Música

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 17/04/2023 às 17h16

Período
Matutino e Vespertino
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
50
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. RODRIGO ALEXANDRE SOARES SANTOS

musica.iisca@ufca.edu.br

Bloco G, Sala 119

A formação em Música dialoga com áreas como Linguística, Letras e Artes. Essa graduação se concentra em áreas como canto (lírico, erudito ou popular), composição, regência e, principalmente, instrumento. Os instrumentos se dividem entre corda, sopro e percussão, a serem optados pelo(a) estudante. O profissional de música poderá trabalhar como cantor, compositor, arranjador, professor, instrumentista ou pesquisador.

Semestre 1

TÉCNICA VOCAL I MUS0073 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
PERCEPÇÃO E SOLFEJO I MUS0074 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • KODÁLY, ZOLTÁN. 333 olvasógyakorlat. 1ª. Budapest: Editio Musica Budapest. 1960
INTRODUÇÃO AO CURSO E À PRÁTICA INSTRUMENTAL MUS0075 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • UNIVERISDADE FEDERAL DO CEARÁ. Educação musical ? licenciatura: projeto de implantação (orgs.). ALBUQUERQUE, L.B.; MATOS, E.A.; MORAES, M.I.S.; SCHARADER, E. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2009.
  • UNIVERISDADE FEDERAL DO CEARÁ. Educação musical - licenciatura: projeto de implantação (orgs.). ALBUQUERQUE, L.B.; MATOS, E.A.; MORAES, M.I.S.; SCHARADER, E. Fortaleza: Universidade Federal do Ceará, 2009.
ESTÉTICA MUSICAL I MUS0130 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

O espaço teórico da Estética no conhecimento filosófico. A filosofia grega: Platão. A filosofia grega: Aristóteles. O pensamento Estético na modernidade. Os conceitos de Brega e Kitsch. Os conceitos de Catarses, Mímeses, Ethos e Arquétipos. A Estética Cristã Medieval.

Bibliografia
  • Lia Tomás. Música e filosofia: Estética musical. 1ª. Irmãos Vitale. 2005
  • Ariano Suassuna. Iniciação à Estética. 6ª. José Olympio. 2004
  • Mário de Andrade. Introdução à Estética Musical. 5ª. Hucitec. 1995
CANTO CORAL I MUS0204 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Prática de canto em conjunto. Ambientação coral. Avaliação e classificação vocal. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas, porém, com ênfase em cânones, arranjos simples e músicas baseadas na escala pentatônica com solfejo. Ênfase na música popular brasileira e na música tradicional popular brasileira, especialmente do Cariri (exemplos: coco, reisado, lapinha, maneiro pau, maracatu, etc.).

Bibliografia
  • Canto coral infanto juvenil: básico 1
ESTRUTURAÇÃO MUSICAL MUS0205 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conhecimento dos aspectos teóricos da linguagem, estruturação e letramento da música ocidental. Conhecimentos dos signos musicais da leitura e escrita musical.

Bibliografia
  • Bohumil Med. Teoria da Música. 4ª. Musimed. 1996
  • Partituras
CULTURA E ANTROPOLOGIA MUSICAL MUS0206 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagem da noção de cultura na Antropologia. O processo de produção cultural. Antropologia da Música e Antropologia Musical. A música como manifestação cultural e artística. Estudo dos fundamentos histórico e socioculturais da realidade brasileira, segundo algumas correntes do pensamento contemporâneo. A cultura musical brasileira e suas relações com o idioma, o povo e a realidade nacional no processo histórico. Música e cultura brasileira. Estudo da realidade cultural do Nordeste e da região do Cariri cearense frente as outras regiões do Brasil e outros países. A formação do(a) professor(a) de Arte/Música e sua relação com a cultura.

Bibliografia
  • Cultura: um conceito antropológico

Semestre 2

HISTÓRIA DA MÚSICA I MUS0071 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Palisca. História da Música Ocidental. 3ª. Gradiva. 1995
TÉCNICA VOCAL II MUS0084 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLÃO I MUS0114 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Técnicas de execução violonística, leitura de partitura e cifras para violão, construção de repertório progressivo com obras para o instrumento. Prática musical coletiva.

