Centro de Educação a Distância

Publicado em 04/07/2023. Atualizado em 15/03/2024 às 09h31

2ª Chamada de Avaliação em Curso de Graduação ou de Pós-Graduação

Descrição

1. O estudante pode solicitar 2ª CHAMADA DE AVALIAÇÃO em curso de graduação ou de pós-graduação na UFCA?

Sim. A análise e o parecer sobre 2ª chamada de avaliação são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação deve ser feita à coordenação do curso OU à Coordenação do polo ao qual está vinculado(a) e regularmente matriculado(a) no curso. No caso de ser enviada à Coordenação do Polo: O(a) coordenador(a) do polo encaminhará à Coordenação do Curso, via e-mail da respectiva coordenação de curso.

2. Qual o procedimento para solicitar 2ª chamada de avaliação?

O aluno deverá preencher o Requerimento de 2ª chamada de avaliação, e fazer constar a justificativa. O requerimento deverá ser acompanhado pelos originais ou cópias autenticadas dos documentos, atendendo ao disposto no Regulamento dos Cursos de Graduação  da Universidade Federal do Cariri, Art. 93, que dispõe:

Será assegurada ao discente a segunda chamada nas avaliações, desde que solicitada à coordenação do curso, por escrito, em até 03 (três) dias úteis decorridos após a realização da prova em primeira chamada, nos seguintes casos de impedimentos:

I - motivo de doença próprio ou familiar até primeiro grau, devidamente comprovado através de atestado médico;

II - motivo de exercício ou ordem militar, devidamente comprovados;

III - luto de parentes ou afins em linha reta, ou colaterais até o segundo grau, comprovável pelo respectivo atestado de óbito;

IV - convocação, coincidente em horário, para depoimento judicial ou policial, ou para eleições em entidades oficiais, devidamente comprovada por declaração da autoridade competente;

V - impedimentos gerados por atividades previstas e/ou autorizadas pela coordenação do respectivo curso;

ou VI - participação em congresso científico e de competições artísticas ou desportivas, promovidas por federações, associações ou sociedades científicas ou culturais, de âmbito regional, nacional ou internacional.

Não haverá segunda chamada para avaliação final.

Nota 1: Nos cursos de pós-graduação, será atendida normatização da PRPI. Em não constando normativa adotar-se-á a mesma para os cursos de graduação, até ser regulamentada a segunda chamada para avaliação em nível de PRPI.

Passo a passo para solicitar

1. Como Solicitar a 2ª Chamada de Avaliação em Curso de Graduação ou de Pós-Graduação?

Para obter o direito à 2ª chamada de avaliação nos Cursos EaD de Graduação e de Pós-Graduação UAB/UFCA, o(a) estudante deverá apresentar:

Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação - Cursos EaD - Documento em PDF ou;

Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação - Cursos EaD - Documento editável;

2. Como Enviar o Requerimento de 2ª Chamada de Avaliação?

Após preencher corretamente, data e assinar o Requerimento de 2ª chamada de avaliação:

O(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher os arquivos (documentos) e enviar.

Procedimento Completo de 2ª Chamada de Avaliação - Curso de Graduação ou de Pós-Graduação.

Público

Estudantes.

Tempo de atendimento

De 2 a 5 dias úteis

Setor responsável

Centro Educação a Distância

Campus Icó -
(88) 3221-9640
cead@ufca.edu.br

Legislação associada

Ultima atualização: 2024-03-20 16:12:37

Aproveitamento de Estudos

Descrição

Requerimento - Aproveitamento de Estudos

O estudante pode solicitar aproveitamento de estudos realizados em outra universidade ou na própria UFCA?

  • Sim. A análise e o parecer sobre aproveitamento de estudos são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação deve ser feita à coordenação do curso em que o aluno está ingressando e passará por avaliação de Comissão de Análise. A solicitação poderá ser feita somente após a Confirmação de Matrícula.

Há um prazo para fazer essa solicitação?

  • Sim. O aproveitamento de componentes curriculares concluídos antes do ingresso deverá ser requerido até o semestre seguinte ao do seu ingresso.

Qual o procedimento para solicitar aproveitamento de estudos?

  • O aluno deverá preencher o formulário de solicitação de aproveitamento de estudos e fazer constar a proposta de todos os componentes curriculares que pretende aproveitar, inclusive, se houver, com propostas alternativas. O formulário deverá ser acompanhado pelos originais ou cópias autenticadas dos documentos informados na Cap. II do RCG-UFCA.

