Pedagogia

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 13/09/2019 às 11h08

Período
Integral
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA

pedagogia.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9591

Semestre 1

LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0230 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A leitura como método de interpretação do discurso. A interpretação de textos. A produção escrita textual. A diferença entre oralidade e escrita. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. Coesão e coerência. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0231 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O que é a Psicologia da Educação? Relações entre Psicologia e Educação. A Psicologia da Educação: sua história, seu campo de atuação e seus objetivos. A aprendizagem como objeto de estudo da Psicologia da Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO IFE0232 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresenta a história da educação com ênfase para a pedagogia. Estuda a história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. Reflete a presença da instituição escola na educação brasileira.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0233 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A Internet e suas interfaces com a Educação. A prática pedagógica pósmoderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0234 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Metodologia do Trabalho Científico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. Elaboração do Trabalho Científico. O processo do Conhecimento. Ciências. Elaborar projetos de iniciação científica e TCC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM I IFE0235 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
NOVAS TECNOLOGIAS E EAD IFE0236 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda os paradigmas atuais da sociedade em seus processos de informatização. Uso das tecnologias nos níveis de ensino que compõem a educação básica brasileira, a fim de facilitar a aprendizagem discente. Políticas públicas de acesso à educação à distância através da tecnologia na escola. Prática pedagógica de utilização de novas Mídias digitais e Tecnologias através de um viés político-educacional.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0237 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Contextualização histórica, cultural, social e política da Educação Infantil. Cuidar e educar. A dimensão lúdica na criança. Precursores da educação e as concepções de criança, infância e educação infantil. Evolução da Educação Infantil no Brasil e a função da educação pré-escolar. Aspectos legais que norteiam a Educação Infantil no Brasil (Constituição Federal, Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional –9394/96 e Diretrizes Curriculares Nacionais). A formação e o papel do professor na Educação Infantil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA IFE0238 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O que é a educação especial? Introdução aos estudos acadêmicos a respeito da inclusão e da educação especial como campo de investigação. O que significa ser “especial”? Inclusão e Política educacional. O conceito de “incluir” na sociedade contemporânea.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS SÓCIO-FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO IFE0239 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A filosofia da educação e sua importância na compreensão dos modos de agir do ser humano. A sociologia e suas relações com a Educação: o estudo da sociedade e sua influência sobre o sistema educacional. Ética e moral, e suas influências na prática pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

PROCESSOS DE ALFABETIZAÇÃO IFE0240 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo do processo de construção/aquisição da leitura e da escrita. Estudo e análise dos métodos de alfabetização. Aspectos linguísticos, sociolinguísticos e psicolingüísticos no processo de alfabetização. Análise de materiais didáticos produzidos para a Alfabetização. Prática pedagógica de alfabetização, através da sugestão de atividades que possam ser colocadas em prática pelos alunos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA GERAL IFE0241 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. Função social da escola no paradigma contemporâneo. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. Didática e tendências pedagógicas. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola.Organização do trabalho docente. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM II IFE0242 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A adolescência como campo de estudos. O adolescente: diferenças entre aprendizagem infantil e a aprendizagem juvenil. O desenvolvimento físico, psíquico e emocional do adolescente, e o impacto em suas relações sociais. As principais teorias psicológicas da aprendizagem e suas análises sobre a adolescência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS – LIBRAS IFE0243 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA E ORGANIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO BÁSICA IFE0244 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A constituição brasileira e suas especificações a respeito da educação básica. O que é a educação básica e quais seus níveis de funcionamento. A atuação do pedagogo na educação básica, de acordo com a política educacional brasileira. Noções básicas da legislação educacional brasileira (LDB, constituição, e emendas constitucionais).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

