Guias e Normativos
Publicado em 14/07/2022. Atualizado em 06/02/2024 às 15h48
Tutorial
Ultima atualização: 2023-02-15 09:24:30
Ultima atualização: 2023-05-03 10:06:30
Informativos
Ultima atualização: 2023-02-23 16:32:22
Ultima atualização: 2023-02-23 16:32:04
Ultima atualização: 2023-02-23 16:32:47
Requerimento – Desistência Definitiva de Curso (Cancelamento de Programa)
O estudante pode solicitar/requerer desistência definitiva de curso na UFCA?
- Sim. A solicitação (apresentação do Requerimento) de desistência definitiva do curso na UFCA, acarreta o cancelamento da matrícula em todos os componentes curriculares nos quais o estudante está matriculado. A análise e o parecer sobre esta solicitação são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação (Requerimento) deve ser deve ser feita à coordenação do curso em que o(a) aluno(a) está matriculado(a).
Há um prazo para fazer essa solicitação?
- Não. A desistência definitiva de curso na UFCA, conforme Arts. 276 a 277, 282 a 286 e outros do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA, ou Art. 15 e outros da Resolução Consuni nº 98, de 18 de agosto de 2022, poderá ser requerida a qualquer tempo.
Qual o procedimento para solicitar desistência definitiva de curso na UFCA?
- O aluno deverá preencher e assinar o formulário REQUERIMENTO DE DESISTÊNCIA DEFINITIVA DE CURSO. Deverá acompanhar o Requerimento a comprovação de quitação com o sistema de bibliotecas e demais serviços da UFCA.
Normatização/legislação relacionada
- Graduação: Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA (Arts. 276 a 277, 282 a 286 e outros). Disponível em: (link: https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2023/06/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA_157_2023_CONSUNI-Aprova-o-Regulamento-da-Gradua%C3%A7%C3%A3o-2.pdf)
- Pós-Graduação: Resolução Consuni nº 98, de 18 de agosto de 2022 e suas alterações (Art. 15 e outros). Disponível em: (link: https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2022/08/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-98_2022_Consuni-res.-lato-sensu.pdf)
Passo a passo
1º – Preencher e assinar o REQUERIMENTO e QUESTIONÁRIO em formato PDF ou em formato editável
Ultima atualização: 2024-01-25 08:22:35
Documentos Relacionados
2º – Abrir ticket ao CEAD, no endereço: https://atendimento.ufca.edu.br/
Preenchimento do Ticket:
- Setor: CEAD – Centro de Educação a Distância;
- Serviços: Outros;
- Setor do Solicitante: Aluno(a);
- Assunto da Solicitação: Requerimento de Desistência Definitiva de Curso – Curso:____ ____________________________;
- Descrição da Solicitação: Requerimento de Desistência Definitiva, junto ao Curso:________________________________.
3º – Para a emissão do NADA CONSTA, siga as seguintes instruções:
– Acessar os serviços de tickets da UFCA (https://atendimento.ufca.edu.br/open.php)
– Preencher os seguintes campos como se segue:
- Setor: SIBI – Sistemas de Bibliotecas
- Serviços: Nada Consta
- Campus: Icó
- Setor do solicitante: Centro de Educação a Distância – CEAD
Attachments (Anexos): Anexar Identidade, Requerimento, Questionário e a Comprovação de Quitação com o Sistema de Bibliotecas (NADA CONSTA) e demais serviços da UFCA (Em anexo único, formato PDF).
4º – Aguardar retorno da Coordenação do Curso, informando Parecer e demais trâmites.
Outros docs
Procedimento completo:
Ultima atualização: 2024-01-25 08:25:51
Requerimento – Aproveitamento de Estudos
O estudante pode solicitar aproveitamento de estudos realizados em outra universidade ou na própria UFCA?
- Sim. A análise e o parecer sobre aproveitamento de estudos são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação deve ser feita à coordenação do curso em que o aluno está ingressando e passará por avaliação de Comissão de Análise. A solicitação poderá ser feita somente após a Confirmação de Matrícula.
Há um prazo para fazer essa solicitação?
- Sim. O aproveitamento de componentes curriculares concluídos antes do ingresso deverá ser requerido até o semestre seguinte ao do seu ingresso.
Qual o procedimento para solicitar aproveitamento de estudos?
- O aluno deverá preencher o formulário de solicitação de aproveitamento de estudos e fazer constar a proposta de todos os componentes curriculares que pretende aproveitar, inclusive, se houver, com propostas alternativas. O formulário deverá ser acompanhado pelos originais ou cópias autenticadas dos documentos informados na Cap. II do RCG-UFCA.
Fui aprovado na seleção para mudança de curso (transferência interna). Preciso solicitar aproveitamento de disciplinas do meu curso de origem?
- Disciplinas que têm o mesmo código ou têm equivalência registrada são aproveitadas automaticamente. Caso deseje solicitar aproveitamento de outros componentes curriculares, deve ser adotado o mesmo procedimento de aproveitamento de estudos regido pela Cap. II do RCG-UFCA, junto à coordenação do seu curso.
