Pedagogia

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 30/08/2023 às 11h42

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
30
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. GERCILENE OLIVEIRA DE LIMA

pedagogia.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9591

Bloco único

No mundo contemporâneo, a sociedade está em constante transformação, seja na tecnologia, nas relações sociais, culturais, econômicas e ambientais, dessa forma, exigem-se mudanças na relação ensino e aprendizagem e um novo perfil de educador atuante nos variados níveis de ensino, sendo necessário redimensionar o papel do professor, abordar novas práticas pedagógicas, refletir sobre outras teorias de aprendizagem e metodologias.

Nesse enfoque o curso de licenciatura em Pedagogia da UFCA busca propiciar um novo olhar para a educação na atualidade, oferecendo como proposta realizar uma educação mais voltada para os anseios do século XXI.

Semestre 1

HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO IFE0232 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A história da educação na perspectiva epistemológica. A história da educação com ênfase na pedagogia. Introdução ao estudo da História da Educação e sua relação com diferentes sociedades e culturas nos diversos contextos históricos: Educação nas sociedades autóctones, na Antiguidade Clássica, na Idade Média, na Modernidade e Contemporaneidade. A história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. O reflexo da presença da instituição escolar na educação no contexto histórico brasileiro. A educação brasileira no Período Colonial e na República.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0234 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O processo do conhecimento: formas de conhecer e tipos de conhecimento. Ciência: conceito e classificação. Métodos científicos. Paradigmas de pesquisa. Abordagem qualitativa e quantitativa. Procedimentos e fontes de pesquisa. Métodos e instrumentos de estudo. Pré-requisitos, planejamento, elaboração e execução do trabalho científico. Projeto e relatório de pesquisa: elementos constitutivos e normativos. Gêneros textuais acadêmico-científicos: características e configurações escritas e orais. Trabalho de conclusão de curso. Ética na pesquisa. Normas da ABNT.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA EDUCACIONAL IFE0316 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é a Psicologia da Educação? Relações entre Psicologia e Educação. A Psicologia da Educação: sua história, seu campo de atuação e seus objetivos. A aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia da Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0320 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A leitura como recepção e interpretação de discursos. A produção escrita como materialização discursiva. As interações possíveis entre oralidade e escrita. Coesão e coerência. Tipos e gêneros textuais. As implicações do uso linguagem em seus aspectos sociais. A formação de professores/as-leitores/as autores/as. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS IFE0321 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A utilização das tecnologias na educação. A Internet e suas interfaces com a Educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO IFE0239 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagem das concepções educacionais, dos princípios sócio-filosóficos e suas correntes analíticas de pensamento. Teorias sociológicas da educação. Principais autores: Comte, Durkheim, Max Weber, Gramsci, Bourdieu e Florestan Fernandes. A sociologia e suas relações com a Educação. O estudo da sociedade e sua influência sobre o sistema educacional. Sociologia, Filosofia, Educação e Sociedade: a escola como agente de transformação social e como agente de reprodução das relações de poder. Teorias filosóficas da educação. A filosofia da educação e sua importância na compreensão dos modos de agir do ser humano. Correntes filosóficas nos contextos históricos: antiguidade, medievo, modernidade e contemporaneidade e suas relações com a educação. Algumas tendências pedagógicas e o olhar filosófico. Filosofia, educação e prática docente. Filosofia do cotidiano escolar e a prática docente. Filosofia, Educação e Sociedade. Ética e moral, e suas influências na prática pedagógica. O método científico: conceituação e etapas. A filosofia na escola. Ética. Fundamentos sociológicos e filosóficos e educacionais das relações entre educação e sociedade.

Bibliografia
  • LOPES, Nei. SIMAS, L.A.. Filosofias africanas: Uma introdução. . Civilização Brasileira. 2020
  • QUERINO, Manuel. O COLONO PRETO COMO FATOR DA CIVILIZAÇÃO BRASILEIRA. . CADERNOS DO MUNDO INTEIRO. 2018
  • KRUPPA, S. M. P.. Sociologia da Educação. . Cortez. 2016
  • NOGUEIRA, R... O ensino de filosofia e a lei 10.639/2003. . Pallas. 2014
  • GIDDENS, A. Sociologia. . Penso. 2012
  • LUCKESI, C.C.. Filosofia da educação. . Cortez. 2011
  • MARTINS, C... O que é Sociologia.. . Brasiliense. 2007
  • ARANHA, M.L. de A. Filosofia da educação. . Moderna. 2006
  • PORTO, L. S.. Filosofia da Educação. . Zahar.. 2006
  • CHAUI, M. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM E DO DESENVOLVIMENTO INFANTIL IFE0322 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • WALLON, H.. Evolução psicológica da criança. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
  • PIAGET, J. O nascimento da inteligência na criança. 4 ed. São Paulo: LTC. 1987.
  • VIGOTSKY, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra.1 ed. São Paulo: Martins Fontes. 2001.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0323 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Cuidar e educar. A dimensão lúdica na criança. Precursores da educação e as concepções de criança, infância e Educação Infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais - DCNEI, Base Nacional Comum Curricular- BNCC). A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