Fui aprovado na seleção para mudança de curso (transferência interna). Preciso solicitar aproveitamento de disciplinas do meu curso de origem?

  • Disciplinas que têm o mesmo código ou têm equivalência registrada são aproveitadas automaticamente. Caso deseje solicitar aproveitamento de outros componentes curriculares, deve ser adotado o mesmo procedimento de aproveitamento de estudos regido pela Cap. II do RCG-UFCA, junto à coordenação do seu curso.

Normatização/Legislação relacionada

Passo a passo 1º - Preencher e assinar o REQUERIMENTO em formato PDF ou em formato editável 2º - Abrir ticket ao CEAD, no endereço: https://atendimento.ufca.edu.br/

Preenchimento do Ticket:

  • Setor: CEAD – Centro de Educação a Distância;
  • Serviços: Outros;
  • Setor do Solicitante: Aluno(a);
  • Assunto da Solicitação: Requerimento de Aproveitamento de EstudosCurso: ____________________________ ;
  • Descrição da Solicitação: Solicitação de Aproveitamento de Estudos, junto ao Curso:____________________________, conforme Requerimento e comprovações (anexados);
  • (Anexos): Anexar o Requerimento, preenchido e assinado. Anexar os comprovantes citados no requerimento (Em anexo único, formato pdf).

3º - Aguardar retorno da Coordenação do Curso, informando Parecer da Comissão e demais trâmites. Outros documentos Procedimento completo:

CEAD/UFCA – Documento do procedimento completo para aproveitamento de estudos.

Documentos Relacionados

  Formulário de parecer da comissão CEAD/UFCA – Formulário do parecer da comissão para aproveitamento de estudos 

Documentos Relacionados

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Legislação associada

Ultima atualização: 2024-03-18 11:08:20

Desistência Definitiva de Curso (Cancelamento de Programa)

Descrição

Requerimento - Desistência Definitiva de Curso (Cancelamento de Program)

O estudante pode solicitar/requerer desistência definitiva de curso na UFCA?

  • Sim. A solicitação (apresentação do Requerimento) de desistência definitiva do curso na UFCA, acarreta o cancelamento da matrícula em todos os componentes curriculares nos quais o estudante está matriculado. A análise e o parecer sobre esta solicitação são de responsabilidade da coordenação de curso. A solicitação (Requerimento) deve ser deve ser feita à coordenação do curso em que o(a) aluno(a) está matriculado(a).

Há um prazo para fazer essa solicitação?

  • Não. A desistência definitiva de curso na UFCA, conforme Arts. 276 a 277, 282 a 286 e outros do Regulamento dos Cursos de Graduação da UFCA, ou Art. 15 e outros da Resolução Consuni nº 98, de 18 de agosto de 2022, poderá ser requerida a qualquer tempo.

Qual o procedimento para solicitar desistência definitiva de curso na UFCA?

  • O aluno deverá preencher e assinar o formulário REQUERIMENTO DE DESISTÊNCIA DEFINITIVA DE CURSO. Deverá acompanhar o Requerimento a comprovação de quitação com o sistema de bibliotecas e demais serviços da UFCA.

Normatização/legislação relacionada

Passo a passo

1º – Preencher e assinar o REQUERIMENTO e QUESTIONÁRIO em formato PDF ou em formato editável

Baixar documentos:

– Abrir ticket ao CEAD, no endereço: https://atendimento.ufca.edu.br/

Preenchimento do Ticket:

  • Setor: CEAD – Centro de Educação a Distância;
  • Serviços: Outros;
  • Setor do Solicitante: Aluno(a);
  • Assunto da Solicitação: Requerimento de Desistência Definitiva de Curso;
  • Descrição da Solicitação: Requerimento de Desistência Definitiva, junto ao Curso.

3º – Para a emissão do NADA CONSTA, siga as seguintes instruções:

Acessar os serviços de tickets da UFCA (https://atendimento.ufca.edu.br/open.php)

Preencher os seguintes campos como se segue:

  • Setor: SIBI – Sistemas de Bibliotecas;
  • Serviços: Nada Consta;
  • Campus: Icó;
  • Setor do solicitante: Centro de Educação a Distância – CEAD.

Anexos: Anexar Identidade, Requerimento, Questionário e a Comprovação de Quitação com o Sistema de Bibliotecas (NADA CONSTA) e demais serviços da UFCA (Em anexo único, formato PDF).

4º – Aguardar retorno da Coordenação do Curso, informando Parecer e demais trâmites

Outros documentos:

Documento do procedimento completo para aproveitamento de estudos.

