Música

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 11/09/2019 às 10h49

Período
Matutino e Vespertino
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
50
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. RODRIGO ALEXANDRE SOARES SANTOS

musica.iisca@ufca.edu.br

Bloco G, Sala 119

A formação em Música dialoga com áreas como Linguística, Letras e Artes. Essa graduação se concentra em áreas como canto (lírico, erudito ou popular), composição, regência e, principalmente, instrumento. Os instrumentos se dividem entre corda, sopro e percussão, a serem optados pelo(a) estudante. O profissional de música poderá trabalhar como cantor, compositor, arranjador, professor, instrumentista ou pesquisador.

Semestre 1

HISTÓRIA DA MÚSICA I MUS0071 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Grout & Palisca. História da Música Ocidental. 1ª. Gradiva. 1997
CANTO CORAL I MUS0072 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÉCNICA VOCAL I MUS0073 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Técnica Vocal para Coros
PERCEPÇÃO E SOLFEJO I MUS0074 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • KODÁLY, ZOLTÁN. 333 olvasógyakorlat. 1ª. Budapest: Editio Musica Budapest. 1960
INTRODUÇÃO AO CURSO E À PRÁTICA INSTRUMENTAL MUS0075 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • A sinfonia da vida: narrativa sobre a constituição do habitus docente musical
CULTURA E ANTROPOLOGIA MUSICAL MUS0076 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • CEMUC
EDUCAÇÃO MUSICAL I MUS0077 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • PENNA, Maura. Música(s) e seu ensino. Porto Alegre: Sulina, 2015.
  • KRAEMER, R. D. Dimensões e funções do conhecimento pedagógico-musical. Em Pauta: Revista do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 11, n. 16/17, p. 50-73, 2000.
  • FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. São Paulo: UNESP, 2008.
  • MATEIRO, Teresa. ILARI, Beatriz. (Org.). Pedagogias em Educação Musical. Curitiba: Ed. Ibpex, 2011.

Semestre 2

TÉCNICA VOCAL II MUS0084 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CANTO CORAL II MUS0086 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • ZANDER, Oscar. Regência coral. 6. ed. Porto Alegre: Movimento, 2008.
VIOLINO/VIOLA I MUS0110 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento da técnica de mão direita (dataché, stacatto, legatto, spicatto e martelato) e estudo da terceira e da quarta posição da mão esquerda. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para instrumentos de cordas friccionadas.Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO I MUS0112 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Apresentação e história dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades maiores: C, G, D. Prática de repertório em grupo em nível básico. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO I MUS0113 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento abordando: posicionamento corporal ao tocar; os principais valores das notas; sinais de dinâmica; nomenclatura das teclas brancas; pausas; tonalidades de C e G; pautas; claves de G e F; fórmulas de compasso; ligaduras; os toques legato, staccato e acentuado; intervalos; anacrusa; sustenidos, bemóis e bequadros; pentacordes maiores; tom e semi-tom; uso do pedal de prolongamento; escala cromática; cifragem. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLÃO I MUS0114 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Técnicas de execução violonística, leitura de partitura e cifras para violão, construção de repertório progressivo com obras para o instrumento. Prática musical coletiva.

Bibliografia
  • Henrique Pinto. Iniciação ao Violão. segunda. Ricordi. 2003
PERCEPÇÃO E SOLFEJO II MUS0115 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Execução da escala maior em suas mais variadas sequências de sons. Audição de acordes de três sons no âmbito do acorde de tônica. Leitura nas Claves de G e F. Estudo rítmico abordando compassos simples e compostos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA II MUS0116 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

História da música ocidental do romantismo até o período contemporâneo, com ênfase em aspectos formais e estilísticos dos períodos, obras e compositores.

Bibliografia
  • Donald Jay Grout. História da música ocidental. 5ª. Gradiva. 2007
  • Roy Bennett. Uma Breve História da Música. 1ª. Zahar. 1986
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM I MUS0117 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Piaget, Vygotsky, Wallon: teorias psicogenéticas em discussão
SAXOFONE I MUS0173 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios básicos das técnicas de execução do saxofone (embocadura,respiração, digitação). Estudo de escalas e dimensões técnicas e didáticas para a formação de grupos camerísticos e da pedagogia do saxofone e seu uso na atuação docente. Prática musical em conjunto e estímulo a Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE I MUS0177 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Iniciação ao estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.

