Física

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 28/06/2019 às 16h10

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
0
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. THARCISYO SA E SOUSA DUARTE

fisica.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9592

Bloco X, Sala 1

Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Física da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, estudando a relação entre matéria e energia e desenvolvendo novos métodos para o ensino de Física. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Física), capacitados para lecionar também no Ensino Médio.

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0018 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Tópicos de astronomia
  • PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
  • CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
  • COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
  • BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
  • RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
  • CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Louis Leithod. O Cálculo com Geometria Analítica. 3ª. HARBRA. 1994
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
  • Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 143p
  • Ensino de Ciências: fundamentos abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda. 1 ed. v. 1, p. 120-153. 2000.
  • Didática das Ciências. 1 ed. São Paulo: FTD, 1999.
  • Construtivismo e o Ensino de Ciências - Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 3 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Informática na educação: teoria e prática
  • (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação
  • Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAI
  • Educação e tecnologias: Parcerias 3.0
  • Tecnologias digitais na educação
  • Tecnologias digitais na educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). . Ideias & Letras. 2008
  • SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2007
  • CERVO, A.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. . Pearson Prentice Hall. 2007
  • COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. . Moderna. 2005
  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • A Produção Textual na Universidade

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
  • Curso de Fisica Basica 1 Mecanica Capa ilustrativa Curso de Física Básica 1 - Mecânica
  • Fundamentos de Física
  • Fundamentos de Física
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 1. Brasiliense. 2012
  • DURKHEIM, Émile. . Educação e Sociologia. 1. Hedra. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. Brasiliense. 2007
  • CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L.. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. Avercamp. 2006
  • BRYM, R. et al.. Sociologia: sua bússola para um novo mundo ,. 1. Thomson Learning. 2006
  • ANTOS, R. J.. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. 1. Tomo Editorial. 2005
  • GIDDENS, A. Sociologi. 1. Artmed. 2005
  • DEMO, P.. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. . Atlas. 2002
  • ? MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1. Brasiliense. 1994
  • GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. 1. Livros Técnicos Científicos. 1989
  • BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1. Vozes. 1985
  • BERGER, P.. Perspectivas sociológicas. 1. Vozes. 1972
BIOLOGIA CELULAR IFE0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
  • JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J.. Biologia celular e molecular. 8. Guanabara Koogan. 2005
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA ESCOLA
  • DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS PLANOS DE ENSINO
  • APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central, São Paulo: Prentice Hall, 9a. Ed., 2005.
  • ATKINS, P. et al. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5a. Ed., Bookman, 2012.
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.. 18. Papirus. 2012
  • MALDANER, O. A.. O professor pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola. 1. Unijuí. 1999
  • HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio.. 5. Artmed. 1998
  • La Cecilia (Argentina) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 09
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 10
  • Geometria Euclidiana Plana - João Lucas Barbosa
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
DIVERSIDADE BIOLÓGICA IFE0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
  • 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2019
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I, II, III, IV e V. 1. ICMBio/MMA. 2018
  • RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 7. Guanabara Koogan. 2018
  • ARAÚJO, Leonardo. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ICMBio/MMA. 2018. 1. Fi. 2017
  • ARAÚJO, Leonardo. Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino. 1. Fi. 2017
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M.. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. Guanabara Koogan. 2015
  • REECE, Jane B. Biologia de Campbell. 10. Artmed. 2015
  • O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade
  • SADAVA, David. Vida: A ciência da biologia. 8. Artmed. 2009
  • PRIMACK, R.B. Rodrigues, E.. Biologia da conservação. 1. Planta. 2001
  • Biologia vegetal
  • Vida: A Ciência da Biologia
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
  • Paula Bruice. Química Orgânica. 4. Prentice Hall. 2006
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
  • PAUL A TIPLER E GENE MOSCA. FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS. SEXTA. GEN LTC. 2008
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • Psicologia da Aprendizagem
  • HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
  • Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
  • A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana
  • Mesa redonda: Três perguntas a vygotskyanos, wallonianos e piagetianos
  • o Nascimento da Inteligência na Criança (Trecho do livro referente às p.p. 15-31)
  • Freud: A interpretação dos sonhos
  • Pensamento e linguagem
  • LEV VYGOTSKY MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAÇÃO
CÁLCULO II IFE0035 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVEZ, Mirian Buss Cálculo A: Funções, limite, derivação e integração. Vol. 1. 6º Edição. São Paulo: Editora Person,2006.
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 1, 5 ed., 2001.
  • LEITHOLD, L. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Harbra, vol.1, 3 ed.,1994
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.1, 7 ed., 2013

