Enade 2021

Atualizado em 13/08/2021 às 08h49

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que o ENADE 2021 será realizado no dia 14 de novembro de 2021, conforme divulgado no Edital do Enade.

Quais cursos da UFCA serão avaliados no próximo ENADE?

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, na edição do ano de 2021, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos da UFCA vinculados às áreas abaixo de avaliação do Ano II do Ciclo Avaliativo do Enade.

Considerando as regras previstas no edital do Enade, os cursos novos da UFCA na relação abaixo que ainda não têm estudantes Concluintes habilitados apenas inscreverão os Ingressantes, os quais não participarão da prova!

I – Áreas relativas ao grau de licenciatura:

  • Ciências Biológicas;
  • Filosofia;
  • Física;
  • Matemática;
  • Música;
  • Pedagogia; e
  • Química.

II – Áreas relativas ao grau de bacharel:

  • Ciência da Computação;
  • Design;
  • Filosofia;
  • História.

Apresentação

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, e o nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial.

Aplicado pelo Inep desde 2004, o Enade integra o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), composto também pela Avaliação de cursos de graduação e pela Avaliação Institucional. Juntos eles formam o tripé avaliativo que permite conhecer a qualidade dos cursos e instituições de educação superior brasileiras. Os resultados do Enade, aliados às respostas do Questionário do Estudante, são insumos para o cálculo dos Indicadores de Qualidade da Educação Superior.

A inscrição é obrigatória para estudantes ingressantes e concluintes habilitados de cursos de bacharelado e superiores de tecnologia vinculados às áreas de avaliação da edição. A situação de regularidade do estudante é registrada no histórico escolar.

O Ciclo Avaliativo do Enade determina as áreas de avaliação e os cursos a elas vinculados. As áreas de conhecimento para os cursos de bacharelado e licenciatura derivam da tabela de áreas do conhecimento divulgada pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Já os eixos tecnológicos são baseados no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST), do Ministério da Educação.

Orientações Gerais.

Acesse os canais de comunicação do INEP e fique por dentro de tudo!
Portal do Inep

Site do Enade

Sistema Enade

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Graduação.