Letras / Libras

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 02/09/2019 às 14h53

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
40
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. MARDONIO DOS SANTOS AGUIAR DE OLIVEIRA

letraslibras.iisca@ufca.edu.br

(88) 3221-9531

Bloco C, Sala 19

O(a) profissional em Letras-Libras é habilitado(a) a ensinar a Língua Brasileira de Sinais( Libras) para estudantes do ensino fundamental II até o ensino superior. Este tem que dominar a língua de sinais e a língua falada do país, no caso, a língua portuguesa para desempenhar a função. O(a) profissional deve ter domínio dos processos, dos modelos, das estratégias e técnicas de tradução e interpretação, além de possuir formação específica na área de sua atuação.

Semestre 1

LIBRAS I: LÍNGUA E CULTURA LIB0001 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Movimentos corporais e faciais com ênfase em mímicas e gestos. Diferenças nas expressões faciais gramaticais e afetivas. Uso dos parâmetros da Libras: configurações de mão, movimento, ponto de articulação, orientação da mão e direção da mão. Reflexão sobre as estruturas léxicos-gramaticais para o desenvolvimento das habilidades linguísticos e comunicativas na Libras. Atividades de Práticas como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • QUADROS. Educação de Surdos: a aquisição da linguagem. 1. Artmed. 1997
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da surdez e dos surdos: aspectos clínico, sócio-antropológico e educacional. O impacto do Congresso de Milão na educação de surdos. Mitos em relação a língua de sinais. Legislação e surdez. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Abordagens educacionais na educação de surdos. Bilinguismo. Surdez e língua de sinais: experiência visual do surdo, criança surda, pais ouvintes e pais surdos, professores ouvintes e professores surdos.

Bibliografia
  • Educação de surdos em tempos de inclusão
  • Os estudos surdos em educação: problematizando a normalidade.
  • Karin Strobel. As imagens do outro sobre a cultura surda. 3. Ed. da UFSC. 2013
  • Educação bilíngue para surdos e inclusão segundo a Política Nacional de Educação Especial e o Decreto nº 5.626/05
  • História da educação de surdos
  • Audrei Gesser. LIBRAS? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. 1. Parábola Editorial. 2009
  • LIMA-SALLES, Heloisa Maria Moreira (Org.).. Bilinguismo dos surdos: questões linguísticas e educacionais. . Cânone Editorial. 2007
  • Educação de surdos: uma releitura da primeira escola Pública para surdos em Paris e do Congresso de Milão em 1880
  • THOMA, Adriana da Silva; LOPES, Maura Corcini (Orgs.).. A invenção da surdez: cultura, alteridade, identidade e diferença no campo da educação. . EDUNISC. 2004
  • GOLDFELD, Marcia. GOLDFELD, Marcia. GOLDFELD, Marcia. Marcia Goldfeld. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sociointeracionista. 2. Plexus Editora. 2002. 2. Plexus Editora. 2002. 2. Plexus Editora. 2002. 2. Plexus Editora. 2002
  • LACERDA, Cristina Broglia; GÓES, Cecília Rafael de. Surdez: processos educativos e subjetividade. . Lovise. 2000
  • SKLIAR, Carlos. A surdez: um olhar sobre as diferenças. . Mediação. 1998
  • SKLIAR, Carlos. Educação e exclusão: abordagens sócio-antropológicas em educação especial. . Mediação. 1997
  • GOLDFELD, Marcia. A criança surda: linguagem e cognição numa perspectiva sóciointeracionista. . Plexus. 1997
  • LANE, Harlan. A máscara da benevolência: comunidade surda amordaçada. . Instituto Piaget. 1997
  • LABORIT, Emmanuelle. Emmanuelle Laborit. O vôo da Gaivota. . Best Seller. 1994. . Best Seller. 1994
  • BRITO, Lucinda. Lucinda Brito. Integração social e educação de surdos. . Babel Editora. 1993. . Babel Editora. 1993
  • LEITÃO, Vanda M. Narrativas silenciosas de caminhos cruzados: história social de surdos no Ceará. 225 f. Tese (Doutorado em Educação Brasileira). Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará. 2003
TEORIA DA LITERATURA LIB0003 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de Literatura. Histórico da Teoria da Literatura. Linguagem literária: Formulações e problematizações. Teoria geral dos gêneros literários. Exame do texto Literário como entidade discursiva. Narrativas representativas da literatura brasileira dos Séculos XIX e XX.