Bibliografia
  • Infância ou infâncias?
  • Infância ou infâncias?
  • EDWARDS, Carolyn.; GANDINI, Lella.; FORMAN, George.. As cem linguagens da criança: a abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância.. . Porto Alegre: Penso,. 2016
  • OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de.. Educação Infantil: fundamentos e métodos.. 7. ed.-. São Paulo: Cortez,. 2011
  • FARIA, Ana Lúcia Goulart de.; FINCO, Daniela (Orgs.).. Sociologia da Infância no Brasil.. . São Paulo: Autores Associados,. 2011
  • OLIVEIRA, Zilma de M. Ramos de. (Org.).. Educação infantil: muitos olhares.. 9, ed.-. São Paulo: Cortez,. 2010
  • A construção social do conceito de infância: algumas interlocuções históricas e sociológicas.
  • OLIVEIRA-FORMOSINHO, Júlia.; KISHIMOTO, Tizuko M.; PINAZZA, Mônica A. (Orgs.).. Pedagogia(s) da infância: dialogando com o passado, construindo o futuro.. . Porto Alegre: Artmed,. 2007
  • CRAIDY, Carmem Maria.; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. (Orgs.).. Educação infantil: pra que te quero?. . Porto Alegre: Artmed,. 2001
  • CRAIDY, Carmem Maria.; KAERCHER, Gládis Elise P. da Silva. (Orgs.).. Educação infantil: pra que te quero?. . Porto Alegre: Artmed. 200
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA IFE0324 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O que é a educação especial? Introdução aos estudos acadêmicos a respeito da inclusão e da educação especial como campo de investigação. O que significa ser “especial”? Inclusão e Política educacional. O conceito de “incluir” na sociedade contemporânea. As necessidades educacionais e a Lei Brasileira de Inclusão. Atualidades na Educação Especial Inclusiva e na formação de professores.

Bibliografia
  • TORRES, JOSIANE PEREIRA; CRUZ, L. P. ; CABRAL, L. S. A. . Concepções sobre Deficiência Importam?. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 27, p. 545-558, 2021.
TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS E PRÁTICAS INOVADORAS IFE0325 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, a fim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional

Bibliografia
  • A ÁRVORE DO COEMPREENDER: CONTRIBUTOS PARA A EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA
  • Redes sociais: itinerâncias no âmbito da unidade curricular de Didática.
  • Jornadas Virtuais: Vivências e Práticas das Tecnologias Educativas
  • Souza, Karine P.(org). Jangadas ubíquas: do sertão ao mundo. Ceará: Inesp, 2020. Disponível :
  • Darling-Hammond, Linda, Bransford, J. Preparando professores para um mundo em transformação: o que devem aprender e estar aptos a aprender. Fundação Lemann. Instituto Peninsula, 2019.

Semestre 3

EDUCAÇÃO INTERCULTURAL INDÍGENA IFE0326 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Educação Intercultural. Povos Indígenas, termos, linguagens e preconceito. Educação escolar indígena. Educação decolonial. Educação intercultural, direitos humanos e suas relações. Genocídios e epistemicídios. Identidade étnica, território, valorização da língua e da ciência dos Povos indígenas. Desafios da História Indígena no Brasil. História e protagonismo indígena. Da política indigenista à política indígena. Povos Indígenas do nordeste. A percepção dos direitos humanos, da cidadania e dos Povos ameríndios na construção das lutas sociais e na constituição de outros sujeitos de direito. Práticas e metodologias educacionais ameríndias. Ações afirmativas para população indígena.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA GERAL IFE0327 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. Função social da escola no paradigma contemporâneo. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. Didática e tendências pedagógicas. A didática fundamental em contraponto à didática instrumental. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. Organização do trabalho docente. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. Prática pedagógica e didática, a partir dos conceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IFE0328 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A constituição brasileira e suas especificações a respeito da educação básica. O que é a educação básica e quais seus níveis de funcionamento. A atuação do pedagogo na educação básica, de acordo com a política educacional brasileira. Noções básicas da legislação educacional brasileira (LDB, constituição, e emendas constitucionais).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PEDAGOGIA: HISTÓRIA E IDENTIDADE PROFISSIONAL IFE0329 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A identidade docente como objeto de pesquisa e de construção da prática pedagógica reflexiva; A multidimensionalidade da docência; A formação docente no Brasil: seu contingente histórico e contemporâneo; A identidade profissional do pedagogo que atua na educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO IFE0330 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A arte como expressão do ser humano. Relações entre Arte e Educação. A prática docente como uma “arte social”. Arte, cultura e expressão no ambiente escolar. Diferentes formas de manifestação artística nas mais variadas culturas. A Arte como ferramenta pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CURRÍCULO E DESENVOLVIMENTO CURRICULAR IFE0331 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Currículo. Polissemia do termo. Teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Políticas, fundamentos e práticas do currículo. Currículo e cultura. Currículo oculto. Currículo e invizibilização do “outro”. Avaliação curricular. Desenvolvimento curricular.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO IFE0332 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento. Estudo do processo de construção/aquisição da leitura e da escrita. Aspectos linguísticos, sociolinguísticos e psicolingüísticos no processo de alfabetização. Análise de materiais didáticos produzidos para a alfabetização.

