos. Métodos de controle microbiano. Noções sobre antimicrobianos e mecanismos de resistência bacteriana.

Bibliografia
  • PEREIRA, F. S. G.. Laboratório de microbiologia. 1. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco. 2020
  • TORTORA, G. J.; FUNKE, B. R.; CASE, C. L.. Microbiologia. 12. Artmed. 2017
  • MADIGAN, M. T.; MARTINKO, J. M.; BENDER, K. S.; BUCKLEY, D. H.; STAHL, D. A.. Microbiologia de Brock. 14. Artmed. 2016
  • TRABULSI, L. R.; ALTERTHUM, F.. Microbiologia. 6. Atheneu. 2015
  • NOGUEIRA, A. V.; SILVA FILHO, G. N.. Microbiologia. 1. EaD/UFSC. 2010
BIOQUÍMICA VETERINÁRIA MV0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Ciclo da Matéria na Biosfera. Bioenergética. Metabolismo Intermediário. Alterações do equilíbrio ácido-base nos organismos. Bioquímica dos sistemas: nervoso; endócrino; digestório do monogástricos e poligástricos; reprodução e lactação. Ciclo da ureia. Perfil bioquímico do sangue. Metabolismo do grupo heme.

Bibliografia
  • CHAMPE P.; HARVEY R.; DENISSE F. Bioquímica Ilustrada. . Artmed. 2012
  • NELSON D.; COX M. Princípios de Bioquímica de Lehninger. . Artmed. 2011
  • BERG, JEREMY MARK; TYMOCZKO, JOHN L.; STRYER, LUBERT. L. Bioquímica Fundamental. . Editora Guanabara Koogan. 2011
ANATOMIA TOPOGRÁFICA ANIMAL MV0010 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Estudo do sistema nervoso central, sistema nervoso autônomo, sistema nervoso periférico, sistema respiratório, sistema reprodutor masculino e feminino, cavidade torácica, abdominal e pélvica, órgãos urinários, órgãos da audição, órgãos da visão, sistema digestório, sistema endócrino.

Bibliografia
  • FRANDSON, C. D.. Anatomia e Fisiologia dos Animais de Fazenda. . , 7ª ed. . Rio de Janeiro. Guanabara-Koogan. 2012
  • KÖNIG, H. E.; LIEBICH, H-G. Anatomia dos animais domésticos: texto e atlas colorido. . 4. ed. Porto Alegre: Artmed. 2011
  • DYCE, K. M.; SACK, W. O.; WENSING, C. J. G.. Tratado de Anatomia Veterinária. . 4. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010
  • DONE, S. H.; GOODY, P. C.; EVANS, S. A.; STICKLAND, N. C.. Atlas colorido de anatomia veterinária do cão e do gato. . 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier. 2010
  • GETTY, R. Anatomia dos animais domésticos. . 5. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan. 1986
ASPECTOS SOCIAIS DA AGROPECUÁRIA MV0049 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

O Cenário Sociológico. Conceitos Básicos de Sociologia. Organização Social e Modos de Produção. Formação da Agricultura Brasileira. A Questão Agrária e a Reforma Agrária no Brasil. Movimentos Sociais no Campo. Direitos Humanos. O Novo Rural Brasileiro e Noções de Desenvolvimento. Terceiro Setor. Os Desafios Atuais e Emergentes da Realidade Agrária Brasileira e o Papel do Profissional de Veterinária.

Bibliografia
  • LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A.. Sociologia Geral. 8. Atlas. 2022
  • SOUZA, A.C. M. et al. Formação Social, Econômica e Política do Brasil. . Sagah. 2021
  • Inacio Rangel. Questão agrária, industrialização e crise urbana no Brasil. . Editora Universidade UFRGS. 2000
  • Amartia Sen. Desenvolvimento como Liberdade. . Companhia das Letras. 2000
HISTOLOGIA VETERINÁRIA MV0080 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Organizações especiais dos tecidos animais: estudo dos órgãos dos Sistemas Nervoso; Respiratório; Circulatório; Linfático; Digestório; Urinário; Endócrino; Reprodutor; Tegumentar; e Órgãos do sentido.

Bibliografia
  • JUNQUEIRA, L.C. & CARNEIRO, J.. Histologia básica - Texto e Atlas. 13 ed. Guanabara Koogan. 2017
  • KIERSZENBAUM, A. L.; TRES, L. L.. Histologia e Biologia Celular - Uma Introdução à Patologia. 4 ed. Elsevier. 2016
  • BACHA JR., WILLIAN J.; BACHA, LINDA M.. Atlas colorido de histologia veterinária. 2 ed. Roca. 2003