Bibliografia
  • Method for the Cornet (Arban, Jean-Baptiste)
METAIS GRAVES I MUS0181 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução sobre os cuidados básicos com os instrumentos musicais de metais graves. Iniciação ao estudo das técnicas básicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

TEORIA MUSICAL MUS0080 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#não informada

Bibliografia
  • Teoria da Música: Lições Essenciais
EDUCAÇÃO MUSICAL II MUS0081 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#não informada

Bibliografia
  • FONTERRADA, Marisa Trench de O. De tramas e fios: um ensaio sobre mu?sica e educac?a?o. Sa?o Paulo: Editora da UNESP, 2005/2008.
  • PAZ. Ermelinda A. Pedagogia Musical Brasileira no Se?culo XX: Metodologias e tende?ncias. Brasi?lia: Editora MusiMed, 2000.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DE APRENDIZAGEM II MUS0082 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#não informada

Bibliografia
  • Competência social, inclusão escolar e autismo: revisão crítica da literatura.
APRECIAÇÃO MUSICAL MUS0083 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA III: MÚSICA BRASILEIRA MUS0088 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • José Ramos Tinhorão. História Social da Música Brasileira. . 43. 1998
TÉCNICA VOCAL III MUS0090 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Criando arte através da excelência do Canto Coral
PERCEPÇÃO E SOLFEJO III MUS0092 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Execução da escala menor melódica em suas mais variadas sequências de sons. Audição de acordes de três sons no âmbito do acorde de tônica e dominante nas escalas maiores e menores melódicas. Leitura nas claves de G, F e C.

Bibliografia
  • OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing. 7ª. New Jersey: Prentice Hall. 2007
CANTO CORAL III MUS0097 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Regência Coral
VIOLÃO - II MUS0145 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento do violão I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento de repertório progressivo. Prática musical coletiva e prática de acompanhamento ao violão.

Bibliografia
  • Henrique Pinto. Iniciação ao Violão. 1º. Ricordi. 1998
PIANO/TECLADO II MUS0148 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento abordando: Tonalidade de C, G e F Maior, escala Maior, acordes de Sétima; Colcheias pontuadas; forma ternária (ABA); pedal de prolongamento; pentacordes maiores e menores; arpejos; intervalos; forma do Blues. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.

Bibliografia
  • Turi Collura. Ritmos e Levadas Brasileiras para o Piano. 4ª. Turi Collura. 2019
  • Carlos Almada. Harmonia funcional. . Editora da Unicamp. 2009
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 1. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 2. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 2. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 2. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 1. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 1. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 1. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • Turi Collura. Improvisac?a?o. . Irmãos Vitale. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 1. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. K. Alfred?s Group Piano for Adults. . Alfred Publishing Co.. 1995
  • Leila Fletcher. Leila Fletcher Piano Course. . Montgomery Music. 1995
  • Wilson Curia. Moderno Método para Piano Bossa Nova. . Fermata do Brasil. 1979
VIOLINO/VIOLA - II MUS0149 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento da técnica da mão direita (dataché, stacatto, legatto, spicatto e martelato) e estudo da terceira e da quarta posição da mão esquerda. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para instrumentos de cordas friccionadas. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
  • A sinfonia da vida: narrativa sobre a constituição do habitus docente musical
VIOLONCELO/CONTRABAIXO - II MUS0150 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Postura e elementos de técnica: arco e digitação. Prática de repertório em grupo em nível básico. Golpes de arco e braço do instrumento. Tonalidades maiores: F, Bb, E, A. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
  • KRUGER, Linda; PEIXOTO, Anamaria Nobre. Iniciando Cordas Através do Folclore: método para ensino de cordas em grupo ou individual. Belém, Universidade Federal do Pará, Fundação Carlos Gomes, 1990.
  • ANDERSON, Gerald E.; FROST, Robert S. All For Strings: Comprehensive String Method (Book 1) . California: 1985.
  • ANDERSON, Gerald E.; FROST, Robert S. All For Strings: Comprehensive String Method (Book 2) . California: 1986.
  • SUZUKI, Shinichi. Cello School: Cello Part. Miami: 2007.
  • SUZUKI, Shinichi. Bass School: Bass Part. Miami: 2004.
SAXOFONE II MUS0174 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo das técnicas de execução do saxofone. Estudo de escalas e dimensões técnicas e didáticas para a formação de grupos camerísticos e da pedagogia do saxofone e seu uso na atuação docente. Prática musical em conjunto e estímulo à Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
  • LAUTZENHEISER, Tim; HIGGINS, John; MENGHINI, Charles; LAVENDER, Paul, RHODES, C. Tom; BIERSCHENK, Don. Essential elements 2000 Eb Alto Saxophone: Comprehesive Méthod Band. Book 1. . Hal Leonard. 2000
TROMPETE II MUS0178 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual com progressão, envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.

