Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI)

Publicado em 25/01/2019. Atualizado em 11/01/2024 às 11h02

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI) fortalece o papel social da Universidade Federal do Cariri (UFCA) nas áreas de pesquisa, pós-graduação e inovação tecnológica. As ações realizadas visam permanentemente alcançar a excelência de suas atividades mediante uma produção científica de qualidade, de programas de pós-graduação, de iniciação científica, de inovação tecnológica e social, do estabelecimento de convênios e da promoção de eventos que reúnam servidores, alunos e sociedade.

Análise de Invenção

Descrição

Este serviço tem como objetivo dar suporte aos pesquisadores da UFCA (servidores e estudantes) que tenham interesse em fazer algum registro relacionado à propriedade intelectual, que é formada pelo direito autoral (direitos do autor, direitos conexos e programas de computador) e pela propriedade industrial (patentes, desenhos industriais, marcas e indicações geográficas).

Para submeter pedidos de análise de invenção é necessário preencher o Formulário de Envio de Criação - Patente e encaminhar solicitação por meio de e-mail para atendimento.prpi@ufca.edu.br.

O modelo do formulário está disponível no link abaixo:

Público

Estudantes, Servidores Administrativos, Servidores Docentes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Juazeiro do Norte - Bloco K, 3º andar, sala K308
883221-9332
atendimento.prpi@ufca.edu.br

Legislação associada

Ultima atualização: 2020-02-07 13:09:52

Cadastro de Grupo de Pesquisa

Descrição

Para solicitar o cadastro de grupos de pesquisa, o(a) pesquisador(a) líder deve preencher os seguintes documentos:

  1. Solicitação de Cadastramento de Grupo de Pesquisa
  2. Carta de Anuência (assinada pela direção da Unidade Acadêmica a qual o grupo está vinculado)
  3. Termo de Concordância (individual, assinado por cada um dos pesquisadores vinculados)

Em seguida, ele(a) deve direcionar um e-mail à SEDOP (sedop@ufca.edu.br), solicitando o envio desses documentos via SIPAC para o código 11.08.11 (Divisão de Projetos e Grupos de Pesquisa).

Os documentos serão analisados para verificação de conformidade com as diretrizes da Resolução da Câmara Acadêmica nº 15, de 05 de maio de 2022.

Observação: A Divisão de Projetos e Grupos de Pesquisa realiza levantamento mensal por amostragem para verificar se o grupo de pesquisa se mantém enquadrado no regulamento. Uma vez por ano é realizado o censo dos grupos de pesquisa da UFCA.

Setor Responsável:
Divisão de Projetos e Grupos de Pesquisa
Gerente: Ivan Satuf (dpgp.prpi@ufca.edu.br)

Links dos formulários:

PRPI/UFCA - Formulários - Cadastro de Grupo de Pesquisa

Público

Estudantes, Servidores Administrativos, Servidores Docentes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Juazeiro do Norte - Bloco K, 3º andar, sala K308
(88) 3221.9332
atendimento.prpi@ufca.edu.br

Legislação associada

Ultima atualização: 2022-12-06 16:54:02

Cadastro de Projeto de Pesquisa

Descrição

Considera-se como projeto de pesquisa investigações com início e fim bem definidos, fundamentadas em objetivos específicos e conduzidas por uma pesquisadora, um pesquisador ou mais pesquisadores, sob a liderança de um dos pesquisadores, denominado coordenador ou coordenadora do projeto, visando obtenção de resultados ou a colocação de fatos novos em evidência.

As solicitações de cadastramento de projetos de pesquisa, no âmbito da UFCA, serão analisadas pela Coordenadoria de Pesquisa da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI), com o auxílio de consultores ad hoc.

Público

Estudantes, Servidores Administrativos, Servidores Docentes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Juazeiro do Norte - Bloco K, 3º andar, sala K308
883221-9332
atendimento.prpi@ufca.edu.br

Legislação associada

Ultima atualização: 2022-03-31 10:22:00

Iniciação Científica e Tecnológica

Descrição

I. PIBIC
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) visa apoiar a política de Iniciação Científica desenvolvida nas Instituições de Ensino e/ou Pesquisa, por meio da concessão de bolsas de Iniciação Científica (IC) a estudantes de graduação integrados na pesquisa científica.
O PIBIC serve como incentivo para desenvolver o pensamento científico e a iniciação à pesquisa de estudantes de graduação em todas as áreas de conhecimento. Os projetos de pesquisa nos quais os alunos e as alunas participam devem ter qualidade acadêmica, mérito científico e orientação adequada por um pesquisador qualificado.
Nessa modalidade, o Edital PIICT conta com bolsas das agências de fomento à pesquisa CNPq e FUNCAP, além das bolsas da própria UFCA.