Bibliografia
  • Soares, Magda. Alfabetização e Letramento. 1d. Ed.. 2018
  • Emilia Ferreiro. Reflexões sobre Alfabetização. 26. cortez. 2011
  • Magda Soares. Alfaletrar. 1. Editora Contexto. 2009
  • Pasta com textos teóricos da disciplina
  • Brincadeiras para estimular a alfabetização
AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM IFE0333 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo das diferentes concepções de avaliação da aprendizagem; instrumentos e procedimentos para a realização da avaliação; erro como processo formativo relacionado à aprendizagem; finalidades e funções da avaliação da aprendizagem; legislação norteadora da avaliação da aprendizagem de acordo com o nível de ensino a que se propõe.

Bibliografia
  • SILVA, Janssen Felipe da. Avaliação Formativa: pressupostos teóricos e práticos. Porto Alegre: Editora Mediação: 2019.
  • VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
  • PERRADEAU, Michel. Estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliar: Respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
  • DEPRESBITERIS, Léa. A avaliação na educação básica: ampliando a discussão. Estudos em Avaliação Educacional, n. 24, p. 137-146, jul/dez. 2001. Disponível em: .
  • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da Aprendizagem Escolar: Estudos e Proposições 2 ed., São Paulo: Cortez, 1995.
  • ESTEBAN, Mara Teresa. Escola, Currículo e Avaliação. São Paulo: Cortez, 2005.
  • FREITAS, Luiz Carlos de. Ciclos, Seriação e Avaliação. Confronto de lógicas. São Paulo: Moderna, 2005.
  • HADJI, Charles. Avaliação desmistificada. Porto Alegre: Artmed, 2001.
  • HOFFMANN, Jussara. Avaliar: Respeitar primeiro, educar depois. Porto Alegre: Editora Mediação, 2008.
  • PERRADEAU, Michel. Estratégias de aprendizagem: como acompanhar os alunos na aquisição dos saberes. Porto Alegre: Artmed, 2009.
  • VASCONCELLOS, Celso. Avaliação: Concepção Dialética Libertadora do Processo de Avaliação Escolar. São Paulo: Libertad, 2008.
EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICOS-RACIAIS: CULTURA E HISTÓRIA AFRICANA E AFRO-BRASILEIRA IFE0334 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sociedade brasileira e diversidade étnico-racial. Identidade Nacional e Identidade Afro-Brasileira. História e Cultura Africana e Afro-Brasileira. A problemática da mestiçagem e o pensamento brasileiro. Relações raciais no Brasil e as questões de gênero. Ações afirmativas para afrodescendentes. Cultura e História afrodescendente. Relações raciais e o currículo. Relações étnico-raciais no contexto da formação do educador. Emergências étnicas e os movimentos sociais negros no Brasil. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afro-brasileira.

Bibliografia
  • Para entender o negro no Brasil de hoje: história, realidades, problemas e caminhos. .. MUNANGA, Kabengele; GOMES, Nilma Lino.. . Global. 2016
  • CUNHA JÚNIOR, Henrique et al;. Artefatos da Cultura Negra no Ceará: Formação de professores para a educação, cultura, história africana e afrodescendente. (Vol. III).. Editora .. . CRV. 2015
  • CANDAU, V. M. F.. Multiculturalismo e educação: desafios para a prática pedagógica. . Vozes. 2013
  • CAVALLEIRO, Eliane.. Racismo e anti-racismo na educação: repensando nossa escola.. . Selo Negro. 2011
  • GOMES, Ana Beatriz Sousa, CUNHA Jr. Henrique. Educação e Afrodescendência no Brasil.. . Edições UFC. 2008
  • ALBUQUERQUE, Wlamyra R. de; FILHO, Walter F.. Uma história do negro no Brasil.. . Fundação Palmares.. 2006
  • MUNANGA, Kabengele (org).. Superando o Racismo na escola. . Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade.. 2005
  • BRASIL.. Diretrizes curriculares nacionais para a educação das relações étnico-raciais e para o ensino de história e cultura afro-brasileira e africana.. . MEC. 2004
  • BRASIL. Lei no 10.639. . Casa Civil. 2003
ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0335 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Análise do planejamento, da organização, execução e avaliação de propostas pedagógicas para a Educação Infantil com vistas ao desenvolvimento da autonomia e do protagonismo das crianças, em seus distintos espaços de atuação; Princípios éticos, estéticos e políticos que devem contornar as práticas pedagógicas na Educação Infantil; Organização de tempos e espaços formativos das crianças em lócus escolares e não escolares; Organização do trabalho pedagógico na Educação Infantil com base em posicionamento crítico-reflexivo sobre a(s) infância (s), as crianças e os atributos singulares que as constituem como atores sociais.