Bibliografia
  • ARBAN TRUMPET METHODE FOR COSERVATORY
  • ARBAN TRUMPET METHODE FOR CONSERVATORY
METAIS GRAVES II MUS0182 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Iniciação ao estudo das técnicas básicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
  • Joel Barbosa. Da Capo. . Keyboard. 2015

Semestre 4

CANTO CORAL IV MUS0085 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLÃO III MUS0087 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Henrique Pinto. Iniciação ao violão. segunda. Ricordi. 2003
PIANO/TECLADO III MUS0093 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO III MUS0094 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA III MUS0095 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA, GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL MUS0098 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • CONTRADIÇÕES DA EXPANSÃO DO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO POR MEIO DO REUNI, FIES E PROUNI
  • O manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
FLAUTA DOCE I MUS0101 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • S. Suzuki. Suzuki Recorder School. . WB. 1997
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA I MUS0106 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Marisa Fonterrada. De Tramas e Fios: um ensaio sobre música e educação. . UNESP. 2008
HISTÓRIA DA MÚSICA CEARENSE MUS0118 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Aspectos sócio-históricos da música produzida no Ceará desde o século XIX até meados dos anos 1990; a modinha cearense, a Era do Rádio, os Festivais e o mercado fonográfico. A música cearense na cena nacional: compositores e intérpretes.

Bibliografia
  • Mary Pimentel. Terral dos Sonhos. . Arte Brasil. 2006
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS MUS0119 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A construção de novos instrumentos musicais no cenário musical atual. Construção de instrumentos musicais e educação musical. Desenvolvimento e história dos instrumentos musicais. Experimentação e organização sonora de materiais recicláveis aplicados à construção de instrumentos musicais. Construção e manipulação de instrumentos musicais alternativos: membranofones, cordofones, idiofones e aerofones. Elaboração e execução de repertório para orquestra de instrumentos musicais alternativos.

Bibliografia
  • Artur Andrés. Um estudo sobre a construção de novos instrumentos musicais acústicos.. 2005. Belo Horizonte. 2005
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO I MUS0120 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos fundamentais à Sociologia, História e Antropologia para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. As concepções da sociologia moderna da educação e suas implicações na educação brasileira atual.

Bibliografia
  • A SOCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO DE PIERRE BOURDIEU: LIMITES E CONTRIBUIÇÕES
PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV MUS0121 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da polifonia do Século XVI, em suas várias espécies, através da criação de estruturas polifônicas e análise de madrigais e motetos renascentistas.

Bibliografia
  • OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing. 8ª. Prentice Hall. Prentice Hall
SAXOFONE III MUS0175 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo das técnicas de execução do saxofone. Estudo da interpretação e improvisação como meios de expressão musical. Prática musical em conjunto e estímulo à Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE III MUS0179 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual com progressão, envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES III MUS0183 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CANTO I MUS0185 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Utilização da voz como elemento artístico, estético e musical, aplicando a técnica vocal, para o desenvolvimento da tessitura vocal do aluno, no sentido de explorar o repertório canônico encontrado na música erudita e popular, dando atenção especial à música brasileira, bem como a construção de recitais, concertos e shows, em que a música vocal tenha preeminência.

Bibliografia
  • MCKINNEY, James C.. The diagnosis & correction of vocal faults: a manual for teachers of singing and for choir directors. 1. Waveland Press. 2005

Semestre 5

REGENCIA I MUS0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Considerações gerais sobre o gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório na forma cânone e a duas vozes. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical. Interpretação de repertório folclórico e infantil brasileiro.