Semestre 4

QUÍMICA INORGÂNICA I IFE0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
  • Probabilidade: Aplicações à Estatística
  • Análise Combinatória e Probabilidade
  • Estatística Básica
ANATOMIA HUMANA IFE0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
  • ANATOMIA GERAL HUMANA
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • LIBANIO, Jose Carlos; Organizacao e Gestao da Escola: teoria e pratica. São Paulo: Heccus Editora.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educacao Basica: poli­tica e gestao da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • LIBANIO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2012.
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educacao e da Pedagogia. Sao Paulo: Editora Moderna, 2006.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I IFE0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
  • Fundamentos de Física. eletricidade e magnetismo
  • YOUNG & FRIEDMAN. FÍSICA III ELETROMAGNETISMO. DÉCIMA SEGUNDA. CW COMPANION WEBSITE. 2009
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0041 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOMETRIA ANALÍTICA VETORIAL IFE0044 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Coordenadas no espaço. Vetores no plano e no espaço e aplicações. Equações da reta e do plano no espaço. Posições relativas de retas e planos. Curvas em R2 e R3. Mudanças de coordenadas. Cônicas. Quadráticas.

Bibliografia
  • Geometria Analítica um tratamento vetorial: P. Boulos, I. Camargo

Semestre 5

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II IFE0069 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais.Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
  • Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 1. MEC/CONSED/UNDIME. 2017
  • Miriam Krasilchik. Prática de ensino em Biologia. . EDUSP. 2016
  • Eniz Conceição Oliveira e Marli Teresinha Quartieri. Práticas docentes no ensino de ciências e matemática: possibilidades, reflexões e quebra de paradigmas.. . UNIVATES. 2016
  • Simetria nas aulas de matemática: uma proposta investigativa.
  • Ensinando a ser aluno, a prendendo a ser professora
  • Candau, Vera; Simão, Adélia Maria;. A Didátcia hoje: reinventando caminhos.. 40. UFRGS. 2015
  • O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa
  • BRITO LIMA, A. P. A. et, Al.. Pesquisa em Fenômenos Didáticos. . Editora UFPE. 2010
  • Roberto Nardi. Ensino de Ciências e matemática I. . UNESP. 2009
  • Didática Geral
  • Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciência
  • Moacir Gadotti. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido.. 1. FEEVALE. 2003
  • Philipe Perrenoud. Dez novas competencias para ensinar.. . Artes Médicas Sul. 2000
  • Alice Casemiro Lopes. Conhecimento Escolar. . EDUERJ. 1999
  • Antoni Zabala. A prática Educativa: Como ensinar?. . Artes Médicas do Sul. 1998
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
  • o saber. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas
  • Metodologia Científica
CÁLCULO III IFE0072 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Curso de Análise. 12ª. IMPA. 2010
  • Pedro A. Morettin; Samuel Hazzan; Wilton de O. Bussab. Cálculo: Funções de Várias Variáveis. 2ª. Saraiva. 2010
  • Diomara Pinto e Maria Cândida Ferreira Morgado.. Cálculo Diferencial e Integral de Funções de Várias Variáveis. 3ª. UFRJ. 2009
ELETRICIDADE E MAGNETISMO II IFE0074 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Campo Magnético. Fontes de Campo Magnético. Lei de Biot-Savart.Lei de Ampère. Força magnética. Indução magnética. Lei de Faraday. Lei de Lenz.Circuito RL. Oscilações eletromagnéticas e Correntes Alternadas. Circuito RLC. Equações de Maxwell. Espectro eletromagnético.