II. PIBIC-AF
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (PIBIC-AF) têm os mesmos objetivos do PIBIC, acrescidos de que esse programa é direcionado aos alunos cuja inserção no ambiente acadêmico se deu por uma ação afirmativa no Enem. A quota desta modalidade depende da disponibilidade do CNPq que repassa a cada ano às Instituições de Ensino Superior (IES's) e, para as bolsas concedidas com recursos próprios da UFCA, a quota será proporcional à demanda, comparada com as demais modalidades.
O PIBIC-AF é um programa que tem como missão complementar as ações afirmativas já existentes nas universidades. Seu objetivo é oferecer aos alunos beneficiários dessas políticas a possibilidade de participação em atividades acadêmicas de iniciação científica. Esse Programa está inserido no PIBIC e é resultado de uma parceria entre Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Ministério da Ciência e Tecnologia (CNPq/MCTI) e a Subsecretaria de Políticas de Ações Afirmativas da Secretaria de Políticas de Promoção de Igualdade Racial (SUBPAA/SEPPIR-PR). Esse programa, criado em 2009, é dirigido às universidades públicas que são beneficiárias de cotas PIBIC e que têm programa de ações afirmativas.
Desde 2022, a UFCA passou a ofertar também bolsas dentro dessa modalidade, custeadas pela própria instituição.
É importante ressaltar que essa modalidade contempla projetos de pesquisa em todas as áreas do conhecimento, ou seja, não é uma modalidade voltada exclusivamente para propostas de pesquisa sobre ações afirmativas. O PIBIC-AF é uma ação que tem a finalidade de fortalecer o programa de ações afirmativas da instituição, garantindo a oportunidade de participar do Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) aos estudantes que ingressaram no ensino superior por meio da política de ações afirmativas.
Sendo assim, no ato da indicação do(a) estudante para esta modalidade, para além das exigências regulares, o estudante deverá, obrigatoriamente, ter ingressado na nossa instituição por meio das seguintes modalidades: L1, L2, L5, L6, L9, L10, L13 ou L14.

III. PIBIC-EM
O PIBIC-EM será operacionalizado pelas instituições de ensino e pesquisa (Universidades, Institutos de Pesquisa e Institutos Tecnológicos, CEFET's e IF's) que tiverem o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e/ou Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) para desenvolverem um programa de educação científica que integre os estudantes das escolas de nível médio, públicas do ensino regular, escolas militares, escolas técnicas, ou escolas privadas de aplicação. As instituições de ensino e pesquisa serão as responsáveis pelas cotas de bolsas de Iniciação Científica Júnior para o Ensino Médio, concedidas pelo CNPq, e caberá a elas pleitear uma cota de bolsas ao CNPq.
Para ser bolsista do PIBIC-EM é necessário estar cursando o ensino médio em instituições que participem do programa, e participar regularmente das atividades do programa.

IV. PIBITI
O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.
O PIBITI visa proporcionar ao bolsista, orientado por pesquisador qualificado, a aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisa tecnológica, bem como estimular o desenvolvimento do pensar tecnológico e da criatividade, decorrentes das condições criadas pelo confronto direto com os problemas de pesquisa.
Através do Edital PIICT, são concedidas bolsas nesta modalidade das agências de fomento à pesquisa CNPq e FUNCAP, além das bolsas custeadas com recursos próprios da UFCA.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Ultima atualização: 2023-04-19 10:16:02

Solicitação de Declaração

Descrição

Solicitar declaração: Orientador – Prazo: Imediatamente

Solicitar declaração – Bolsista/Voluntário – Prazo: Imediatamente

Declaração de Avaliador em Eventos organizados pela Coordenadoria de Pesquisa (Ex. Encontro de IC – Mostra UFCA – a partir da Mostra 2018) - Prazo: Imediatamente

*Caso seu projeto não conste na listagem acima, solicitar por meio do e-mail atendimento.prpi@ufca.edu.br

Público

Estudantes, Bolsistas, Servidores Administrativos, Servidores Docentes.