Semestre 3

IMUNOLOGIA VETERINÁRIA MV0014 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fundamentos de imunologia e imunoquímica Antígenos e imunoglobulinas. Resposta imunitária humoral e celular. Complemento. Hipersensibilidade. Interações imunológicas ´in vitro´. Imunoprofilaxia. Resposta imune nas infecções microbianas. Princípios dos métodos de diagnóstico por: soroneutralização, imunofluorescência direta e indireta, linhagens de cultura celular, hemaglutinação, radioimunoensaio e ensaio imunoadsorvente ligado à enzima (ELISA eu EIA). Teste de precipitação em anel.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA VETERINÁRIA I MV0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios de homeostase celular. Fluidos circulantes do organismo. Membranas biológicas. Fisiologia comparada das principais espécies domésticas: estudo da fisiologia do sistema nervoso; biomecânica e fisiologia do sistema músculo esquelético; fisiologia do sistema cardiovascular e respiratório. Radioatividade: sua utilização e efeitos da radiação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MICROBIOLOGIA VETERINÁRIA MV0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo das principais características morfológicas, antigênicas, metabólicas, bioquímicas, sorológicas e epidemiológicas dos agentes causadores de doenças infecciosas nos animais domésticos, dando ênfase as bactérias, fungos e vírus, especificando aspectos relacionados a sua patogenicidade, diagnóstico laboratorial, profilaxia e controle.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA I MV0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à parasitologia dos animais domésticos; definições e termos técnicos. Relação parasita hospedeiro. Sistemática, morfologia, aspectos biológicos e importância médico veterinária dos principais ectoparasitas e endoparasitos dos animais domésticos. Meios e métodos de diagnóstico em Parasitologia. Confecção e interpretação de exames parasitológicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GENÉTICA BÁSICA MV0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo de genética e bases da hereditariedade; Natureza do material genético; O fluxo da informação genética: Transcrição e Tradução; Tipos de transmissão de caracteres genéticos; Recombinação e mutação; Genética Mendeliana: Teoria da herança cromossômica e ligação gênica. Interação gênica. Herança e sexo. Princípios de genética de populações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMPORTAMENTO E BEM ESTAR ANIMAL MV0052 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao comportamento e bem-estar animal. Bases neurofisiológicas e desenvolvimento do comportamento. Padrões comportamentais das espécies: social, alimentar, sexual, parental, comunicação. Comportamentos estereotipados. Legislação de proteção animal. Interação homem-animal. Indicadores de bem-estar animal. Eutanásia e abate. Dor e sofrimento. Meio ambiente e bem-estar animal. Bem-estar de animais de interesse zootécnicos, de animais de laboratório, de animais de companhia, de animais silvestres. Uso de animais no ensino de Medicina Veterinária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

BIOCLIMATOLOGIA ANIMAL MV0013 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Biomas e Climas do Brasil. Questões climáticas e criação animal. Interação entre os animais e o meio. Estresse e agentes estressores. Ambiência e conforto térmico. Termorregulação. Estresse térmico e seus efeitos nos processos biológicos dos animais (fisiologia, reprodução, produção, comportamento). Adaptação animal ao meio ambiente. Estratégias para minimizar os efeitos do clima sobre os animais (ações nas instalações, pasto e piquete, manejo, reprodução, alimentação, seleção genética).

Bibliografia
  • BROOM, Donald M.; FRASER, Andrew Ferguson.. Comportamento e Bem-estar de Animais Domésticos. . Manole. 2010
PARASITOLOGIA VETERINÁRIA II MV0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Compreender como as doenças parasitárias atuam no corpo de seu hospedeiro e como a defesa imunológica tenta se proteger à contaminação. Conhecer os principais grupos de ectoparasitos e endoparasitos responsáveis por causarem danos e lesões aos animais domésticos.

Bibliografia
  • Silvia Gonzalez Monteiro. Parasitologia na Medicina Veterináriia. 2. Roca. 2017
FARMACOLOGIA VETERINÁRIA MV0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aspectos gerais da farmacologia: farmacocinética, farmacodinâmica, usos terapêuticos e efeitos colaterais de medicamentos de uso veterinário. Sistema nervoso autônomo e junção neuromuscular. Sistema nervoso central. Autacóides e agentes de ação tecidual. Drogas que agem no: sistema renal, sistema cardiovascular, sistema respiratório e gastrointestinal. Drogas que agem sobre os agentes causadores das doenças.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA VETERINÁRIA II MV0023 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fisiologia comparada das principais espécies domésticas: Estudo fisiológico do sistema endócrino, sistema excretor, sistema reprodutor, glândula mamária e aparelho digestório.

Bibliografia
  • CUNNIGHAM, M. J.. Tratado de Fisiologia dos animais domésticos. 6. Elsevier. 2021
  • REECE, W. O. DUKES. Fisiologia dos animais domésticos. 13. Guanabara Koogan. 2017
  • COLVILLE, T. P.; BASSERT, J.. Anatomia e fisiologia clínica para medicina veterinária. 2. Elsevier. 2010
MELHORAMENTO ANIMAL MV0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Ação gênica. Introdução à herança quantitativa. Herança e meio. Herdabilidade. Repetibilidade. Sistemas de acasalamento. Exogamia. Parentesco. Consanguinidade. Métodos de seleção e sistemas de acasalamento. Uso da computação no melhoramento animal. Métodos de melhoramento genético das espécies animais de interesse econômico.

Bibliografia
  • Teorias e métodos em melhoramento genético animal: bases do melhoramento genético animal
  • Genética básica para veterinária
  • Melhoramento Genético Animal
  • Genética básica para veterinária
  • Melhoramento Genético Animal
  • Melhoramento Genético Animal
  • xxxxx
NUTRIÇÃO DE ANIMAIS NÃO RUMINANTES MV0056 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aspectos anatômicos e fisiológicos do sistema digestório dos monogástricos. Principais nutrientes. Digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes. Exigências nutricionais de aves e suínos. Classificação dos alimentos. Valor nutricional e fator limitante de alguns alimentos. Técnicas de análise químico-bromatológica de alimentos. Métodos e cálculos de ração. Formulação de dietas balanceadas.

