Letras / Libras

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 07/12/2023 às 19h42

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
40
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. MIRIAM ROYER

letraslibras.iisca@ufca.edu.br

Bloco C, Sala 19

Profissional apto(a) para atuar como professor(a) da Língua Brasileira de Sinais nos diferentes níveis de ensino (Ensino Fundamental, Médio e Superior), seja na docência da sua área de competência ou na gestão do trabalho educativo. O campo de atuação do(a) licenciado(a) é no ensino de Libras como L1 (primeira língua para surdos) e L2 (segunda língua para ouvintes).

Semestre 1

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História da surdez e dos surdos: aspectos clínico, sócio-antropológico e educacional. O impacto do Congresso de Milão na educação de surdos. Mitos em relação a língua de sinais. Legislação e surdez. As políticas de inclusão e exclusão sociais e educacionais. Abordagens educacionais na educação de surdos. Bilinguismo. Surdez e língua de sinais: experiência visual do surdo, criança surda, pais ouvintes e pais surdos, professores ouvintes e professores surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA DA LITERATURA LIB0003 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de Literatura. Histórico da Teoria da Literatura. Linguagem literária: Formulações e problematizações. Teoria geral dos gêneros literários. Exame do texto Literário como entidade discursiva. Narrativas representativas da literatura brasileira dos Séculos XIX e XX.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA LIBRAS LIB0058 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão socioantropológica da surdez. Aspectos históricos da educação de surdos e da formação da Libras. Relações entre surdos e ouvintes (educador, intérprete e família) e seu reflexo no contexto educacional. Noções básicas da estrutura linguística da Libras e de sua gramática. Filosofias educacionais aplicadas aos surdos e sua produção textual. Comunicação Básica em Libras. Conceitos básicos da Libras. Relação Libras/Português. Atividade Prática: prática da Libras – vocabulários de sinais (alfabeto, números, semanas, calendários, cores, sinais de nome, etc).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO LIB0059 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Produção científica na universidade. Uso da biblioteca e acesso a outras fontes de informação na exploração de documentação bibliográfica. Orientação para a produção e interpretação de textos acadêmicos em Português e em Libras. Noções sobre métodos e conhecimento. Normas da ABNT: regras de formatação para trabalhos acadêmicos. Orientações para formatação de trabalhos acadêmicos em Libras gravados em formato de vídeo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS DAS TEORIAS LINGUÍSTICAS LIB0060 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução às ciências e à filosofia da linguagem. Definição do campo, do objeto dos estudos, e dos métodos da linguística. Conceitos de linguagem, língua e fala. Signo linguístico. Funções da linguagem. Língua e cultura. Níveis da descrição linguística. Noções elementares de história da Linguística e as abordagens modernas que envolvam língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

ESTUDOS SURDOS I LIB0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Definições de cultura. Cultura e identidade surda: fatores teóricos. Artefatos culturais e as línguas de sinais. Identificações e locais das identidades: família, escola, associação, etc. As identidades surdas multifacetadas e multiculturais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • CAMPELLO, A. R.; REZENDE, P. L. F. Em defesa da escola bilíngue para surdos: a história de lutas do movimento surdo brasileiro. Educar em Revista, Curitiba, Edição Especial n. 2, p. 71-92, 2014.
  • LOPES, M. C.. Surdez e Educação. . Autêntica Editora. 2011
  • QUADROS, R.M. de.; PERLIN, G.. Estudos surdos II. Petrópolis, RJ: Arara azul, 2007.
  • SÁ, N.R.L. Cultura, poder e educação de surdos. São Paulo: Paulinas, 2006.
  • CROMACK, E. M. P. C. Identidade, cultura surda e produção de subjetividades e educação: atravessamentos e implicações sociais. Psicol. cienc. prof. [online]. 2004, vol. 24, n. 4, p. 68-77.
  • DORZIAT, A.; MORAIS, M. M.; CARVALHO, L. S. M.; ROMÁRIO, L. Estudos culturais e estudos surdos: aproximações conceituais. In: GONÇALVES, C. C.; ANDRADE, F. C. B. (Org.). Pelas frestas: pesquisas em estudos culturais da educação. 1 ed. Curitiba: CRV, 2019, p. 31-50.
  • HALL, S. A identidade Cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
  • HOFFMEISTER, R. J. Famílias, crianças surdas, o mundo dos surdos e os profissionais da audiologia. In: SKLIAR, C. (Org.). Atualidade da educação bilíngue para surdos. v. 2, Porto Alegre: Mediação, 1999. p. 113-130.
  • KLEIN, M.; LUNARDI, M. L. Surdez: um território de fronteiras. ETD: Educação Temática Digital. 01 Jan. 2006. v.7, (2), p.14-23.
  • LARAIA, R. B. Cultura: um conceito antropológico. 14. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
  • PERLIN, G. Identidades surdas. In: SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. 6. ed. Porto Alegre: Mediação, 2013. p. 51-74.
  • PERLIN, G.; MIRANDA, W. Surdos: o narrar e a política. Ponto de Vista, Florianópolis, n. 05, p. 217-226, 2003.
  • SANTOS, J. L. O que é cultura? São Paulo: Brasiliense, 2006 (Coleção Primeiros Passos), 1ª Ed. 1983.
  • SILVEIRA, C. H. Representações de surdos/as em matérias de jornais e revistas. Educação: Revista do Centro de Educação UFSM, Santa Maria. v. 33, n. 1, p. 175-194. 2008.
  • STROBEL, K. As imagens do outro sobre cultura surda. Florianópolis: UFSC, 2008.
  • THOMA, A. S.; KLEIN, M. Experiências educacionais, movimentos e lutas surdas como condições de possibilidade para uma educação de surdos no Brasil. Cadernos de Educação (UFPEL), Pelotas, v. 36, p. 107-131, maio/ago. 2010.
AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM LIB0013 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Teorias de aquisição da linguagem. Estágios de desenvolvimento linguístico na criança. Cognição e linguagem. Natureza do conhecimento linguístico na criança. Universalidade e uniformidade na aquisição da linguagem. O papel da experiência na aquisição. Aquisição da linguagem em língua de sinais comparada às línguas orais.

