Enade
Publicado em 15/08/2024. Atualizado em 15/08/2024 às 19h25
O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) é um dos pilares da avaliação do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), criado pela Lei no . 10.861, de 14 de abril de 2004 (BRASIL, 2004). Além do ENADE, os processos de Avaliação de Cursos de Graduação e de Avaliação Institucional – interna e externa – constituem o tripé avaliativo do SINAES.
O ENADE constitui-se em um componente do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES) e visa a contribuir para a permanente melhoria da qualidade do ensino oferecido.
Como parte do SINAES, o ENADE tem por objetivo aferir o desempenho dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos respectivos cursos de graduação, às suas habilidades para ajustamento, às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e às suas competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico de sua profissão, ligados às realidades brasileira e mundial e a outras Áreas do conhecimento.
A periodicidade máxima da avaliação é trienal para cada área do conhecimento.
A última edição do ENADE para o curso de Medicina Veterinária ocorreu em 2023, através do EDITAL Nº 37, DE 25 DE MAIO DE 2023. No item 5.1.1 dessa Portaria, dispõe que: “Para fins do previsto no item 5.1, consideram-se estudantes habilitados: a) ingressantes: aqueles que tenham iniciado o respectivo curso no ano de 2023, estejam devidamente matriculados e tenham de 0 a 25% da carga horária mínima do currículo do curso integralizada até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; adicionalmente, o item b, 5.1.1, através da retificação considera-se “b) concluintes de cursos de bacharelado: aqueles que tenham integralizado 80% ou mais da carga horária mínima do currículo do curso definido pela IES e não tenham colado grau até o último dia do período de retificação de inscrições do Enade 2023; ou aqueles com previsão de integralização de 100% da carga horária do curso até julho de 2024.”
A PORTARIA Nº 291, DE 26 DE JUNHO DE 2023, que dispõe sobre diretrizes de prova e componente específico da área de Medicina Veterinária, no âmbito do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), edição 2023.
Desse modo, no ciclo avaliativo de 2023, o curso de Medicina Veterinária não apresentava estudantes na situação “habilitados” para realização do exame.
Aproveitamos também para lembrar as provas e gabaritos das edições anteriores do Enade estão disponíveis na página do Inep para download.
Para mais informações, acesse o perfil oficial – ENADE/INEP/MEC.