Bibliografia
  • FURUYA, W. Tabelas Brasileiras de Exigências Nutricionais para Tilápias. UEPG, 2010.
  • ARAÚJO, J.M.A. Química de alimentos: Teoria e Prática. 3ª. ed. Viçosa: UFV. 2006. 478p.
  • BERTECHIN, A.G. Nutrição de monogástricos. Ed. UFLA. 2006. 301p.
  • ROSTAGNO, H.S.; ALBINO, L.F.T.; DONZELE, J.L.; et al. Tabelas brasileiras para aves e suínos. Composição de alimentos e exigências nutricionais. Viçosa: UFV/DZ, 2006. 141p.
  • ANDRIGUETTO, J. M. et al. Nutrição animal: alimentação animal. v. 2. São Paulo: Nobel, 2003. 426p.
  • BERTECHINI, A.G. Nutrição de Monogástricos. Lavras: Editora UFLA, 2006. 301p. MACARI, M.,
  • FURLAN, R.L., GONZALES, E. Fisiologia aviária aplicada a frangos de corte. Campinas:FACTA, 2002.
  • SILVA, D.J., QUEIROZ, A.C. Análise de alimentos: Métodos químicos e biológicos. 3.ed. Editora UFV. 2006. 235p.
  • ANDRIGUETTO, J. M. et al. Nutrição animal: bases e fundamentos. v.1. São Paulo: Nobel, 2002. 395p.

Semestre 5

PATOLOGIA GERAL VETERINÁRIA MV0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Patologia Geral. Causas e mecanismos de lesão celular. Lesões celulares reversíveis e irreversíveis. Morte somática e alterações cadavéricas. Pigmentos e pigmentações patológicas. Calcificação patológica. Distúrbios circulatórios. Inflamação e reparação tecidual. Distúrbios do desenvolvimento e do crescimento. Neoplasias. Técnica de necropsia nos animais domésticos. Colheita, armazenamento e envio de amostras para exame laboratorial.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOENÇAS PARASITÁRIAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS MV0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Etiologia, sinais clínicos, lesões, patogenia, diagnóstico, profilaxia e controle das nematodioses, cestodioses, trematodioses, protozooses e ectoparasitoses dos animais domésticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMIOLOGIA VETERINÁRIA MV0029 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Identificação e resenha. Métodos e meios de contenção para pequenos e grandes animais Métodos de exploração clínica. Anamnese. Exploração clínica dos diversos órgãos e aparelhos. Diagnóstico. Prognóstico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ZOOTECNIA I MV0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Evolução e situação da avicultura industrial. Formação de linhagens comerciais. Produção e manejo de frangos de corte e poedeiras comerciais. Evolução e situação da suinocultura industrial. Produção e manejo dos suínos. Situação da Apicultura no contexto mundial e regional. Instalação do apiário. Indumentária e implementos apícolas. Povoamento, manipulação e manejo do apiário.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PATOLOGIA CLÍNICA VETERINÁRIA MV0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo e realização dos principais exames laboratoriais em Medicina Veterinária; Preparação e envio de material ao laboratório. Leucócitos: valores normais, funções, resposta leucocitária. Eritrócitos: valores normais, morfologia, anomalias. Trombócitos: funções, valores normais. Coagulação sanguínea. Anemia. Policitemia. Bioquímica clínica. Função renal: análise física e do sedimento urinário. Característica dos exudatos e transudatos. Orientação sobre os exames a serem solicitados, interpretação dos resultados para avaliação clínica e compreensão da fisiopatologia e evolução das doenças.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FORRAGICULTURA E PASTAGENS MV0048 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Importância da forragicultura. Conceitos básicos. Morfologia e anatomia de plantas forrageiras. Principais forrageiras tropicais. Formação e manejo de pastos, capineiras e banco de proteína. Recuperação de pastos degradados. Controle de plantas invasoras, pragas e doenças. Fitotoxicologia. Conservação de forragens: produção de silagens e fenos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NUTRIÇÃO DE ANIMAIS RUMINANTES MV0055 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Alimentos volumosos e concentrados. Suplementação. Manejo alimentar em diferentes estágios produtivos. Exigências nutricionais. Formulação de Ração.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

TOXICOLOGIA VETERINÁRIA MV0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos gerais de toxicologia. Principais classes de substâncias tóxicas de interesse veterinário (medicamentos, pesticidas, plantas tóxicas e toxinas fúngicas e animais). Aspectos botânicos, distribuição geográfica e princípios tóxicos das principais espécies vegetais causadoras de intoxicação nos animais. Estudo clínico, patológico, diagnóstico, tratamento e controle das principais intoxicações.

Bibliografia
  • SPINOSA, H.S.; GÓRNIAK, S.L.; PALERMO-NETO, J.. Toxicologia aplicada à Medicina Veterinária. . Manole. 2008
ANATOMIA PATOLÓGICA VETERINÁRIA MV0025 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Aplicação dos conhecimentos adquiridos na Patologia Geral Veterinária para o estudo das patologias dos sistemas: nervoso, respiratório, cardiovascular, urinário, digestório, hepatobiliar, hematopoiético, tegumentar e aparelho locomotor. Descrição e interpretação das lesões macroscópicas em animais domésticos. Lesões, não lesões, lesões de pouco significado clínico e achados incidentais em animais domésticos. Discussão dos achados de necropsia: estudo macro e microscópico dos órgãos, utilizando conceitos básicos para o entendimento dos mecanismos gerais de formação das doenças e alterações morfológicas e funcionais dos tecidos.

Bibliografia
  • ZACHARY J.F.. Bases da Patologia em Veterinária. 6 ed. Elsevier. 2018
  • KUMAR, V.; ABBAS, A.; ASTER, J.. Robbins - Patologia Básica. 10 ed. Elsevier. 2018
  • BRASILEIRO FILHO, G.. Bogliolo - Patologia. 9 ed. Guanabara Koogan. 2016
  • SANTOS, R. L.; ALESSI, A. C.. Patologia Veterinária. 1 ed. Roca. 2016
  • WERNER, P. R.. Patologia Geral Veterinária Aplicada. . Roca. 2011
DOENÇAS INFECCIOSAS DOS ANIMAIS DOMÉSTICOS MV0026 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Etiologia, sinais clínicos, lesões, patogenia, diagnóstico, profilaxia e controle das doenças bacterianas, viróticas e micóticas dos animais domésticos. Epidemiologia, diagnóstico laboratorial e profilaxia das principais doenças dos animais domésticos causadas por vírus, clamídias, micoplasmas e riquetsias.

