Interação em Sala de Aula

Publicado em 21/08/2020. Atualizado em 21/08/2020 às 16h53

A relação estabelecida entre docente e estudante, direta e instantânea no Ensino presencial agora precisa ser redimensionada. Ela não deixa de existir, apenas se adapta às exigências do momento e se estabelece mediada pelas ferramentas tecnológicas, que favorece contatos diversificados com os alunos. Desta forma, busca-se reduzir os impactos gerados pela ausência da interação presencial na modalidade de Ensino regular de que fazem parte.

As ferramentas a seguir podem facilitar a comunicação docente/discente da seguinte forma:

a) E-mail institucional – utilizando a lista de matriculados;
b) Redes Sociais on-line – criando grupos de estudos das disciplinas em redes sociais como Facebook; Aplicativos de Mensagens Instantâneas (grupos no WhatsApp ou no Telegram) – disseminando as informações de forma mais rápida.

No Ensino Remoto, docentes e estudantes devem considerar que:

– a interação entre docente e estudantes deve existir e se efetivar através da mediação de formas variadas para que os contatos sejam realizados;
– a dinâmica de conferência da presença e assiduidade aos encontros e às
atividades programadas se estabelece na relação de confiança e com base no senso de responsabilidade do estudante;
– o distanciamento social é suprido pelas diversas formas de proximidade virtual, eleitas em comum acordo entre docente e estudantes

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.