Bibliografia
  • Pinto, Henrique. Iniciação ao violão. segunda. Ricordi. 2000
PERCEPÇÃO E SOLFEJO II MUS0115 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Execução da escala maior em suas mais variadas sequências de sons. Audição de acordes de três sons no âmbito do acorde de tônica. Leitura nas Claves de G e F. Estudo rítmico abordando compassos simples e compostos.

Bibliografia
  • OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing.. 7th Ed.. New Jersey: Prentice Hall,. 2007
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM I MUS0117 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • DCN Educação Especial
CANTO CORAL II MUS0207 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas, com ênfase em arranjos de música popular brasileira, música tradicional popular, principalmente do Cariri, e música latino-americana em idioma espanhol ou línguas de povos originários.

Bibliografia
  • MILLER, Robert. A Estrutura do Canto: sistema e arte na técnica vocal. Trad. Luciano Simões Silva. São Paulo: É Realizações, 2019. 552 p.
METODOLOGIA DA ESCRITA CIENTÍFICA MUS0208 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao texto acadêmico, enfatizando a importância da linguagem escrita para o desenvolvimento cultural, científico e da pesquisa educacional. Leitura e sintetização de textos. Orientações metodológicas para o estudo e para a produção de trabalhos acadêmicos, incluindo: o fichamento, o resumo, a resenha, seminários, a monografia, o memorial, dentre outros.

Bibliografia
  • Sampieri, Collado e Lucio. Metodologia da Pesquisa. . Penso. 2013

Semestre 3

PERCEPÇÃO E SOLFEJO III MUS0092 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Solfejo e percepção de ritmos e melodias. Execução da escala menor melódica em suas mais variadas sequências de sons. Audição de acordes de três sons no âmbito do acorde de tônica e dominante nas escalas maiores e menores melódicas. Leitura nas claves de G, F e C.

Bibliografia
  • OTTMANN, R. W.; RODGERS, N. Music for Sight Singing. 7th Ed.. New Jersey: Prentice Hall,. 2007
VIOLÃO - II MUS0145 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento do violão I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento de repertório progressivo. Prática musical coletiva e prática de acompanhamento ao violão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CANTO CORAL III MUS0209 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Prática de canto em conjunto. Análise, leitura e execução de obras corais de diferentes gêneros, estilos e formas, com ênfase em composições para coro e também repertório infantil, especialmente música brasileira.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA II MUS0210 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História da música ocidental do período clássico ao romântico, abordando aspectos formais e estéticos da cada período.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO MUSICAL I MUS0211 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimento dos aspectos históricos, filosóficos e educacionais da Educação Musical desde a antiguidade aos dias atuais. Compreensão das diferentes funções da música na prática pedagógica. Contextualização das diferentes propostas pedagógicas de educação musical dos métodos ativos de ensino de música.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CONTRAPONTO MUS0212 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo do contraponto a partir das espécies elencadas no tratado clássico de Fux através da criação de estruturas polifônicas e análise de repertório.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

ESTRUTURA, GESTÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL MUS0098 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • GADOTTI, Moacir. Perspectivas atuais da educação. Porto Alegre: Artmed, 2000.
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA I MUS0106 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Ilari e Mateiro. Pedagogias em Educação Musical. . IBPEX. 2009
PERCEPÇÃO E SOLFEJO IV MUS0121 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo da polifonia do Século XVI, em suas várias espécies, através da criação de estruturas polifônicas e análise de madrigais e motetos renascentistas.

Bibliografia
  • OTTMANN, R. W.; RODGERS, N.. Music for Sight Singing. 7th Ed.. New Jersey: Prentice Hall. 2007
VIOLÃO III MUS0213 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HARMONIA I MUS0214 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Harmonia tonal. Encadeamento e progressão das funções harmônicas. Formação de acordes, cifragem e condução de vozes para arranjos a três ou quatro vozes mistas. Extensão das vozes do quarteto vocal clássico. Uso de notas estranhas aos acordes: bordaduras, apogiataras, retardos, antecipações e notas de passagem. Funções secundárias. Análise harmônica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA III MUS0215 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História da música do período moderno até o contemporâneo, abordando aspectos históricos e estéticos de cada período.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO E SOCIEDADE MUS0216 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos fundamentais à Sociologia e História para a compreensão da relação entre Educação e Sociedade. As concepções da sociologia moderna da educação e suas implicações na educação brasileira atual.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

