Linhas e Programas Temáticos

Publicado em 04/06/2019. Atualizado em 02/12/2019 às 12h55

As ações de capacitação da UFCA compartilham das linhas de desenvolvimento traçadas no Decreto 5.825/2006:

  • Iniciação ao Serviço Público: promover a integração do servidor no ambiente institucional sob a perspectiva dos conhecimentos básicos sobre o serviço público, a missão da UFCA e a conduta do servidor público federal;
  • Formação Geral: visa à oferta de conjunto de informações ao servidor sobre a importância dos aspectos profissionais vinculados à formulação, ao planejamento, à execução e ao controle das metas institucionais;
  • Gestão: visa à preparação do servidor para o desenvolvimento da atividade de gestão, para o exercício de funções de chefia, coordenação, assessoramento e direção;
  • Específica: visa à capacitação do servidor para o desempenho de atividades vinculadas ao ambiente organizacional em que atua e ao cargo que ocupa.

Vislumbrando o cumprimento dos aspectos legais e o desenvolvimento pessoal e profissional dos professores da UFCA, a Divisão de Capacitação (DCap/CDP/PROGEP/UFCA) oferta anualmente cursos, palestras, oficinas e minicursos visando a construção de um programa de formação continuada para docente.

Além de estar prevista nos documentos legais que regem a avaliação do período probatório dos docentes do magistério superior nas IFES (Lei 12.772/12), a formação continuada e permanente de professores deve garantir bem mais que aquisição de técnicas e conhecimentos, pois é oportunidade de socialização e configuração profissional. Momento privilegiado para aquisição de saberes coletivos que culminam com o delineamento da identidade e identificação docente. É inviável tratar sobre a qualidade do ensino superior sem cuidar da formação continuada dos seus professores.

As temáticas são definidas a partir do resultado do Levantamento de Necessidades de Capacitação (LNC). A programação prioriza os cursos e temáticas com maior frequência no LNC, listadas pelas Unidades Acadêmicas e pelos servidores docentes. Com estas ações, esperamos contribuir com o autoconhecimento profissional e pessoal (NÓVOA, 2000); com melhores relações entre professores e alunos, ensino e aprendizagem (VEIGA, LIBÂNEO); com a prática de avaliações satisfatórias para o avaliador e para o avaliado (LUCKESI, HOFFMANN); com uma maior interação entre as atividades de ensino, pesquisa, extensão e cultura (PDI/UFCA) e consequentemente, uma maior identificação dos docentes com o trabalho que desenvolvem na UFCA.

Com o objetivo de capacitar os gestores da Universidade de forma continuada e permanente, a Divisão de Capacitação (DCap/CDP/PROGEP/UFCA) oferta anualmente cursos, palestras, oficinas e minicursos visando a construção de um programa de formação continuada para gestores.
Esta ação visa atender a necessidade constante de aperfeiçoamento gerencial para melhoria contínua dos processos e desenvolvimento nas relações com a equipe bem como as recomendações do Decreto 5.707/2006 sobre a Política Nacional de Desenvolvimento de Pessoal; e do Acórdão 3023/2013-TCU referente às medidas adotadas para auxiliar a alta administração na capacidade de avaliar, direcionar e monitorar a gestão de pessoas.
Alinhadas às boas práticas de governança e gestão, a formação de gestores justifica-se pela importância de a instituição contar com servidores preparados não só nos aspectos técnicos necessários para as atividades inerentes ao cargo, mas também nas habilidades comportamentais e de liderança.

Com a implantação do Programa de Ambientação e Iniciação ao Serviço Público, temos por objetivos: Integrar os novos servidores da UFCA, apresentar as principais informações institucionais e proporcionar vivências que possibilitem a construção de laços entre os servidores.
Este programa constitui-se de um instrumento efetivo que assegure o desenvolvimento das competências necessárias para o pleno exercício das funções pelos novos servidores por meio de capacitação.

Objetivos:

I – Integração dos novos servidores da UFCA;
II – Apresentação das principais informações institucionais, vivências e
capacitação;
III – Vivências que contribuam para a construção de vínculos pessoais;
IV – Capacitação voltada para o desenvolvimento profissional;
V – Subsídios para a atuação profissional.

PROGEP/UFCA- Resolução N°84/CONSUNI - 21.11.2019

Dispõe sobre os procedimentos normativos para execução do Programa de Ambientação e Iniciação ao Serviço Público da UFCA.

Baixar documento

Ultima atualização: 2019-12-02 11:10:34

PROGEP/UFCA - Cartilha de Ambientação - 02.12.2019

Baixar documento

Ultima atualização: 2019-12-02 11:14:09

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.