Bibliografia
  • MEGID, J.; RIBEIRO, M. G.; PAES, A. C.. Doenças Infecciosas Em Animais de Produção e de Companhia.. 1. Editora Roca ? Brasil, 1272 p.. 2016
TERAPÊUTICA VETERINÁRIA MV0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Tipos de tratamento. Prescrição Médico – Veterinária. Imunoterapia. Quimioterapia antinfecciosa, antiparasitária, e antineoplásica. Terapia antinflamatória, analgésica e antitérmica. Conduta terapêutica nas afecções respiratórias, digestivas, cardiovasculares, genitourinárias, locomotoras, hidroeletrolíticas e ácidobásicas. Noções de anestesiologia e de toxicologia animal.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANESTESIOLOGIA VETERINÁRIA MV0030 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Premedicação anestésica. Anestesia local. Anestesias regionais. Anestesia geral: intravenosa e inalatória. Anestésicos e equipamentos. Emergência em anestesia.

Bibliografia
  • FANTONI, D.; CORTOPASSI, S. R. G.. Anestesia em cães e gatos. 5a edição. Guanabara Koogan. 2008
DIAGNÓSTICO POR IMAGEM MV0036 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Princípios básicos do diagnóstico por imagens. Raio X, equipamentos geradores e proteção. Técnicas radiográficas, aspectos anatomicos e fisiológicos normais e interpretação radiológica. Ultrasom: natureza, propriedades, aparelhagens. Interpretação clínica das imagens radiográficas e ultrassonográficas.

Bibliografia
  • FELICIANO, M.A.R.; CANOLA, J.C.; VICENTE, W.R.R. Ultrassonografia em Cães e Gatos. . MedVet, 1º ed,. 2019
  • FELICIANO, M.A.R.; CANOLA, J.C.; VICENTE, W.R.R. Diagnóstico por imagem em Cães e Gatos.. . MedVet, 1º ed,. 2015
  • THRALL, D.E.. Diagnóstico de Radiologia Veterinária.. . 6th ed., Rio de Janeiro: Elsevier. 2015
  • CARVALHO, C.F. Ultrassonografia em pequenos animais.. . Roca. 2014
  • KEALY, J.K.; MACALLISTER, H.; GRAHAM, J.P. Radiologia e Ultra-Sonografia do Cão e Gato.. . 5th. Ed., Elsevier Store:Saunders. 2012
  • PENNINCK, D.; D'ANJOU, M.. Atlas de Ultrassonografia de Pequenos Animais. . São Paulo: Guanabara,. 2011
  • CARVALHO, C.F. Ultrassonografia Doppler em Pequenos Animais. . Roca. 2009
ZOOTECNIA II MV0041 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Importância econômica da criação de bovinos, ovinos e caprinos. Situação atual. Principais raças de bovinos, ovinos e caprinos. Sistemas de criação. Manejo dos rebanhos nas diferentes fases. Manejo reprodutivo. Sanidade. Valor nutricional dos alimentos. Exigências nutricionais de animais ruminantes. Formulação de dietas balanceadas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

TÉCNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA MV0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Princípios básicos da cirurgia. Princípios gerais da técnica cirúrgica. Execução de técnicas e procedimentos cirúrgicos in vivo, relacionados com as bases fisiológicas e anatômicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EPIDEMIOLOGIA E SAÚDE PÚBLICA MV0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Noções de demografia e estimativa de populações. Componentes ecológicos das doenças transmissíveis. Inter-relações agente – hospedeiro - ambiente. Programa de combate às doenças. Vigilância epidemiológica. Epidemiologia das doenças transmissíveis por veículo comum. Profilaxia e controle das principais zoonoses. Doenças exóticas. Higiene ambiental e educação sanitária. Legislação sanitária nacional aplicadas às medidas de defesas sanitárias animal. Tratamento da água destinada aos animais doméstico e à indústria de produtos de origem animal. Solo e ar e sua significação higiênica. Métodos de tratamento e destino de resíduos orgânicos no meio rural; Desinfetantes e métodos de desinfecção. Controle de roedores e vetores. Planificação em saúde animal.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CLÍNICA MÉDICA DE ANIMAIS RUMINANTES MV0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Afecções de: pele e anexos, olhos, ouvidos, aparelho respiratório, digestivo, circulatório, genitourinário, sistema nervoso, músculo esquelético, endócrino, sangue, órgãos hematopoéticos e glândula mamaria de animais domésticos ruminantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CLÍNICA MÉDICA DE CÃES E GATOS MV0035 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Afecções de: pele e anexos, olhos, ouvidos, aparelho respiratório, digestivo, circulatório, genitourinário, sistema nervoso, músculo esquelético, endócrino, sangue, órgãos hematopoéticos de caninos e felinos. Doenças de neonatos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL I MV0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estabelecimentos do leite e derivados. Obtenção higiênica do leite. Classificação dos tipos de leite. Composição físico-química e microbiológica do leite e derivados. Processamento tecnológico nos produtos lácteos. Microorganismos utilizados na indústria de laticínios, exames microbiológicos no leite e derivados, controle de qualidade. Avaliação sensorial e legislação. Higiene sanitária das indústrias de laticínios, do leite e derivados. Normas e critérios de inspeção dos estabelecimento e produtos lácteos. Verificação de fraudes. Noções de captura de pescado. Despesca e abate higiênico de animais de aquacultura. Métodos tecnológicos de industrialização de pescados e derivados. Avaliação sensorial, microbiologica e físico-química do pescado. Normas e critérios de inspeção de pescado e produtos derivados. Doenças transmitidas pelo consumo do pescado. Derivados comestíveis e não comestíveis de pescado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ADMINISTRAÇÃO RURAL MV0046 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Administração Rural. Administração Rural e o Agronegócio. Capital e Custo da Empresa Agropecuária. Contabilidade da Empresa Agropecuária. Medidas de Resultado Econômico. Fatores que Afetam os Resultados Econômicos. Matemática Financeira. Projetos Agropecuários: elaboração e avaliação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EXTENSÃO RURAL MV0047 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A trajetória da extensão rural no Brasil e a mudança do paradigma difusionista para a construção do conhecimento agroecológico. Abordagem sistêmica como referencial teórico/metodológico para leitura das realidades em comunidades e territórios rurais. Diagnóstico participativo como estratégia de planejamento, execução e avaliação dos processos de intervenção em comunidades e territórios rurais. Técnicas e ferramentas de sistematização de experiências como estratégia de comunicação. Os movimentos sociais e o desenvolvimento rural sustentável. Estudo das políticas públicas para o desenvolvimento rural (PNATER, PAA, PNAE, PRONAF).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANDROLOGIA E BIOTECNOLOGIA DA REPRODUÇÃO ANIMAL MV0083 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sistema endócrino-reprodutivo no macho. Alterações cromossômicas. Patologias dos órgãos genitais do macho. Colheita, análise e congelamento de sêmen. Sincronização do estro. Inseminação Artificial. Transferência de embriões. Micromanipulação de embriões. Proteômica aplicada à reprodução.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