Bibliografia
  • CEARÁ. Secretária da Educação do Estado do Ceará.. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental.. . Fortaleza: SEDUC,. 2019
  • OSTETTO, Esmeralda Luciana (Org.).. Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica.. 1ª ed. -. Campinas, SP: Papirus,. 2017
  • GOMES, Marineide de O.. Formação de professores na educação infantil.. . São Paulo: Cortez,. 2009
  • OSTETTO, Luciana Esmeralda (Org.).. Educação Infantil: saberes e fazeres da formação de professores.. . Campinas: Papirus,. 2008
  • OLIVEIRA-FORMOSINHO, J.KISHIMOTO, T. M.; PINAZZA, M. A. (Orgs.). Pedagogia(s) da infância: dialogando com passado; construindo o futuro.. . Porto Alegre: Artmed,. 2007
  • HORN, Maria da Graça S.. Sabores, cores, sons, aromas: a organização dos espaços na educação infantil.. . Porto Alegre: Artmed,. 2004
  • OSTETTO, Esmeralda Luciana (Org.).. Encontros e encantamentos na educação infantil.. . Campinas, SP: Papirus,. 2000
  • BRASIL. Ministério da Educação.. Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil.. . MEC/DPE/COEDI,. 1999
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2017.
PROCESSOS AVALIATIVOS NA EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0336 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Avaliação na Educação Infantil: princípios, histórico e legislação. Observação, registro e acompanhamento das aprendizagens e do desenvolvimento das crianças. As diferentes concepções da avaliação e suas manifestações na prática. Procedimentos e instrumentos de avaliação da aprendizagem na Educação Infantil.

Bibliografia
  • Vigotski, L. S.. Imaginação e criação na infância. . Expressão Popular. 2018
  • Ostetto, L. E. Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. . Papirus. 2017
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Base Nacional Comum Curricular

Semestre 5

FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR IFE0250 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O trabalho da gestão escolar no cotidiano das instituições. Função, objetivos e atribuições da Gestão no contexto educativo contemporâneo da Escola. A gestão participativa e a construção de uma equipe participativa no ambiente da escola.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0255 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena do português entre crianças do Ensino Fundamental..

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0260 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O ensino de História e Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena de História e Geografia entre crianças do Ensino Fundamental. Questões teóricas e metodológicas do ensino de História e de Geografia no Ensino Fundamental: História e Geografia Local e do Cotidiano. Tempo: a construção da noção de tempo e espaço; ritmos, tempo e espaço; a reconstituição do passado geográfico e territorial pela memória. A História das organizações populacionais dentro do espaço geográfico. Sociedade, cultura e espaço geográfico. Metodologia e recursos auxiliares de ensino; Livro didático de História e Geografia;

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0337 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O objeto de estudo do conhecimento matemático e seus fundamentos teóricos. Bases metodológicas dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A matemática e a estrutura curricular brasileira e cearense. Recursos didáticos para o ensino da Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0338 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos do ensino de Ciências Naturais. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena das Ciências entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

PESQUISA EM EDUCAÇÃO IFE0339 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A pesquisa educacional: abordagens qualitativa e quantitativa; diversidade de métodos; diferentes procedimentos de coleta e de análise de dados da pesquisa educacional. A prática da pesquisa acadêmica: elementos do projeto de pesquisa. Fontes de pesquisa. Elaboração do projeto de pesquisa de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT. Inserção no campo: preparação e postura do pesquisador. Ética na pesquisa.

Bibliografia
  • Minayo, M.C.S.; DESLANDES, S.; GOMES, R.. Pesquisa Social: teoria, método e criatividade. 21. Petrópolis. 2002
CORPO, GESTO E MOVIMENTO NA INFÂNCIA IFE0340 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Corpo e movimento no âmbito de formação de professores(as). A corporeidade humana e sua relação com a ludicidade. Abordagem de diferentes concepções teórico-metodológicas dos jogos e brincadeiras. A brincadeira na vida da criança; O desenho da criança como arte e cultura infantil; Corpos e modos de subjetivação na infância. Movimento, brinquedo e brincadeira na intersecção com as culturas.

Bibliografia
  • Vigotski, L. S. 7 Aulas de L. S. Vigotski. . E-Papers. 2018
  • Vigotski, L. S.. Imaginação e criação na infância. . Expressão Popular.. 2018
  • OSTETTO, L. E. Registros na educação infantil: pesquisa e prática pedagógica. . Papirus. 2017
  • KISHIMOTO, T. M.. Jogo, brinquedo, brincadeira e a educação. . Cortez. 2001
  • Vigotski, L. S.. Obras Escogidas. Volume IV. Psicología infantil.. . Visor. 1996
  • Base Nacional Comum Curricular
  • Estatuto da Criança e do Adolescente
  • Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0341 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Experiência docente com Língua Portuguesa em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada ao português, junto às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
  • Soares, Magda. Alfabetização e letramento. 1.ed. Ed.. 2018
  • ANTUNES, Irande?.. Aula de Portugue?s: encontros e interac?a?o.. 1ed. 2 ed. Sa?o Paulo: Para?bola Editorial. 2005
  • KLEIMAN, A?ngela.. Oficina de leitura: teoria e pra?tica.. 12ed. Campinas-SP: Pontes/Ed. da UNICAMP. 1993
  • Pasta com materiais da disciplina
  • LEAL, Telma Ferraz; MORAIS, Artur Gomes de. A Argumentação em Textos Escritos: a criança e a Escola.
PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0342 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O objeto de estudo do conhecimento matemático e seus fundamentos práticos. Bases metodológicas dos processos de ensino e de aprendizagem da matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. A matemática nas propostas curriculares do estado do Ceará e do Brasil. Elaboração de projetos e de sequências de ensino para a aprendizagem da Matemática para crianças. Jogos e brincadeiras tradicionais e populares envolvendo a matemática

Bibliografia
  • BRASIL. BNCC. 1. MEC. 2018
  • BICUDO, Maria Aparecida Viggiani (Org.).. Pesquisa em Educação Matemática: concepções & perspectivas.. 1. UNESP. 1999
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS IFE0343 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução aos Direitos Humanos. Desenvolvimento histórico dos Direitos Humanos. Educação para os direitos humanos, cidadania e diversidade. A percepção dos Direitos Humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação de Direitos Humanos. Movimentos Sociais, Mobilização e os Direitos Humanos.

Bibliografia
  • ANDRADE, M; L., M. C; CANDAU, V. M; Paulo, I.; SACAVINO. S.; AMORIM, V. Educação em Direitos Humanos e Formação de Professores. Editora Cortez, 2011.
  • BRASIL. Comitê Nacional de Educação em Direitos Humanos. Secretaria Especial dos Direitos Humanos. Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos. Brasília: MEC/MJ/UNESCO, 2018. (PDF)
  • MELISSA, A. S. (Org.). Direitos humanos e diversidade. Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019. (PDF)

Semestre 7

PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0263 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Experiência docente com Ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Prática supervisionada de ação docente em Ciências, junto às crianças do Ensino Fundamental, nas séries iniciais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DOCENTE EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0264 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Experiência docente com História e Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Prática supervisionada docente em História e Geografia, junto à crianças do Ensino Fundamental nos anos iniciais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO I: PORTUGUÊS E MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0344 - 112 horas
Carga Horária

112 horas.

Professores
Ementa

Estágio Curricular Obrigatório. Aprendizagem do fazer docente no ensino de Língua Portuguesa e de Matemática dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Indissociabilidade entre teoria e prática (práxis). Conhecimento do contexto escolar. Análise crítica de materiais pedagógicos (Livros Didáticos) e de metodologias aplicadas ao ensino de Português e Matemática. Processo de ensino e seus elementos (planejamento, execução, avaliação).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO II: EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0345 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Regência de uma turma específica de Educação Infantil, por período de tempo previamente delimitado, como forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na formação teórica, relativos à Educação Infantil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0346 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso de acordo com as normas da ABNT, relacionado à área de Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS IFE0243 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • GESSER, Audrei.LIBRAS, que língua é essa. Crenças e preconceitos em torno da língua de sinais e da realidade surda. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
ESTÁGIO III: CIÊNCIAS NATURAIS, HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0347 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Regência das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia, em uma turma específica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por período de tempo previamente delimitado, como forma dos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de “Docência em Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Docência em História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

Bibliografia
  • BIZZO, N. Ciências: Fácil ou difícil?. São Paulo: Editora Ática, 1998.
  • ANTUNES, C. Geografia e didática. Petrópolis: Vozes, 2014.
  • BITTENCOURT, C. (Org). O Saber histórico em sala de aula. São Paulo: Contexto, 1998 (Repensando o Ensino).
  • CALLAI, H. Aprendendo a ler o mundo: a Geografia nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Cad. Cedes, Campinas, vol. 25, n. 66, p. 227-247, maio/agosto, 2005. Disponível em http://www.cedes.unicamp.br. Acesso em: 10 jun. 2010.
  • PENTEADO, H. D. Metodologia do ensino de História e Geografia. São Paulo: Cortez, 1999. (Coleção Magistério de 2º Grau).
ESTÁGIO IV: PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO IFE0348 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O estágio como espaço de aprendizagem do fazer docente. Reflexão sobre a prática docente no que concerne à aquisição de leitura e escrita pelas crianças. Experiência relacionada aos processos de alfabetização e letramento no contexto escolar. Entendimento dos aspectos linguísticos, sociolinguísticos e psicolinguísticos da alfabetização na prática pedagógica. Abordagem histórica dos conceitos de alfabetização e letramento. Observação e contribuição com espaços diversificados de leitura e escrita em espaços escolares e não-escolares.