Bibliografia
  • Roberto Tibiriçá. O regente sem orquestra. . Algol. 1976
CONTRAPONTO I MUS0089 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Johannes Fux. Gradus ad parnasum. . Typis Johannis Petri Van Ghelen. 1725
ETNOMUSICOLOGIA I MUS0099 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • ABET
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I MUS0100 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PERCUSSÃO APLICADA À EDUCAÇÃO MUSICAL I MUS0102 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Erwin Schrader. Expressão musical e musicalização através de práticas percussivas coletivas na Universidade Federal do Ceará. . UFC. 2011
  • Oscar Bolão. Batuque é um privilégio: a percussão na música do Rio de Janeiro para músicos, arranjadores e compositores.. Lumiar. 3ª. 2003
  • Mingo Jacob. Método básico de percussão: universo rítmico. . Irmãos Vitale. 2003
  • Goli Guerreiro. A trama dos tambores: a música afro-pop de Salvador. . Editora 34. 2000
  • Luiz de Almeida Anunciação. Pandeiro: a percussão dos ritmos brasileiros. . Europa. 1996
  • Luiz de Almeida Anunciação. Berimbau: a percussão dos ritmos brasileiros. . Europa. 1990
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL MUS0103 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA CONTEMPORÂNEA MUS0104 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FLAUTA DOCE II MUS0105 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Ilari e Mateiro. Pedagogias em Educção Musica. . IBPEX. 2011
  • S. Suzuki. Suzuki Recorder School. . Alfred. 1998
VIOLINO/VIOLA IV MUS0124 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento da prática instrumental III em nível crescente de complexidade. Aprimoramento da técnica de mão direita e estudo da sétima posição da mão esquerda Técnicas de execução com base na improvisação. Estudos de obras contemporâneas. Dimensões técnicas e didáticas para a formação de grupos camerísticos. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
  • A sinfonia da vida: narrativa sobre a constituição do habitus docente musical
VIOLONCELO/CONTRABAIXO IV MUS0125 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Elementos da técnica intermediária: arco e digitação. Prática de repertório em grupo em nível intermediário. Golpes de arco e braço do instrumento. Tonalidades maiores e menores. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento. Partes de orquestra em nível básico e intermediário. Técnicas de música popular. Interpretação e solo em nível intermediário.

Bibliografia
  • ANDERSON, Gerald E.; FROST, Robert S. All For Strings: Comprehensive String Method (Book 3). California: 1990.
  • GIFFONI, Adriano. Música brasileira para contrabaixo. São Paulo: 2009.
  • POLES, Ana Valéria Poles. Sistema de arcadas e golpes de arco em escalas e arpejos para contrabaixo. São Paulo: 2016.
  • SALLES, Mariana Isdesbski. Arcadas e Golpes de arco. Brasília: 2017.
  • SUETHOLZ, Robert John. Técnicas de reeducação corporal e a prática do violoncelo. Curitiba: 2015.
PIANO/TECLADO IV MUS0126 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento abordando: semi-colcheias; colcheias pontuadas; acordes com sétima; inversão dos acordes com sétima; síncope; escala, arpejo e principais acordes de Bb maior e G menor; música de câmara. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.

Bibliografia
  • Turi Collura. Turi Collura. Ritmos e Levadas Brasileiras para o Piano. 4º. Turi Collura. 2019. 4ª. Turi Collura. 2019
  • Carlos Almada. Harmonia Funcional. . Editora da Unicamp. 2009
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW.. Kenon D. Piano 101, Book 1. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • Turi Corulla. Turi Corulla. Improvisac?a?o. . Irmãos Vitale. 2008. . Irmãos Vitale. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW. Kenon D. Piano 101, Book 2. . Alfred Publishing Co.. 2008
  • E. L. LANCASTER; K. RENFROW. K. Alfred?s Group Piano for Adults. . Alfred Publishing Co.. 1995
  • Leila Fletcher. Leila Fletcher Piano Course. . Montgomery Music. 1995
  • Wilson Curia. Moderno Método para Piano Bossa Nova. . Fermata do Brasil. 1970
VIOLÃO IV MUS0127 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento do violão III em nível crescente de complexidade. O violão como ferramenta didática e o desenvolvimento de grupos de câmera. Prática musical coletiva e construção de arranjos para violão.

Bibliografia
  • Henrique Pinto. Iniciação ao Violão. 1º. Ricordi. 1998
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA II MUS0128 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Marisa Fonterrada. De tramas e fios: um ensaio sobre música e educação. . Unesp. 2008
SAXOFONE IV MUS0176 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo das técnicas avançadas de execução do saxofone. Estudo da interpretação e improvisação como meios de expressão musical. Prática musical em conjunto e estímulo a Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
  • LAUTZENHEISER, Tim; HIGGINS, John; MENGHINI, Charles; LAVENDER, Paul, RHODES, C. Tom; BIERSCHENK, Don.. Essential elements 2000 Eb Alto Saxophone: Comprehesive Méthod Band. Book 3.. . Hal Leonard. 2000
TROMPETE IV MUS0180 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual com progressão, envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, mundial, e do repertório voltado para prática da improvisação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES IV MUS0184 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CANTO II MUS0186 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Utilização da voz como elemento artístico, estético e musical, aplicando a técnica vocal, para o desenvolvimento da tessitura vocal do aluno, no sentido de explorar o repertório canônico encontrado na música erudita e popular, dando atenção especial à música brasileira, bem como a construção de recitais, concertos e shows, em que a música vocal tenha preeminência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

