Clínica Médica
Publicado em 25/07/2019. Atualizado em 20/11/2023 às 16h35
2 anos
6
2009
Parecer 823/2023
Supervisor (titular): Francisco Targinio Menezes Feitoza
(88) 32219604
Supervisor (suplente): Erich Pires Lisboa
(88) 32219604
A prática da Medicina Clínica é diretamente relacionada à capacidade de raciocínio (intuição, cognição e integração de dados), às habilidades técnicas e ao relacionamento humano. A Clínica Médica, assim, apresenta por excelência uma dupla face de ciência e arte. Em tese, todo paciente adulto é da alçada da Clínica Médica. O (a) Clínico (a) é o profissional que organiza o cuidado do sujeito doente, planejando a assistência desde o diagnóstico ao tratamento, em todas as circunstâncias, cenários, dificuldades e gravidades.
O intuito é sempre se conduzir dentro das melhores escolhas para o paciente, escolhas muitas vezes difíceis, para as quais se procura lançar mão das mais soberanas evidências científicas. Quando estas são insuficientes, vale-se da experiência adquirida com casos anteriores, levando-se em conta a sensibilidade do (a) médico (a). Os pacientes clínicos tendem a grande complexidade, pois frequentemente apresentam mais de um problema de saúde orgânica (além das demandas psicossociais, econômicas e culturais que dimensionam cada indivíduo).
Quem adentra à Clínica Médica desde cedo aprende, por exemplo, que se um paciente tem icterícia como queixa, a Hepatologia talvez seja a especialidade mais adequada para seu caso; já se apresenta uma glomerulopatia, a Nefrologia geralmente é indicada; se tem com sintoma único febre, tende-se a chamar a Infectologia… Porém, se apresenta ao mesmo tempo icterícia, glomerulopatia e febre, esse paciente é imprescindivelmente da Clínica Médica. Assim, a Clínica Médica vem a ser a “Medicina do todo, que vê o paciente como um todo”. No entanto, obviamente, por agregar tantos conhecimentos, a Clínica não caminha sozinha: ela precisa do apoio das especialidades médicas e não médicas, portanto das equipes multiprofissionais. Logo, a Medicina Clínica, por gerir o paciente inclusive frente a outras áreas do cuidado, é também um exercício de liderança, de melhoramento constante.
Dito isso, formar e habilitar um (a) profissional para o exercício da Clínica Médica é um processo de prestimoso valor, que exige amplo terreno de prática, amplo ambiente de ensino e tempo de entrega por parte de quem se dedica a ensinar e aprender Medicina Clínica. É nessa perspectiva que a Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Faculdade de Medicina (FAMED), se propõe a oferecer formação em Residência de Clínica Médica, também vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação.
Existente desde 2009, o Programa de Clínica Médica da FAMED/UFCA surgiu a priori com a proposta de interiorizar a formação em Medicina Clínica e fixar o Clínico no interior do estado, de modo que, após 14 anos, muitos dos atuais preceptores são egressos do próprio Programa, o que alimenta um vínculo-ciclo de reforço positivo. Em temos numéricos, já foram formados 60 clínicos egressos do programa. Atualmente são disponibilizadas 06 vagas para R1. A formação tem duração de 02 anos, totalizando 12 residentes regularmente (06 R1 e 06 R2).
O Programa de Clínica Médica dispõe de amplo campo de prática médica. Há um convênio com o Hospital Regional do Cariri (HRC), da rede estadual de saúde, localizado em Juazeiro do Norte, e com outras instituições de saúde relevantes. Ao HRC concerne grande parte da carga horária da residência. No hospital, encontra-se o principal serviço de Enfermaria de Clínica Médica, que conta com 87 leitos, dos quais 03 são leitos de isolamento respiratório. Nas enfermarias do HRC os residentes dispõem de sala para prescrição médica e discussões com preceptores (médicos hospitalistas), bem como espaço para repouso e refeições.
No HRC os residentes também fazem rodízios nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), que contam com 50 leitos distribuídos em 05 unidades (10 leitos por cada UTI). Todas as UTIs têm Médico Diarista de segunda a sexta-feira e também Médicos Plantonistas 24h. Ainda no HRC os residentes acessam serviços de Neurologia (Unidade de AVC e ambulatório de Neurologia), Radiologia (rodízio optativo), Nefrologia, Infectologia e Emergência Clínica adulto. O Hospital também dispõe de um Centro de Ensino e Pesquisa com 02 salas de aula (com lousa, data-show, cadeiras, pincel) e 01 auditório, onde são realizadas atividades acadêmicas regulares.
