Pedagogia

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 22/01/2020 às 11h34

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
30
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA

No mundo contemporâneo, a sociedade está em constante transformação, seja na tecnologia, nas relações sociais, culturais, econômicas e ambientais, dessa forma, exigem-se mudanças na relação ensino e aprendizagem e um novo perfil de educador atuante nos variados níveis de ensino, sendo necessário redimensionar o papel do professor, abordar novas práticas pedagógicas, refletir sobre outras teorias de aprendizagem e metodologias.

Nesse enfoque o curso de licenciatura em Pedagogia da UFCA busca propiciar um novo olhar para a educação na atualidade, oferecendo como proposta realizar uma educação mais voltada para os anseios do século XXI.

Semestre 1

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0230 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

A leitura como método de interpretação do discurso. A interpretação de textos. A produção escrita textual. A diferença entre oralidade e escrita. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. Coesão e coerência. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • ANTUNES, Irandé Costa. Lutar com Palavras: coesão e coerência. São Paulo: Parábola, 2005. KASPARY, Adalberto J. Português para profissionais. 22. ed.. Porto Alegre: Edita, 2003. 235 p. ISBN 85-86188-04-2. KASPARY, Adalberto. Português em Exercícios: Com soluções. 6.ed. Porto Alegre: Edita, 2007. 240 p. ISBN 8571550581. KOCK, Vanilda Salton, BOFF, Odete Maria Benetti e PAVANI, Cínara Ferreira. Prática Textual: atividades de leitura e escrita. Petrópolis: Vozes, 2006.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0231 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é a Psicologia da Educação? Relações entre Psicologia e Educação. A Psicologia da Educação: sua história, seu campo de atuação e seus objetivos. A aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia da Educação.

Bibliografia
  • PIAGET, J. Seis estudos de psicologia. 24. ed. Rev. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
  • NUNES, A. I. B; SILVEIRA, R. N. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias, contextos. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • CUNHA, Marcus Vinícius da. Psicologia da educação. 4. ed. Rio de Janeiro: Lamparina, 2008.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO IFE0232 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Apresenta a história da educação com ênfase para a pedagogia. Estuda a história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. Reflete a presença da instituição escola na educação brasileira.

Bibliografia
  • SEVERINO, A. J.. História das Ideias Pedagógicas no Brasil. . Autores Associados. 2010
  • ROMANELLI, O. O. História da Educação no Brasil: (1930/1973).. . Vozes.. 2010
  • DURKHEIM, Émile.. Educação e Sociologia.. . Hedra.. 2010
  • ARANHA, M. L. A.. História da Educação e da Pedagogia. . Moderna.. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é Educação. . Brasiliense.. 2007
  • GADOTTI, Moacir. História das Ideias Pedagógicas.. . Ática.. 2003
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0233 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A Internet e suas interfaces com a Educação. A prática pedagógica pósmoderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Cefomidia: ampliando os horizontes pedagógicos da comunidade acadêmica de Brejo Santo-Ce
  • As contribuições da Educomunicação para a construção de uma prática pedagógica mais democrática
  • Uma classificação sobre a utilização do computador pela escola
  • Computadores e Conhecimento: repensando a educação
  • Ensaio sobre as Tecnologias digitais da Inteligência
  • Informática educativa no Brasil: uma história vivida, algumas lições aprendidas
  • Educação Tradicional e Educação Moderna
  • A aprendizagem de conceitos com o auxílio do Computador
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0234 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Metodologia do Trabalho Científico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. Elaboração do Trabalho Científico. O processo do Conhecimento. Ciências. Elaborar projetos de iniciação científica e TCC.

Bibliografia
  • LAKATOS, E.M.; MARCONI, M.A.. Metodologia Científica.. 7. Atlas. 2017
  • LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber. 1. UFMG. 1999

