Biblioteconomia

Graduação / BACHARELADO

Atualizado em 06/09/2019 às 14h50

Período
Matutino e Vespertino
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
50
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. ELIENY DO NASCIMENTO SILVA

biblioteconomia.ccsa@ufca.edu.br

(88) 3221-9544

Bloco C, Sala 38

Sendo a informação uma das molas propulsoras da sociedade atual, o mercado para a Biblioteconomia é crescente e repleto de possibilidades, não se restringindo a bibliotecas. A(o) bibliotecária(o) é a(o) profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de organização, de classificação e de catalogação. Esses profissionais podem também lidar com a conservação e a preservação de materiais – como periódicos, documentos ou fotos – para que resistam ao uso e ao tempo. Como o objetivo principal da Biblioteconomia é gerenciar informações, há oportunidades de emprego na área em qualquer instituição que precise acessar documentos com rapidez, como, por exemplo, organizações jurídicas e de saúde, centros de cultura, bancos e veículos de comunicação.

Semestre 1

INTRODUCAO A FILOSOFIA BIB0001 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUCAO A SOCIOLOGIA BIB0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUCAO A BIBLIOTECONOMIA BIB0003 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUCAO A PESQUISA DOCUMENTARIA BIB0004 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
HISTORIA DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO BIB0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DA INFORMACAO I BIB0006 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMATICA APLIC A BIBLIOTECONOMIA E A CIENC DA INFOR BIB0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 2

FUND TEORICOS DA BIBLIOTECONOMIA E DA C DA INFORMACAO BIB0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • MCGARRY, K. O contexto dinâmico da informação. . Briquet De Lemos. 1999
TEORIA E PRATICA DA LEITURA BIB0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DEMO, Pedro.. Leitores para sempre.. . Mediação. 2007
  • CHARTIER, Roger. A Aventura do livro do leitor ao navegador. . UNESP. 2002.
  • ABREU, Márcia (org.).. Leitura, História e História da Leitura.. . Mercado das Letras. 1999
  • CHARTIER, Roger. Os desafios da escrita.. . UNESP. 1999
  • MANGUEL, Alberto.. Uma História da Leitura.. . Cia das Letras,. 1997
  • MARTINS, Maria Helena.. O que é leitura.. . Brasiliense. 1984
EDITORACAO BIB0010 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DA INFORMACAO II BIB0011 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TEORIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO BIB0012 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Bauman, Zygmunt. Modernidade Líquida. . Zahar. 2001
  • Debord, Guy. A sociedade do espetáculo. 4. Contraponto. 1997
  • Baldrillard, Jean. Baldrillard, Jean. Simulacros e Simulação. . Relógio d?Agua. 1991. . Relógio d'Agua. 1991
  • Filme: O jogo da imitação
  • Série: Paradox
  • Bauman, Zygmunt. Tempos líquidos. . Zahar. 2007
  • Martinho, Luís Mauro Sá. Teoria da comunicação: ideias, conceitos e métodos. . Vozes. 2009
  • Comunicação: conceitos, fundamentos e história
  • Serra, Joaquim Paulo. MANUAL DA TEORIA DA COMUNICAÇÃO. . Livros LabCom. 2007
  • Bordenave, Juan Diaz. O Que É Comunicação. . Brasiliense. 2004
  • EPSTEIN, Isacc.. Teoria da informação. . Edita ática. 2003
  • O conceito de informação
  • Gilberto Cotrin. Fundamentos da filosofia. 6. Saraiva. 1991
  • Filme: Mesmo se nada der certo
  • Filme: The Truman Show
  • Filme: V de vingança
  • Filme: Ponto de mutação

Semestre 3

CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO BIB0014 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FONTES GERAIS DE INFORMACAO BIB0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MET QUANT EM BIBLIOT E CIENC DA INFORMACAO BIB0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO BIB0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CULTURA E MIDIA BIB0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