Bibliografia
  • Novo Manual da Teoria Literaria
  • Novo Manual de Teorias Iterarias.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS LIB0004 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceito de Direitos Humanos. Breve evolução dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Multiculturalismo e Direitos Humanos. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas.

Bibliografia
  • ARCO-VERDE, Y.F. de S.. História e Cultura afro-brasileira e africana: educando para as relações étnico-raciais.. . SEED-PR. 2006
  • RAYO, J.T.. Educação em Direitos: rumo a uma perspectiva global.. 2. Artmed. 2004
TEORIAS LINGUÍSTICAS LIB0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução às ciências e à filosofia da linguagem. Definição do campo, do objeto, dos objetivos e dos métodos da Linguística. Conceitos de linguagem, língua e fala. Signo linguístico. Funções da linguagem. Língua e cultura. Linguagem, epilinguagem e metalinguagem. Níveis da descrição linguística. Noções elementares de história da Linguística e as abordagens modernas.

Bibliografia
  • Aspectos Linguísticos da Libras
  • Libras: a língua de sinais dos surdos brasileiros

Semestre 2

LIBRAS II: LÍNGUA E CULTURA LIB0006 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Exploração do Espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Descrição visual de nível inicial: técnicas e habilidades. Estudos das situações prático-discursivas da Libras mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Atividades de Práticas como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS SURDOS I LIB0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Definições de cultura. Cultura e identidade surda: fatores teóricos. Artefatos culturais e as línguas de sinais. Identificações e locais das identidades: família, escola, associação, etc. As identidades surdas multifacetadas e multiculturais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro
  • STROBEL, Karin. As imagens do outro sobre cultura surda. . Editora da UFSC. 2008
  • Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e implicações sociais.
LIBRAS: FONÉTICA E FONOLOGIA LIB0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios gerais da Fonética Articulatória (parâmetros das línguas de sinais). Relação entre fonética e fonologia. Introdução às premissas da descrição e análise fonológica da Libras. Processos fonológicos básicos: regras fonológicas na formação do signo. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagens tradicionais do currículo na escolarização dos surdos: práticas e discursos. Introdução à Teoria crítica do currículo. Currículo e ideologia, linguagem, poder, cultura, política cultural. Relação entre estudos culturais e currículo na educação de surdos. A língua de sinais e a língua portuguesa na escolarização de surdos.

Bibliografia
  • SILVA, T. T.. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.. . Autêntica. 2013
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO LIB0010 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Produção científica na universidade. Uso da biblioteca e acesso a outras fontes de informação na exploração de documentação bibliográfica. Orientação para a produção e interpretação de textos acadêmicos em Português e em Libras. Noções sobre métodos e conhecimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

LIBRAS III: LÍNGUA E CULTURA LIB0011 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Descrição visual de nível intermediário: técnicas e habilidades. Uso de expressões não-manuais como enfoque facial. Classificadores: Tipos de classificadores e restrições que se aplicam ao uso dos mesmos. Estudo das situações prático-discursivas da Libras mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível pré-intermediário para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de Práticas como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS SURDOS II LIB0012 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História cultural dos surdos. Introdução à Literatura surda. Política surda. Resistências surdas. Pedagogia surda. A constituição do ser surdo: participação na vida em sociedade. Os movimentos surdos locais, nacionais e internacionais. Atividades de prática como componente curricular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LIB0013 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Teorias de aquisição da linguagem. Estágios de desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Natureza do conhecimento linguístico na criança. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Aquisição da linguagem em língua de sinais comparada às línguas orais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO BILÍNGUE E BICULTURAL LIB0014 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos de bilinguismo, biculturalismo e educação bilíngue. Atitudes do ser bilíngue. Aspectos psicolinguísticos e neurolinguísticos no ser bilíngue. Pedagogia surda. Políticas linguísticas. Educação bilíngue para surdos e indígenas no Brasil: estrutura e legislação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Psicologia e psicologia da educação. História, conceitos e campos de ação da psicologia na escola com surdos. Desenvolvimento e aprendizagem. Processos subjetivos. Psicologia e surdez: diagnóstico, planejamento e desenvolvimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

LIBRAS IV: LÍNGUA E CULTURA LIB0016 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Descrição visual de nível avançado: técnicas e habilidades. Uso de expressões não-manuais com enfoque corporal. Papel dos classificadores na língua de sinais. Estudo das situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular(PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESCRITA DE SINAIS I LIB0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos históricos e culturais da escrita. Exploração e uso do sistema de escrita de língua de sinais: uso de softwares de SW. Compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE LINGUÍSTICA APLICADA PARA O ENSINO DE LIBRAS LIB0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