CLÍNICA CIRÚRGICA VETERINÁRIA MV0038 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Traumatologia. Afecções cirúrgicas dos diversos órgãos e sistemas. Tumores. Inflamações e infecções de interesse cirúrgico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GINECOLOGIA E OBSTETRÍCIA VETERINÁRIAS MV0044 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Anatomia obstétrica; Biologia e fisiologia da prenhez normal. Fisiologia e patologia da gestação; Diagnóstico de gestação e viabilidade fetal; Parto eutócico e distócico; Puerpério fisiológico e patológico e assistência ao neonato. Parto normal e patológico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIA E INSPEÇÃO DE PRODUTOS DE ORIGEM ANIMAL II MV0045 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Edificações e instalações de estabelecimentos industriais de carnes e derivados. Normas de exame sanitário dos animais de abate antes e depois da matança. Controle microbiológico, físico-químico e sanitário de carnes e derivados. Avaliação sensorial, microbiológica e físico-química da carne e derivados. Técnicas de inspeção ante e post-mortem. Industrialização da carne, subprodutos comestíveis e derivados. Normas e critérios de inspeção dos estabelecimentos e produtos cárneos. Aplicação do sistema de análise de perigos e pontos críticos de controle. Tipificação de carcaças. Cortes de carne. Noções de tecnologia e inspeção de carne e aves e de ovos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CLÍNICA MÉDICA DE EQUINOS MV0051 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Afecções de: pele e anexos, olhos, ouvidos, aparelho respiratório, locomotor, digestivo, circulatório, genitourinário, sistema nervoso, músculo esquelético, sangue e órgãos hematopoéticos de equídeos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MEDICINA VETERINÁRIA LEGAL E PERÍCIA MÉDICA VETERINÁRIA MV0054 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Métodos e técnicas utilizadas na medicina veterinária legal e perícia médica veterinária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CLÍNICA MÉDICA DE AVES E ANIMAIS SILVESTRES MV0066 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Noções básicas de Taxonomia ou Classificação dos animais silvestres; Afecções clínicas dos répteis; Afecções clínicas das aves; Acompanhamento clínico-terapêutico de aves; Exames macroscópicos e laboratoriais aplicados ao diagnóstico das principais doenças que acometem aves silvestres. Afecções clínicas dos mamíferos silvestres; Afecções clínicas dos principais animais exóticos; Manejo dos animais silvestres. Técnicas de contenção e anestesia de animais silvestres. Principais afecções dos animais silvestres: sinais clínicos, diagnóstico, prognóstico e medidas terapêuticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DA PESQUISA MV0081 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo crítico das ciências; apresentação dos princípios para elaboração de um projeto de pesquisa científica; os principais métodos e técnicas da metodologia científica; como elaborar e aplicar um projeto de pesquisa; tipos de trabalhos científicos; monografia acadêmica; Relatório de pesquisa; técnicas de apresentação de trabalhos científicos; elaboração de projetos de pesquisa e qualificação. Normas para a elaboração e apresentação do relatório de pesquisa (ABNT vigente); Ética na pesquisa

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SANIDADE DE AVES E SUÍNOS MV0082 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Capacitar o aluno a discutir sobre os programas de controle e erradicação de doenças. Técnicas de diagnóstico em doenças dos suínos e aves. A disciplina visa formar um profissional com a visão crítica da relação custo benefício de cada abordagem sanitária feita nos rebanhos.