Normatização/Legislação relacionada
- Graduação: Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA (Cap. II e outros). Disponível em: (link: https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2023/06/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA_157_2023_CONSUNI-Aprova-o-Regulamento-da-Gradua%C3%A7%C3%A3o-2.pdf);
- Pós-Graduação: Resolução Consuni nº 98, de 18 de agosto de 2022 e suas alterações (Art. 26 e outros). Disponível em: (link: https://documentos.ufca.edu.br/wp-folder/wp-content/uploads/2022/08/Resolu%C3%A7%C3%A3o-n%C2%BA-98_2022_Consuni-res.-lato-sensu.pdf).
Passo a passo
1º – Preencher e assinar o REQUERIMENTO em formato PDF ou em formato editável
Ultima atualização: 2024-01-16 11:24:06
Documentos Relacionados
2º – Abrir ticket ao CEAD, no endereço: https://atendimento.ufca.edu.br/
Preenchimento do Ticket:
- Setor: CEAD – Centro de Educação a Distância;
- Serviços: Outros;
- Setor do Solicitante: Aluno(a);
- Assunto da Solicitação: Requerimento de Aproveitamento de Estudos – Curso: ____________________________ ;
- Descrição da Solicitação: Solicitação de Aproveitamento de Estudos, junto ao Curso:____________________________, conforme Requerimento e comprovações (anexados);
- Attachments (Anexos): Anexar o Requerimento, preenchido e assinado. Anexar os comprovantes citados no requerimento (Em anexo único, formato pdf).
3º – Aguardar retorno da Coordenação do Curso, informando Parecer da Comissão e demais trâmites.
Outros docs
Procedimento completo:
Ultima atualização: 2024-01-16 13:55:30
Documentos Relacionados
Formulário de parecer da comissão
Ultima atualização: 2024-01-16 13:53:00
Documentos Relacionados
REQUERIMENTO DE TRANFERÊNCIA DE POLO – CURSOS EaD
Regulamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em EaD (UFCA) – Regulamento em tramitação nas instâncias coletivas
Art. 140° Havendo vagas ociosas, será facultado ao discente, mediante requerimento devidamente documentado ao Centro de Educação a Distância (CEAD), a transferência entre Polos de Apoio Presencial, dentro de um mesmo curso de graduação ou de pós-graduação.
Art. 141° A transferência entre polos poderá ser solicitada nas seguintes situações:
I. Abertura de Polo de Apoio Presencial em local mais próximo à residência do discente;
II. Mudança de residência para um local mais próximo do polo pretendido;
III. Razão devidamente fundamentada pelo(a) requerente.
§1º. A transferência de polo poderá ser feita por mais de uma vez para o mesmo aluno(a) no mesmo curso, desde que devidamente fundamentada a razão de nova transferência.
§2º. A Coordenação do Curso será ouvida para a deliberação de que trata o caput deste artigo.
COMO SOLICITAR A TRANSFERÊNCIA DE POLO:
- Para obter transferência do polo de apoio presencial pelo qual optou quando do ingresso nos Cursos EaD de Graduação e de pós-graduação UAB/UFCA, o aluno deverá apresentar:
1° Requerimento de transferência de polo – cursos EaD
Ultima atualização: 2024-02-06 14:26:33
Documentos Relacionados
2° Como enviar o requerimento de transferência de polo:
Após preencher corretamente, data e assinar o REQUERIMENTO DE TRANFERÊNCIA DE POLO, o(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link: https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.
Outros docs
Procedimento completo:
Ultima atualização: 2024-02-06 14:43:31
Serviço:
Centro de Educação a Distância – CEAD-UFCA
Diretoria Adjunta – Antonio Batista
REQUERIMENTO DE GUARDA RELIGIOSA – CURSOS EaD
Observâncias:
- Lei nº 13.796/2019
- Resolução Câmara Acadêmica Consuni nº 03, de 18 de agosto de 2021. Art. 1º, Parágrafo único. O regime de guarda religiosa, recolhimento ou similares é o procedimento que visa atender os(as) discentes que se encontram impossibilitados de comparecer às aulas ou outras atividades acadêmicas, em virtude de preceitos de sua religião.
- Anexo II da Resolução Câmara Acadêmica Consuni nº 03, de 18 de agosto de 2021.
COMO SOLICITAR A GUARDA RELIGIOSA:
- Para obter o direito à Guarda Religiosa nos Cursos EaD de Graduação e de Pós-Graduação UAB/UFCA, o(a) estudante deverá apresentar:
1. Requerimento de guarda religiosa – Cursos EaD
Ultima atualização: 2024-02-06 15:44:30
Documentos Relacionados
2. Termo de declaração de guarda religiosa – Cursos EaD
Ultima atualização: 2024-02-06 15:48:22
Documentos Relacionados
COMO ENVIAR O REQUERIMENTO E O TERMO DE DECLARAÇÃO DE GUARDA RELIGIOSA:
- Após preencher corretamente, data e assinar o REQUERIMENTO DE GUARDA RELIGIOSA;
- Após a Instituição Religiosa preencher corretamente, data e assinar o TERMO DE DECLARAÇÃO DE GUARDA RELIGIOSA,
O(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link: https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.
Outros docs
Procedimento completo:
Ultima atualização: 2024-02-06 15:52:23
- Solicitação de Certificados, Certidões e Declarações
- Alteração de nome para nome social
- Atestado de Matrícula
- Aproveitamento de atividades complementares no curso
- Alteração de dados pessoais e; ou acadêmicos junto aos sistemas AVA e/ou SIGAA
- Requerimento solicitações diversas