EDUCAÇÃO E MEIO AMBIENTE IFE0245 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A questão ambiental e a relação com educação. Princípios e objetivos da Educação Ambiental. A educação como fator de defesa do patrimônio natural/cultural. Desenvolvimento sustentado e planejamento ambiental. Conservação e valorização ambiental. O estudo do meio enquanto componente curricular para o ensino de crianças e jovens. Análise das tendências em educação ambiental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PESQUISA EM EDUCAÇÃO I IFE0246 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O que é a pesquisa acadêmica. A pesquisa como fonte de sustentação da vida universitária. Como elaborar um projeto de pesquisa. A importância da clareza na escrita de um projeto acadêmico. Prática pedagógica de formatação de um projeto de pesquisa, a partir dos preceitos científicos vistos na disciplina.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AVALIAÇÃO, CURRÍCULO E PROGRAMAS ESCOLARES IFE0247 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Interpreta o currículo e a avaliação como campos de estudo e de investigação. Estuda as teorias curriculares tradicionais, críticas e pós-críticas. Aborda as concepções, tipos e dimensões da avaliação. Analisa as tendências e questões atuais do currículo e da avaliação em diferentes níveis e contextos de formação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ETNICIDADE, PLURALIDADE E CULTURA AFRODESCENDENTE IFE0248 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Apresenta a história da educação com ênfase para a pedagogia. Estuda a história das ideias pedagógicas no mundo e no Brasil e a relação com as teorias educacionais. Reflete a presença da instituição escola na educação brasileira. A contribuições sociais, históricas, políticas e culturais africana e afrobrasileira.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PEDAGOGIA: HISTÓRIA E IDENTIDADE PROFISSIONAL IFE0249 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Discute a identidade profissional do profissional pedagogo que atua na educação. A formação docente no Brasil reconhecendo o contingente histórico e contemporâneo. A identidade docente como objeto de pesquisa e de construção da prática pedagógica. A construção da identidade como formação inicial e contínua. A dimensão polivalente da docência.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DA GESTÃO ESCOLAR IFE0250 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O trabalho da gestão escolar no cotidiano das instituições. Função, objetivos e atribuições da Gestão no contexto educativo contemporâneo da Escola. A gestão participativa e a construção de uma equipe participativa no ambiente da escola.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

PESQUISA EM EDUCAÇÃO II IFE0251 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A prática da pesquisa acadêmica: execução do projeto de pesquisa elaborado na disciplina “Pesquisa em Educação I”. Inserção no campo, coleta e análise de dados, e elaboração de relatório de pesquisa, de acordo com as normas da ABNT. Prática pedagógica de pesquisa no campo educacional, a partir da aplicação prática do projeto de pesquisa formulado na disciplina “Pesquisa em Educação I”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ARTE, CULTURA E EDUCAÇÃO IFE0252 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A arte como expressão do ser humano. Relações entre Arte e Educação. A prática docente como uma “arte social”. Arte, cultura e expressão no ambiente escolar. Diferentes formas de manifestação artística nas mais variadas culturas. A Arte como ferramenta pedagógica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO PEDAGÓGICO DE PAULO FREIRE IFE0253 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda a concepção de homem, de mundo e de realidade, à luz da visão do educador Paulo Freire. A conscientização como finalidade última da educação. O significado do conhecimento e as implicações de educação como prática de liberdade. As relações entre alfabetização e conscientização. O homem como produtor de cultura. O aparecimento da consciência popular e a participação do povo no processo histórico. Os pressupostos da concepção libertadora da educação. A reflexão crítica sobre a prática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS IFE0254 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Educação para os direitos humanos e a cidadania. A percepção dos direitos humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação de direitos humanos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DA LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0255 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O ensino de língua portuguesa nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena do português entre crianças do Ensino Fundamental..

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DE MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0256 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O ensino de matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena do português entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

PRÁTICA DOCENTE EM LÍNGUA PORTUGUESA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0257 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiência docente com Língua Portuguesa em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada ao português, junto às crianças dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DOCENTE EM MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0258 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiência docente com Matemática em uma das séries iniciais do Ensino Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada ao matemática, junto à crianças do Ensino Fundamental nas séries iniciais. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DE CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0259 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O ensino de ciências nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena das Ciências entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DOCÊNCIA DE HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0260 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O ensino de História e Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Objetivos, estratégias e rotas pedagógicas para exploração plena de História e Geografia entre crianças do Ensino Fundamental.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO I – EDUCAÇÃO INFANTIL IFE0261 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Regência de uma turma específica de Educação Infantil, por período de tempo previamente delimitado, como forma de aplicar na prática os conhecimentos adquiridos na formação teórica, relativos à Ed. Infantil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