Bibliografia
  • KAIL, Michèle. Aquisição de Linguagem.. . Parábola. 2013
  • A aquisição da linguagem
  • Educação Infantil para Surdos.
  • QUADROS, Ronice Müller. Educação de surdos: a aquisição da linguagem.. 1. Artes Médicas. 1997
LIBRAS I: LÍNGUA E CULTURA LIB0061 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Movimentos corporais e faciais. Diferenças nas expressões faciais gramaticais e afetivas. Uso dos parâmetros da Libras: configurações de mão, movimento, ponto de articulação, orientação da mão e direção da mão. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • Análise Preliminar de Expressões não-manuais lexicais na Libras. Revista Intercâmbio, V. XL: 41-66. São Paulo: LAEL/PUCSP. Disponível em: 92 https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44974/29782
  • Análise Preliminar de Expressões não-manuais lexicais na Libras. Revista Intercâmbio, V. XL: 41-66. São Paulo: LAEL/PUCSP. Disponível em: 92 https://revistas.pucsp.br/index.php/intercambio/article/view/44974/29782
  • QUADROS, R. M.; KARNOPP, L. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: ArtMed, 2004.
  • CAPOVILLA, F. C. Dicionário da Língua de Sinais do Brasil: A Libras em suas mãos. 1ª Ed. Volumes III. São Paulo: Editora EDUSP, 2017.
  • CAMPELO, A. R. LIBRAS fundamental: livro didático de língua de sinais brasileira para crianças e adultos, surdos ou ouvintes. 1.ed. Rio de Janeiro: LSB Vídeo, 2008. CAPOVILLA, F. C; RAPHAEL, W. D. Dicionário Enciclopédico Ilustrado Trilíngue da Língua de Sinais. 3. ed. São Paulo: EDUSP, 2008.
  • ARAUJO, A. D. S. As expressões e as marcas não-manuais na Língua de Sinais Brasileira. Dissertação (Mestrado em Linguistica) - Departamento de Linguística, Português e Línguas clássicas, Universidade de Brasília. Brasília, 2013. Disponível em:
  • FERREIRA, L. Por uma gramática de Língua de Sinais. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro,1995.
TEORIAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0062 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução às teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas na interface com a educação de surdos. Currículo, cultura, identidade, diferença, ideologia, linguagem, poder, cultura e política cultural. Relação entre estudos culturais e currículo na educação de surdos. Perspectivas pós-modernas, pós-estruturalistas e pós-colonialistas acerca do currículo. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • Lucas Romário. Pedagogia surda: cultura diferença e construção de identidades. 1. CRV. 2018
  • Jane Adriana Vasconcelos Pacheco Rios. Diferenças e desigualdades no cotidiano da educação básica. 1. Mercado de Letras. 2017
  • WOLNEY GOMES ALMEIDA (ORGANIZADOR). EDUCAÇÃO DE SURDOS: formação, estratégias e prática docente. 1. editus. 2015
  • Roberto Sidnei Macedo. Atos do currículo formação em ato? para compreender, entretecer e problematizar currículo e formação. 1. Editora da UESC/Editus. 2014
  • CArlos Skliar (org.). Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em Educação Especial. 7. Mediação. 2013
  • Gládis Perlin e KAren Strobel. Teorias da Educação de surdos. 1. Universidade Federal de Santa Catarina. 2009
  • Ana Dorziat. O outro da educação: pensandoa surdez com base nos temas Identidade/Diferença, Currículo/Inclusão. 1. Petrópolis. 2009
  • Antônio Flávio Barbosa Moreira e Vera Maria Candau. Indagações sobre currículo: currículo, conhecimento e cultura. 1. Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica. 2008
  • Tomaz Tadeu da Silva. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2. Autentica. 2002
EDUCAÇÃO, INCLUSÃO E ACESSIBILIDADE LIB0063 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