ESTÁGIO SUPERVISIONADO I MUS0100 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • Curso de Música
DIDÁTICA E METODOLOGIA DO ENSINO DE MÚSICA II MUS0128 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
  • B. Ilari e T, Mateiro. Pedagogias em Educação Musical. . IBPEX. 2009
VIOLÃO IV MUS0217 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HARMONIA II MUS0218 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Harmonia tonal. Encadeamento e progressão das funções harmônicas utilizando modulação e mistura de modos. Estudo dos caminhos harmônicos da música brasileira. Arranjos para três ou quatro vozes mistas. Analise harmônica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA I MUS0219 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História da música popular brasileira do período colonial até a Era do Rádio, abordando aspectos sócio-históricos e estéticos de cada período.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOMUSICOLOGIA I MUS0220 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo dos antecedentes e/ou marcos históricos que possibilitaram a criação da disciplina. Apresentação dos conceitos específicos, das correntes e das escolas da Etnomusicologia mundial ao longo da sua história como disciplina científica ou campo de estudo. Discussão de questões atuais da Etnomusicologia nos estudos das músicas populares e tradicionais. A Etnomusicologia no Brasil e sua inserção nos cursos de graduação em música.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

ESTÁGIO SUPERVISIONADO II MUS0131 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Ementa

Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica no Ensino Fundamental e a inserção da música nesse espaço. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de mini-cursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento do PPP e PDE da escola.

Bibliografia
  • José Carlos Libânio. Didática. . Cortez. 2009
PRÁTICA DE CONJUNTO I MUS0133 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Formação de grupos de câmara instrumentais e vocais. Estudo e execução em grupo de obras representativas de gêneros da música brasileira e da música estrangeira. Arranjo e adaptação para formações de câmara instrumentais e vocais. Criação e improvisação. Interpretação, fluência e expressão musical. Apresentação em público.

Bibliografia
  • Quinteto de Metais da UFCA
ANÁLISE MUSICAL I MUS0164 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A significação musical e seus níveis de produção. Crítica às teorias de análise musical. A construção do sentido nas canções. Música de Filme e outros gêneros sincréticos. Os sistemas referenciais do discurso musical: poema sinfônico e música programática.

Bibliografia
  • Luiz Tatit. Cancionista, O. . EDUSP. 2002
LIBRAS MUS0168 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desenvolvimento da expressão visual e espacial para comunicação através da Língua Brasileira de Sinais. Introdução ao léxico, fonologia, morfologia e sintaxe da Língua Brasileira de Sinais.

Bibliografia
  • CAPOVILLA, F.C.; RAPHAEL, W.D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais. 3ª Ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
  • DINIZ, Débora. O que é deficiência. ed. brasiliense: São Paulo. 2007.
  • GESSER, A. Libras? que língua é essa? São Paulo, SP: Parábola Editorial, 2009
  • GRIPP, H. A história da língua de sinais dos surdos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2011.
  • GRIPP, H. A história da língua de sinais dos surdos brasileiros. Rio de Janeiro: Editora Arara Azul, 2011.
  • QUADROS, R.M. de. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. Porto alegre: Artmed, 1997
  • QUADROS, R.M. de.; KARNOPP, L.B.. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2004.
  • SKLIAR, Carlos (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013.
  • STROBEL, K. As imagens do outro sobre a cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
VIOLÃO V MUS0221 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos. 8. Oficinas de ensino coletivo de violão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA BRASILEIRA II MUS0222 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História da música popular brasileira da Era do Rádio à Era dos festivais, abordando aspectos sócio-históricos e estéticos de cada período.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS PARA EDUCAÇÃO MUSICAL MUS0223 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos teóricos sobre sonorização. Voz, instrumentos musicais e equipamentos de áudio. As tecnologias analógicas e digitais no processo de gravação sonora. Composição, notação e educação musical através de softwares. Instrumentos virtuais e suas peculiaridades. Consoles digitais e analógicos. Microfonação de instrumentos em estúdio, palcos e lives. Transmissão de lives. Edição de áudio e produção de vídeos, utilizando aplicativos de celular ou softwares. Direitos autorais, registro de música, lançamento de singles, EP e álbuns, distribuidoras, gravadoras e plataformas de streaming.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PESQUISA EM MÚSICA MUS0224 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo e reflexão acerca dos princípios científicos e educacionais na pesquisa em geral e da música em particular; etapas da pesquisa; tipos; metodologias; instrumentos de pesquisa em música e elaboração de projeto de pesquisa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

PRÁTICA DE CONJUNTO II MUS0151 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Formação de grupos de câmara instrumentais e vocais. Estudo e execução em grupos de obras representativas de gêneros de música brasileira e da música estrangeira. Arranjo e adaptação para formações de câmara instrumentais e vocais. Criação e improvisação. Interpretação, influência e expressão musical. Autonomia na perfomance instrumental e vocal. Aapresentação em público.