HARMONIA I MUS0129 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Harmonia tonal. Encadeamento e progressão das funções harmônicas. Formação de acordes, cifragem e condução de vozes para arranjos a três ou quatro vozes mistas. Extensão das vozes do quarteto vocal clássico. Uso de notas estranhas aos acordes: bordaduras, apogiaturas, retardos, antecipações e notas de passagem. Funções secundárias. Análise harmônica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÉTICA MUSICAL I MUS0130 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

O espaço teórico da Estética no conhecimento filosófico. A filosofia grega: Platão. A filosofia grega: Aristóteles. O pensamento Estético na modernidade. Os conceitos de Brega e Kitsch. Os conceitos de Catarses, Mímeses, Ethos e Arquétipos. A Estética Cristã Medieval.

Bibliografia
  • ARISTOTELES. A Politica. . Edipro. 2019
  • TOMAS, Lia. Musica e Filosofia. Estética musical. . Irmão Vitale. 2005
  • TOMÁS, Lia. Ouvir o Logos. . Unesp. 2002
  • Platão. República. . Nova Cultural. 1997
ESTÁGIO SUPERVISIONADO II MUS0131 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica no Ensino Fundamental e a inserção da música nesse espaço. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de mini-cursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento do PPP e PDE da escola.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REGÊNCIA II MUS0132 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Considerações gerais sobre o gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório na forma cânone e a duas vozes. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical. Interpretação de repertório folclórico e infantil brasileiro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE CONJUNTO I MUS0133 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Formação de grupos de câmara instrumentais e vocais. Estudo e execução em grupo de obras representativas de gêneros da música brasileira e da música estrangeira. Arranjo e adaptação para formações de câmara instrumentais e vocais. Criação e improvisação. Interpretação, fluência e expressão musical. Apresentação em público.

Bibliografia
  • ALEX SHAPIRO - Elegy for Trumpet, Cello and Piano
PERCUSSÃO APLICADA À EDUCAÇÃO MUSICAL II MUS0134 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Técnica e execução dos instrumentos de percussão para a aplicação na Educação Musical. Estudo da pedagogia dos instrumentos de percussão. Uso didático dos instrumentos de percussão da cultura brasileira. Prática de execução musical em conjunto.

Bibliografia
  • Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percussão
  • Ritmos brasileiros e seus instrumentos de percussão
CONTRAPONTO II MUS0135 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Estudo do contraponto Bachiano e suas formas de realização: prelúdios, fugas, corais. Composição de estruturas polifônicas tonais geradas a partir de temas populares.

Bibliografia
  • CURY, Vera Helena Massuh.. Contraponto: o ensino e o aprendizado no curso superior de música.. . UNESP. 2007
ETNOMUSICOLOGIA II MUS0136 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Estudar e analisar os caminhos, fronteiras e diálogos que caracterizam a interrelação entre as áreas de Educação Musical e Etnomusicologia nos estudos da transmissão musical em culturas de tradição oral e escrita.

Bibliografia
  • Associação Brasileira de Etnomusicologia
MÚSICA E TECNOLOGIA MUS0137 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

As tecnologias analógicas e digitais para o processo de gravação sonora. Composição, notação e educação musical através de softwares. Instrumentos Virtuais e suas peculiaridades. Consoles digitais e analógicos. Microfonação de instrumentos em estúdio e em palcos.

Bibliografia
  • HENRIQUES, Fábio. Guia de mixagem 3: mixando gravações ao vivo em 2.0 e surround 5.1. . Música & Tecnologia. 2012
  • HENRIQUES, Fábio. Guia de Mixagem. . Música & Tecnologia. 2012
  • Sólon do Valle. Manual prático de acústica. 3.ed.. Música & Tecnologia. 2009
  • MOREL, Leo. Música e tecnologia: um novo tempo, apesar dos perigos. 1ed.. Azougue. 2009
  • Miguel, Ratton. Dicionário de áudio e tecnologia musical. . Música & Tecnologia. 2009
  • IAZZETTA, Fernando. Música e mediação tecnológica. . Perspectiva. 2009
  • HENRIQUES, Fábio. Guia de mixagem 2: os instrumentos. . Música & Tecnologia. 2008
  • ZUBEN, Paulo. Música e tecnologia: o som e seus novos instrumentos. . Irmãos Vitale. 2004
  • TOFANI, Arthur; SABÓIA, Tom. Introdução à tecnologia musical. . H. Sheldon. 2001
LIBRAS MUS0168 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento da expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