As especificidades e singularidades das pessoas com deficiência intelectual, deficiência física, deficiência visual, surdez, altas habilidades/superdotação e autismo. Noções gerais sobre Educação Especial e Educação Inclusiva. A educação das pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. O Atendimento Educacional Especializado – AEE. O Atendimento Educacional Especializado para as pessoas surdas. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • DECHICHI, C.; SILVA, L. C. (Orgs.). Inclusão escolar e educação especial: teoria e prática na diversidade. Uberlândia: EDUFU, 2008.
  • JANUZZI, G. M. A educação do deficiente no Brasil: dos primórdios ao início do século XXI. Campinas: Autores Associados, 2004.
  • MAZZOTTA, M. J. S. Educação Especial no Brasil: histórias e políticas públicas. São Paulo: Cortez, 1996.
  • BRASIL. Decreto de 5.626, de 22 de dezembro de 2005. Regulamenta a Lei no 10.436, de 24 de abril de 2002, que dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais - Libras, e o art. 18 da Lei no 10.098, de 19 de dezembro de 2000. Brasília-DF: MEC, 2005.
  • BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Brasília: MEC; SEEP; 2008.
  • DAMÁZIO, M. F. M. Atendimento Educacional Especializado ? Surdez. SEESP/SEED/MEC. Brasília/DF, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/aee_da.pdf
  • DORZIAT, A. Políticas e práticas pedagógicas inclusivas na perspectiva do currículo para as diferenças. In: PEREIRA, Maria Z. C. et. al. (Org.). Diferença nas políticas de currículo. João Pessoa: Editora da UFPB, 2010, p. 117-130.
  • Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos
  • GARCIA, R. M. C. Educação especial na perspectiva inclusiva: determinantes econômicos e políticos. Comunicações (UNIMEP), v. 1, p. 7-26, 2016.
  • GARCIA, R. M. C. Política de educação especial na perspectiva inclusiva e a formação docente no Brasil. Revista Brasileira de Educação (Impresso), v. 18, p. 101-119, 2013.
  • SILVA, A. B. B.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. Mundo Singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
  • SILVA, A. B. B.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. Mundo Singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012.
  • SILVA, A. B. B.; GAIATO, M. B.; REVELES, L. T. Mundo Singular: entenda o autismo. Rio de Janeiro: Objetiva, 2012. Disponível em: https://institutosingular.org/wp-content/uploads/2021/05/Mundo-Singular-Ana-Beatriz-Barbosa-Silva.pdf
  • VIRGOLIM, A. M. R. Altas Habilidades/Superdotação: encorajando potenciais. Brasília: MEC/SEESP, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/altashab1.pdf.

Semestre 3

LIBRAS: FONÉTICA E FONOLOGIA LIB0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios gerais da Fonética Articulatória (parâmetros das línguas de sinais). Relação entre fonética e fonologia. Introdução às premissas da descrição e análise fonológica da Libras. Processos fonológicos básicos: regras fonológicas na formação do signo. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Psicologia e psicologia da educação. História, conceitos e campos de ação da psicologia na escola com surdos. Desenvolvimento e aprendizagem. Processos subjetivos. Psicologia e surdez: diagnóstico, planejamento e desenvolvimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIBRAS II: LÍNGUA E CULTURA LIB0064 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Exploração do Espaço de sinalização do ponto de vista linguístico e topográfico. Descrição visual de nível inicial: técnicas e habilidades. Uso de classificadores. Estudos das situações prático-discursivas da Libras mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível inicial para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS SURDOS II LIB0065 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

História cultural dos surdos. Política surda. Resistências surdas. Pedagogia surda. A constituição do ser surdo: participação na vida em sociedade. Os movimentos surdos locais, nacionais e internacionais. Literatura surda e educação. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLINGUÍSTICA LIB0066 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Visão introdutória do objetivo da Psicolinguística dentro de um paradigma interdisciplinar entre a Psicologia e Linguística. Psicolinguística no contexto das ciências cognitivas, ciências computacionais e neurociências. Estudo dos modelos e, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem na perspectiva da psicolinguística. A relação entre construção teórica e estudos experimentais para compreensão da estrutura da língua com foco na Libras.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