História de Linguística Aplicada no Brasil. Princípios de Linguística Aplicada e sua relação com o ensino e aprendizagem de línguas. Estudos do letramento em ensino de escrita e inclusão. Formação do professor de libras. Práticas de ensino de libras: língua materna e segunda língua. Atividades de prática como componente curricular(PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIBRAS: MORFOSSINTAXE LIB0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

As palavras e suas estruturas: os processos de formação de palavras (sinais). Morfemas: conceito, tipologia e análise morfológica. Os constituintes. A estrutura das sentenças em Libras. Atividades de prática como componente Curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

LIBRAS V: LÍNGUA E CULTURA LIB0020 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário-avançado para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESCRITA DE SINAIS II LIB0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Processo de leitura e de interpretação da escrita em língua de sinais. Produção escrita em língua de sinais. Alternativas didático-pedagógicas para o ensino da escrita de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Didática e experiência visual de surdos na educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino superior e ensino profissionalizante. O currículo na educação de surdos. Proposta de ensino para educação de surdos. Didática e dinâmica na aula de/com surdos. Propostas metodológicas e materiais didáticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIBRAS: SEMÂNTICA, PRAGMÁTICA E ANÁLISE DO DISCURSO LIB0023 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Dimensões da significação: sentido, referência. Significação e uso da linguagem: performatividade, atos de fala, Máximas conversacionais. Enunciação e sentido. Aspectos sociais da pragmática e a língua de sinais. Estudo e aplicação de abordagens teóricas e metodológicas relevantes à análise do discurso. Descrição e interpretação de características linguístico-funcionais: troca de turno, estruturas gramaticais e léxico, unidades e níveis de organização textual, coesão, coerência e intertextualidade e sua relação com diferentes contextos socioculturais. Análise de elementos e características do discurso de surdos. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

LIBRAS VI: LÍNGUA E CULTURA LIB0024 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudos de situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estrutura léxico-gramaticais de nível avançado para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas, com ênfase nos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LITERATURA SURDA I LIB0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – I LIB0026 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L2. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L2.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SOCIOLINGUÍSTICA (LIBRAS) LIB0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Relações entre línguas e a sociedade. Variação linguística no tempo e no espaço. Famílias linguísticas. Línguas e dialeto. Comunidades de fala. Línguas em contato. Línguas emergenciais. Crioulização. Mudança linguística. Registro e diglossia. Os usos sociais da variação. Estudos sociolinguísticos da Libras. Políticas Linguísticas sobre a Libras. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

COMPREENSÃO E PRODUÇÃO DE TEXTOS EM LIBRAS LIB0028 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Leitura: criação de vínculos leitor/texto. Interpretação: leitura nas entrelinhas. O diálogo oralidade/escrita. Da fala para a escrita – atividades de retextualização. Processos de leitura em Libras e em escrita de sinais. Produção em Libras e em escrita de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LITERATURA SURDA II LIB0029 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Tipos de narrativa em línguas de sinais: histórias visualizadas, conto, piadas, poesias etc. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de histórias para crianças surdas. Narrativas e educação de surdos. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. Atividades de prática como componente curricular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA LIB0030 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Noções básicas de legislação. Conceitos de educação e sistemas. Constituições brasileiras no contexto sociopolítico. Educação básica: estrutura administrativa e funcionamento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L1 – I LIB0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L1 – II LIB0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimento dos princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aplicação das orientações curriculares no planejamento da disciplina e na elaboração de aulas de Libras como L1 para o Ensino Fundamental II e Médio. Avaliação, planejamento e elaboração de materiais pedagógicos diversos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – II LIB0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conhecimento dos princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aplicação das orientações curriculares no planejamento de disciplina e na elaboração de aulas de Libras como L2 para o Ensino Fundamental II e Médio. Avaliação, planejamento e elaboração de materiais pedagógicos diversos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LITERATURA E CULTURA POPULAR LIB0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução ao estudo da Literatura Popular; Modalidades poéticas (romances, cantigas, cordel, cantoria, folhetos de feiras); Análise de textos populares e das suas condições de produção/transmissão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L1 – III LIB0035 - 72 horas
Carga Horária

72 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de Libras como L1 para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Elaboração de artigo científico com base na observação, na elaboração e na prática didático-pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – III LIB0036 - 72 horas
Carga Horária