ESTÁGIO II - (1ª PARTE) ENSINO FUNDAMENTAL I: LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA IFE0262 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Regência das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, em uma turma específica do Ensino Fundamental nas séries iniciais, por período de tempo previamente delimitado, como forma dos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de “Docência em Docência em Língua Portuguesa nos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Docência em Matemática nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DOCENTE EM CIÊNCIAS NATURAIS NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0263 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiência docente exclusiva com Ciências em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada às Ciências, junto às crianças do Ensino Fundamental nas séries iniciais. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DOCENTE EM HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0264 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiência docente com História e Geografia em uma das séries iniciais do Fundamental. Prática supervisionada de ação docente específica ligada à História e Geografia, junto à crianças do Ensino Fundamental nas séries iniciais. Conhecimento da realidade educativa escolar do sistema de ensino público.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO III – EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) IFE0265 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiência de regência com alguma turma específica de Educação de Jovens e Adultos (EJA), tendo como público-alvo adolescentes ou adultos, tanto de instituição formal escolar, quanto de instituição não governamental (ONG), ou comunidades populares (rurais ou indígenas), por período de tempo previamente delimitado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO II (2ª PARTE) CIÊNCIAS NATURAIS E HISTÓRIA E GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL IFE0266 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Regência das disciplinas de Ciências Naturais, História e Geografia, em uma turma específica dos anos iniciais do Ensino Fundamental, por período de tempo previamente delimitado, como forma dos alunos aplicarem na prática os conhecimentos teóricos adquiridos nas disciplinas de “Docência em Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental” e “Docência em História e Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO IV – GESTÃO ESCOLAR IFE0267 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Experiência de trabalho com alguma função da Gestão Escolar (coordenação pedagógica, direção, supervisão pedagógica ou orientação pedagógica), seja de forma direta (assumindo a função de forma plena em alguma instituição), seja de forma indireta (como auxiliar do responsável direto, ou acompanhando suas atividades de forma a captar a essência dessas atividades). Estágio executado por período de tempo previamente delimitado.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

EPISTEMOLOGIA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Discute a construção do conhecimento numa perspectiva educacional inclusiva em oposição ao pensamento segregador nos espaços públicos de ensino. Estuda os aspectos históricos e curriculares da Educação Especial e Inclusiva. A inclusão dos alunos com necessidades educacionais especiais e com deficiência na rede regular de ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INCLUSÃO E POLÍTICA EDUCACIONAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estuda as adaptações curriculares, avaliativas, estruturais e o projeto pedagógico da escola na perspectiva da inclusão. A Base legal da educação especial e inclusiva.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A prática docente relacionada à educação inclusiva nas séries iniciais do Ensino Fundamental. Conhecimento da realidade educativa escolar no âmbito da educação inclusiva: aspectos do planejamento, ensino e avaliação da aprendizagem para as variadas deficiências. Função das salas multifuncionais na Educação Básica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTIGMA E IDENTIDADE SOCIAL DO DEFICIENTE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das deficiências. Papel da audiência na característica da deficiência Consequências da rotulação da deficiência Interação face-a-face entre deficientes e não deficientes. Papel dos meios de comunicação na difusão do estigma.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE EDUCOMUNICAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Comunicação e Educação: relações entre 2 campos de saber distintos. O que é a Educomunicação? Fundamentos epistemológicos da Educomunicação. A formação docente a partir dos meios de comunicação em massa (Internet, TV, Rádio, jornal). Mitos acerca do uso da mídia em sala de aula.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRODUÇÃO EDUCOMUNICATIVA I (RÁDIO-ESCOLA E JORNAL-ESCOLA)
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A prática docente relacionada ao Rádio e ao Jornal. Elaboração de roteiros midiáticos para estruturação de uma rádio escolar e de um jornal escolar em alguma instituição de Ensino Fundamental. Propagação de uma cultura midiática independente entre alunos e professores de uma série do Fundamental I.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRODUÇÃO EDUCOMUNICATIVA II (PRODUÇÃO VIDEOGRÁFICA: TV, CINEMA E INTERNET)
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A prática docente relacionada à produção de vídeos. Elaboração de roteiros midiáticos para estruturação de vídeos, com fins pedagógicos previamente estabelecidos. Incentivo aos alunos, para que eles produzam sua própria cultura midiática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO EM EDUCOMUNICAÇÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estágio Supervisionado em Educomunicação, a partir da coordenação de um projeto educomunicativo autônomo (ou engajamento em algum projeto já existente), que tenha por base uma das seguintes plataformas: TV (ou Internet), Rádio, e Jornal. Ação docente junto à alguma turma do Ensino Fundamental, com base no incentivo aos alunos para produzirem conteúdo midiático independente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO E LITERATURA INFANTIL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A literatura infantil e sua riqueza simbólica. Os livros paradidáticos infantis como ferramentas de estímulo à imaginação e à aquisição da oralidade e da escrita. As revistas em quadrinhos (HQs) e sua possibilidade de utilização pedagógica no Fundamental I.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
BRINQUEDO, BRINCADEIRA E LUDICIDADE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O lúdico como expressão do ser humano. História do jogo e da brincadeira na humanidade. A visão psicológica da brincadeira do faz-de-conta, à luz da teoria Sócio-Interacionista de Vygotsky. As ferramentas lúdicas da pós-modernidade e suas possibilidades pedagógicas: videogame, Internet, cinema, TV. Como usar esses instrumentos pós-modernos em prol de uma ludicidade mais democrática?