ESCRITA DE SINAIS I LIB0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Aspectos históricos e culturais da escrita. Exploração e uso do sistema de escrita de língua de sinais: uso de softwares de SW. Compreensão dos códigos próprios da escrita de sinais. O alfabetismo na escrita da língua de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • OLIVEIRA-FILHO, J. B. A.. Chapeuzinho Vermelho Surda.. . Araraquara, Letraria. 2020
  • CAPOVILLA, F. C.; DUARTE, W. R.; TEMÓTEO, J. G.. Dicionário enciclopédico ilustrado trilíngue da língua de sinais brasileira.. . Universidade de São Paulo,. 2017
  • RIBEIRO, S. S.. Escrita de sinais na educação do aluno surdo.. . Instituto Memória,. 2016
  • MORAIS, C. D.. Escritas de sinais: supressão de componentes quirêmicos da escrita da Libras em SignWriting. Tese (Doutorado em linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística,. . Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis. 2016
  • BARRETO, M.; BARRETO, R.. Escrita de Sinais sem mistérios.. 2 ed.. Libras Escrita. 2015
DIDÁTICA E EDUCAÇÃO DE SURDOS LIB0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática e experiência visual de surdos na educação infantil; ensino fundamental; ensino médio; ensino superior e ensino profissionalizante. O currículo na educação de surdos. Proposta de ensino para educação de surdos. Didática e dinâmica na aula de/com surdos. Propostas metodológicas e materiais didáticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIBRAS III: LÍNGUA E CULTURA LIB0067 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
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Ementa

Descrição visual de nível intermediário: técnicas e habilidades. Uso de expressões não-manuais. Classificadores: papel e tipos de classificadores e restrições que se aplicam ao uso dos mesmos. Descrição imagética. Estudo das situações práticodiscursivas da Libras mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxicogramaticais de nível pré-intermediário para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividade de Prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIBRAS: MORFOLOGIA E SINTAXE LIB0068 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

As palavras e suas estruturas: os processos de formação de palavras (sinais). Morfemas: conceito, tipologia e análise morfológica. Estudo prático baseado em estudos realizados com diferentes línguas, inclusive com as línguas de sinais. Introdução aos estudos das regras, princípios e processos que regem a estrutura das frases, especificamente a ordem das palavras, com foco nas línguas de sinais. Introdução aos princípios gerais de teorias de sintaxe formalistas e funcionalistas e as aplicações das teorias para as línguas de sinais. A relação núcleo, argumentos e adjuntos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE LINGUÍSTICA APLICADA AO ENSINO DE LIBRAS LIB0069 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo de princípios de Linguística Aplicada (LA) e sua relação com o ensino e aprendizagem de línguas, com foco no ensino da Libras e o ensino de português para surdos. História de Linguística Aplicada no Brasil. Estudos do letramento em ensino de escrita e inclusão. A pesquisa em LA em diferentes contextos. Posicionamento crítico e interativo quanto ao processo de ensino e aprendizagem, no que concerne aos princípios fundamentais da LA. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

LIBRAS IV: LÍNGUA E CULTURA LIB0070 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Descrição visual de nível avançado: técnicas e habilidades. Estudo das situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estruturasléxicogramaticais de nível intermediário para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ENSINO DE LIBRAS COMO L1 E L2 LIB0071 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A língua de sinais como primeira língua. A língua de sinais como segunda língua. Abordagens e metodologias no ensino-aprendizagem de segunda língua. Aspectos metodológicos do ensino da Libras na escola para surdos. Importância da inserção da escrita de sinais na educação dos surdos. Língua estrangeira, segunda língua e língua tradicional. O ensino de língua de sinais e a variação linguística. Aspectos temáticos, estruturais, linguísticos e a funcionalidade dos textos nos diferentes contextos sociais. Análise e produção de materiais didáticos para o ensino de Libras como L1 e L2. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESCRITA DE SINAIS II LIB0072 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Processo de leitura e de interpretação da escrita em língua de sinais. Compreensão dos grafemas próprios da escrita de sinais de nível intermediário. Produção escrita em língua de sinais através da utilização dos softwares. Alternativas didáticopedagógicas para o ensino da escrita de sinais. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LIBRAS: SEMÂNTICA E PRAGMÁTICA LIB0073 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Dimensões da significação: sentido, referência. Significação dos enunciados: acarretamento, pressuposição, asserção, negação, transitividade, operadores argumentativos, quantificadores. Significação e uso da linguagem: performatividade, atos de fala, máximas conversacionais. Enunciação e sentido. Aspectos sociais da pragmática e a língua de sinais. Descrição e interpretação de características linguístico-funcionais: troca de turno, estruturas gramaticais e léxico, unidades e coesão, coerência e sua relação com diferentes contextos socioculturais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

EDUCAÇÃO BILÍNGUE E BICULTURAL LIB0014 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de bilinguismo, biculturalismo e educação bilíngue. Atitudes do ser bilíngue. Aspectos psicolinguísticos e neurolinguísticos no ser bilíngue. Pedagogia surda. Políticas linguísticas. Educação bilíngue para surdos e indígenas no Brasil: estrutura e legislação.