Bibliografia
  • REVOLLEDO, L.; FERREIRA, A.J.P. Patologia aviária. . Manole. 2009

Semestre 9

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO I MV0057 - 240 horas
Carga Horária

240 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiências de convivência em ambiente de trabalho, cumprimento de tarefas com prazos estabelecidos, trabalho em ambiente hierarquizado e com componentes cooperativos ou corporativistas. Oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional clássica, possibilitando-lhe o exercício de atitudes em situações vivenciadas e a aquisição de uma visão crítica de sua área de atuação profissional.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 10

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO II MV0058 - 240 horas
Carga Horária

240 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiências de convivência em ambiente de trabalho, cumprimento de tarefas com prazos estabelecidos, trabalho em ambiente hierarquizado e com componentes cooperativos ou corporativistas. Oportunidade de aplicar seus conhecimentos acadêmicos em situações da prática profissional clássica, possibilitando-lhe o exercício de atitudes em situações vivenciadas e a aquisição de uma visão crítica de sua área de atuação profissional.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MV0059 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Orientação específica para o desenvolvimento dos projetos de conclusão de curso. Elaboração e apresentação de trabalho de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

AVICULTURA ALTERNATIVA PARA O SEMIÁRIDO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Produção e manejo geral de aves alternativas produzidas na região do semiárido do Nordeste: Perspectiva da avicultura alternativa no Brasil e no mundo. Criação de galinhas para a produção de carne e ovos tipo caipira. Criação de codornas para a produção de carne e ovos. Criação de galinha d’ angola e perus para a produção de carne.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AMBIÊNCIAS NAS CONSTRUÇÕES RURAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Importância do estudo das instalações rurais, materiais de construção mais utilizados e suas principais características, tópicos de elaboração e desenvolvimento de projetos, ambiência animal, bem-estar animal e instalações especificas para os principais animais de produção