PRÁTICA DE CONJUNTO II MUS0151 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Formação de grupos de câmara instrumentais e vocais. Estudo e execução em grupos de obras representativas de gêneros de música brasileira e da música estrangeira. Arranjo e adaptação para formações de câmara instrumentais e vocais. Criação e improvisação. Interpretação, influência e expressão musical. Autonomia na perfomance instrumental e vocal. Aapresentação em público.

Bibliografia
  • From My Room Orchestra: Pachelbel?s Canon in D Major
HARMONIA II MUS0152 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Harmonia tonal. Encadeamento e progressão das funções harmônicas utilizando modulação e mistura de modos. Estudo dos caminhos harmônicos da música brasileira. Arranjos para três ou quatro vozes mistas. Análise harmônica.

Bibliografia
  • Ian Guest. Harmonia: método prático. . Irmãos Vitale. 2010
  • Almir Chediak. Harmonia e improvisação I. . Lumiar. 2009
  • Carlos Almada. Harmonia funcional. . Editora da Unicamp. 2009
  • Almir Chediak. Harmonia e improvisação II. . Lumiar. 2009
  • Stefan M. Kostka; Dorothy Payne. Tonal harmony. 5ª. McGraw-Hill. 2004
  • Arnold Schoenberg. Harmonia. . UNESP. 2001
  • H. J. Koellreuther. Harmonia funcional: introdução à teoria das funções harmônicas. 4ª. Ricordi Brasileria. 1996
PROJETO DE MONOGRAFIA MUS0153 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Definição do formato de monografia a ser apresentado. Conhecimentos dos acadêmicos, científicos e metodológicos necessários para a realização e escrita da pesquisa monográfica.

Bibliografia
  • Como elaborar projetos de pesquisa
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III MUS0154 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica voltada para a Educação Especial e a inserção da música nesse espaço ou o ensino da música em espaços formais como ONG e Escolas de música. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento de PPP e PDE da escola ou de espaços formais de ensino de música. Reflexão que envolva as políticas educacionais, em especial voltadas ao ensino de música nas escolas relacionado a experiência vivenciada ao estágio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARRANJO INSTRUMENTAL MUS0155 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos e instrumentais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARRANJO CORAL MUS0156 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos e vocais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.

Bibliografia
  • Musescore - O que é e onde baixar
  • Fábrica de Arranjos
ESTÉTICA MUSICAL II MUS0157 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

O espaço teórico da Estética no conhecimento filosófico. A Estética Iluminista: Descartes, Rosseau e Kant. O pensamento Estético na pós-modernidade: Nietzsche. A Estética aplicada à contemporaneidade. A posição Estética do artista moderno.

Bibliografia
  • Problemas de Estética em Música
  • Problemas de Estética em Música
CURRÍCULOS E PROGRAMAS MUS0158 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos e concepções de currículo. Teorias curriculares: histórico, fundamentos e condicionantes. Tendências curriculares na educação brasileira. Planejamento curricular. Avaliação curricular. Análise das diretrizes, propostas curriculares.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE MUSICAL I MUS0164 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A significação musical e seus níveis de produção. Crítica às teorias de análise musical. A construção do sentido nas canções. Música de Filme e outros gêneros sincréticos. Os sistemas referenciais do discurso musical: poema sinfônico e música programática.

Bibliografia
  • Copland, Aaron. Como ouvir e entender mu?sica. . É Realizações Editora. 2012

Semestre 8

SOCIOLOGIA DA MUSICA MUS0014 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo do fenômeno musical à luz das teorias sociológicas, compreensão dos conceitos de Campus e Habitus, de Pierre Bourdieu para estudo do fenômeno artístico no tecido social.

Bibliografia
  • Esboço de auto-análise
GUITARRA ELETRICA I MUS0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da guitarra; 2. Elementos estéticos do universo da guitarra; 3. A estrutura do instrumento e seus periféricos; 4. Guitarristas de referência no jazz, rock e blues. 4. Divisão temática para o estudo da guitarra; 5. Fundamentos da harmonia funcional; Fundamentos da improvisação.