Bibliografia
  • BRASIL. Relatório sobre a Política Linguística de Educação Bilíngue ? Língua Brasileira de Sinais e Língua Portuguesa. Brasília, DF, MEC/SECADI, 2014.
LITERATURA SURDA I LIB0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Literatura Surda. A expressividade estética e literária nas línguas de sinais. O gênero narrativo: estrutura e funções. Exploração visual e espacial das diferentes narrativas. As narrativas surdas: redescoberta da criação literária surda. Atividades de prática como componente curricular (PCC).

Bibliografia
  • COELHO, N. N. Literatura infantil: teoria, análise, didática. São Paulo: Moderna, 2000.
  • POKORSKI, J. O. A beleza e a luta das mãos: representações na literatura surda. Appris Editora. Curitiba, 2020.
  • STROBEL, K. B. As imagens do outro sobre a cultura surda. 4. ed. rev. Florianópolis: UFSC, 2016.
  • MOURÃO, C. H. N. Literatura Surda: produções culturais de surdos em Língua de sinais. Dissertação (Mestrado em Educação) - Programa de Pós-Graduação em educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 2011.
  • OLIVEIRA-FILHO, J. B. A. O mundo de Netinho. 2019. 12m, color. Disponível em: ; Acesso em: 01, jun. 2022.
  • PAIXÃO, E. A. L; ALVES, E. O. Libras em suas modalidades: artefato linguístico da comunidade surda. In: PEIXOTO, J. A.; VIEIRA, M. R. (Org.). Artefatos culturais do povo surdo: discussões e reflexões. João Pessoa: Sal da Terra Editora, 2018. p. 47-60.
  • SKLIAR, C. (Org.). A surdez: um olhar sobre as diferenças. Porto Alegre: Mediação. 2013.
LIBRAS V: LÍNGUA E CULTURA LIB0074 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das situações prático-discursivas da Libras, mediante a aprendizagem e o uso de estruturas léxico-gramaticais de nível intermediário-avançado para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas. Inclusão dos aspectos socioculturais das comunidades surdas. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SOCIOLINGUÍSTICA LIB0075 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Relações entre línguas e a sociedade. Estudos sociolinguísticos das línguas de sinais. Variação linguísticas. Famílias linguísticas. Línguas e dialetos. Comunidades de fala e línguas de sinais. Línguas em contato. Línguas emergentes. Crioulização. Mudança linguística. Registro e diglossia. Os usos sociais da variação. Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L1 – I LIB0103 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

COMPREENSÃO E PRODUÇÃO TEXTUAL EM LIBRAS LIB0076 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Leitura: criação de vínculos leitor/texto. Interpretação: leitura nas entrelinhas. O diálogo sinalizado e a escrita de sinais. Da sinalização para a escrita e escrita de sinais – atividades de retextualização. Processos de leitura em Libras e em escrita de sinais. Produção em Libras e em escrita de sinais. A implicação dos conhecimentos acadêmicos na sociedade. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LITERATURA SURDA II LIB0077 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Tipos de narrativa em línguas de sinais: histórias visualizadas, conto, piadas, poesias etc. As diferentes etapas utilizadas pelo contador de histórias para pessoas surdas. Literatura surda e educação. Produção e análise de narrativas. A literatura como um artefato cultural. Atividades de prática como componente curricular (PCC). Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRODUÇÃO DE LIBRAS ACADÊMICA LIB0078 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Produção de Libras acadêmico na perspectiva da metodologia científica e da análise de gênero. Normatização de trabalhos acadêmicos em Libras. Estrutura do discurso acadêmico filmado. Tecnologias de vídeo e seu impacto nas pesquisas sobre línguas de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA LIB0079 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
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Ementa

Conceitos de educação e sistemas. Constituições brasileiras no contexto sociopolítico. Educação básica: estrutura administrativa e funcionamento. As políticas, a legislação e as tendências educacionais para a Educação Básica, no contexto das mudanças estruturais e conjunturais da sociedade brasileira. Políticas para Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio no Brasil e no Ceará, a partir da nova LDBEN (Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional - Lei 9394/96). Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As políticas educacionais para surdos no Brasil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS LIB0080 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
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Conceito de Direitos Humanos. Breve evolução dos Direitos Humanos. Características dos Direitos Humanos. Multiculturalismo e Direitos Humanos. A relação entre educação e direitos humanos na consolidação do estado democrático e da cidadania. A Declaração Universal dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Políticas e ações educacionais afirmativas. Direitos Humanos, diferenças culturais e desigualdades. Direitos Humanos e Educação de Surdos. Práticas de extensão universitária.

