Apresentação e História

Publicado em 18/10/2018. Atualizado em 05/06/2020 às 08h38

Localizada em uma região de grande riqueza natural e cultural no sul do Ceará (a 500 km da capital, Fortaleza), a Universidade Federal do Cariri (UFCA) tem natureza jurídica de autarquia e é vinculada ao Ministério da Educação. Composta por cinco campi (Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha, Brejo Santo e Icó – este último atualmente desativado), a Universidade baseia suas ações em quatro pilares Ensino, Pesquisa, Extensão e Cultura e tem como principais objetivos a inclusão social e o desenvolvimento territorial sustentável. A UFCA recebe estudantes de todo o Brasil a maior parte deles dos 28 municípios do Cariri. Apesar da curta trajetória, a instituição já soma, ao todo, 25 cursos de Graduação, sete cursos de Especialização (seis deles, Residência Médica), quatro cursos de Mestrado e um de Doutorado.

Campus Barbalha

Desmembramento da UFC

Antes da sua lei de criação (Lei 12.826, de 5 de junho de 2013), a UFCA integrava a Universidade Federal do Ceará (UFC), que chegou ao Cariri ao implantar, em 2001, um curso de Medicina em Barbalha. Em 2006, a UFC implantou na região outros cinco cursos: Administração, Agronomia, Biblioteconomia, Engenharia Civil e Filosofia (Bacharelado e Licenciatura) cujas aulas ocorriam nas cidades de Juazeiro do Norte e do Crato. Em 20 de agosto de 2008, foi inaugurada a estrutura física do então campus avançado da UFC no Cariri, em Juazeiro do Norte. No ano seguinte, foram criados os cursos de Jornalismo, Engenharia de Materiais e os antigos cursos de Educação Musical (atual Licenciatura em Música) e de Design de Produto (atual Bacharelado em Design). Em 2010, veio o curso de Administração Pública e, em 2011, foi inaugurado o campus Crato.

Autonomia

Após a conquista da sua autonomia, a UFCA inaugurou os campi Brejo Santo, que abriga o Instituto de Formação de Educadores (IFE/UFCA), e Icó, onde funciona o Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/UFCA). O IFE/UFCA oferta a Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (que possibilita a obtenção de 5 diplomas diferentes) e também um curso de Pedagogia. Já o Iesa/UFCA é o responsável pelo curso de História da UFCA, que já não recebe novos estudantes. Mais recentemente, no campus Juazeiro do Norte, a UFCA implementou os cursos de Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Matemática Computacional e Licenciatura em Letras-Libras – cujas primeiras aulas iniciaram em março de 2019. Em 2020, começaram as atividades dos cursos de Medicina Veterinária e de Pedagogia.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.