REPRESENTACAO DESCRITIVA DA INFORMACAO I BIB0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Ferramentas tecnológicas na representação descritiva de documentos: abordagem como conteúdo e como instrumentos.
REPRESENT TEMATICA DA INFORM : INDEXACAO BIB0020 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • FUJITA, Mariângela Spotti Lopes. (Org.).. A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias, um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais. . Cultura Acadêmica. 2009
  • DIAS, Eduardo Wense; NAVES, Madalena Martins Lopes.. Análise de assunto: teoria e prática. . Thesaurus. 2007
  • LANGRIDGE, Derek.. Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia. . Interciência. 2006
  • PINTO MOLINA, María; GARCÍA MARCO, Francisco Javier; AGUSTÍN LACRUZ, María del Carmen.. Indización y resumen de documentos digitales y multimídia: técnicas y procedimentos. . Trea. 2002
  • CINTRA, Anna Maria Marques et al. Para entender as linguagens documentárias. . Polis. 2002
  • LANCASTER, Frederick Wilfrid. Indexação e resumos: teoria e prática. . Briquet de Lemos. 1993
  • PIEDADE, Maria Antonieta Requião.. Introdução a teoria de classificação. . Interciência. 1977
FONTES ESPECIALIZADAS DE INFORMACAO BIB0021 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • FONTES PARA PESQUISADORES E PROFISSIONAIS
FORMACAO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS BIB0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Desenvolvimento de coleções: origem dos fundamentos contemporâneos
  • VERGUEIROM Waldomiro. Seleção de materiais de informação. 3.ed.. Briquet de Lemos. 2010
  • Seleção de materiais especiais
  • Acervos pessoais e memória coletiva - alguns elementos de reflexão

Semestre 5

MET DA PESQ EM BIBLIOTEC E CIENC DA INFORMACAO BIB0023 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTAO DE UNIDADES DE INFORMACAO BIB0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGENS DOCUMENT ALFANUMERICAS CDD BIB0025 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMACAO E SOCIEDADE BIB0026 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REPRESENTACAO DESCRITIVA II BIB0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTAGIO SUPERVISIONADO I BIB0028 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

INFORMATICA DOCUMENTARIA BIB0029 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • BILAL, Dania. Automating media centers and small libraries. Greenwood Village: Libraries Unlimited, 2002.
ESTUDO DE COMUNIDADES E DE USUARIOS BIB0030 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Estudos de usuários: pluralidade teórica, diversidade de objetos
  • PARADIGMA SOCIAL NOS ESTUDOS DE USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO: abordagem interacionista
  • Estudo de usuários e comunicação cientifica: relações implícitas e explícitas.
LINGUAGENS DOCUMENT ALFANUMERICAS- CDU BIB0031 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Summary CDU
GER E USO DE BASES DE DADOS P UNID DE INFORMACAO BIB0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Documentação do PostgreSQL - Delete
  • Documentação do PostgreSQL - Update
  • W3Schools - SQL Editor
  • Documentação do PostgreSQL - Select
  • Download PostgreSQL
  • Documentação do PostgreSQL - Drop Table
  • Documentação do PostgreSQL - Create Table
  • Documentação do PostgreSQL - Insert
  • Documentação do PostgreSQL - Alter Table
  • Tradução da Documentação do PostgreSQL para o Português do Brasil
RECUPERACAO DE INFORMACAO BIB0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Recuperar a informação eletrônica pela internet.
ESTAGIO SUPERVISIONADO II BIB0034 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MONOGRAFIA I BIB0035 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

GESTAO DE REC HUMANOS EM UNID DE INFORMACAO BIB0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE INFORMACAO BIB0037 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ORG SISTEMAS E MET EM UNID DE INFORMACAO BIB0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SERVICOS DE INFORMACAO BIB0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGENS DOCUMENTARIAS ALFABETICAS BIB0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTAGIO SUPERVISIONADO III BIB0041 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MONOGRAFIA II BIB0042 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

MONOGRAFIA III BIB0043 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINARIO DE ATUACAO PROFISSIONAL BIB0044 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.

Disciplinas Optativas

INFORMACAO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
CULTURA BRASILEIRA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
BIBLIOTECAS INFANTIS E ESCOLARES
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
EVOLUCAO DO PENSAMENTO FILOSOFICO E CIENTIFICO
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
PSICOLOGIA SOCIAL
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
MARKETING EM UNIDADES DE INFORMACAO
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
BIBLIOTECAS PUBLICAS E COMUNITARIAS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS E ESPECIALIZADAS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
METODOS E TECNICAS DE ARQUIVO
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
ESTUDOS DE ACERVOS RAROS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Do manuscrito ao livro impresso. Aspectos paleográficos. A história do livro no Brasil. Conceitos de raridade bibliográfica. Bibliologia. Análise bibliológica. Metodologia para identificação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Representação descritiva de acervos raros. Preservação e conservação de acervos raros. Bibliotecários de acervos raros.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
GESTAO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Concepção de informação e conhecimento organizacional. Criação, compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, cultura organizacional, aprendizagem organizacional e tecnologia. Perfil do gestor na era do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. O papel da informação e do conhecimento no processo decisório.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
INTRODUÇÃO A MUSEOLOGIA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e do campo de conhecimento da Museologia, privilegiando a análise no Brasil.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