Setor responsável

Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação

Campus Juazeiro do Norte - Bloco K, Sala K308
88 3221-9330
atendimento.prpi@ufca.edu.br

Ultima atualização: 2023-09-01 16:23:16

Organograma da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPI)
Organograma da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação – PRPI
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K307
atendimento.prpi@ufca.edu.br / prpi@ufca.edu.br
Claudener Souza Teixeira
Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
claudener.teixeira@ufca.edu.br
(88) 3221-9327
Iri Sandro Pampolha Lima
Pró-Reitor Adjunto de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação
iri.lima@ufca.edu.br
(88) 3221-9327
Núcleo de Gestão
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K307
atendimento.prpi@ufca.edu.br / ng.prpi@ufca.edu.br
Aramidis Cibelly Moura de Morais
Chefe do Núcleo de Gestão
cibelly.morais@ufca.edu.br
(88) 3221-9334
Arícia Tavares Miranda
Secretária Executiva
aricia.miranda@ufca.edu.br
(88) 3221-9330

Núcleo de Dados
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K308
atendimento.prpi@ufca.edu.br
Alex Lacerda Gomes Loiola
Chefe do Núcleo de Dados
alex.lacerda@ufca.edu.br
(88) 3221-9333
Núcleo de Divulgação Científica
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K304
atendimento.prpi@ufca.edu.br
Edwin dos Santos Carvalho
Chefe do Núcleo de Divulgação Científica
ndc.prpi@ufca.edu.br
(88) 3221-9331

Coordenadoria de Pesquisa – CP
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K308
atendimento.prpi@ufca.edu.br
Clarice Dias de Albuquerque
Coordenadora de Pesquisa
clarice.albuquerque@ufca.edu.br
(88) 3221-9332
Ivan Satuf Rezende
Gerente da Divisão de Projetos e Grupos de Pesquisa
ivan.satuf@ufca.edu.br
(88) 3221-9332
Acleciana dos Santos Goiana
Colaboradora
acleciana.goiana@ufca.edu.br
(88) 3221-9332
Dayane Gomes da Silva
Gerente da Divisão de Acompanhamento dos Projetos de Pesquisa e das Bolsas de Iniciação Científica
dayane.silva@ufca.edu.br
(88) 3221-9332

Coordenadoria de Pós-Graduação – CPG
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K308
atendimento.prpi@ufca.edu.br
Iri Sandro Pampolha Lima
Coordenador de Pós-Graduação
iri.lima@ufca.edu.br
(88) 3221-9328

Divisão de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Lato Sensu
latosensu.prpi@ufca.edu.br
(88) 3221-9328

Renata Tavares da Silva
Divisão de Apoio aos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu
strictosensu.prpi@ufca.edu.br
(88) 3221-9328
Orlando Ítalo Ferreira da Cruz
Colaborador
Divisão de Diplomas de Pós-Graduação
ddpg.prpi@ufca.edu.br
(88) 3221-9328

Coordenadoria de Inovação – CI
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K304
atendimento.prpi@ufca.edu.br
Thiago Mielle Brito Ferreira Oliveira
Coordenador de Inovação
thiago.mielle@ufca.edu.br
(88) 3221-9329
Núcleo de Inovação Tecnológica
(NIT)
nit.prpi@ufca.edu.br
(88) 3221-9329
Coordenadoria de Editoração e Apoio à Publicação – CEAP
Campus Juazeiro do Norte, Bloco K, Sala K304
atendimento.prpi@ufca.edu.br
Natália Brito Bessa
Coordenadora de Editoração e Apoio à Publicação
natalia.bessa@ufca.edu.br
(88) 3221-9325
Ana Lúcia Lúcio Pinheiro
Colaboradora

ana.lucio@ufca.edu.br
(88) 3221-9331
Bárbara Larissa Alexandre Filgueira Mota
Colaboradora
barbara.mota@ufca.edu.br
(88) 3221-9331

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação.