Filosofia (Bacharelado)
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 17/04/2023 às 16h58

Noturno
Presencial
5 anos
20
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. VALDETONIO PEREIRA DE ALENCAR
Bloco C, Sala 56
A(o) filósofa(o) reflete criticamente sobre a natureza essencial do ser humano, explorando suas questões mais profundas. Mãe de todas as ciências, coube à Filosofia elaborar os primeiros conceitos teóricos do diverso circundante, o que permitiu o aprofundamento dos campos específicos do conhecimento construídos pela experiência humana. Bacharéis em Filosofia estarão aptos a investigar questões metafísicas, epistemológicas, políticas, éticas e morais, produzindo pesquisas científicas, publicações, livros e artigos que contribuam para a promoção da pluralidade, da tolerância e do contínuo questionamento do mundo ao redor.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Análise e interpretação de textos diversos; Uso da linguagem formal/científica na produção de textos; Coerência e coesão textuais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O que é filosofia? A dificuldade de uma definição única de filosofia. Filosofia teórica e filosofia prática; Áreas da filosofia e seus principais problemas: Metafísica, Ontologia, Epistemologia, Lógica, Ética, Filosofia política e Estética. A história da filosofia e seus principais períodos: Antiga, Medieval, Moderna e Contemporânea. Leitura histórica, estrutural e comparativa. Hermenêutica filosófica. Filosofia e ciência. Planejamento e realização de um ciclo de palestras sobre O que é filosofia? a ser apresentado à comunidade como atividade de extensão através do Projeto de Extensão de Democratização da Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Diferentes tipos de conhecimento. Introdução aos conceitos fundamentais das ciências sociais: poder, cultura, etc. Relação indivíduo e sociedade. Temas contemporâneos das Ciências Sociais. Pensamento Social brasileiro.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A filosofia começa na Grécia do séc VI a. C.? A pergunta pela totalidade da phýsis nos pensadores pré-socráticos; a discussão sobre virtude, linguagem e conhecimento dos sofistas; Sócrates e as escolas socráticas; a filosofia como dialética em Platão; Aristóteles e a organização dos conhecimentos; a filosofia como exercício espiritual nas escolas e movimentos helenísticos; o Uno no neoplatonismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Noções de Lógica elementares e teoria dos conjuntos. Lógica proposicional: cálculo e semântica. Lógica de Predicados de primeira ordem: cálculo e semântica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Metodologia da pesquisa filosófica; Fichamento; Resenha crítica; Artigo. Elaboração de uma publicação filosófica para o público em geral, como atividade de extensão.
Bibliografia
- CAMPOS, Verônica. Penso, logo escrevo: um guia metodológico introdutório para a redação de ensaios filosóficos. . Fi. 2022
- SAUNDERS, Clare [et al.]. Como estudar filosofia: guia prático para estudantes. . Artmed. 2009
- ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação.. . Atlas. 2007
- LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. . Atlas. 2003
- MARTINICH, Aloysius Patrick. Ensaio filosófico: o que é, como se faz. . Loyola. 2002
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Os grandes movimentos filosóficos que surgiram no período medieval: a patrística, a escolástica e o nominalismo; a ratio theologica.
Bibliografia
- CAMPANINI, M.. Introdução a filosofia islâmica. . Estação Liberdade. 2010
- TORREL, J.P. Iniciação a São Tomás de Aquino. . Loyola. 1999
- NASCIMENTO, Carlos A.. O que é Filosofia Medieval?. . Brasiliense. 1992
- FRANGIOTTI, R.. História da Teologia (2 vols - Patristica e Medieval). . Paulinas. 1992
- INÁCIO, Inês C.. O pensamento medieval. . Ática. 1988
- PETERSON, Marianna A.. Introdução a Filosofia Medieval. . UFC. 1981
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
A questão socrática da vida justa; a ética das virtudes clássica e o problema do bem comum; A relação entre ética e política. Epicurismo, estoicismo e ceticismo. A moral deontológica e o primado da razão prática; utilitarismo como ética consequencialista; o problema da fundamentação moral na contemporaneidade.
Bibliografia
- josé américo pessanha. as delícias do jardim. . companhia das letras. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Problemas centrais da metafísica: tempo, livre-arbítrio, Deus, universais, particulares, realismo e anti-realismo.