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A educação matemática e sua contribuição para a divulgação de uma nova visão da Matemática. O que significa “ensinar matemática”? O ensino de matemática tradicional, e as possibilidades de enriquecimento desse ensino. Sugestões didáticas e lúdicas para o ensino de Matemática na Educação Infantil.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIFICULDADE DE APRENDIZAGEM EM ESCRITA E ORALIDADE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aprendizagem e Educação; O aprender e o não aprender; Distinção entre obstáculos de aprendizagem e obstáculos de escolarização; Os obstáculos da aprendizagem; obstáculos de natureza motora e cognitiva; Situação de não aprendizagem relacionada à atenção, memorização, linguagem, leitura e cálculo; O papel da Família no processo de aprendizagem. Prevenção, avaliação e intervenção pedagógica. Possibilidades de intervenção docente.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO ESCOLAR E POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Políticas públicas educacionais. Gestão democrática do ensino público. Analisar os fundamentos históricos, filosóficos, políticos e legais da gestão da educação básica. Identifica os princípios da gestão democrática e os diferentes mecanismos e processos de participação social na gestão da unidade escolar enfatizando o papel do pedagogo enquanto professor/gestor e professor/coordenador. Estuda papel dos Conselhos de Educação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
AVALIAÇÃO POLÍTICO-EDUCACIONAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudar a Avaliação como produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. - Investigar o espaço da administração pública, e os confrontos entre público e privado na busca da construção da escola democrática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO – PPP
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Através de provocações sobre os diferentes âmbitos do cotidiano escolar, refletir e discutir os significados do projeto político pedagógico na perspectiva emancipatória, analisando-o como processo de construção coletiva que aponta seu compromisso com a formação do cidadão para um tipo de sociedade e efetiva as intencionalidades da instituição. Discutir os campos de seu planejamento, gestão e avaliação, bem como questionar seu papel articulador das ações de ensino na circulação de significados culturais e políticos que transversalizam o cotidiano escolar. Por fim, construir tópicos fundantes para a elaboração de um projeto político pedagógico, inspirados nas análises do curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRÁTICA DE GESTÃO ESCOLAR
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O trabalho do gestor escolar no cotidiano das instituições e a atuação docente. Função, objetivos e atribuições do Gestor Escolar no contexto educativo contemporâneo. O processo de construção de uma gestão participativa. O gestor participativo e a construção de uma equipe na escola. Formação do gestor educacional e a relação com as políticas de formação de professores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Instituto de Formação de Educadores.