Bibliografia
  • História da guitarra elétrica
  • História da guitarra elétrica
ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV MUS0063 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Ementa

Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos e a inserção da música nesse espaço. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de mini-cursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento do PPP e PDE da escola. Reflexão que envolva as políticas educacionais, em especial voltadas ao ensino de musica nas escolas relacionando à experiência vivenciada no estágio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM PERFOMANCE MUSICAL MUS0064 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Abordagem geral sobre sobre os diversos elementos técnicos da arte musical enfatizando: a execução e interpretação instrumental; a literatura e a pedagogia musical; a prática em conjunto de concerto através das variadas formações camerísticas instrumentais; a complexidade do trabalho musical coletivo em diferentes contextos e a improvisação musical.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MITOLOGIA E PRÁTICAS MUSICAIS AFRODESCENDENTES MUS0065 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Estudo sobre o legado da Cultura Africana para a Cultura Brasileira, em especial para a música. Compreensão do sagrado através da musica nos ritos afro-descendentes.

Bibliografia
  • ANDRADE, Mário de. "Os congos", Danças dramáticas do Brasil. Belo Horizonte: Editora Itatiaia, Brasília: Instituto Nacional do Livro, 1982
ENCONTRO DE SABERES MUSICAIS MUS0067 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Criação de um espaço de discussão e experimentação pedagógica e epistêmica capaz de inspirar resgates de saberes tradicionais e com eles promover inovações e fornecer subsídios teóricos e práticos para o desenvolvimento de metodologias e pesquisas em música. Diálogo entre saberes de mestres de música tradicional e etnografia, estudos culturais, etnomusicologia e sociologia da música. A partir da experiência de ensino e aprendizagem de conhecimento de mestres das manifestações da tradição oral do Cariri, compartilhados através de seminários e aulas teóricas, incorporar saberes e fazeres musicais considerados tradicionais, assim como suas práticas, ao conhecimento acadêmico musical curricular.

Bibliografia
  • COOPAT, Carmen Maria Saenz; MATTOS, Márcio (Org). Agrupamentos da música tradicional do cariri cearense. Juazeiro do Norte: Quadricolor, 2012.
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. (26 ed.). Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
  • MORIN, Edgar, 1921 - Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar / Edgar Morin; participação de Marcos Terena. ? Rio de Janeiro:Garamond, 2000.
  • COOPAT, Carmen Maria Saenz; MATTOS, Márcio (Org). Agrupamentos da música tradicional do cariri cearense. Juazeiro do Norte: Quadricolor, 2012.
  • LARAIA, Roque de Barros. Cultura: um conceito antropológico. (26 ed.). Rio de Janeiro: Zahar, 1986.
  • MORIN, Edgar, 1921 - Saberes globais e saberes locais: o olhar transdisciplinar / Edgar Morin; participação de Marcos Terena. ? Rio de Janeiro:Garamond, 2000.
PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS I MUS0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#

Bibliografia
  • MARIANA ISDESBSKI SALLES. ARCADAS E GOLPES DE ARCO. 1ª EDIÇÃO. THESAURUS. 2004
TEORIA E PRÁTICA DA INTERPRETAÇÃO EM MÚSICAS ANTIGAS E MÚSICAS DO MUNDO MUS0078 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLÃO: HISTÓRIA, TÉCNICA E REPERTÓRIO MUS0079 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#não informada

