Ensino de Ciências Naturais e Matemática EaD
Atualizado em 29/06/2023 às 17h05
384 horas
A Distância
17 meses
60
Múltiplos polos
Coordenação: Prof. PAULO GONCALO FARIAS GONCALVES
paulo.goncalo@ufca.edu.br
(88) 3221-9593
Bloco E, Sala 06
O curso de Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática (EECNM) é uma pós-graduação lato sensu, na modalidade a distância, da Universidade Federal do Cariri (UFCA).
Constituído por servidores do Instituto de Formação de Educadores (IFE), campus da UFCA em Brejo Santo-CE, a EECNM tem como enfoque atender a uma demanda crescente de profissionais da educação do interior do Ceará por formação continuada, aproveitando a experiência do corpo docente com a formação inicial de professores de Ciências Naturais, Física, Química, Biologia, Matemática e Pedagogia para a Educação Básica. Com uma carga horária de 384h, em sua primeira edição, o curso ofertará 60 vagas, em três polos de educação a distância da UFCA: Brejo Santo, Milagres e Icó
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Correntes epistemológicas na pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática numa perspectiva cultural. Introdução à pesquisa científica. A investigação na pesquisa educacional. Estrutura de um artigo científico. Instrumentos de pesquisa. Coleta, organização e análise de dados. Elaboração do projeto de TCC.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
O surgimento das áreas de Ensino de Ciências e Educação Matemática. Tendências investigativas do Ensino de Ciências Naturais e Matemática (Interdisciplinaridade, Ludicidade, Resolução de problemas, Etnomatemática e Etnociências, Metodologias ativas, Atividades Investigativas entre outras). Análise de produtos educacionais para o ensino e aprendizagem de Ciências Naturais e Matemática na Educação Básica. Definição de tendência investigativa que irá fundamentar o TCC.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Introdução à Educação a Distância. Ambientes Virtuais de Aprendizagem. Cibercultura e Educação. Uso do Computador e do Smartphone como ferramentas pedagógicas. Redes sociais e plataformas de compartilhamento de vídeos na Educação. Desenvolvimento de atividades para a Educação Básica através de tecnologias digitais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Introdução à Ciência. Origens sócio-históricas do movimento CTSA no Brasil e no mundo. Limites e possibilidades da abordagem CTSA no contexto educacional brasileiro. Estudos culturais e CTSA. Elaboração, aplicação e avaliação de materiais de Ensino com Abordagem CTSA. Importância da Educação Científica na sociedade atual.
Bibliografia
- Reflexões para a implementação do movimento CTS no contexto educacional brasileiro.
- Alfabetização científico-tecnológica para quê? Ensaio: pesquisa em educação em ciências
- CHASSOT, A.. A ciência através dos tempos.. 1. Moderna,. 1994
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Introdução às teorias do currículo. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o Documento Curricular Referencial do Ceará (DCRC) e os currículos da Educação Básica. A Base Nacional Comum para a formação inicial de professores da Educação Básica (BNC-Formação). Diferentes perspectivas e instrumentos para as avaliações diagnóstica, somativa e formativa no Ensino de Ciências Naturais e Matemática. Avaliações de larga escala internacionais, nacionais e regionais (PISA, ENEM, Prova Brasil, SPAECE) e suas implicações para as Ciências Naturais e Matemática.
Bibliografia
- Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de Identidade: Uma Introdução as Teorias do Curriculo. 1°. Autentica. 1999
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Produtos educacionais nas áreas de Ensino de Ciências e de Educação Matemática: Definições e características. Estudo e avaliação de diferentes tipos de produtos educacionais para o ensino de Ciências Naturais e de Matemática. Planejamento do produto educacional para o TCC.
Bibliografia
- (Alguns) desafios para os Produtos Educacionais nos Mestrados Profissionais nas áreas de Ensino e Educação
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Participação do discente, durante o período de vínculo com a Especialização em Ensino de Ciências Naturais e Matemática, em atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura regulamentadas em normas específicas do curso e/ou reconhecidas pelo Colegiado como adequadas e de mérito para a obtenção de créditos.
Bibliografia
- LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade.. Metodologia científica. . Atlas. 2019
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
Orientação e acompanhamento da produção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Elementos pré-textuais do TCC. Elementos textuais do TCC (introdução, objetivos, referencial teórico, metodologia, resultados e considerações finais). Elementos pós-textuais (referências, apêndices e anexos). Apresentação do TCC.
Bibliografia
- SEVERINO, Antônio Joaquim.. Metodologia do Trabalho Científico.. . Cortez. 2022
Nenhum processo seletivo em vigência.