Bibliografia
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ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – I LIB0102 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Reflexão sobre as atuais abordagens de ensino e os princípios norteadores dos procedimentos metodológicos para o ensino e aprendizagem das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L2. Estágio de observação, análise e relato das práticas pedagógicas utilizadas no ensino das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L2.

Bibliografia
  • LIMA, M.S.L. A hora da prática: reflexões sobre o estágio supervisionado e ação docente. 2ª Ed. Fortaleza: Edições Demócrito Rocha, 2001.
  • PERRENOUD, P.. A prática reflexiva no ofício de professor: profissionalização e razão pedagógica. Porto Alegre: Artmed Editora, 2002.
  • QUADROS, R.M. de.; KARNOPP, L.B.. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre. Artes Médicas. 2004.
  • SILVA, R. R.; LEMOS, L. F.; FÁCIO, M. A. Ensino de libras para ouvintes: análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos. Educação em Revista, Marília, v.22, p. 39-54, 2021, Edição Especial 2.
  • GESSER, Audrei. Metodologia de Ensino em Libras como L2. Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2010. Disponível em: https://www.libras.ufsc.br/colecaoLetrasLibras/eixoFormacaoPedagogico/metodologiaDeEnsinoEmLibrasComoL2/assets/629/TEXTOBASE_MEN_L2.pdf . Acesso em: 04 dez. de 2023.
  • PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência. 7. ed. São Paulo: Cortez, 2012. 296 p. (Docência em formação. Saberes pedagógicos). ISBN 9788524919718 (broch.). Número de chamada: 370.71 P644e (BCJN)
  • BARBOSA, Ana Clarisse Alencar; LACERDA, Lúcia Loreto. Parâmetros de ensino em língua Brasileira de sinais como L2. Indaial: UNIASSELVI, 2019.

Semestre 8

PROJETO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC LIB0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Modalidades de Trabalho de Conclusão de Curso. Elaboração de projetos e de produtos de TCC. Etapas de elaboração de projetos de pesquisa. Criação e desenvolvimento de projeto de pesquisa em português e em Libras.

Bibliografia
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POLÍTICAS LINGUÍSTICAS LIB0082 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Políticas linguísticas e planejamento linguístico. Conceitos de política linguística. Políticas Linguísticas e Subjetividades. Ações para valorização do status, da forma, da aquisição e ensino de línguas, em especial, da Língua Brasileira de Sinais e línguas de sinais. Do legal ao real: as legislações existentes e as suas aplicações para disseminação, valorização e usos da Libras. Concepção de Política Linguística para a Educação Bilíngue de Surdos. A aplicação dos conhecimentos na vida das pessoas. A implicação dos conhecimentos acadêmicos na sociedade. Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
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TÓPICOS EM ATIVIDADES DE EXTENSÃO LIB0083 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
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Atividades de extensão com temáticas diversas ligadas ao Curso de Letras-Libras: cursos de iniciação ou de atualização; eventos: campeonatos, ciclo de estudos, circuitos, concertos, conferências, congressos, debates, encontros, oficinas, espetáculos, exposições, feiras, festivais, fóruns, jornadas, lançamento de publicações e produtos, mesas redondas, mostras, olimpíadas, palestras, recitais, semanas de estudos, seminários, simpósios e torneios, entre outras manifestações similares que congreguem pessoas em torno de objetivos específicos. Atividades com foco na relação dos conhecimentos acadêmicos do curso com a sociedade.

Bibliografia
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ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L1 – II LIB0104 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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PConhecimento dos princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aplicação das orientações curriculares no planejamento da disciplina e na elaboração de aulas de Libras como L1 para o Ensino Fundamental II e Médio. Avaliação, planejamento e elaboração de materiais pedagógicos diversos.

Bibliografia
  • BRASIL. [Constituição (1988)]. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília, DF: Presidente da República, [2016]. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 19 nov. de 2023.
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, LDB. 9394/1996. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 19 nov. de 2023.
  • BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : introdução aos parâmetros curriculares nacionais / Secretaria de Educação Fundamental. ? Brasília : MEC/SEF, 1997. 126p.
  • LOPES, A.O. O planejamento numa perspectiva crítica de educação. In: VEIGA, I.P.A.. Repensando a Didática. Campinas, SP: Papirus,1991.
  • QUADROS, R.M. de.; KARNOPP, L.B.. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre. Artes Médicas. 2004.
  • BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.
  • MENEGOLLA, M.; SANT'ANNA, I.M. Por que planejar? como planejar?: currículo, área, aula. 17ª Ed. Petropolis, SP: Vozes, 2009.
ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – II LIB0105 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conhecimento dos princípios norteadores dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Aplicação das orientações curriculares no planejamento de disciplina e na elaboração de aulas de Libras como L2 para o Ensino Fundamental II e Médio. Avaliação, planejamento e elaboração de materiais pedagógicos diversos.