Semestre 2

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM I IFE0235 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • NUNES, Ana Ignez Belém Lima; SILVEIRA, Rosemary do Nascimento. Psicologia da Aprendizagem: processos, teorias, contextos. 3ª ed.. Liber Livro. 2015
  • Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno
  • VALLE, Luciana de Luca Dalla. Fundamentos da Educação Infantil. . Ed. Fael. 2010
  • WALLON, Henri. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. . Vozes. 2008
  • WALLON, Henri. WALLON, Henri. WALLON, H.. Do ato ao pensamento: ensaio de psicologia comparada. . Vozes. 2008. . Vozes. 2008. . Vozes. 2008
  • ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed.. LTC editora. 2001
  • VYGOTSKY, Lev Semionovich. A construção do pensamento e da linguagem. 1ª ed.. Martins Fontes. 2001
  • VYGOTSKY, Lev Semionovich. VYGOTSKY, L.S.. A construção do pensamento e da linguagem.. 1ª ed.. Martins Fontes. 2001. 1ª ed.. Martins Fontes. 2001
  • PIAGET, Jean. O nascimento da inteligência. 4ª ed.. LTC Editora. 1987.
  • Jean Piaget. O nascimento da inteligência na criança. 4 Ed.. LTC. 1987
NOVAS TECNOLOGIAS E EAD IFE0236 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, a fim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional.

Bibliografia
  • COSCARELLI, C.V. (Org.) Novas tecnologias, novos textos, novas formas de pensar. 3 ed. Belo Horizonte: Autentica, 2006.
  • KHAN, Salman. Um mundo, uma escola: a educação reinventada. RJ: Editora Intrínseca, 2013.
  • KENSKI, V. M. Educação e tecnologias. O novo ritmo da informação. São Paulo: Papirus, 2007.
  • KENSKI, V. M. Tecnologias e ensino presencial e a distância. São Paulo: Papirus, 2003.
  • BEHAR, P. A. (org) Modelos Pedagógicos em Educação a Distância. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • BRUNO, A. R.; BORGES, E. M.; SILVA, L. S. P. (orgs.). Tem professor n@ rede. Juiz de Fora: UFJF, 2010.
  • LAJOLO, M.; ZILBERMAN, R. Das tábuas da lei à tela do computador. A leitura em sues discursos. São Paulo: Ática, 2009.
  • Novas Educações, Salvador-BA, EDUFBA (Pgs. 151-165) 2005. FONSECA, Dayse & COUTO, Edvaldo. Comunidades Virtuais: herança cultural e tendência contemporânea, In: Tecnologias e Novas Educações, Salvador-BA, EDUFBA, pg. 215 a 230, 2005.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0237 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Cuidar e educar. A dimensão lúdica na criança. Precursores da educação e as concepções de criança, infância e educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais). A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

Bibliografia
  • Sônia Kramer; Maria Fernanda Nunes; maria Cristina Carvalho (Org.). Educação infantil: Formação e responsabilidade. 1. Papirus. 2013
  • Luciana de Luca Dalla Valle. Fundamentos da Educação Infantil. . Edições Fael. 2010.
  • Júlia Oliveira-Formosinho; Tizuko Morchida Kishimoto;Mônica Appezzato Pinazza (Org.). OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia; KISHIMOTO, Tizuko MorchidPedagogia da Infância: dialogando com o passado, construindo o futuro.. . Artmed. 2007
  • Philippe Ariès. História social da criança e da família. 2. LTC editora. 2001
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC-SEF, 1998. v 2.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria de Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil. Brasília: MEC-SEF, 1998. v 3.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil. Brasília, DF: MEC, 2009.
  • BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Secretaria da Educação Fundamental. Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil. v.1-3. Brasília, DF: MEC/SEF/Coedi, 1998.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA IFE0238 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é a educação especial? Introdução aos estudos acadêmicos a respeito da inclusão e da educação especial como campo de investigação. O que significa ser “especial”? Inclusão e Política educacional. O conceito de “incluir” na sociedade contemporânea.

Bibliografia
  • Concepções sobre Deficiência Importam?
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO IFE0239 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A filosofia da educação e sua importância na compreensão dos modos de agir do ser humano. A sociologia e suas relações com a Educação: o estudo da sociedade e sua influência sobre o sistema educacional. Ética e moral, e suas influências na prática pedagógica.

Bibliografia
  • DURKHEIM, É.. DURKHEIM, É.. Educação e Sociologia. . Hedra. 2016. . Hedra. 2016
  • KRUPPA, S. M. P.. KRUPPA, S. M. P.. Sociologia da Educação. . Cortez. 2016. . Cortez. 2016
  • NOGUEIRA, R.. O ensino de filosofia e a lei 10.639/2003. . Pallas. 2014
  • GIDDENS, A.. Sociologia. . Penso. 2012
  • LUCKESI, C.C. Filosofia da educação. . Cortez. 2011
  • MARTINS, C.. O que é Sociologia. . Brasiliense. 2007
  • ARANHA, M.L. de A.. Filosofia da educação. . Moderna. 2006
  • PORTO, L. S.. PORTO, L. S.. Filosofia da Educação. . Zahar. 2006. . Zahar. 2006
  • CHAUI, M.. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
  • PRADO Jr.. O que é Filosofia. . Brasiliense. 1997

Semestre 3

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO IFE0240 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo do processo de construção/aquisição da leitura e da escrita. Estudo e análise dos métodos de alfabetização. Aspectos linguísticos, sociolinguísticos e psicolingüísticos no processo de alfabetização. Análise de materiais didáticos produzidos para a Alfabetização. Prática pedagógica de alfabetização, através da sugestão de atividades que possam ser colocadas em prática pelos alunos.

Bibliografia
  • A Cartilha Maternal, a Cartilha do Povo e a Caminho Suave: três perspectivas sobre a alfabetização
  • Alfabetização e letramento: um estudo de caso nos primeiros anos do Ensino Fundamental na Escola pública de Jandira
  • As cartilhas e a história da alfabetização no Brasil.
  • FREIRE, P. A importância do ato de ler em três artigos que se completam. Coleção Polêmicas do Novo Tempo. São Paulo: Cortez, 1982.
  • SOARES, Magda B.: BATISTA, Antonio Augusto G. Alfabetização e letramento: Caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
  • FERREIRO, E. & TEBEROSKY, A. Reflexões sobre a alfabetização. São Paulo: Cortez, 2013.
  • Alfabetização e a psicogênese da língua escrita
DIDÁTICA GERAL IFE0241 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. Função social da escola no paradigma contemporâneo. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. Didática e tendências pedagógicas. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola.Organização do trabalho docente. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • Didática
  • Adeus professor, adeus professora?
  • Paradigma da Complexidade: metodologia de projetos, contratos didáticos e portfólios
  • Lições de Didática
  • Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo.
  • Saberes pedagógicos e atividade docente
  • A experiência do trabalho e a educação básica
  • Saberes docentes e formação docente
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM II IFE0242 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A adolescência como campo de estudos. O adolescente: diferenças entre aprendizagem infantil e a aprendizagem juvenil. O desenvolvimento físico, psíquico e emocional do adolescente, e o impacto em suas relações sociais. As principais teorias psicológicas da aprendizagem e suas análises sobre a adolescência.

Bibliografia
  • Reflexões sobre os conceitos de adolescência e juventude: uma revisão integrativa.
  • Contribuição da psicanálise para a educação: a transferência na relação professor/aluno
  • Diferentes concepções da infância e adolescência: a importância da historicidade para sua construção
  • O lugar da afetividade e do desejo na relação ensinar-aprender
  • CARNEIRO, Cristiana; COUTINHO, Luciana Gajeiro. Infância, adolescência e mal-estar na escolarização: estudo de casos em psicanálise.
  • Henri Wallon: uma concepção dialética do desenvolvimento infantil.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS IFE0243 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • GESSER, A. Libras? Que língua é essa? Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola, 2009. HONORA, M. Livro ilustrado da língua brasileira de sinais: desvendando a comunicação usada pelas pessoas com surdez. Colaboração de Mary Lopes Esteves Fricanzo. São Paulo: Ciranda Cultural, 2009. FERIERA, L. Por uma gramática de língua de sinais. Rio de Janeiro: Tempo brasileiro, 2010
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IFE0244 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A constituição brasileira e suas especificações a respeito da educação básica. O que é a educação básica e quais seus níveis de funcionamento. A atuação do pedagogo na educação básica, de acordo com a política educacional brasileira. Noções básicas da legislação educacional brasileira (LDB, constituição, e emendas constitucionais).

Bibliografia
  • LIBÂNEO, J. C.; Oliveira, J. F.; TOSCHI, M.S. Educação escolar: políticas, estrutura e organização. 7 ed. SP: Cortez, 2009.
  • LIBÂNEO, José Carlos. Organização e Gestão da Escola: teoria e prática. SP: Heccus Editora, 2015.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educação Básica: política e gestão da escola. Fortaleza: Líber Livro, 2008.
  • VIEIRA, Sofia Lerche e FARIAS, Isabel Maria Sabino. Política educacional no Brasil: introdução histórica. Brasília: Liber Livro, 2007.
  • SILVA, E. B. da (org.) A Educação Básica Pós-LDB. São Paulo: Pioneira, 1998.
  • SAVIANI, Dermeval. Nova Lei da Educação: Trajetória, Limites e Perspectivas. Campinas, Autores Associados, 1997.
  • BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996).
  • BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. (1988).
  • BRANDAO, C. R. Estrutura e Funcionamento do Ensino. São Paulo: AVERCAMP, 2004.

Semestre 4

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE IFE0245 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A questão ambiental e a relação com educação. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento sustentado e planejamento ambiental. Conservação e valorização ambiental. O estudo do meio enquanto componente curricular para o ensino de crianças e jovens. Análise das tendências em educação ambiental.

Bibliografia
  • Educação para sustentabilidade, interdisciplinaridade e as contribuições da mediação para a construção coletiva do conhecimento
  • KRENAC, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo. Companhia das Letras, 2019.
  • UNESCO. (2018, May 1). Global citizenship education.
  • CARVALHO, Isabel Cristina de Moura. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. São Paulo: Cortez, 2012. 255p
  • DIAS, G. F. Educação Ambiental, princípios e práticas. 9a edição, São Paulo: Editora Gaia Ltda, 2004.
  • GUIMARÃES, M. A formação de educadores ambientais. 2ª Ed. Campinas: Papirus, 2005.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO I IFE0246 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é a pesquisa acadêmica. A pesquisa como fonte de sustentação da vida universitária. Como elaborar um projeto de pesquisa. A importância da clareza na escrita de um projeto acadêmico. Prática pedagógica de formatação de um projeto de pesquisa, a partir dos preceitos científicos vistos na disciplina.

Bibliografia
  • A pesquisa educacional entre conhecimentos, políticas e práticas: especificidades e desafios de uma área de saber
  • Menga Lüdke. Metodologia da pesquisa educacional. 7ª. Cortez. 2001
  • MENGA, Ludke e André, Marli E. D. A.. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. 1. EPU. 1986
  • ASTI VERA, Armando. Metodologia da pesquisa científica.. 6. Globo. 1980
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E PROGRAMAS ESCOLARES IFE0247 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Interpreta o currículo e a avaliação como campos de estudo e de investigação. Estuda as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Aborda as concepções, tipos e dimensões da avaliação. Analisa as tendências e questões atuais do currículo e da avaliação em diferentes níveis e contextos de formação.

Bibliografia
  • AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito e Desafio. Porto Alegre: Editora Mediação, 2019.
  • SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Formativa: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Editora Mediação: 2019.
  • SAUL, Ana Maria. Avaliação Emancipatória: desafio à teoria e a prática de avaliação e reformulação de currículo. São Paulo: Cortez, Autores Associados, 1998.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação de Aprendizagem: Componente do Ato Pedagógico, São Paulo: Cortez, 2013.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliar para promover: as setas do caminho. Porto Alegre: Editora Mediação, 2018.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliação Mito e Desafio. Porto Alegre: Editora Mediação, 2019.
  • AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. 4 ed. São Paulo: Cortez, 2009.
  • VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
  • PERRADEAU, Michel. Estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliar: Respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
  • HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, Seriação e Avaliação. Confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2005.
  • ESTEBAN, Mara Teresa. Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2005.
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições 2 ed., São Paulo: Cortez, 1995.
  • DEPRESBITERIS, Léa. A avaliação na educação básica: ampliando a discussão. Estudos em Avaliação Educacional, n. 24, p. 137-146, jul/dez. 2001. Disponível em: .
ETNICIDADE, PLURALIDADE E CULTURA AFRODESCENDENTE IFE0248 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Apresenta a história da educação com ênfase para a pedagogia. Estuda a história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. Reflete a presença da instituição escola na educação brasileira. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afrobrasileira.

Bibliografia
  • MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino.. Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. . Global. 2016
  • CANDAU, Vera Maria Ferrão.. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. 1. Vozes. 2013
  • LUZ, Narcimária Correia do Patrocínio (Org.).. Descolonização e educação: diálogos e proposições metodológicas. 1. CRV. 2013
  • JESUS, R; ARAUJO, M; CUNHA JR, H.. Dez anos da Lei 10.639/03: Memórias e perspectivas. . Edições UFC. 2013
  • GIDDENS, A.. Sociologia. . Penso. 2012
  • GOMES, Ana Beatriz Sousa, CUNHA Jr. Henrique.. Educação e Afrodescendência no Brasil. . Edições UFC. 2008
  • ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FILHO, Walter Fraga. Uma história do negro no Brasil. . Fundação Palmares. 2006
  • BRASIL. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana. . MEC. 2004
  • BRASIL. Lei no 10.639. . Casa Civil. 2003
  • CAVALLEIRO, Eliane.. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola. 3. Selo Negro. 2001
PEDAGOGIA: HISTÓRIA E IDENTIDADE PROFISSIONAL IFE0249 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Discute a identidade profissional do profissional pedagogo que atua na educação. A formação docente no Brasil reconhecendo o contingente histórico e contemporâneo. A identidade docente como objeto de pesquisa e de construção da prática pedagógica. A construção da identidade como formação inicial e contínua. A dimensão polivalente da docência.

Bibliografia
  • JOSSO, C.. O MÉTODO (AUTO)BIOGRÁFICO E A FORMAÇÃO. . Cadernos de formação. 2018
  • FRANCO, M. A. R. S. F.. FRANCO, M. A. R. S. F.. 1. Ed. Cortez. 2013
  • LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos. . Cortez. 2010
  • BRAÚNA, R. C. A.; FERENC, A. V. F.. Trilhas da Docência: saberes, identidade e desenvolvimento profissional.. . São Paulo: Iglu. 2008
  • PIMENTA, S. G.. Pedagogia: sobre Diretrizes Curriculares. In: Fórum Nacional de Educação
  • PIMENTA, S. G.. (Org) Pedagogia, ciência da educação? SP. Cortez Ed. 1996.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR IFE0250 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O trabalho da gestão escolar no cotidiano das instituições. Função, objetivos e atribuições da Gestão no contexto educativo contemporâneo da Escola. A gestão participativa e a construção de uma equipe participativa no ambiente da escola.

Bibliografia
  • PARO, V. H. Administração escolar: introdução crítica. 17 ed. SP: Cortez, 2012.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola. Teoria e Prática. Goiânia: Alternativa, 2004.
  • ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na formação e na gestão escolar. São Paulo: Avercamp, 2007.

Semestre 5

PESQUISA EM EDUCAÇÃO II IFE0251 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A prática da pesquisa acadêmica: execução do projeto de pesquisa elaborado na disciplina “Pesquisa em Educação I”. Inserção no campo, coleta e análise de dados, e elaboração de relatório de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT. Prática pedagógica de pesquisa no campo educacional, a partir da aplicação prática do projeto de pesquisa formulado na disciplina “Pesquisa em Educação I”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO IFE0252 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A arte como expressão do ser humano. Relações entre Arte e Educação. A prática docente como uma “arte social”. Arte, cultura e expressão no ambiente escolar. Diferentes formas de manifestação artística nas mais variadas culturas. A Arte como ferramenta pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE IFE0253 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda a concepção de homem, de mundo e de realidade, à luz da visão do educador Paulo Freire. A conscientização como finalidade última da educação. O significado do conhecimento e as implicações de educação como prática de liberdade. As relações entre alfabetização e conscientização. O homem como produtor de cultura. O aparecimento da consciência popular e a participação do povo no processo histórico. Os pressupostos da concepção libertadora da educação. A reflexão crítica sobre a prática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS IFE0254 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Educação para os direitos humanos e a cidadania. A percepção dos direitos humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação de direitos humanos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0255 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena do português entre crianças do Ensino Fundamental..

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0256 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena do português entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0257 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Experiência docente com Língua Portuguesa em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada ao português, junto às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

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PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0258 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Experiência docente com Matemática em uma das séries iniciais do Ensino Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada ao matemática, junto à crianças do Ensino Fundamental nas séries iniciais. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
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DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0259 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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O ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena das Ciências entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
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DOCÊNCIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0260 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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O ensino de História e Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena de História e Geografia entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
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ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0261 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

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Regência de uma turma específica de Educação Infantil, por período de tempo previamente delimitado, como forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na formação teórica, relativos à Ed. Infantil.

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Semestre 7

ESTÁGIO II - (1ª PARTE) ENSINO FUNDAMENTAL I: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA IFE0262 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

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Regência das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em uma turma específica do Ensino Fundamental nas séries iniciais, por período de tempo previamente delimitado, como forma dos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de “Docência em Docência em Língua Portuguesa nos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

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PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0263 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Experiência docente exclusiva com Ciências em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada às Ciências, junto às crianças do Ensino Fundamental nas séries iniciais. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

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PRÁTICA DOCENTE EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0264 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Experiência docente com História e Geografia em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada à História e Geografia, junto à crianças do Ensino Fundamental nas séries iniciais. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
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ESTÁGIO III – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) IFE0265 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

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Experiência de regência com alguma turma específica de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como público-alvo adolescentes ou adultos, tanto de instituição formal escolar, quanto de instituição não governamental (ONG), ou comunidades populares (rurais ou indígenas), por período de tempo previamente delimitado.

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Semestre 8

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

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ESTÁGIO II (2ª PARTE) CIÊNCIAS NATURAIS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0266 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Regência das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia, em uma turma específica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por período de tempo previamente delimitado, como forma dos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de “Docência em Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Docência em História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

Bibliografia
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ESTÁGIO IV – GESTÃO ESCOLAR IFE0267 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

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Experiência de trabalho com alguma função da Gestão Escolar (coordenação pedagógica, direção, supervisão pedagógica ou orientação pedagógica), seja de forma direta (assumindo a função de forma plena em alguma instituição), seja de forma indireta (como auxiliar do responsável direto, ou acompanhando suas atividades de forma a captar a essência dessas atividades). Estágio executado por período de tempo previamente delimitado.

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Disciplinas Optativas

EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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Discute a construção do conhecimento numa perspectiva educacional inclusiva em oposição ao pensamento segregador nos espaços públicos de ensino. Estuda os aspectos históricos e curriculares da Educação Especial e Inclusiva. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e com deficiência na rede regular de ensino.

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INCLUSÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL
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Estuda as adaptações curriculares, avaliativas, estruturais e o projeto pedagógico da escola na perspectiva da inclusão. A Base legal da educação especial e inclusiva.

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PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
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A prática docente relacionada à educação inclusiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar no âmbito da educação inclusiva: aspectos do planejamento, ensino e avaliação da aprendizagem para as variadas deficiências. Função das salas multifuncionais na Educação Básica.

Bibliografia
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ESTIGMA E IDENTIDADE SOCIAL DO DEFICIENTE
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Estudo das deficiências. Papel da audiência na característica da deficiência Consequências da rotulação da deficiência Interação face-a-face entre deficientes e não deficientes. Papel dos meios de comunicação na difusão do estigma.

Bibliografia
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FUNDAMENTOS DE EDUCOMUNICAÇÃO
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Comunicação e Educação: relações entre 2 campos de saber distintos. O que é a Educomunicação? Fundamentos epistemológicos da Educomunicação. A formação docente a partir dos meios de comunicação em massa (Internet, TV, Rádio, jornal). Mitos acerca do uso da mídia em sala de aula.

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PRODUÇÃO EDUCOMUNICATIVA I (RÁDIO-ESCOLA E JORNAL-ESCOLA)
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A prática docente relacionada ao Rádio e ao Jornal. Elaboração de roteiros midiáticos para estruturação de uma rádio escolar e de um jornal escolar em alguma instituição de Ensino Fundamental. Propagação de uma cultura midiática independente entre alunos e professores de uma série do Fundamental I.

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PRODUÇÃO EDUCOMUNICATIVA II (PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA: TV, CINEMA E INTERNET)
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A prática docente relacionada à produção de vídeos. Elaboração de roteiros midiáticos para estruturação de vídeos, com fins pedagógicos previamente estabelecidos. Incentivo aos alunos, para que eles produzam sua própria cultura midiática.

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ESTÁGIO EM EDUCOMUNICAÇÃO
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Estágio Supervisionado em Educomunicação, a partir da coordenação de um projeto educomunicativo autônomo (ou engajamento em algum projeto já existente), que tenha por base uma das seguintes plataformas: TV (ou Internet), Rádio, e Jornal. Ação docente junto à alguma turma do Ensino Fundamental, com base no incentivo aos alunos para produzirem conteúdo midiático independente.

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EDUCAÇÃO E LITERATURA INFANTIL
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A literatura infantil e sua riqueza simbólica. Os livros paradidáticos infantis como ferramentas de estímulo à imaginação e à aquisição da oralidade e da escrita. As revistas em quadrinhos (HQs) e sua possibilidade de utilização pedagógica no Fundamental I.

Bibliografia
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BRINQUEDO, BRINCADEIRA E LUDICIDADE
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O lúdico como expressão do ser humano. História do jogo e da brincadeira na humanidade. A visão psicológica da brincadeira do faz-de-conta, à luz da teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. As ferramentas lúdicas da pós-modernidade e suas possibilidades pedagógicas: videogame, Internet, cinema, TV. Como usar esses instrumentos pós-modernos em prol de uma ludicidade mais democrática?

Bibliografia
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EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
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A educação matemática e sua contribuição para a divulgação de uma nova visão da Matemática. O que significa “ensinar matemática”? O ensino de matemática tradicional, e as possibilidades de enriquecimento desse ensino. Sugestões didáticas e lúdicas para o ensino de Matemática na Educação Infantil.

Bibliografia
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DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCRITA E ORALIDADE
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Aprendizagem e Educação; O aprender e o não aprender; Distinção entre obstáculos de aprendizagem e obstáculos de escolarização; Os obstáculos da aprendizagem; obstáculos de natureza motora e cognitiva; Situação de não aprendizagem relacionada à atenção, memorização, linguagem, leitura e cálculo; O papel da Família no processo de aprendizagem. Prevenção, avaliação e intervenção pedagógica. Possibilidades de intervenção docente.

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GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
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Políticas públicas educacionais. Gestão democrática do ensino público. Analisar os fundamentos históricos, filosóficos, políticos e legais da gestão da educação básica. Identifica os princípios da gestão democrática e os diferentes mecanismos e processos de participação social na gestão da unidade escolar enfatizando o papel do pedagogo enquanto professor/gestor e professor/coordenador. Estuda papel dos Conselhos de Educação.

Bibliografia
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AVALIAÇÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL
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Estudar a Avaliação como produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. - Investigar o espaço da administração pública, e os confrontos entre público e privado na busca da construção da escola democrática.

Bibliografia
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PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – PPP
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Através de provocações sobre os diferentes âmbitos do cotidiano escolar, refletir e discutir os significados do projeto político pedagógico na perspectiva emancipatória, analisando-o como processo de construção coletiva que aponta seu compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e efetiva as intencionalidades da instituição. Discutir os campos de seu planejamento, gestão e avaliação, bem como questionar seu papel articulador das ações de ensino na circulação de significados culturais e políticos que transversalizam o cotidiano escolar. Por fim, construir tópicos fundantes para a elaboração de um projeto político pedagógico, inspirados nas análises do curso.

Bibliografia
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PRÁTICA DE GESTÃO ESCOLAR
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O trabalho do gestor escolar no cotidiano das instituições e a atuação docente. Função, objetivos e atribuições do Gestor Escolar no contexto educativo contemporâneo. O processo de construção de uma gestão participativa. O gestor participativo e a construção de uma equipe na escola. Formação do gestor educacional e a relação com as políticas de formação de professores.

Bibliografia
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A ATIVIDADE SOCIAL DA BRINCADEIRA
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A brincadeira em sua interface com a psicologia Histórico-Cultural, a antropologia e a sociologia da infância. O papel da ludicidade na formação e no desenvolvimento infantil e sua dimensão histórico-cultural. A brincadeira pré-escolar como atividade principal da criança. A importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança. O jogo no seu sentido históricocultural. A utilização da brincadeira no processo de mediação da aprendizagem. Memórias de brincadeiras vivenciadas na infância tendo em vista a formação lúdica, expressiva, estética e reflexiva do/a professor/a.

Bibliografia
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AFRO-BRASILIDADE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL E DECOLONIZAÇÃO
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Literatura, gêneros literários e literatura afro-brasileira. Ações afirmativas e identidade nacional brasileira através da literatura afrodescendente. Formação de leitores, currículo e análise literária de obras infanto-juvenis. Racismo e produção artística literária; História. Cultura Africana e Afro-Brasileira na produção artística-literária. As temáticas recorrentes nas obras literárias infantojuvenil afro-brasileiras: religiosidade, tradições, mitologias, estética, geografia, história, composição étnica.

Bibliografia
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ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA E INFÂNCIAS BRASILEIRAS
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A infância sob a ótica da antropologia da criança: o ser criança e seus modos de vida em contextos socioculturais distintos. A criança e sua interface com a cultura. Processos culturais enquanto espaços de constituição identitária de crianças. Fomento à compreensão do ponto de vista das crianças (criação e recriação de sentidos) sobre o mundo a partir de sistemas simbólicos próprios aos grupos sociais nos quais elas se inserem. As modificações que o conceito de infância tem sofrido ao longo do tempo histórico. A criança atuante: inovação dos papéis que a criança assume, com relativa autonomia, nas relações sociais em que se engaja. Relativismo cultural sob a ótica da antropologia da criança.

Bibliografia
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EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
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Educação Popular, Movimentos Sociais e Sociedade. Legislação e Diretrizes. Educação Não-Formal e Informal. Currículo, Educação Popular e Movimentos Sociais. Projetos sociais voltados para inclusão. Estágio e EJA. Prática docente e inclusão. Conhecimento popular tradicional, Não-Formal e Notório Saber.

Bibliografia
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FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
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Comunicação e Educação: relações entre dois campos de saber distintos. O uso de tecnologias na Educação: a que fim esse uso serve? O que é a Educomunicação: objetivos e epistemologia da prática educomunicativa. A prática pedagógica a partir das Tecnologias Educacionais (Computador, Internet, TV, Rádio, Jornal). Mitos e estereótipos acerca do uso das Tecnologias em sala de aula.

Bibliografia
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ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA
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Através de provocações sobre os diferentes âmbitos do cotidiano escolar, refletir e discutir os significados do projeto político pedagógico na perspectiva emancipatória, analisando-o como processo de construção coletiva que aponta seu compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e efetiva as intencionalidades da instituição. Discutir os campos de seu planejamento, gestão e avaliação, bem como, questionar seu papel articulador das ações de ensino na circulação de significados culturais e políticos que transversalizam o cotidiano escolar. Por fim, construir tópicos fundantes para a elaboração de um projeto político pedagógico, inspirados nas análises do curso.

Bibliografia
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PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
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A orientação educacional e o planejamento numa perspectiva teórico e prática, vinculações sócio-históricas e implicações na formação do pedagogo para o contexto da educação.

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TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E EAD
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O que é o ensino a distância? História da Educação a Distância no Brasil e no Ceará. O Ensino Híbrido, e seus principais modelos de aplicação: Sala de Aula Invertida, Rotação por Estação, Modelo Flex. Hibridismo e sua interlocução com a Educomunicação. Os ambientes virtuais e sua importância para a aprendizagem na Educação à Distância. Experiências de aprendizagem em atividades EAD, através do uso da Sequência Fedathi.

Bibliografia
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APRENDIZAGEM DE ESCRITA E ORALIDADE
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Bases teóricas e metodológicas do ensino da oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos- EJA. Relação entre letramento e alfabetização como processos interdependentes e contínuos no desenvolvimento e na formação humana. Níveis de alfabetismo. Analfabetismo funcional. O papel das políticas públicas e afirmativas para reversão das desigualdades sociais no que tange ao acesso à alfabetização e ao letramento. Estudos das concepções de produção oral e escrita: aspectos sociocognitivos, sócio-históricos e linguísticos e suas implicações pedagógicas, envolvendo a observação de aulas e de outras atividades realizadas no âmbito escolar. Inventário de estudos acerca de práticas de letramento que têm como base as produções linguísticas em cada esfera social, através de gêneros, conteúdos, composição, funções discursivo-ideológicas específicas.

Bibliografia
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LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA
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A matemática além dos cálculos: a importância da compreensão do raciocínio lógico-matemático na construção de hipóteses para resolver questões. A educação matemática e seus pressupostos filosóficos. A importância da matemática para crianças de até 6 anos de idade. O lúdico como suporte do trabalho matemático na infância. Propostas de atividades pedagógicas envolvendo matemática na infância.

Bibliografia
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PRÁTICA DOCENTE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Professores
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Prática em Educomunicação, a partir da coordenação de um projeto educomunicativo autônomo (ou engajamento em algum projeto já existente), que tenha por base uma das seguintes plataformas: TV (ou Internet), Rádio, e Jornal. Ação docente junto à alguma turma do Ensino Fundamental, com base no incentivo aos alunos para produzirem conteúdo midiático independente.

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PROJETOS SÓCIO-EDUCACIONAIS E INTERFACES COM A GESTÃO
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Projetos e sistemas educacionais. Ciclos de vida de um projeto: concepção, planejamento, execução, controle e encerramento. Plano de projetos: problema, justificativa, objetivo geral e especificidades, metodologia, recursos humanos e materiais, cronograma, resultados esperados e avaliação. Diferentes temáticas envolvendo projetos com respeito às múltiplas culturas sociais que envolvem temas como Inclusão, Tecnologias, Diferenças, Culturas, Gêneros, dentre outras. Apresentação dos projetos educacionais desenvolvidos no decorrer da disciplina a partir da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.

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