Bibliografia
  • DEMO, P. Leitores para sempre. Porto Alegre: Mediação, 2006.
  • DIONISIO, Angela Paiva; MACHADO, Ana Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010.
  • MARQUES, Ivoneide B. A. SANTOS; KLEIMAN, Angela Bustos. projetos, oficinas e práticas de letramento: leitura e ação social. Revista ComSertões, v. 7, p. 16-34, 2019.
  • KLEIMAN, A. B; ASSIS, J. A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento. Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
  • KLEIMAN, A. B; ASSIS, J. A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento. Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
  • KLEIMAN, A. B; ASSIS, J. A. (Org.). Significados e ressignificações do letramento. Desdobramentos de uma perspectiva sociocultural da escrita. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2016.
  • SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUSA, Cynthia Pereira de e CATANI, Denice Barbara. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, jan./jun., 2008.
  • SOUZA, Elizeu Clementino de; SOUSA, Cynthia Pereira de e CATANI, Denice Barbara. A pesquisa (auto)biográfica e a invenção de si no Brasil. Revista da FAEEBA: Educação e Contemporaneidade, Salvador, v. 17, n. 29, p. 31-42, jan./jun., 2008.
ESTÁGIO V: GESTÃO ESCOLAR IFE0349 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Experiência de trabalho com alguma função da Gestão Escolar (coordenação pedagógica, direção, supervisão pedagógica ou orientação pedagógica), seja de forma direta (assumindo a função de forma plena em alguma instituição), seja de forma indireta (como auxiliar do responsável direto, ou acompanhando suas atividades de forma a captar a essência dessas atividades). Estágio executado por período de tempo previamente delimitado.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015

Disciplinas Optativas

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM II
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A adolescência como campo de estudos. O adolescente: diferenças entre aprendizagem infantil e a aprendizagem juvenil. O desenvolvimento físico, psíquico e emocional do adolescente, e o impacto em suas relações sociais. As principais teorias psicológicas da aprendizagem e suas análises sobre a adolescência.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A questão ambiental e a relação com educação. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento sustentado e planejamento ambiental. Conservação e valorização ambiental. O estudo do meio enquanto componente curricular para o ensino de crianças e jovens. Análise das tendências em educação ambiental.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PESQUISA EM EDUCAÇÃO I
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

O que é a pesquisa acadêmica. A pesquisa como fonte de sustentação da vida universitária. Como elaborar um projeto de pesquisa. A importância da clareza na escrita de um projeto acadêmico. Prática pedagógica de formatação de um projeto de pesquisa, a partir dos preceitos científicos vistos na disciplina.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PROJETO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Estuda a concepção de homem, de mundo e de realidade, à luz da visão do educador Paulo Freire. A conscientização como finalidade última da educação. O significado do conhecimento e as implicações de educação como prática de liberdade. As relações entre alfabetização e conscientização. O homem como produtor de cultura. O aparecimento da consciência popular e a participação do povo no processo histórico. Os pressupostos da concepção libertadora da educação. A reflexão crítica sobre a prática.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
A ATIVIDADE SOCIAL DA BRINCADEIRA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A brincadeira em sua interface com a psicologia Histórico-Cultural, a antropologia e a sociologia da infância. O papel da ludicidade na formação e no desenvolvimento infantil e sua dimensão histórico-cultural. A brincadeira pré-escolar como atividade principal da criança. A importância do jogo e da brincadeira no processo de conhecimento, expressividade e socialização da criança. O jogo no seu sentido históricocultural. A utilização da brincadeira no processo de mediação da aprendizagem. Memórias de brincadeiras vivenciadas na infância tendo em vista a formação lúdica, expressiva, estética e reflexiva do/a professor/a.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
APRENDIZAGEM DE ESCRITA E ORALIDADE
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Bases teóricas e metodológicas do ensino da oralidade, leitura e escrita na Educação Infantil, nos anos iniciais do Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos- EJA. Relação entre letramento e alfabetização como processos interdependentes e contínuos no desenvolvimento e na formação humana. Níveis de alfabetismo. Analfabetismo funcional. O papel das políticas públicas e afirmativas para reversão das desigualdades sociais no que tange ao acesso à alfabetização e ao letramento. Estudos das concepções de produção oral e escrita: aspectos sociocognitivos, sócio-históricos e linguísticos e suas implicações pedagógicas, envolvendo a observação de aulas e de outras atividades realizadas no âmbito escolar. Inventário de estudos acerca de práticas de letramento que têm como base as produções linguísticas em cada esfera social, através de gêneros, conteúdos, composição, funções discursivo-ideológicas específicas.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Discute a construção do conhecimento numa perspectiva educacional inclusiva em oposição ao pensamento segregador nos espaços públicos de ensino. Estuda os aspectos históricos e curriculares da Educação Especial e Inclusiva. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e com deficiência na rede regular de ensino.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
INCLUSÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Estuda as adaptações curriculares, avaliativas, estruturais e o projeto pedagógico da escola na perspectiva da inclusão. A Base legal da educação especial e inclusiva.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
EDUCAÇÃO POPULAR E MOVIMENTOS SOCIAIS
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Educação Popular, Movimentos Sociais e Sociedade. Legislação e Diretrizes. Educação Não-Formal e Informal. Currículo, Educação Popular e Movimentos Sociais. Projetos sociais voltados para inclusão. Estágio e EJA. Prática docente e inclusão. Conhecimento popular tradicional, Não-Formal e Notório Saber.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
ESTIGMA E IDENTIDADE SOCIAL DO DEFICIENTE
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Estudo das deficiências. Sociedade e Instituições contra o Capacitismo e padronização de corpos e ideais. Características da deficiência em perspectivas clínicas versus perpectivas educacionais e sociais. Consequências da rotulação da deficiência. Interação face-a-face entre deficientes e não deficientes. Papel dos meios de comunicação na difusão do estigma.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
AFRO-BRASILIDADE, LITERATURA INFANTO-JUVENIL E DECOLONIZAÇÃO
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Literatura, gêneros literários e literatura afro-brasileira. Ações afirmativas e identidade nacional brasileira através da literatura afrodescendente. Formação de leitores, currículo e análise literária de obras infanto-juvenis. Racismo e produção artística literária; História. Cultura Africana e Afro-Brasileira na produção artística-literária. As temáticas recorrentes nas obras literárias infanto-juvenil afro-brasileiras: religiosidade, tradições, mitologias, estética, geografia, história, composição étnica.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A prática docente relacionada à educação inclusiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar no âmbito da educação inclusiva: aspectos do planejamento, ensino e avaliação da aprendizagem para as variadas deficiências. Função das salas multifuncionais na Educação Básica.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
FUNDAMENTOS DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Comunicação e Educação: relações entre dois campos de saber distintos. O uso de tecnologias na Educação: a que fim esse uso serve? O que é a Educomunicação: objetivos e epistemologia da prática educomunicativa. A prática pedagógica a partir das Tecnologias Educacionais (Computador, Internet, TV, Rádio, Jornal). Mitos e estereótipos acerca do uso das Tecnologias em sala de aula.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PRINCÍPIOS DE ENSINO HÍBRIDO
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

O que é o ensino a distância? História da Educação á Distância no Brasil e no Ceará. A Educação e o Ensino Híbrido, e seus principais modelos de aplicação: Sala de Aula Invertida, Rotação por Estação, Modelo Flex. Hibridismo e sua interlocução com a Educomunicação. Os ambientes virtuais e sua importância para a aprendizagem na Educação à Distância. Experiências de aprendizagem em atividades EaD, através do uso da Sequência Fedathi.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PRÁTICA EDUCOMUNICATIVA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A prática docente sob um viés democrático: o uso educomunicativo de Tecnologias Educacionais. Elaboração de roteiros midiáticos para estruturação de projetos pedagógicos independentes que façam uso de Tecnologias Educacionais. Aplicação de projetos educomunicativos em turmas de Ensino Fundamental.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
CIBERCULTURA E APRENDIZADO EM REDE
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A experiência humana na dimensão cultural, comunicacional e educacional. Os panoramas teóricos sobre inovação tecnológica, processos comunicacionais, mudanças nos processos educacionais. Mudanças da Web. Novos dispositivos e interfaces online. Possibilitando que o estudante analisem seus desafios para aprender em rede, com planos de estudos nas interfaces da cibercultura. Mudanças no aprender em rede: da inspiração a transpiração.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
INTEGRAÇÃO DE TECNOLOGIAS COM CURRÍCULO
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Tem como proposta desenvolver abordagem teórico-metodológica, focada nas situações educativas da integração das tecnologias digitais da informação e comunicação (TDIC) e Currículo. Propiciando ao estudante de graduação maturar o estabelecimento de inter-relações entre os campos de conhecimentos tendo como meta a interdisciplinaridade, o envolvimento com novos saberes e que lhe permita repensar e ressignificar sua futura prática pedagógica.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PRÁTICA DOCENTE EM TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Prática em Educomunicação, a partir da coordenação de um projeto educomunicativo auengajaem algum projeto já existente), que tenha por base uma das seguintes plataformas: TV (ou Internet), Rádio, e Jornal. Ação docente junto à alguma turma do Ensino Fundamental, com base no incentivo aos alunos para produzirem conteúdo midiático independente.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
EDUCAÇÃO E LITERATURA INFANTIL
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A literatura infantil e sua riqueza simbólica. A literatura infantil como ferramenta de estímulo à imaginação e à aquisição da oralidade e da escrita. As revistas em quadrinhos (HQs) e sua possibilidade de utilização pedagógica séries iniciais do Ensino Fundamental.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
LETRAMENTO E EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA INFÂNCIA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A matemática além dos cálculos: a importância da compreensão do raciocínio lógico-matemático na construção de hipóteses para resolver questões. A educação matemática e seus pressupostos filosóficos. A importância da matemática para crianças de até 6 anos de idade. O lúdico como suporte do trabalho matemático na infância. Propostas de atividades pedagógicas envolvendo matemática na infância.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA E INFÂNCIAS BRASILEIRAS
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A infância sob a ótica da antropologia da criança: o ser criança e seus modos de vida em contextos socioculturais distintos. A criança e sua interface com a cultura. Processos culturais enquanto espaços de constituição identitária de crianças. Fomento à compreensão do ponto de vista das crianças (criação e recriação de sentidos) sobre o mundo a partir de sistemas simbólicos próprios aos grupos sociais nos quais elas se inserem. As modificações que o conceito de infância tem sofrido ao longo do tempo histórico. A criança atuante: inovação dos papéis que a criança assume, com relativa autonomia, nas relações sociais em que se engaja.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Políticas públicas educacionais. Gestão democrática do ensino público. Analisar os fundamentos históricos, filosóficos, políticos e legais da gestão da educação básica. Identifica os princípios da gestão democrática e os diferentes mecanismos e processos de participação social na gestão da unidade escolar enfatizando o papel do pedagogo enquanto professor/gestor e professor/coordenador. Estuda papel dos Conselhos de Educação.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
AVALIAÇÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Estudar a avaliação como produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. A avaliação educacional no que se refere aos seus aspectos conceituais, contextuais, políticos, históricos e práticos. Reflexão sobre a avaliação em larga escala na educação básica e superior brasileira. Legislação sobre avaliação educacional. Os sistemas de avaliação nacional, estadual e municipal. Técnicas e instrumentos de avaliação. Tipologia de avaliação de projetos e programas. Publicização e Usos dos resultados da avaliação.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
ORGANIZAÇÃO POLÍTICA E PEDAGÓGICA DA ESCOLA
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Através de provocações sobre os diferentes âmbitos do cotidiano escolar, refletir e discutir os significados do projeto político pedagógico na perspectiva emancipatória, analisando-o como processo de construção coletiva que aponta seu compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e efetiva as intencionalidades da instituição. Discutir os campos de seu planejamento, gestão e avaliação, bem como, questionar seu papel articulador das ações de ensino na circulação de significados culturais e políticos que transversalizam o cotidiano escolar. Por fim, construir tópicos fundantes para a elaboração de um projeto político pedagógico, inspirados nas análises do curso.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