Bibliografia
  • Kariri Jazz Band
PROJETO DE MONOGRAFIA MUS0153 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Definição do formato de monografia a ser apresentado. Conhecimentos dos acadêmicos, científicos e metodológicos necessários para a realização e escrita da pesquisa monográfica.

Bibliografia
  • ANTONIO CARLOS GIL. Como elaborar projetos de pesquisa/Ant. 4. São Paulo : Atlas. 2002
ESTÁGIO SUPERVISIONADO III MUS0154 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Ementa

Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica voltada para a Educação Especial e a inserção da música nesse espaço ou o ensino da música em espaços formais como ONG e Escolas de música. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de minicursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento de PPP e PDE da escola ou de espaços formais de ensino de música. Reflexão que envolva as políticas educacionais, em especial voltadas ao ensino de música nas escolas relacionado a experiência vivenciada ao estágio.

Bibliografia
  • ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico
ANÁLISE MUSICAL II MUS0165 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A significação musical e seus níveis de produção. Forma Musical. Forma Sonata. Música do Século XX e formas de análise. Processos de escuta. Modelos de Análise Imanente, Poético e Estésico. Sincretismos verbais e estruturas semióticas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLÃO VI MUS0225 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

1. Leitura Musical 2. Técnicas de postura e relaxamento 3. Técnicas de mão direita e esquerda. 4 Arpejos e escalas. 5. Estudos e peças elementares. 6. História do violão 7. Prática em arranjos. 8. Oficinas de ensino coletivo de violão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REGÊNCIA MUS0226 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais sobre a teoria e prática da regência, contemplando as técnicas adequadas para a execução de diferentes gêneros, estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA MÚSICA CEARENSE MUS0227 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História da música popular cearense da Modinha aos Festivais da Canção, abordando aspectos sócio-históricos e estéticos de cada período.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

ESTÁGIO SUPERVISIONADO IV MUS0063 - 100 horas
Carga Horária

100 horas.

Professores
Ementa

Análise e diagnóstico da realidade escolar, envolvendo investigação sobre seu cotidiano e a prática pedagógica no Ensino Médio ou Educação de Jovens e Adultos e a inserção da música nesse espaço. Intervenção feita através de regência em sala de aula ou realização de mini-cursos ou oficinas que proporcionem ao aluno a prática docente. Conhecimento do PPP e PDE da escola. Reflexão que envolva as políticas educacionais, em especial voltadas ao ensino de musica nas escolas relacionando à experiência vivenciada no estágio.

Bibliografia
  • A formação do professor de música e o estágio
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO MUS0166 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso. Orientação de leituras para o desenvolvimento do mesmo. Finalização do trabalho de conclusão para apresentação pública perante comissão composta por três professores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RECITAL MUS0167 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Preparação e realização de apresentação musical pública individual ou em grupo de câmara com a orientação de um professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARRANJO MUS0228 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das técnicas para a produção de arranjos para diversos grupos musicais instrumentais e vocais. Estudos das técnicas de contraponto e harmonização. Experimentação das possibilidades de combinação melódica, harmônica e rítmica em diversos gêneros, estilos e linguagens musicais. Arranjos didáticos para atuação docente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