Bibliografia
  • RESNICK, R.; HALLIDAY, D.; JEARL. Fundamentos de Física. Eletromagnetismo. 9 ed.. LTC,. 2012
  • TIPLER, P. A.; MOSCA, G.. Eletricidade e Magnetismo, Ótica. 6 ed.. LTC. 2009
  • YOUNG, H. D., FREEDMAN, R. A. Física III - eletromagnetismo,. 12 ed.. EDIÇÃO, EDITORA PEARSON. 2009

Semestre 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III IFE0080 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

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Ementa

A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
CÁLCULO IV IFE0082 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Integrais Múltiplas; Aplicações; Cálculo Vetorial. Equações Diferenciais Ordinárias.

Bibliografia
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.2, 7 ed., 2013
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 3, 5 ed., 2001.
ÓTICA E FÍSICA MODERNA IFE0083 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Natureza e propagação da luz.Interferência eDifração.Relatividade. Fótons e Ondas de Matéria.Radiação de um corpo negro.Teoria quântica de Planck.Efeito fotoelétrico.Efeito Compton. A equação de Schrodinger; Princípio da Incerteza de Heisenberg. O modelo atômico de Bohr. Princípio da correspondência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

ÁLGEBRA LINEAR IFE0107 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Espaço e subespaço vetoriais. Combinação linear. Dependência e independência lineares. Bases e dimensão de um espaço vetorial. Mudança de base. Transformações lineares. Aplicações lineares e matrizes. Teorema do Núcleo e da Imagem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TERMODINÂMICA IFE0108 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Calorimetria – escalas de temperatura. Temperatura e lei zero da termodinâmica. Primeira lei da termodinâmica e aplicações. Segunda lei da termodinâmica. Máquinas térmicas. Potenciais termodinâmicos (Entalpia, potencial de Gibbs, Helmholtz). Propriedade dos gases ideais. Teoria cinética dos gases (distribuição de velocidades de Maxwell). Transições de Fase.

Bibliografia
  • F. W. Sears. Thermodynamics, Kinetic Theory and Statistical Thermodynamics. segunda. Addison-Wesley. 1975
FÍSICA EXPERIMENTAL I IFE0109 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Movimento em uma, duas e três dimensões. As Leis de Newton (Primeira, Segunda e Terceira Lei de Newton). Tipos de forças. Dinâmica de uma partícula. Trabalho e energia. Conservação de energia. Sistemas conservativos e dissipativos. Sistemas de partículas, colisões, cinemática e dinâmica da rotação. Momento angular. Equilíbrio dos corpos rígidos. Gravitação.

Bibliografia
  • Física Experimental I
  • Física Experimental 1
  • Apostila de Física Experimental 1
HISTÓRIA DA FÍSICA I IFE0110 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O desenvolvimento da Física e o impacto de suas descobertas para a sociedade. Física na Antiguidade Ocidental e os présocráticos; Física de Aristóteles; o Universo de Ptolomeu; Física na Idade Média: Cinemática e Dinâmica de Oresme e Buridan; Revolução Copernicana, Brahe e Kepler; Galileu e a Matematização da Natureza; Newton e o Mecanicismo; A Física e a Revolução Industrial: a Termodinâmica; Leis de Conservação; O Eletromagnetismo no Século XIX; As revoluções científicas de Einstein e Planck; A Física no Mundo Contemporâneo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA I IFE0111 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Análise de livros didáticos para o ensino de Física. Resolução de problemas em Física. Concepções espontâneas. O papel da Matemática na construção e no ensino da Física. Laboratório didático e atividades experimentais no ensino de Física. Avaliação da aprendizagem em aulas de Física, em vestibulares e em exames oficiais. Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.