Documentos Relacionados

Formulário de parecer da comissão

Formulário do parecer da comissão para aproveitamento de estudos.

Documentos Relacionados:

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Ultima atualização: 2024-03-20 08:15:47

Guarda Religiosa

Descrição

REQUERIMENTO DE GUARDA RELIGIOSA – CURSOS EaD

Observâncias:

  • Lei nº 13.796/2019
  • Resolução Câmara Acadêmica Consuni nº 03, de 18 de agosto de 2021. Art. 1º, Parágrafo único. O regime de guarda religiosa, recolhimento ou similares é o procedimento que visa atender os(as) discentes que se encontram impossibilitados de comparecer às aulas ou outras atividades acadêmicas, em virtude de preceitos de sua religião.
  • Anexo II da Resolução Câmara Acadêmica Consuni nº 03, de 18 de agosto de 2021.

COMO SOLICITAR A GUARDA RELIGIOSA:

  • Para obter o direito à Guarda Religiosa nos Cursos EaD de Graduação e de Pós-Graduação UAB/UFCA, o(a) estudante deverá apresentar:

1. Requerimento de guarda religiosa – Cursos EaD

Documento do Requerimento de Guarda Religiosa

Documentos Relacionados

2. Termo de declaração de guarda religiosa – Cursos EaD

Documento do Termo de Declaração de Guarda Religiosa

Documentos Relacionados

COMO ENVIAR O REQUERIMENTO E O TERMO DE DECLARAÇÃO DE GUARDA RELIGIOSA:

  • Após preencher corretamente, data e assinar o REQUERIMENTO DE GUARDA RELIGIOSA;
  • Após a Instituição Religiosa preencher corretamente, data e assinar o TERMO DE DECLARAÇÃO DE GUARDA RELIGIOSA.

O(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.

 

Outros documentos:

Documento do Procedimento Completo do Requerimento de Guarda Religiosa

 

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Ultima atualização: 2024-03-18 11:09:44

Mudança de Polo

Descrição

REQUERIMENTO DE TRANFERÊNCIA DE POLO – CURSOS EaD

Regulamento dos Cursos de Graduação e Pós-Graduação em EaD (UFCA) - Regulamento em tramitação nas instâncias coletivas

Art. 140 Havendo vagas ociosas, será facultado ao discente, mediante requerimento devidamente documentado ao Centro de Educação a Distância (CEAD), a transferência entre Polos de Apoio Presencial, dentro de um mesmo curso de graduação ou de pós-graduação.
Art. 140 A transferência do polo original ao qual o discente foi aprovado no processo seletivo para um outro, somente poderá ser requerida e realizada, tendo cumpridos, no mínimo, 15% (quinze porcento) do total da carga horária do curso.
Art. 141 A transferência entre polos poderá ser solicitada nas seguintes situações:
I - Abertura de Polo de Apoio Presencial em local mais próximo à residência do discente;
II - Mudança de residência para um local mais próximo do polo pretendido;
III - Razão devidamente fundamentada pelo(a) requerente.
§1º. A transferência de polo poderá ser requerida por mais de uma vez para o(a) mesmo(a) discente no mesmo curso, desde que devidamente fundamentada a razão de nova solicitação de transferência.
Art. 141 A Coordenação do Curso será ouvida para a deliberação de que trata o art. 140 e o caput deste artigo.

§1º. A transferência de polo poderá ser feita por mais de uma vez para o mesmo aluno(a) no mesmo curso, desde que devidamente fundamentada a razão de nova transferência.

§2º. A Coordenação do Curso será ouvida para a deliberação de que trata o caput deste artigo. COMO SOLICITAR A TRANSFERÊNCIA DE POLO:

  • Para obter transferência do polo de apoio presencial pelo qual optou quando do ingresso nos Cursos EaD de Graduação e de pós-graduação UAB/UFCA, o aluno deverá apresentar:

1° Requerimento de transferência de polo – cursos EaD

Documento do Requerimento de Transferência de Polo

Documentos Relacionados:

2° Como enviar o requerimento de transferência de polo: Após preencher corretamente, data e assinar o REQUERIMENTO DE TRANFERÊNCIA DE POLO, o(a) requerente deve abrir serviço de Ticket, via este link:  https://atendimento.ufca.edu.br/open.php, preenchendo, conforme figura abaixo, escolher o arquivo (documento) e enviar.

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Outros documentos Procedimento completo: Documento do procedimento completo do Requerimento de Transferência de Polo

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Ultima atualização: 2024-04-25 11:35:51

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