Outro campo de prática importante, situado na própria FAMED/UFCA, é uma moderna Clínica Escola, com 24 consultórios em formato de ilha, totalmente adaptados para atividades de ensino ao mesmo tempo em que ocorre atendimento ao público em dois turnos, de segunda a sexta-feira. A estrutura da Clínica Escola conta ainda com 09 salas de aula, 01 laboratório de análises clínicas e 01 Laboratório de Habilidades Clínicas (com 57 bonecos para treinamento prático de intubação orotraqueal, ACLS/BLS, acessos vasculares, punção lombar, traqueostomia, ausculta de dezenas de sopros cardíacos e ruídos pulmonares, dentre diversos outros treinamentos possíveis).
O programa de Residência em Clínica Médica possuiu ainda outras parcerias:
- Hospital do Coração do Cariri, de Barbalha;
- Demais hospitais da Rede SESA/CE para rodízios específicos (por exemplo, Pneumologia, Nefrologia, Emergência Clínica e Cardiológica, Gastroenterologia);
- Clinirim – Clínica de Doenças Renais de Barbalha;
- Serviço de Ambulatório da Faculdade de Medicina Estácio-Idomed de Juazeiro do Norte;
- Policlínica Aderson Tavares Bezerra, em Crato;
- Policlínica João Pereira dos Santos, em Barbalha;
- Secretaria de Saúde dos municípios Crato, Barbalha e Juazeiro do Norte (para rodízio ambulatorial em centros de especialidades e em unidades básicas de saúde);
Quanto às atividades teóricas, buscando constante aprimoramento, os residentes de Clínica Médicas têm regularmente discussão de artigos da revista New England Journal of Medicina, Sessões Anatomoclínicas conjuntas com o Programa de Residência Médica em Patologia da UFCA e patologistas do Serviço de Verificação de Óbitos de Barbalha, e um Programa de Educação Continuada, o qual consiste em encontro acadêmicos todas as quartas-feiras às 17h para discutir, com especialistas convidados, casos clínicos e temas teóricos diversos.
Os residentes também são estimulados a se envolverem em atividades de ensino da própria FAMED, na condição de atores ativos, sendo comum que os convites para palestrar junto às Ligas Acadêmicas. Mas a proposta acadêmica não para no ensino: a Instituição oferece apoio para desenvolvimento de pesquisa e publicação científica por meio de curso de metodologia científica obrigatório para todos os residentes de Clínica Médica, uma forma de preparar o nosso residente para realização do seu trabalho de conclusão de curso, o que posteriormente enriquecerá seu currículo.
Assim, lançando mão dos melhores recursos a que temos acesso, procurando oferecer o nosso melhor pessoal para ajudar na realização dos sonhos de cada residente, é que nosso Programa de Residência da FAMED/UFCA vem se fortalecendo ano após ano, entregando para a sociedade excelentes praticantes da Medicina Clínica, elevando a capacidade assistencial em áreas remotas do Ceará e Nordeste, com vistas a sermos com referência regional (Nordeste) em formação de excelência nos próximos 05 anos.
- Adriano Siqueira dos Santos
- Alberto Rafael Bringel Sampaio
- Aloísio Antônio Gomes de Matos Brasil
- Ângelo Roncalli Ramalho Sampaio
- Bernardo Pinheiro Cardoso de Brito Gonçalves
- Caroline de Almeida Cabral Ribeiro
- Cláudio Gleidiston Lima da Silva
- Emmanuela Quental Callou Sá
- Erich Pires Lisboa
- Francisca Renata Sales Bacurau
- Francisco Carleial Feijó de Sá
- Francisco Marcos Bezerra da Cunha
- Francisco Targinio Menezes Feitoza
- Ingrid Gabriela Herrera Quezada
- Isaura Elaine Gonçalves Moreira Rocha
- Jadson Souza de Melo
- José Maurício Pereira Lopes
- Leila Silveira Vieira da Silva
- Lorena Carla Dantas de Amorim Landim
- Marcelo Cruz Oliveira
- Marcya Moanna Gonçalves Cruz Macedo
- Moacir Pereira Leite Neto
- Narah Régia Tavares Sousa
- Nicoli Ferri Revoredo Coutinho
- Péricles Magalhães Vasconcelos
- Sue Ann Ohara Nascimento Bezerra
- Thales Aníbal Leite Barros Agostinho
- Viviane Chaves Pereira
- Ythay Amerson Tavares Saraiva