Bibliografia
  • Avaliação e melhoria da aprendizagem em Física
  • Grupo de Reelaboração do Ensino de Física
ESTÁGIO SUPERVISIONADO : ENSINO DE FÍSICA I IFE0112 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
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Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções da Física presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio. A experimentação no ensino de Física. O livro didático e outros materiais no ensino de Física. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e o ensino de Física. Elementos para um planejamento pedagógico em ensino de Física. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

MECÂNICA CLÁSSICA I IFE0113 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Ementa: Mecânica Newtoniana – partícula simples. Oscilações. Movimento de uma Partícula sob a Ação de uma Força Central. Dinâmica de um Sistema de Partículas. Oscilações Acopladas.

Bibliografia
  • KEITH R SYMON. MECÂNICA. PRIMEIRA. CAMPUS. 1982
MECÂNICA QUÂNTICA I IFE0114 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Mecânica Quântica: Dualidade onda-partícula, probabilidade e equação de Schrödinger: ondas planas e pacotes de onda, função de onda, interpretação probabilística da função de onda, equação de Schrödinger, valores esperados, momento linear em mecânica quântica e espaço dos momenta. Problema de autovalor: autovalores, autofunções, completeza e ortogonalidade. Autofunções do operador momento e partículas livres: normalização e degenerescência. Potenciais unidimensionais: potencial degrau, potencial de poço, potencial barreira, tunelamento, estados ligados, potenciais do tipo delta de Dirac, o oscilador harmônico.

Bibliografia
  • COHEN-TANNOUDJI, Claude; DIU, Bernard; LALOË, Franck. Quantum mechanics ? Vol. I. New York: J. Wiley, 1977.
  • GRIFFITHS, D. J. Mecânica Quântica. 2. ed. Editora Pearson, 2011.
FÍSICA EXPERIMENTAL II IFE0115 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Propriedades da matéria: densidade, elasticidade. Estática e dinâmica dos fluidos. Oscilações e movimento harmônico simples. Amortecimento e ressonância. Movimento oscilatório, ondas elásticas, acústicas e propriedades térmicas da matéria.

Bibliografia
  • TIPLER, Paul A.; MOSCA, Gene; Física para Cientistas e Engenheiros - Vol. 1 - Mecânica, Oscilações e Ondas, Termodinâmica. 6ª Edição, Editora LTC 2009.
  • VALADARES, E. C. Física mais que divertida - Inventos eletrizantes baseados em materiais reciclados e de baixo custo. 3. ed. Editora UFMG, 2012.
INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE FÍSICA II IFE0116 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estratégias e organização de propostas de Ensino de Física sob diferentes perspectivas, a exemplo de: Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio; Enfoque Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS); Situação de Estudo; Abordagem Temática; Unidades de aprendizagem; História e Filosofia das Ciências em contextos de sala de aula; Perspectivas contemporâneas para o ensino de Física – abordagens sociais/culturais (literatura, teatro, museus etc). Elaboração e desenvolvimento de planos de aula para o ensino médio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO DE FÍSICA II IFE0117 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções da Física presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio. A experimentação no ensino de Física. O livro didático e outros materiais no ensino de Física. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e o ensino de Física. Elementos para um planejamento pedagógico em ensino de Física. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO DE FÍSICA III IFE0118 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções da Física presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio. A experimentação no ensino de Física. O livro didático e outros materiais no ensino de Física. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e o ensino de Física. Elementos para um planejamento pedagógico em ensino de Física. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

ELETROMAGNETISMO I IFE0119 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Lei de Coulomb. Campo elétrico. Potencial elétrico. Cálculo do campo e do potencial elétrico para distribuições contínuas de cargas. Lei de Gauss para o campo elétrico. Campo magnético e Lei de Ampére. Circuitos e conservação da carga. Indução magnética e lei de Faraday. Lei de Ampére-Maxwell e as equações de Maxwell. Ondas eletromagnéticas e vetor de Poynting.