A orientação educacional e o planejamento numa perspectiva teórico e prática, vinculações sóciohistóricas e implicações na formação do pedagogo para o contexto da educação.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PROJETOS SÓCIO-EDUCACIONAIS E INTERFACES COM A GESTÃO
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

Projetos e sistemas educacionais. Ciclos de vida de um projeto: concepção, planejamento, execução, controle e encerramento. Plano de projetos: problema, justificativa, objetivo geral e especificidades, metodologia, recursos humanos e materiais, cronograma, resultados esperados e avaliação. Diferentes temáticas envolvendo projetos com respeito às múltiplas culturas sociais que envolvem temas como Inclusão, Tecnologias, Diferenças, Culturas, Gêneros, dentre outras. Apresentação dos projetos educacionais desenvolvidos no decorrer da disciplina a partir da metodologia de aprendizagem baseada em projetos.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
PRÁTICA EM GESTÃO ESCOLAR
Professores
  • MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA
Ementa

O trabalho do gestor escolar no cotidiano das instituições e a atuação docente. Função, objetivos e atribuições do Gestor Escolar no contexto educativo contemporâneo. O processo de construção de uma gestão participativa. O gestor participativo e a construção de uma equipe na escola. Formação do gestor educacional e a relação com as políticas de formação de professores.

Bibliografia
  • ALVES, Nilda. Educação e Supervisão: o trabalho coletivo na escola. São Paulo: Cortez, 2017.
  • LIBÂNEO, J. C. Organização e gestão da escola: teoria e prática. São Paulo: Heccus Editora, 2015.
  • BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em: .
  • CEARÁ, Secretaria de Educação do Estado. Documento Curricular Referencial do Ceará: educação infantil e ensino fundamental. Fortaleza: SEDUC, 2019. Disponível em:
  • GOMES, Debora Dias. MBA: a gestão estratégica na escola que aprende. Editora Qualitymark, 2010.
  • KLIPPEL, Sandra Regina; WITTMANN, Lauro. A prática da gestão democrática no ambiente escolar. Ibpex, 2010.
  • LIBÂNEO, José Carlos.; OLIVEIRA, João Ferreira.; TOSCHI, Mirza Seabra. (Orgs.). Educação escolar: política, estrutura e organização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2012. (Coleção Docência em Formação. Saberes Pedagógicos).
  • VEIGA, Ilma Passos Alencastro. Educação Básica e Educação Superior: Projeto Político Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004. (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Estrutura e funcionamento da educação básica. Fortaleza: EdUECE, 2015
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