72 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de Libras como L2 para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Elaboração de artigo científico com base na observação, na elaboração e na prática didático-pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC LIB0037 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Entrega do trabalho monográfico de curso. Apresentação oral e escrita do trabalho de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
POLÍTICAS LINGUÍSTICAS LIB0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos de política linguística. Políticas Linguísticas e Subjetividades. Políticas Linguísticas e Ensino de Línguas. Concepção de Política Linguística para a Educação Bilíngue de Surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo da aquisição da língua de sinais em diferentes contextos de aquisição: a língua de sinais como língua materna, a língua de sinais como primeira língua e a língua de sinais como segunda língua. Implicações para o professor e para o tradutor e intérprete de língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AQUISIÇÃO DE SEGUNDA LÍNGUA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das principais teorias de aquisição de segunda língua e suas implicações para o professor de Libras.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Avaliação da aprendizagem: conceitos, princípios, funções, etapas. Práticas avaliativas de exclusão: repetência, reprovação, evasão. Instrumentos de avaliação. Análise de experiências relacionadas à avaliação do processo de aprendizagem de alunos surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CONVERSAÇÃO EM LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Princípios organizatórios da conversação em Libras. Estratégias interacionais para iniciar, interromper e fazer manutenção de tópicos e reparos na conversa face-a-face em língua de sinais. Negociação de sentidos na interação intercultural surdo-ouvinte.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIFERENÇAS E ENFRENTAMENTO PROFISSIONAL NAS DESIGUALDADES SOCIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Ambientação em EaD. Desigualdade no Brasil ontem e hoje. Direitos humanos com construção cultural. Relação na sociedade sustentável, ambiente natural e ambiente cultural. Tecnocultura, tecnologia e tecnocracia. Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade. Papel e identidade de gênero. Avaliação em EaD.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TEMAS TRANSVERSAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos históricos, filosóficos e conceituais da educação ambiental. A agenda XXI e a carta da terra. Educação ambiental e sua contextualização(urbana e rural). Os novos paradigmas educativos e a dimensão ambiental. A dialogicidade e a práxis em educação ambiental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS POR MEIOS DE NOVAS TECNOLOGIAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Utilização do vídeo, da Internet, das redes sociais e multimídia na educação de surdos. Conhecimento e uso de softwares educativos para surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESCRITA DE SINAIS III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Processo de aquisição da leitura e escrita de sinais. Construção de dicionário bilíngue: escrita de sinais e de português.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Mapeamento dos Estudos da Tradução. Estudo da atividade tradutória em diferentes países e tempos históricos. Concepção de tradução, papel e prática do tradutor. Conceitos, tipologias e conscientização dos problemas teóricos e práticos da Tradução.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NOÇÕES DE LÍNGUA DE SINAIS INTERNACIONAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Histórico da língua de sinais internacional. Noções básicas de uso de estruturas léxicas: produção e recepção. Estudo da língua de sinais internacional em eventos internacionais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
OFICINA DE TEXTOS EM LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Produção de textos em vídeos e escrita de sinais de diferentes gêneros em língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA I
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução aos estudos léxico-gramaticais da língua portuguesa na perspectiva de segunda língua. Análise do gênero textual acadêmico em segunda língua.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PORTUGUÊS COMO SEGUNDA LÍNGUA II
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Desenvolvimento da capacidade de expressão escrita, com base nos processos de composição textual e nos aspectos linguísticos, discursivos e pragmáticos que envolvem a organização textual e discursiva em segunda língua.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gênero.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLINGUÍSTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Psicolinguística. Psicolinguística no contexto das ciências cognitivas, ciências computacionais e neurociências. Estudo dos modelos e teorias explicativas da aquisição, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem, especialmente do objeto de estudo, métodos e procedimentos de análise psicolinguística.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo e análise de aspectos linguísticos, pragmáticos e discursivos da língua portuguesa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM TERMINOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das principais correntes terminológicas. Apresentação dos conceitos fundamentais da Terminologia. Aspectos teórico-metodológicos da Terminologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Mediação do conhecimento através do intérprete de língua de sinais. O papel do intérprete de Libras na sala de aula. O intérprete de Libras na educação de surdos: funções e limites.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A Educação no contexto sócio-histórico: o sistema educacional brasileiro. Política pública para a educação brasileira no Brasil e no Ceará. Educação Especial e Educação Ambiental. Gestão do sistema escolar fundamental e médio. Formação do profissional para a educação básica e para a educação de surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.