O pensamento eurocêntrico e o novo mundo. Crítica ao evolucionismo. Primórdios da Antropologia. Etnografia e etnologia. Conceito de cultura. Hibridismo cultural e sociedade contemporânea.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
PSICOLINGUÍSTICA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Estudo dos modelos e teorias explicativas de aquisição, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem, especialmente do objeto de estudo, métodos e procedimentos de análise psicolinguística, numa perspectiva transdisciplinar.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Normalização de trabalho acadêmico: normas comuns a diferentes tipos de documentos. Referências, citações, numeração progressiva, sumário, resumo. Trabalhos acadêmicos. Projetos de pesquisa. Normalização: livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, publicações oficiais e relatório técnico-científico.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
CORDEL, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

discussão sobre conceitos de cultura, perfomance e voz (oralidade primária e secundária), memória, tradição e identidade; interações com tecnologias intelectuais como a escrita e a informática (práticas de leitura através de folheto), tecnologias da informação e da comunicação, editoração, organização e tratamento da informação (indexação, catalogação e classificação). Interdisciplinaridade na interface dos conhecimentos; gestão de pessoas; pesquisa, processos e projetos político-pedagógicos.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
WEB SOCIAL EM BIBLIOTECAS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Discussão teórica da filosofia disseminada pela Web 2.0, abordando nesse contexto a aplicação da participação e colaboração dos usuários no conteúdo difundido nas redes sociais, blogs, wikis e sítios web de compartilhamento de imagens e vídeos em perfis criados pelos bibliotecários. A geração de conteúdo nestas plataformas segue sendo algo inerente à profissão daqueles que lidam com a comunicação científica.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
FOTOGRAFIA E MEMÓRIA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

#Não Informada

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO E INCLUSÃO EDUCACIONAL
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Aborda perspectivas políticas e éticas da sociedade envolvendo as pessoas com deficiência. Especificidades das deficiências e sua relação com as perspectivas atuais e históricas da inclusão educacional. Políticas públicas de inclusão no ensino superior. Aspectos teórico e práticos das tecnologias de acesso à informação e qualidade do serviço ao usuário.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações práticas.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
INFORMAÇÃO IMAGÉTICA
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

O papel da imagem enquanto suporte informacional. Conceito de imagem. A imagem e o espectador. As diferentes dimensões da informação imagética enquanto signo e significante. A imagem e a representação da informação em sistemas de recuperação de informação. Comunicação visual

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
BIBLIOTECAS DIGITAIS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Conceituação de bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais: características e dimensão social. Direitos autorais. Estudos sobre o desenvolvimento do projeto de implantação de bibliotecas digitais. Análise de software para a implantação de bibliotecas digitais. Estudos e avaliação de bibliotecas digitais. Aplicações em consórcios e redes de colaboração.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Compreensão dos fundamentos teóricos e das tecnologias disponíveis para a Ciência dos Dados e seus usos para pesquisa, dando destaque para o papel do profissional da informação neste contexto.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA AMBIENTES INFORMACIONAIS DIGITAIS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Compreensão das tecnologias disponíveis para representação/organização da informação e do conhecimento em ambientes informacionais digitais e suas origens nas ciências cognitivas.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
RELAÇOES ETNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Negritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentes e da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
EDUCAÇAO AMBIENTAL
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Educação Ambiental, conceitos e metodologias na pesquisa e no ensino. Princípios da Educação Ambiental. Fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis; A Agenda XXI; A Carta da Terra e outros marcos legais da EA. Educação Ambiental e sua Contextualização (Urbana e Rural). Paradigmas Epistemo-educativos Emergentes e a Dimensão Ambiental. Educação Ambiental: uma abordagem crítica. Educação Ambiental Dialógica e a Práxis em Educação Ambiental.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS
Professores
  • ELIENY DO NASCIMENTO SILVA
Ementa

Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura e paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolescente como sujeitos de direito: perspectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteção integral. Educação em direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito à educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa do direito à educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolescentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais.

Bibliografia
  • O Profissional da Informação e o sistema das profissões: um olhar sobre competências
  • Profissional da informação: perfis e atitudes desejadas.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.