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SUINOCULTURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico e evolução do suíno, reprodução, raças, seleção e melhoramento, manejo dos animais, instalações e dos dejetos. Sistemas de produção, programas de biossegurança e bem como planejamento de produção.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETOS AGROPECUÁRIOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Planejamento Rural: Conceitos, níveis, tipos, características e princípios. Projetos Agropecuários: Elaboração de Projetos. Avaliação de Projetos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MANEJO E PRODUÇÃO DE BOVINOS NO SEMIÁRIDO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Sistemas de produção de bovinos de corte na região semiárida. Estação de monta. Manejo de bezerros de corte. Manejo de novilhos de corte. Manejo de vacas de corte. Técnicas para melhoria da eficiência reprodutiva. Critérios para descarte. Manejo de touros de corte. Planejamento da propriedade leiteira. Sistemas de produção. Nutrição e alimentação do rebanho leiteiro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MANEJO E PRODUÇÃO DE OVINOS NO SEMIÁRIDO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Situação da ovino-caprinocultura no Brasil, em especial na região do semiárido. Sistemas de produção no semiárido. Raças e cruzamentos. Seleção de reprodutores. Tópicos em nutrição, reprodução e sanidade. Custo de produção. Seminários.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HOMEOPATIA VETERINÁRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Correspondência homeopática. Lei dos semelhantes. Energia física. Matérias primas. Dinamizações e diluições. Noções de repertorização.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ACUPUNTURA VETERINÁRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Princípios de base da medicina oriental. Instrumental em acupuntura. Encefalinas e endorfinas. Aplicabilidade e indicações das técnicas no controle de afecções dos animais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FITOTERAPIA APLICADA À MEDICINA VETERINÁRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Principais constituintes ativos das plantas. Flora medicinal. Formulações à base de plantas. Aplicabilidade dos fitoterápicos na terapêutica animal.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTOPATOLOGIA VETERINÁRIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de casos clínico-patológicos. Elaboração de laudo através da identificação, descrição e interpretação de lesões microscópicas: órgão, tipo de lesão, distribuição da lesão, intensidade e duração. Estabelecimento do diagnóstico morfológico, diagnóstico etiológico, etiologia e nome da doença.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOENÇAS METABÓLICAS E CARENCIAIS DE RUMINANTES DOMÉSTICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Abordagem clínica, epidemiologia, diagnóstico, tratamento e profilaxia dos distúrbios metabólicos e carenciais dos ruminantes domésticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CLÍNICA DAS INTOXICAÇÕES ANIMAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Epidemiologia, sinais clínicos, diagnóstico, tratamento e profilaxia das intoxicações de interesse veterinário causadas por plantas tóxicos, acidentes ofídicos e produtos químicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIAGNÓSTICO ANÁTOMOPATOLÓGICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de casos clínico-patológicos. Elaboração de laudo através da identificação, descrição e interpretação de lesões macroscópicas: órgão, tipo de lesão, distribuição da lesão, intensidade e duração. Estabelecimento do diagnóstico morfológico e provável diagnóstico etiológico, etiologia e nome da doença.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ZOONOSES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceituação. Classificação. Importância sócio-econômica e sanitária. Aspectos ocupacionais. Notificação, profilaxia e controle das principais zoonoses, com enfoque às emergentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOENÇAS DE ORIGEM BACTERIANA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos, sinonímias, importância social e econômica das doenças bacterianas em animais domésticos. Epidemiologia, sintomas, patogenia, lesões, fontes de infecção, modo de transmissão. Diagnóstico clínico e laboratorial; diagnóstico diferencial. Controle, tratamento e tratamento e profilaxia. Descrição dos riscos para a saúde humana.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ENFERMIDADES DE OVINOS E CAPRINOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Enfermidades dos sistemas. Enfermidades infecciosas e metabólicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A criação de animais silvestres no Brasil. Biologia das espécies mais exploradas: cutia, paca, capivara, cateto, ema. Manejo reprodutivo e alimentar de animais silvestres. Cuidados sanitário. Legislação sobre a criação de animais silvestres. Planejamento do empreendimento na pecuária alternativa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MANEJO E SANIDADE DE ANIMAIS DE BIOTÉRIO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Instalações, nutrição, manejo reprodutivo e sanitário das criações de animais de laboratório.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
APICULTURA E MELIPONICULTURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Genética biologia e manejo de abelhas (Hymenoptera, Apidae); Produção de mel, pólen, rainhas colônias; Técnicas de polinização, pesquisa, montagem de apiários e meliponários.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EMPREENDEDORISMO E AGRONEGÓCIO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos e características sobre empreendedorismo e agronegócio. Perfil empreendedor. Análise SWOT e Modelo Canvas nos empreendimentos rurais. Invenção e inovação na agropecuária. O plano de negócios; Incubadoras de empresas. Empreendedorismo no meio rural. Estudo do agronegócio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COOPERATIVISMO E ASSOCIATIVISMO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Associativismo - histórico e importância. Estrutura e funcionamento das organizações do meio rural: cooperativas, sindicatos e associações. Cooperação e associativismo. Formas associativas. Sindicatos rurais: trabalhadores e empregadores. Condomínio rural. Cooperativas: funções, objetivos e ramos cooperativos. Órgãos sociais: assembléia geral, conselho administrativo e conselho fiscal. Estatuto social. Ato cooperativo. Projeto de implantação de cooperativa, documentação e assembléia geral de constituição. Legislação vigente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução a Química Orgânica. Introdução ao Laboratório Químico. Conceitos básicos de Ligação Química. Soluções. Equilíbrio Químico. Equilíbrio ácido-base. Reações de oxido-redução. Conceitos básicos de estereoquímica. Funções orgânicas. Biomoléculas. Abordagem sobre as características estruturais dos compostos orgânicos relacionados às ligações químicas, interações intermoleculares e reações orgânicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE PROTEÍNAS E CARBOIDRATOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aminoácidos, peptídeos e proteínas. Monossacarídeos, oligossacarídeos e polissacarídeos Estruturas e funções, métodos quantitativos. Métodos de purificação. Eletroforeses. Sequenciamento de proteínas, espectrometria de massas Determinação de estrutura tridimensional de proteínas. Aplicações biotecnológicas de proteínas e carboidratos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÉTODOS DE PURIFICAÇÃO DE PROTEÍNAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aminoácidos e proteínas, estruturas e funções. Ponto isoelétrico. Efeito tampão. Métodos de detecção e quantificação de proteínas. Métodos de precipitação proteica. Métodos cromatográficos. Sistema líquido-líquido. Verificação dos passos de purificação. Verificação da pureza das proteínas. Focalização isoelétrica. Eletroforese uni e bidimensional. Aplicabilidades de proteínas purificadas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROTEÍNAS TÓXICAS DE ORIGEM VEGETAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Metabolismo de proteínas vegetais, Lectinas. Inibidores de proteases - inibidores de alfa-amilases. Arcelinas e proteínas relacionadas. Defensinas vegetais. Toxinas (CNTX. SBTX, uréases, etc.). Proteínas inibidoras de ribossomos (RIPs).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTATÍSTICA NÃO PARAMÉTRICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ordenação de variáveis. Testes estatísticos aplicáveis a duas amostras relacionadas; Testes aplicáveis a duas amostras independentes; Testes aplicáveis a K amostras relacionadas; Testes aplicáveis a K amostras independentes; Coeficiente de Correlação de Spearman.