Bibliografia
  • "A arte do violão"
MÚSICA ELETRÔNICA MUS0107 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA MUSICAL NO SAXOFONE I MUS0138 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA LATINO-AMERICANA MUS0139 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Music in Latin America: An Introduction. Music in Latin America: An Introduction. . Englewood Cliffs. 1979
PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS II MUS0140 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • P. I. Tchaikovsky. Suíte Quebra-Nozes. . Broude Brothers. 1951
SEMIÓTICA DA MÚSICA E DA CANÇÃO MUS0141 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM MÚSICA MUS0142 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • ECO, Umberto. Como Fazer uma Tese. 24. Perspectiva. 2012
  • GIL, Antonio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. . Atlas. 1996
  • KEMPE.Anthony. Introdução à investigação em educação musical. . Kalouste Kulbekian. 1995
GRUPOS MUSICAIS MUS0143 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
IMPROVISAÇÃO I MUS0159 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Estudos dos aspectos da linguagem tonal para a improvisação. Conhecimentos dos aspectos técnicos, teóricos e de interpretação para a improvisação, através da Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
  • COLLURA, Turi. Improvisação: práticas criativa para a composição melódica na música popular. v.1. Irmãos Vitale: São Paulo, 2008
METODOLOGIAS DE ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS MUS0160 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudos das atuais metodologias de ensino de instrumentos. Discutir e refletir sobre estas metodologias. O papel do professor e do aluno frente as metodologias. Aprofundar o universo da Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA MUSICAL NO SAXOFONE II MUS0161 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimentos avançados da técnica, interpretação, história e repertório para o Saxofone. Prática coletiva através da música de câmara com o Saxofone. Estudo da pedagogia aplicada ao ensino do Saxofone.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE MUSICAL II MUS0165 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A significação musical e seus níveis de produção. Forma Musical. Forma Sonata. Música do Século XX e formas de análise. Processos de escuta. Modelos de Análise Imanente, Poético e Estésico. Sincretismos verbais e estruturas semióticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MUS0166 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação de leituras para o desenvolvimento do mesmo. Finalização do trabalho de conclusão para apresentação pública perante comissão composta por três professores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RECITAL MUS0167 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Preparação e realização de apresentação musical pública individual ou em grupo de câmara com a orientação de um professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO DE PESQUISA MUS0169 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo e reflexão acerca dos princípios científicos e educacionais na pesquisa em geral e da música em particular; etapas da pesquisa; tipos; metodologias; instrumentos de pesquisa em música e elaboração de projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATERIAIS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL MUS0170 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Levantamento, análise e reflexão de livros didáticos e materiais de áudio e vídeo para o ensino de música. Meios virtuais como suporte ao ensino musical. Confecção de materiais didáticos para o ensino musical, destinados principalmente à educação básica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA E PRÁTICA EM MÚSICAS DO MUNDO MUS0171 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Levantamento teórico das escalas, fórmulas rítmicas e organologia dos instrumentos de diversas etnias. Levantamento geográfico e histórico do repertório disponível. Prática instrumental aplicada ao repertório pesquisado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM PERFORMANCE HISTÓRICA MUS0172 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos básicos de performance historicamente informada, história do movimento de Música Antiga iniciado nos anos sessenta. Literatura e gêneros musicais praticados desde a Idade Média e apresentação das famílias de instrumentos e suas réplicas.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988

Disciplinas Optativas

LABORATÓRIO DE EXPRESSÃO CORPORAL
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Estudos do corpo a partir da educação somática. Técnicas de sensibilização, aquecimento, postura e alongamento consciente. Células coreográficas. Improvisação. Laboratório de criação a partir dos trabalhos de pesquisa em música desenvolvidos pelos alunos.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
TÓPICOS ESPECIAIS EM MÚSICA I: O BAIÃO DE LUIZ GONZAGA
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Estudo sobre aspectos históricos, sociais, culturais e musicais do gênero musical baião e da música tradicional da região do Cariri, na primeira metade do século XX. Discutir as possibilidades de utilização do repertório do compositor Luiz Gonzaga na musicalização de crianças, jovens e adultos. Aplicação técnico-prática do repertório de Luiz Gonzaga no ensino de música, por meio do canto e da percussão corporal.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
TEORIA E PRÁTICA DO CHORO
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Estudo da prática de repertório, da prática interpretativa e dos fundamentos teóricos e históricas que embasam a execução do choro.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
SAXOFONE V
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Execução de repertório da literatura do saxofone abordando técnicas avançadas do saxofone.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Contextualização histórica das ideias pedagógicas de Paulo Freire. Aplicação dessas ideias em experiências de alfabetização de adultos. Discussão de conceitos centrais da pedagogia freiriana, tais como sua antropologia, ênfase na atitude dialógica do professor, educação para a liberdade, crítica da sociedade e educação brasileira. Influências de Paulo Freire no pensamento pedagógico contemporâneo e possíveis implicações para Educação Musical.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
VIOLONCELO/CONTRABAIXO V
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Elementos da técnica intermediária: arco e digitação. Prática de repertório em grupo em nível intermediário. Golpes de arco e braço do instrumento. Tonalidades maiores e menores. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento. Partes de orquestra em nível básico e intermediário. Técnicas de música popular. Interpretação e solo em nível intermediário.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
VIOLINO/VIOLA V
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Professores
  • FRANCISCO WEBER DOS ANJOS
Ementa

Música e inclusão de pessoas com deficiência em escolas de ensino regular: possibilidades e limitações; a interação social por meio de atividades musicais; desenvolvimento da linguagem e coordenação psico-motora na pessoa com deficiência.

Bibliografia
  • Nikolaus Harnoncourt. O Discurso dos Sons. . Zahar. 1988
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.