SOCIOLOGIA DA MUSICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo do fenômeno musical à luz das teorias sociológicas, compreensão dos conceitos de Campus e Habitus, de Pierre Bourdieu para estudo do fenômeno artístico no tecido social.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MITOLOGIA E PRÁTICAS MUSICAIS AFRODESCENDENTES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo sobre o legado da Cultura Africana para a Cultura Brasileira, em especial para a música. Compreensão do sagrado através da musica nos ritos afro-descendentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimento da prática de orquestra através de um repertório diversificado, perpassando do erudito ao popular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO MUSICAL II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
APRECIAÇÃO MUSICAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CANTO CORAL IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FLAUTA DOCE I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PERCUSSÃO APLICADA À EDUCAÇÃO MUSICAL I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA CONTEMPORÂNEA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FLAUTA DOCE II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA ELETRÔNICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento da técnica de mão direita (dataché, stacatto, legatto, spicatto e martelato) e estudo da terceira e da quarta posição da mão esquerda. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para instrumentos de cordas friccionadas.Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresentação e história dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades maiores: C, G, D. Prática de repertório em grupo em nível básico. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento abordando: posicionamento corporal ao tocar; os principais valores das notas; sinais de dinâmica; nomenclatura das teclas brancas; pausas; tonalidades de C e G; pautas; claves de G e F; fórmulas de compasso; ligaduras; os toques legato, staccato e acentuado; intervalos; anacrusa; sustenidos, bemóis e bequadros; pentacordes maiores; tom e semi-tom; uso do pedal de prolongamento; escala cromática; cifragem. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
OFICINA DE CONSTRUÇÃO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A construção de novos instrumentos musicais no cenário musical atual. Construção de instrumentos musicais e educação musical. Desenvolvimento e história dos instrumentos musicais. Experimentação e organização sonora de materiais recicláveis aplicados à construção de instrumentos musicais. Construção e manipulação de instrumentos musicais alternativos: membranofones, cordofones, idiofones e aerofones. Elaboração e execução de repertório para orquestra de instrumentos musicais alternativos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REGÊNCIA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais sobre o gestual de regência e suas implicações técnicas na execução de diferentes gêneros estilos e formas musicais. Técnicas de marcação para compassos simples e compostos. Técnicas de ensino, de análise estrutural e de estudo de repertório na forma cânone e a duas vozes. Função social do regente e sua missão enquanto educador musical. Interpretação de repertório folclórico e infantil brasileiro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PERCUSSÃO APLICADA À EDUCAÇÃO MUSICAL II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Técnica e execução dos instrumentos de percussão para a aplicação na Educação Musical. Estudo da pedagogia dos instrumentos de percussão. Uso didático dos instrumentos de percussão da cultura brasileira. Prática de execução musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CONTRAPONTO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo do contraponto Bachiano e suas formas de realização: prelúdios, fugas, corais. Composição de estruturas polifônicas tonais geradas a partir de temas populares.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNOMUSICOLOGIA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudar e analisar os caminhos, fronteiras e diálogos que caracterizam a interrelação entre as áreas de Educação Musical e Etnomusicologia nos estudos da transmissão musical em culturas de tradição oral e escrita.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA E TECNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