Bibliografia
  • Ensino de libras para ouvintes: análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos
  • Ensino de libras para ouvintes: análise bibliográfica dos processos linguísticos envolvidos
  • QUADRO D E REFERÊNCIA D A LIBRAS COMO L 2 MARCO DE REFERENCIA DE LIBRAS COMO L2
  • Ana Clarisse Alencar Barbosa; Lúcia Loreto Lacerda.. Parâmetros de ensino em língua Brasileira de sinais como L2.. 1. UNIASSELVI. 2019
  • ESTRATÉGIAS DE ENSINO DA LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS COMO SEGUNDA LÍNGUA
  • Audrei Gesser. Metodologia de Ensino em LIBRAS como L2. 1. Universidade Federal de Santa Catarina. 2010

Semestre 9

ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L1 – III LIB0084 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
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Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de Libras como L1 para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Regência no ensino de Libras como L1. Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
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ESTÁGIO EM LIBRAS COMO L2 – III LIB0085 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
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Prática didático-pedagógica com base em métodos e técnicas específicas utilizadas no ensino de Libras como L2 para o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras. Atividades de extensão universitária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO – TCC LIB0086 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Trabalho de Conclusão de Curso.

Bibliografia
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Disciplinas Optativas

AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO DE SURDOS
Professores
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Avaliação da aprendizagem: conceitos, princípios, funções, etapas. Práticas avaliativas de exclusão: repetência, reprovação, evasão. Instrumentos de avaliação. Análise de experiências relacionadas à avaliação do processo de aprendizagem de alunos surdos.

Bibliografia
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CONVERSAÇÃO EM LIBRAS
Professores
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Princípios organizatórios da conversação em Libras. Estratégias interacionais para iniciar, interromper e fazer manutenção de tópicos e reparos na conversa face-a-face em língua de sinais. Negociação de sentidos na interação intercultural surdo-ouvinte.

Bibliografia
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ESCRITA DE SINAIS III
Professores
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Processo de aquisição da leitura e escrita de sinais. Construção de dicionário bilíngue: escrita de sinais e de português.

Bibliografia
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INTRODUÇÃO AOS ESTUDOS DA TRADUÇÃO
Professores
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Mapeamento dos Estudos da Tradução. Estudo da atividade tradutória em diferentes países e tempos históricos. Concepção de tradução, papel e prática do tradutor. Conceitos, tipologias e conscientização dos problemas teóricos e práticos da Tradução.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NOÇÕES DE LÍNGUA DE SINAIS INTERNACIONAL
Professores
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Histórico da língua de sinais internacional. Noções básicas de uso de estruturas léxicas: produção e recepção. Estudo da língua de sinais internacional em eventos internacionais.

Bibliografia
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OFICINA DE TEXTOS EM LIBRAS
Professores
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Produção de textos em vídeos e escrita de sinais de diferentes gêneros em língua de sinais.

Bibliografia
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PRODUÇÃO DE TEXTOS ACADÊMICOS
Professores
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Produção de textos acadêmicos na perspectiva da metodologia científica e da análise de gênero.

Bibliografia
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TRADUÇÃO E INTERPRETAÇÃO DE LIBRAS
Professores
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Mediação do conhecimento através do intérprete de língua de sinais. O papel do intérprete de Libras na sala de aula. O intérprete de Libras na educação de surdos: funções e limites.

Bibliografia
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POLÍTICA E GESTÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
Professores
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A Educação no contexto sócio-histórico: o sistema educacional brasileiro. Política pública para a educação brasileira no Brasil e no Ceará. Educação Especial e Educação Ambiental. Gestão do sistema escolar fundamental e médio. Formação do profissional para a educação básica e para a educação de surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIFERENÇAS CULTURAIS E DESIGUALDADES
Professores
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Relação entre diferenças e desigualdade a partir das questões de gênero, sexualidade, classe, etnia, deficiência, língua, etc. Desigualdades no Brasil ontem e hoje. Direitos humanos com construção cultural. Relação na sociedade sustentável, ambiente natural e ambiente cultural. Cultura étnica e africanidades na sociedade da diversidade. Desigualdades em relação aos povos indígenas.