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EMBRIOLOGIA COMPARADA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Gametogênese, fertilização, etapas da formação e desenvolvimento embrionário em diferentes espécies animais. Anexos embrionários. Organogênese e morfogênese. Noções básicas de teratologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÉTODOS ALTERNATIVOS NA EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Ciência de Animais de Laboratório: legislação e ética na experimentação animal; os 3 R’s e o uso de métodos alternativos. Apresentar a ética e legislação vigente aplicável a pesquisas desenvolvidas com animais, com enfoque nas normatizações do Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA) e instituições internacionais similares. Fornecer ainda, subsídios aos alunos, embasando-os para a formulação de projetos e para o desenvolvimento de pesquisas pautadas em princípios éticos e legais vigentes a fim de garantir o bem-estar de animais de experimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MEDICINA VETERINÁRIA SISTÊMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Visão Sistêmica Ancestral. Ecologia sistêmica. Morfologia da Glândula Pineal e seu funcionamento. Visão Sistêmica de Saúde e Doença. Terminologias e conceitos básicos da Visão Sistêmica. Comunicação Intuitiva Animal entre Consciências. Bases Éticas do Médico Veterinário Sistêmico. Síndrome de Burnout e Suicídio sob a luz da visão sistêmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MANEJO DE ANIMAIS SILVESTRES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico, importância e conceitos em manejo de animais silvestre. Aspectos ecológicos aplicados ao manejo de animais silvestre. População e ambiente. Classificação de vertebrados silvestres. Espécies brasileiras ameaçadas de extinção. Levantamentos faunísticos. Estudo de populações animais silvestres. Marcação de animais silvestres. Técnicas de manejo de fauna silvestre. Técnicas de conservação e exposição de animais silvestres. Criação de animais silvestres.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AQUICULTURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução a Aquicultura e perspectivas. Anatomia e fisiologia de Peixes. Reprodução de peixes. Planejamento das instalações para piscicultura. Manejo por fase de produção. Gerenciamento. Biologia das principais espécies cultivadas: tilápia, carpas, Tambaqui e Tucunaré. Beneficiamento do pescado. Carcinicultura.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EQUIDEOCULTURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Importância econômica da equideocultura. Evolução dos equinos. Exterior dos equídeos. Raças. Instalações e equipamentos utilizados nos sistemas de criação de equídeos. Manejo: nutricional, reprodutivo e sanitário. Bem-estar e doma racional. Melhoramento genético. Planejamento de haras.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CUNICULTURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Importância da cunicultura. Classificação das raças de coelhos. Sistema digestório e sistema reprodutor masculino e feminino. Manejo reprodutivo e alimentar. Manejo sanitário. Normas de alimentação e exigências nutricionais. Instalações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PLANTAS TÓXICAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de plantas tóxicas de interesse pecuário: identificação, distribuição geográfica, fatores epidemiológicos para ocorrência da intoxicação por plantas, classificação das plantas quanto à manifestação clínico-patológica, princípio tóxico e mecanismo de ação. Abordagem das manifestações clínicas, achados anatomopatológicos, além do diagnóstico, diagnósticos diferenciais, tratamento, controle e prevenção.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MANEJO E PRODUÇÃO DE CAPRINOS E OVINOS NO SEMIÁRIDO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Origem dos caprinos e ovinos (gêneros, classificação zoológica e zootécnica), situação da caprino/ovinocultura no Brasil e no mundo, abordagem as principais raças de interesses econômicos. Tipos de sistemas de criação de caprinos e ovinos, manejo produtivo, e reprodutivo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SANIDADE DE OVINOS E CAPRINOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Noções de epidemiologia. Fatores ambientais que interferem na saúde animal. Principais enfermidades que acometem ovinos e caprinos. Profilaxia das principais zoonoses. Manejo sanitário.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRODUÇÃO ORGÂNICA E AGROECOLÓGICA DE ANIMAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Sistemas de Produção Animal. Manejo dos animais em sistemas orgânicos e agroecológicos de produção. Terapias alternativas de tratamento dos animais em sistemas orgânicos e agroecológicos de produção. Biossegurança e destinação dos dejetos animais. Bemestar animal e segurança alimentar. Mercado, comercialização e consumo consciente. Legislação e políticas públicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETOS E INFORMÁTICA AGROPECUÁRIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico da computação. Sistemas operacionais. Processadores de texto. Software de apresentação. Planilha eletrônica: conceitos, edição, fórmulas, funções, gráficos, macros. Formulação de rações. Utilização da Informática na agricultura. Informatização da Fazenda. Tecnologias avançadas em computação na agricultura. Softwares Agrícolas. Conceito de propriedade rural e ciclo econômico da empresa rural. Projeto e planejamento de atividades rurais. Análise de Mercado. Formação do fluxo de caixa do projeto. Determinação da escala. Aspectos de financiamento e análise de viabilidade econômica. Instrumentos de avaliação de planos, programas e projetos. Introdução aos projetos agropecuários. Elaboração, execução e avaliação de projetos rurais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA HOSPITALAR EM GRANDES ANIMAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Abordagem e exames clínicos em grandes animais, diagnóstico, terapêutica e profilaxia de enfermidades dos diferentes sistemas fisiológicos. Estudos e discussões de situações patológicas em ambientes clínico-hospitalar, ambulatorial, laboratorial e cirúrgico para grandes animais. Profilaxia de complicações cirúrgicas. Biossegurança clínica-hospitalar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA HOSPITALAR EM PEQUENOS ANIMAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Abordagem e exames clínicos em pequenos animais, diagnóstico, terapêutica e profilaxia de enfermidades dos diferentes sistemas fisiológicos. Estudos e discussões de situações patológicas em ambientes clínico-hospitalar, ambulatorial, laboratorial e cirúrgico para pequenos animais. Profilaxia de complicações cirúrgicas. Biossegurança clínica-hospitalar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MEDICINA VETERINÁRIA DO COLETIVO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Saúde Pública e o Controle de Zoonoses de interesse da saúde pública. Comportamento de cães e gatos. Manejo de cães e gatos: bemestar, proteção, Identificação, controle populacional de animais em rua e em unidades de conservação; captura, recolhimento e transporte. Acumuladores de cães e gatos. Enriquecimento ambiental. Responsabilidade Técnica e Boas Práticas para Eutanásia de Animais. Ética pró-animais e ética do médico veterinário.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICAS EM DIAGNÓSTICO LABORATORIAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A disciplina “Práticas em de diagnóstico laboratorial” apresenta aos alunos os principais métodos de análises clínicas, envolvendo diagnósticos hematológicos, parasitológicos, microbiológicos, citológicos e de análises de líquidos biológicos. Abordando as temáticas: Coleta, armazenamento e envio de materiais ao laboratório; principais protozoários, helmintos, ectoparasitas, bactérias, fungos e vírus causadores de doenças em animais, especificando aspectos relacionados a sua patogenicidade, diagnóstico laboratorial, profilaxia e controle; hemograma; bioquímica sérica; provas de coagulação; testes de compatibilidade; análise de líquidos cavitários; análise de líquido ruminal; urinálise; citopatologia infecciosa e neoplásica; orientação sobre os exames a serem solicitados; interpretação dos resultados para avaliação clínica e compreensão da fisiopatologia e evolução das doenças.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FISIOLOGIA DA DOR
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Anatomia e fisiologia da dor. Avaliação do paciente álgico. Dor aguda. Dor crônica. Dor: nociceptiva, neuropática e disfuncional. Síndromes dolorosas. Farmacologia no tratamento da dor. Terapêutica da dor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANATOMIA RADIOGRÁFICA ANIMAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Técnicas radiográficas (histórico, propriedades, formação das imagens radiográficas, aparelhos e implementos, preparo de animais, projeções e posicionamentos radiográficos, radiografias contrastadas e radioproteção). Estudo radiográfico em condições normais (aspectos anatômicos e fisiológicos).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Curso de Medicina Veterinária.