As tecnologias analógicas e digitais para o processo de gravação sonora. Composição, notação e educação musical através de softwares. Instrumentos Virtuais e suas peculiaridades. Consoles digitais e analógicos. Microfonação de instrumentos em estúdio e em palcos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA LATINO-AMERICANA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMIÓTICA DA MÚSICA E DA CANÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GRUPOS MUSICAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento abordando: Tonalidade de C, G e F Maior, escala Maior, acordes de Sétima; Colcheias pontuadas; forma ternária (ABA); pedal de prolongamento; pentacordes maiores e menores; arpejos; intervalos; forma do Blues. Todos esses itens serão abordados em repertório apropriado para cada situação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA - II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da prática instrumental I em nível crescente de complexidade. Desenvolvimento da técnica da mão direita (dataché, stacatto, legatto, spicatto e martelato) e estudo da terceira e da quarta posição da mão esquerda. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para instrumentos de cordas friccionadas. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO - II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Postura e elementos de técnica: arco e digitação. Prática de repertório em grupo em nível básico. Golpes de arco e braço do instrumento. Tonalidades maiores: F, Bb, E, A. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARRANJO INSTRUMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos e instrumentais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARRANJO CORAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aplicação de elementos harmônicos, rítmicos, melódicos e vocais na construção de arranjos com uma perspectiva de educação musical. Prática de elaboração de arranjos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÉTICA MUSICAL II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O espaço teórico da Estética no conhecimento filosófico. A Estética Iluminista: Descartes, Rosseau e Kant. O pensamento Estético na pós-modernidade: Nietzsche. A Estética aplicada à contemporaneidade. A posição Estética do artista moderno.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CURRÍCULOS E PROGRAMAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos e concepções de currículo. Teorias curriculares: histórico, fundamentos e condicionantes. Tendências curriculares na educação brasileira. Planejamento curricular. Avaliação curricular. Análise das diretrizes, propostas curriculares.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIAS DE ENSINO DE INSTRUMENTOS MUSICAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudos das atuais metodologias de ensino de instrumentos. Discutir e refletir sobre estas metodologias. O papel do professor e do aluno frente as metodologias. Aprofundar o universo da Aprendizagem Musical Compartilhada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM PERFORMANCE HISTÓRICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos básicos de performance historicamente informada, história do movimento de Música Antiga iniciado nos anos sessenta. Literatura e gêneros musicais praticados desde a Idade Média e apresentação das famílias de instrumentos e suas réplicas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Iniciação ao estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, técnica instrumental e dos processos de interpretação musical através da prática instrumental coletiva e individual com progressão, envolvendo o Trompete aos vários instrumentos musicais, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro e mundial.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução sobre os cuidados básicos com os instrumentos musicais de metais graves. Iniciação ao estudo das técnicas básicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Iniciação ao estudo das técnicas básicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves,entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE EXPRESSÃO CORPORAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudos do corpo a partir da educação somática. Técnicas de sensibilização, aquecimento, postura e alongamento consciente. Células coreográficas. Improvisação. Laboratório de criação a partir dos trabalhos de pesquisa em música desenvolvidos pelos alunos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA E PRÁTICA DO CHORO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da prática de repertório, da prática interpretativa e dos fundamentos teóricos e históricas que embasam a execução do choro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PEDAGOGIA DE PAULO FREIRE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Contextualização histórica das ideias pedagógicas de Paulo Freire. Aplicação dessas ideias em experiências de alfabetização de adultos. Discussão de conceitos centrais da pedagogia freiriana, tais como sua antropologia, ênfase na atitude dialógica do professor, educação para a liberdade, crítica da sociedade e educação brasileira. Influências de Paulo Freire no pensamento pedagógico contemporâneo e possíveis implicações para Educação Musical.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MÚSICA NA EDUCAÇÃO ESPECIAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Música e inclusão de pessoas com deficiência em escolas de ensino regular: possibilidades e limitações; a interação social por meio de atividades musicais; desenvolvimento da linguagem e coordenação psico-motora na pessoa com deficiência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDITORAÇÃO DE PARTITURA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Não informada!