Bibliografia
  • DAVID J. GRIFFITHIS. INTRODUÇÃO A ELETRODINÂMICA. 3 EDIÇÃO. PEARSON EDUCATION. 2018
FÍSICA EXPERIMENTAL III IFE0120 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Atividades práticas de laboratório e/ou experiências computacionais com o objetivo de verificar determinado fenômeno ou lei física: Carga elétrica, Lei de Coulomb, Campo elétrico, Lei de Gauss, potencial elétrico, corrente elétrica, resistência elétrica, resistividade, circuitos de corrente contínua, geradores químicos e térmicos de força eletromotriz, propriedade dos dielétricos, capacitância e capacitores, campo magnético, força eletromotriz induzida, Lei de Biot-Savart, Lei de Ampère.

Bibliografia
  • SEARS, Francis Weston; ZEMANSKY, Mark Waldo; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A.. Fundamentos de Fisica III. 12. São Paulo, SP: Pearson Addison-Wesley. 2009
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO DE FÍSICA IV IFE0121 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções da Física presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio. A experimentação no ensino de Física. O livro didático e outros materiais no ensino de Física. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e o ensino de Física. Elementos para um planejamento pedagógico em ensino de Física. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO: ENSINO DE FÍSICA V IFE0122 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções da Física presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Física no Ensino Médio. A experimentação no ensino de Física. O livro didático e outros materiais no ensino de Física. As relações entre Ciência, Tecnologia, Sociedade e o ensino de Física. Elementos para um planejamento pedagógico em ensino de Física. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO - TCC II IFE0123 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
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Ementa

Execução do projeto de pesquisa elaborado em TCC I com acompanhamento dos professores orientadores e do professor da disciplina. Defesa da monografia de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

TÓPICOS DE GEOFÍSICA
Professores
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Ementa

A Terra e suas origens, O interior da Terra, Tectônica Global; Atmosfera, clima e mudanças climáticas; Planeta Terra: passado, presente e futuro.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICA E MEIO AMBIENTE
Professores
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Ementa

Mecânica da Energia. Conservação de Energia. Radiação solar: Características e Aquecimento, interação com a atmosfera e a biosfera e Balanço da energia radiante. Poluição do Ar e Uso de Energia. Aquecimento global e resíduos de calor. Eletromagnetismo e Geração de Eletricidade; Eletricidade de Fontes Solares, Eólicas e Hídricas. Energia Nuclear: Fissão. Efeitos e Usos da Radiação. Energia Geotérmica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIA DOS NÚMEROS
Professores
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Ementa

Leis Fundamentais dos Números Inteiros e suas propriedades; Teorema Fundamental da Aritmética; EquaçõesDiofantinasLineares;Congruências; EquaçõesMódulo N;Teoremas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE NA RETA I
Professores
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Ementa

Sequências e séries de números reais. Topologia da reta. Sequências e séries. Limites de funções. Funções contínuas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURAS ALGÉBRICAS
Professores
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Ementa

Relações e funções. Relação de ordem. Relação de equivalência. Os números inteiros (axioma e propriedades). Teoria dos grupos (teorema de Lagrange e homomorfismo). Grupo das permutações. Anéis. Polinômios e elementos da teoria dos corpos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À ASTRONOMIA
Professores
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Ementa

Breve histórico da Astronomia. Movimentos Aparentes dos Astros sobre a Esfera Celeste.O Sistema Solar.O Sistema Terra-Lua.Noções de Cosmologia: formação do Universo; galáxias; classificação das galáxias; nebulosas; aglomerados estelares; lei de Hubble; destino do Universo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÁLGEBRA LINEAR II
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Ementa

- Operadores Lineares; - Autovalores e Autovetores; - Diagonalização de Operadores; - Espaços com produto interno; - Teorema Espectral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A NANOTECNOLOGIA
Professores
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Ementa

