Enade 2020

Atualizado em 03/09/2020 às 11h18

A Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) informa que devido à pandemia do Covid-19 o INEP adiou a realização do ENADE 2020 para o ano de 2021, em data ainda não divulgada, conforme a notícia veiculada em seu portal (link para uma nova página).

À medida que novas informações forem sendo veiculadas pelo INEP, manteremos contato com as coordenações da UFCA para orientar sobre as ações que deverão ser adotadas.

Listamos abaixo com realce a relação dos próximos cursos da UFCA com previsão de serem avaliados pelo INEP.

Inep adia aplicação do Enade 2020

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) adiou para 2021 a aplicação do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) de 2020. O motivo são as restrições impostas devido à pandemia de Covid-19, com impacto no cronograma de aulas das instituições de ensino superior em todo o país. De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, a nova data será redefinida conforme os ajustes dos calendários acadêmicos. “Primeiro, nós precisamos saber como será a retomada das aulas nas instituições de ensino superior, como vai ser a conclusão do segundo semestre de 2020, para então podermos definir a data de aplicação do exame”, destacou.

O Enade 2020 será aplicado para estudantes de cursos vinculados a 30 áreas que compõem o Ano II do Ciclo Avaliativo do exame, que tem foco nos bacharelados e licenciaturas de ciências exatas e áreas afins, e, no caso dos cursos superiores de tecnologia, nas áreas de controle e processos industriais, informação e comunicação, infraestrutura e produto industrial.

As provas para os concluintes dos cursos de graduação dessas áreas estavam inicialmente marcadas para 22 de novembro de 2020. Alexandre Lopes reforçou, ainda, que o adiamento do exame atende a uma solicitação de várias instituições de ensino superior. “Elas têm procurado a gente. Então, eu quero tranquilizar as instituições de ensino superior de que a prova deste ano, prevista para ser aplicada em novembro, foi adiada para 2021, em data a ser marcada pelo Inep, concluiu.

Enade – O exame é componente curricular obrigatório e compete às instituições realizarem o Relatório de Estudantes em Situação Regular, que será atestado pelo Inep. A irregularidade impede a colação de grau e a emissão do diploma do estudante.

Fonte: Assessoria de Comunicação Social do Inep

Quais cursos da UFCA têm previsão de serem avaliados no próximo ENADE?

Quando for aberto o período de inscrições, e considerando as regras dos editais anteriores da prova do Enade, os cursos novos da UFCA na relação abaixo que ainda não têm estudantes Concluintes apenas inscreverão os Ingressantes, para controle estatístico do INEP, mas não participarão da prova!

PORTARIA Nº 14, DE 3 DE JANEIRO DE 2020

Estabelece o regulamento do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, edição 2020. O MINISTRO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO, Substituto, no uso das atribuições que lhe conferem o art. 87, parágrafo único, inciso II, da Constituição Federal, em observância ao art. 5º, § 11, e ao art. 14 da Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004, e tendo em vista o disposto na Portaria Normativa MEC nº 840, de 24 de agosto de 2018, resolve: Art. 1º O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes – Enade, na edição do ano de 2020, será aplicado para fins de avaliação de desempenho dos estudantes dos cursos vinculados às seguintes áreas de avaliação do Ano II do Ciclo Avaliativo do Enade:
I – Áreas relativas ao grau de licenciatura:
a) Artes Visuais;
b) Ciência da Computação;
c) Ciências Biológicas;
d) Ciências Sociais;
e) Educação Física;
f) Filosofia;
g) Física;
h) Geografia;
i) História;
j) Letras – Inglês;k) Letras – Português;
l) Letras – Português e Espanhol;
m) Letras – Português e Inglês;
n) Matemática;
o) Música;
p) Pedagogia; e
q) Química.

II – Áreas relativas ao grau de bacharel:
a) Ciência da Computação;
b) Ciências Biológicas;
c) Ciências Sociais;
d) Design;
e) Educação Física;f) Filosofia;
g) Geografia;
h) História;
i) Química; ej) Sistemas de Informação.
III – Áreas relativas ao grau de tecnólogo:
a) Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas;
b) Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação; e
c) Tecnologia em Redes de Computadores.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Graduação.