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimento da prática de orquestra através de um repertório diversificado, perpassando do erudito ao popular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE INSTRUMENTOS DE CORDAS FRICCIONADAS IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimento da prática de orquestra através de um repertório diversificado, perpassando do erudito ao popular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE ORQUESTRA DE SOPROS E PERCUSSÃO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE ORQUESTRA DE SOPROS E PERCUSSÃO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE ORQUESTRA DE SOPROS E PERCUSSÃO III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE ORQUESTRA DE SOPROS E PERCUSSÃO IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Nesta disciplina serão abordados aspectos práticos da execução instrumental, estudos de repertório e estudos técnicos práticos e teóricos. Discussões acerca do papel das bandas de música de sopro e percussão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HABILIDADES AO TECLADO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento. Localização das notas musicais no teclado. Cifras e suas realizações. Estudo prático de alguns encadeamentos harmônicos nas tonalidades mais básicas. Estudo prático do uso do piano/teclado em situações de ensino na Educação Básica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HABILIDADES AO TECLADO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais sobre o instrumento. Localização das notas musicais no teclado. Cifras e suas realizações. Estudo prático de alguns encadeamentos harmônicos nas tonalidades mais básicas. Estudo prático do uso do piano/teclado em situações de ensino na Educação Básica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: FLAUTA DOCE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução sobre os aspectos históricos da flauta doce. Técnica inicial: postura, respiração, articulação e dedilhado. Prática instrumental coletiva da flauta doce soprano. Prática de estudos e preparação de repertório. Reflexões e possibilidades de práticas pedagógicomusicais com a flauta doce para diferentes contextos de ensino escolares e não escolares.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aprimoramento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos e repertório coerente com o nível técnico dos estudantes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METAIS GRAVES VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aprimoramento das técnicas para execução dos instrumentos da família dos metais graves, entre elas: respiração, vibração labial e manuseio do instrumento, por meio da metodologia de ensino coletivo, utilizando-se de exercícios técnicos. Revisão e desenvolvimento de repertório tradicional, coletivo e individual, original para os instrumentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PEDAGOGIA DO PIANO I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à pedagogia do piano abordando a escolha de material didático apropriado e conceitos fundamentais à iniciação ao piano.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PEDAGOGIA DO PIANO II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Como uma continuação da discussão iniciada no curso de Pedagogia do Piano I, serão abordadas estratégias de ensino da técnica, da leitura, do dedilhado, do pedal, da interpretação e do estudo planejado aplicadas a repertório de nível intermediário.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano II em nível crescente de complexidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano III em nível crescente de complexidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano IV em nível crescente de complexidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PIANO/TECLADO VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos de técnica e de interpretação para o desempenho ao piano/teclado considerando as necessidades e níveis de proficiência ao instrumento individuais de cada aluno. Técnicas de leitura e de estudo serão gradualmente desenvolvidas a partir da realização de repertório de diferentes períodos e estilos, incluindo obras desde o repertório erudito ao popular (nacional e internacional), além de práticas que incluem improvisação, harmonização e composição em atividades individuais e coletivas. Desenvolvimento da prática do Piano V em nível crescente de complexidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Negritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentes e da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho. Herança africana na música do Brasil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SAXOFONE I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Considerações gerais e iniciais sobre a técnica do instrumento abordando posicionamento corporal ao tocar; leitura musical e repertório adequado para o os níveis dos estudantes. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o Saxofone. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SAXOFONE II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da técnica do instrumento abordando o trabalho com o repertório para sasxofone; leitura e interpretação musical adequado para os níveis dos estudantes. Estudo individual e coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para saxofone. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SAXOFONE III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para saxofone; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SAXOFONE IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para cada instrumento; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SAXOFONE V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para cada instrumento; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SAXOFONE VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da técnica do instrumento abordando o estudo do repertório para cada instrumento; leitura e interpretação musical adequado para o os níveis dos estudantes. Técnicas de criação e expressão artística. Estudo coletivo e individual, ordenado e progressivo de exercícios e obras para o saxofone. Estímulo à autonomia e autorregulação do estudo. Prática musical em conjunto. Preparação para o Recital de Conclusão de Curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com progressão, dando ênfase na execução de pequenas obras do repertório popular brasileiro e ocidental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com progressão, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, ocidental e do repertório voltado para a improvisação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com nível avançado, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, ocidental e do repertório voltado para música de câmara.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TROMPETE VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da pedagogia, literatura, performance e dos processos de interpretação musical no trompete e seus fundamentos através da prática instrumental individual e coletiva com nível avançado, dando ênfase na execução de obras do repertório brasileiro, ocidental, de música de câmara e preparação para o recital de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLÃO APLICADO À EDUCAÇÃO MUSICAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à técnica violonística aplicada à pedagogia musical e atuação do educador musical em sala de aula; conceitos básicos de postura, relaxamento, sonoridade e repertório. princípios para a utilização do instrumento como elemento de acompanhamento; leitura básica de partituras e cifras; acompanhamento funcional por meio de harmonização intuitiva.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLINO/VIOLA VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da técnica violinista em nível crescente. Aprimoramento da técnica de mão esquerda e mão direita. Prática de repertório em nível intermediário. Preparação da performance instrumental para o recital final de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Leitura musical e repertório adequado para o os níveis dos estudantes. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades maiores: Db, Gb. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO IV
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Repertorio solo. Criação de arranjos. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Tonalidades menores. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO V
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Repertorio solo. Criação de arranjos. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Técnicas avançadas. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
VIOLONCELO/CONTRABAIXO VI
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Repertorio solo. Criação de arranjos. Estudo coletivo, ordenado e progressivo de exercícios e obras para os respectivos instrumentos. Prática musical em conjunto. História dos instrumentos de cordas friccionadas: violoncelo e contrabaixo. Postura e elementos da técnica básica: arco e digitação. Técnicas avançadas. Afinação e sonoridade. Linguagem idiomática do instrumento. Recital final.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.