Bibliografia
- João Branquinho. Problemas de Metafísica. 1. Editora Unisinos. 2022
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Questões clássicas de teoria do conhecimento: origem, justificação e limites do conhecimento; Racionalismo de Descartes; Empirismo de Hume; Criticismo de Kant.
Bibliografia
- René Descartes. Obras escolhidas. . Perspectiva. 2010
- John Locke. Ensaio sobre o Entendimento Humano. 4ª. Calouste Gulbenkian. 2010
Semestre 3
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Projeto de Pesquisa: Delimitação de tema, Problematização, Revisão Bibliográfica, Objetivos, Metodologia, Cronograma, Referências bibliográficas. Organização de evento filosófico aberto à comunidade, como parte do Projeto de Extensão Democratização da Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
Filosofia e o desenvolvimento da ciência moderna. O grande racionalismo do séc. XVII: Descartes, Spinoza e Leibniz; Mathesis Universalis, a ciência da ordem e a crítica da filosofia escolástica; Hume e a crítica da metafísica; A tese idealista de Berkeley; o empirismo de Locke. Kant e a questão sobre os limites do conhecimento humano; Filosofia e Esclarecimento; Dogmatismo e criticismo; Fichte e a doutrina da ciência; A filosofia da natureza de Schelling; A Fenomenologia do Espírito, Bildung e o conceito de experiência; Hegel e a história da filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema político do melhor governo e a legitimação do poder; A República de Platão; A politeia em Aristóteles; Os fundamentos da política moderna; Republicanismo; Direito natural e contrato social; Liberalismo e a crítica do Estado absolutista; Democracia, reconhecimento e teoria da justiça.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
O problema da demarcação. Confirmação e evidência. Explicação e predição. Inferências científicas e indução. Outros problemas em filosofia da ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Pesquisa em Filosofia e alguns de seus resultados: relatório e artigo. Formular minicurso sobre tema pesquisado como atividade de extensão do Projeto Democratização da Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Kierkegaard e a questão do sujeito; O conceito de vontade e matéria em Schopenhauer. Nietzsche e a crítica da civilização moderna. A filosofia da vida de Bergson. Fenomenologia e existencialismo. Heidegger e a questão do Ser. Frege, sentido e referência. O positivismo lógico do círculo de Viena; Wittgenstein e o problema filosófico da linguagem. Hermenêutica filosófica. Filosofia da diferença e os impasses do pensamento contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A importância da linguagem para a filosofia; O problema dos termos singulares; Sentido e referência em Frege; Teoria das descrições de Russell; O atomismo lógico de Russell e Wittgenstein; Teorias do significado; A concepção de linguagem do segundo Wittgenstein.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Disciplinas Optativas
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo da arte como objeto da especulação filosófica. A questão do belo, do juízo de gosto e da experiência estética. A construção do objeto artístico e as teorias do gênio. A relação das artes com a cultura, a história e a política. Enfatiza a especificidade do tratamento filosófico da arte e a reflexão sobre elementos inerentes ao fenômeno artístico: historicidade, beleza, critérios de valor, experiência estética, sistema das artes, forma e estilo, linguagens artísticas, arte e sociedade.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O específico da narrativa mítica. As narrativas míticas de Homero e Hesíodo (Ilíada e Odisseia; Os Trabalhos e os Dias e Teogonia). Tragédias e outras narrativas míticas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O significado da crença e a essência da experiência religiosa. Os fundamentos do teísmo. A possibilidade de justificação racional das crenças religiosas. Provas da existência de Deus: prova cosmológica, teleológica, ontológica e modal. Argumentos morais em favor da existência de Deus. Os atributos de Deus e seus paradoxos: onisciência, onipotência, eternidade e bondade. Presciência divina e liberdade humana: o problema do livre arbítrio. Teodicéia: o problema do Mal e a justiça divina.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Definições e Fundamentação do direito; A ciência do direito; história do pensamento jurídico; Hermenêutica jurídica e norma jurídica; teoria moral, direito e justiça.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Elementos da cultura clássica greco-romana formadores da cultura ocidental, com especial destaque para ética, a organização política, as artes e a ciência. O legado da cultura clássica para os renascimentos culturais europeus.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Compreender o desenvolvimento do pensamento latino-americano e a formação de uma filosofia original.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A mitologia Yorubá. O pensamento egípcio antigo. O pensamento filosófico em Alexandria. O cristianismo africano (Cipriano, Tertuliano, Agostinho). A filosofia ocidental e a matriz de pensamento africano moderno. O pan-africanismo. O pós-colonialismo. Franz Fanon. Sheyk Ana Diop. Achille Mbembe, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