Bibliografia
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EDUCAÇÃO AMBIENTAL: TEMAS TRANSVERSAIS
Professores
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As bases históricas e conceituais da Educação Ambiental (EA): paradigmas, princípios e tendências da EA; A dimensão universal da Educação Ambiental: inter e transdisciplinaridade; Educação Ambiental Crítica: correntes da EA e macrotendências políticas da EA; A contribuição da Educação Ambiental à Conservação dos Recursos Naturais e ao Desenvolvimento Sustentável; Da Sensibilização e Conscientização à Ação Prática (Práxis Ambiental): educação ambiental formal, não-formal e informal; Eco Pedagogia: pedagogia da terra, agenda 21, cidades e escolas sustentáveis

Bibliografia
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PESQUISA EM ESTUDOS SURDOS
Professores
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Ementa

O campo dos Estudos Surdos. Relação entre Estudos Surdos e Estudos Culturais. Conceito de pesquisa científica, seu papel e sua relevância acadêmica e social. Pesquisas em Estudos Surdos: abordagens teóricas e metodológicas.

Bibliografia
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ÉTICA PROFISSIONAL
Professores
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Fundamentos ontológicos-sociais da ética. Debate teórico-filosófico sobre questões éticas da atualidade. O processo de construção de um ethos profissional, o significado de seus valores e as implicações éticas – políticas de trabalho.

Bibliografia
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HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
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Pluralidade sociocultural, educação inclusiva, gênero, juventude e educação do campo, com ênfase nas relações étnico-raciais. História e cultura africana e afrobrasileira. Racismo estrutural no Brasil. Ideologia da democracia racial. Negritude na escola. Cultura negra e educação brasileira. Políticas de ações afirmativas

Bibliografia
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GÊNERO E DIVERSIDADE NA ESCOLA
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Construção da categoria de gênero, a partir da contribuição da teoria feminista e dos estudos sobre sexualidade. Apropriação do conceito de relações sociais de sexo. A participação histórica das mulheres nos espaços públicos e privados. A invisibilidade do trabalho feminino. Gênero e interseccionalidades – sexualidade, raça, etnia, classe, deficiência, surdez e diferença linguística etc. Gênero e Cultura Surda. Nessa perspectiva, serão abordados de forma interdisciplinar temas como poder, discriminação e sexualidade. Infância, juventude, gênero e sexualidade. A construção das trajetórias afetivo-sexuais na contemporaneidade. O debate sobre diversidade sexual: temas e desafios teóricos e políticos. Formulações conceituais sobre sexualidade. Orientação sexual na escola. Papel e postura do/a educador/a.

Bibliografia
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ENSINO E APRENDIZAGEM DE LIBRAS POR MEIO DE NOVAS TECNOLOGIAS
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Utilização do vídeo, da Internet, das redes sociais e multimídia na educação de surdos. Conhecimento e uso de softwares educativos para surdos.

Bibliografia
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AQUISIÇÃO DA LÍNGUA DE SINAIS
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Estudo da aquisição da língua de sinais em diferentes contextos de aquisição: a língua de sinais como língua materna, a língua de sinais como primeira língua e a língua de sinais como segunda língua. Implicações para o professor e para o tradutor e intérprete de língua de sinais.

Bibliografia
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TÓPICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA I
Professores
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Introdução aos estudos léxico-gramaticais da língua portuguesa na perspectiva de segunda língua. Análise do gênero textual acadêmico em segunda língua.

Bibliografia
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TÓPICOS EM LÍNGUA PORTUGUESA II
Professores
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Desenvolvimento da capacidade de expressão escrita, com base nos processos de composição textual e nos aspectos linguísticos, discursivos e pragmáticos que envolvem a organização textual e discursiva em segunda língua e da língua portuguesa.

Bibliografia
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TÓPICOS EM LÍNGUAS DE SINAIS
Professores
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Abordagem de tópicos específicos relativos às línguas de sinais. Conceitos fundamentais, áreas de análise e aplicação dessa abordagem.

Bibliografia
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ESTUDOS DE GRAMÁTICA DA LIBRAS
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Estudos linguísticos de diferentes línguas de sinais. O particular e o universal no âmbito da fonologia, morfologia e sintaxe das línguas de sinais. Interfaces da gramática nas línguas de sinais. Efeitos de modalidade na gramática das línguas naturais. Impacto dos estudos de línguas de sinais sobre a teoria da gramática.

Bibliografia
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ENSINO DE LIBRAS POR MEIO DE TECNOLOGIAS
Professores
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Utilização do vídeo, da Internet, das redes sociais e multimídia na educação de surdos. Conhecimento e uso de softwares educativos para surdos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM TERMINOLOGIA DA LIBRAS
Professores
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Estudo das principais correntes terminológicas. Apresentação dos conceitos fundamentais da Terminologia. Aspectos teórico-metodológicos da Terminologia.

Bibliografia
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PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE LIBRAS
Professores
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Ementa

Produção de material didático para o ensino de Libras para surdos e ouvintes por meio de atividades que estimulem o desenvolvimento das habilidades linguísticas e comunicativas da Libras como L1 e como L2. Noções de: Objetos de Aprendizagem, Desenho Universal de Aprendizagem, Gamificação na Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

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