Introdução à nanotecnologia; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Professores
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Ementa

Tipos e estruturas de dados simples: constantes, variáveis, escalares, cadeia de caracteres, conjuntos, vetores, matrizes. Expressões e comandos de atribuição. Comandos de entrada e saída. Introdução de uma linguagem de programação científica: Fortran 77/90/95 ou C/C++. Introdução a métodos numéricos: operações numéricas básicas, problemas de contorno e de autovalores, soluções de sistemas dinâmicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA DA MATÉRIA I
Professores
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Ementa

Radiação térmica e a origem da teoria quântica. Propriedades corpusculares da radiação eletromagnética. Modelos atômicos. Modelo de Bohr. Propriedades ondulatórias de partículas. Onda de matéria e equação de onda. Equação de Schrödinger e sistemas quânticos simples.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA DA MATÉRIA II
Professores
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Ementa

Mecânica quântica para o átomo de um elétron. Solução da equação de onda para o potencial central. Quantização do momento angular e solução radial. Spin eletrônico. Interações magnéticas. Átomo de hélio e átomos de muitos elétrons. Moléculas. Sólidos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À DINÂMICA NÃO LINEAR E AO CAOS
Professores
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Ementa

Sistemas lineares de tempo contínuo e discreto. Sistemas não-lineares de tempo contínuo e discreto. Rotas para o caos. Caracterização da dinâmica caótica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À FÍSICA NUCLEAR E PARTÍCULAS ELEMENTARES
Professores
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Propriedades nucleares - energia de ligação. Momento angular e momento de dipolo magnético nucleares. Radioatividade e leis da transformação radioativa. Transição gama e decaimentos alfa e beta; força nuclear e modelos nucleares. Reações nucleares - fissão e fusão. Fenômenos subnucleares, os constituintes fundamentais da matéria: Léptons, hádrons, quarks e as partículas de campo (W, Z e glúons). Interações eletro fraca e forte.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS INTRODUTÓRIOS EM TEORIAS DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM APLICADOS AO ENSINO DE CIÊNCIAS E DE FÍSICA
Professores
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Gênese da área de Ciências da Natureza na educação básica e, em particular, da disciplina de Física no currículo escolar; introdução ao estudo da psicologia aplicada ao ensino e à aprendizagem de conteúdos de Física (do behaviorismo às teorias interacionistas); a perspectiva sociocultural no ensino de Física; estudo das relações entre professores e alunos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA
Professores
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Ementa

Discussão sobre referenciais teóricos para a pesquisa em Ensino de Física, enfoques metodológicos de pesquisa (quantitativos, qualitativos e mistos) e análise crítica de artigos de pesquisa na área de ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS INTRODUTÓRIOS EM EPISTEMOLOGIA PARA O ENSINO DE FÍSICA
Professores
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Ementa

Discussão de aspectos teóricos e práticos da Filosofia e Epistemologia da Ciência e suas implicações no ensino de Física. As idéias de Francis Bacon sobre as bases da concepção8 empírico/ indutivista consolidada nas práticas de ensino de física nas escolas. As ideias de Karl Popper com a defesa da conjecturas e refutações de teorias, Irme Lakatos e sua proposta dos programas de investigação científica, Thomas Kuhn com o argumento dos paradigmas e revoluções científicas, Feyerabend e sua posição anarquista em relação à filosofia da ciência, Larry Laudan percebendo a atividade científica como resoluções de problemas, Mario Bunge e o realismo científico e Bruno Latour com a posição da microsociológica da produção dos fatos científicos. Algumas posições do filósofo da ciência Gaston Bachelard quanto aos obstáculos epistemológicos. Discussão sobre racionalismo na ciência de Lakatos. Relativismo de Kuhn, Objetivismo de Popper, Lakatos e Marx e aspectos sobre o realismo, instrumentalismo e verdade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
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