O conceito de Oriente. A filosofia ocidental e sua relação com o pensamento Oriental. As tradições religiosas e filosóficas do Oriente. Hinduísmo. Vedas e Upanishades. Budismo. Yoga e Samkhya. Taoísmo. Confucionismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca Apresentar o contexto histórico de formação do capitalismo moderno; Apresentar e analisar os fundamentos da economia a partir do debate específico do século XVIII; Conhecer o plano Geral da obra A riqueza das nações de Adam Smith; Expor a argumentação de Smith sobre a relação valor/trabalho; Apresentar a interpretação de D. Ricardo sobre a relação valor/trabalho; Expor as contribuições críticas de Karl Marx à teoria valor/trabalho, dando enfoque às suas proposições acerca
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Teoria do Conhecimento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Ciências Humanas.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Filosofia da matemática e seus problemas; História da filosofia da matemática; Explanação das principais correntes da filosofia da matemática: logicismo, construtivismo, e formalismo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Introdução e prática das estratégias de compreensão do texto em língua inglesa; Leitura de textos filosóficos em língua inglesa.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudar problemas metafísicos e epistemológicos relacionados com os fenômenos mentais. Os principais temas são: a relação mente-corpo; dualismo e materialismo; consciência; intencionalidade e atitudes proposicionais; o problema das outras mentes, entre outros.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Mente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Mente.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Metafísica e história da Metafísica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em lógica e em filosofia da lógica.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Linguagem.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos avançados em Filosofia da Ciência.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina Filosofia Ameríndia (Indígena) pretende abordar as matrizes do pensamento indígena na America pré-colombiana e suas extensões na atualidade. Os mitos, a cosmologia, costumes e ritos dos povos indígenas. As reflexões antropológicas sobre o pensamento selvagem e sua influência no pensamento contemporâneo (Levi Strauss, Darcy Ribeiro, Viveiros de Castro, Kaka Werá, Daniel Munduruku). O Xamanismo, o totemismo, o perspectivismo indígena. As principais linhas de pensamento indígena, os nahuatl (astecas), os maias e incas (America Norte e Central), além dos povos tupi-guarani no Brasil (America do Sul).
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de tema ou temas centrais da Filosofia Antiga, em um ou mais autores.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em Filosofia Medieval.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de temas específicos em filosofia prática; dilemas e problemas éticos contemporâneos.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
A disciplina analisará questões fundamentais da Estética.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia contemporânea.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia moderna.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Formação histórica da Língua Espanhola. Aspectos Formais e estruturais da língua espanhola. Artigos, gênero e número, pronomes, substantivos, verbos regulares e irregulares; objeto direto e indireto, adjetivos. Tempos verbais. Leitura e análise de textos em espanhol. Produção textual.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Noções elementares de morfologia e sintaxe, aquisição do vocabulário básico para leitura e interpretação de textos filosóficos medievais.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Filosofia da educação, concepções de educação e democracia na modernidade, educação e emancipação humana, teorias críticas da educação no pensamento filosófico moderno.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Educação, relações saber e poder, as concepções Críticas de educação do homem na contemporaneidade, educação como instrumento de subjetivação e produção de saber e poder.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia política.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia do direito.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentação de tópicos específicos em filosofia do direito.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Apresentar as origens histórico-filosóficas da psicanálise. Examinar as confluências e divergências entre Filosofia e Psicanálise. Problematizar a teoria psicanalítica em relação ao conceito tradicional de ciência. Analisar criticamente as contribuições da ciência fundada por Freud no pensamento contemporâneo.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Estudo de Tema, Texto ou Autor em Filosofia da Arte.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Alfabeto. Casos e declinações. Verbos eimí e verbos regulares em -w (presente e pretérito perfeito). Vocabulário básico. Tradução de frases simples. Cotejamento.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Temas e problemas do Ensino de Filosofia.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
Origens da Língua Alemã e sua formação histórica, Aspectos Formais e estruturais da Língua Alemã: Fonética, Sintaxe e Morfologia. Substantivos, Pronomes, Advérbios, Numerais, Verbos e Conjunções. Alemão instrumental. Leitura e análise de textos em alemão.