Biblioteconomia

Graduação / BACHARELADO

Atualizado em 24/01/2020 às 09h06

Período
Matutino e Vespertino
Tipo
Presencial
Duração
4 anos
Vagas
50
Campus
Juazeiro do Norte

Coordenação: Prof. ELIENY DO NASCIMENTO SILVA

biblioteconomia.ccsa@ufca.edu.br

(88) 3221-9544

Bloco M, sala M05

Sendo a informação uma das molas propulsoras da sociedade atual, o mercado para a Biblioteconomia é crescente e repleto de possibilidades, não se restringindo a bibliotecas. A(o) bibliotecária(o) é a(o) profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de organização, de classificação e de catalogação. Esses profissionais podem também lidar com a conservação e a preservação de materiais – como periódicos, documentos ou fotos – para que resistam ao uso e ao tempo. Como o objetivo principal da Biblioteconomia é gerenciar informações, há oportunidades de emprego na área em qualquer instituição que precise acessar documentos com rapidez, como, por exemplo, organizações jurídicas e de saúde, centros de cultura, bancos e veículos de comunicação.

Semestre 1

INTRODUCAO A FILOSOFIA BIB0001 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • M Chaui. Convite à Filosofia.. . Ed. Ática. 2000
INTRODUCAO A SOCIOLOGIA BIB0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Anthony Giddens. Sociologia. 4º edição. Artmed. 2005
INTRODUCAO A BIBLIOTECONOMIA BIB0003 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Relações históricas entre Biblioteconomia, Documentação e Ciência da Informação
INTRODUCAO A PESQUISA DOCUMENTARIA BIB0004 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • RESUMO (NBR6028:2021)
  • A importância da comunicação científica para a visibilidade de temáticas sociais: LGBT e biblioteca pública
  • REFERÊNCIAS (NBR 6023:2018)
  • SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 24a. Cortez Editora. 2016
  • NORMALIZAÇÃO E PADRONIZAÇÃO DE ARTIGOS (NBR 6021:2015)
  • TRABALHOS ACADÊMICOS (NBR 14724:2011)
  • Pesquisa documental: pistas teóricas e metodológicas.
  • CITAÇÕES (NBR 10520:2002)
HISTORIA DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO BIB0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • BURKE, Peter.. O que é história do conhecimento?,. . São Paulo: Editora Unesp. 2016.
  • RUSEN, Jorn.. História viva: teoria da história III: formas e funções do conhecimento histórico.. . UnB. 2010
  • BURKE, Peter.. Uma história social do conhecimento: de Gutenberg a Diderot .. . Jorge Zahar. 2003.
TECNOLOGIAS DA INFORMACAO I BIB0006 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Brapci
INFORMATICA APLIC A BIBLIOTECONOMIA E A CIENC DA INFOR BIB0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Atividade 2 - Mapa Conceitual Video Youtube Como Fazer um Mapa Conceitual
  • Atividade 2 - Ferramenta Mapa Mental/Conceitual Lucidchart
  • Atividade 1 - Seminários - Ferramenta Oficial de Quizz - Kahoot
  • Mapa Ingressantes 2021.1 - Escolas Ensino Medio
  • Questionário - Competências Digitais Discentes 2021.1
  • Artigo CBBD 2015 Prof. David - Código QR em bibliotecas
  • Cap. 11 - O Uso de Tecnologias Móveis em Bibliotecas - Prof. David
  • Site Livro IPEA Biblioteca do Séc. XXI - Desafios e Perspectivas
  • Youtube - TecBib#3 - Koha - Software livre para bibliotecas - Murakami
  • Software Koha Comunidade PT-BR Download
  • PHL Personal Home Library ILS
  • Site Biblivre Software para Gestão de Bibliotecas
  • Playlist Youtube - Videos sobre a história da automação de bibliotecas turma 2018.1
  • Empresa RFID Brasil
  • Empresa Bibliotheca Canal Youtube
  • Empresa Bibliotheca Site
  • Playlist Youtube - Videos sobre automação produzidos pelos alunos 2015
  • Youtube - Como usar o Kahoot nas aulas online
  • Ferramenta Oficial de Quizz - Kahoot

Semestre 2

FUND TEORICOS DA BIBLIOTECONOMIA E DA C DA INFORMACAO BIB0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Das concepções disciplinares na Ciência da Informação e/ou de suas configurações epistemológicas: o desiderato percepcionado da interdisciplinaridade.
TEORIA E PRATICA DA LEITURA BIB0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • MORIN. Edgar.. Os sete saberes necessários à educação do futuro.. . Cortez. 2011
  • DEMO, Pedro.. Leitores para sempre.. . Mediação. 2007
  • ABREU, Márcia (org.).. Leitura, História e História da Leitura.. . Mercado das Letras. 1999.
  • CHARTIER, Roger.. O Mundo como Representação.. . Annales, , nº6, nov-dez.. 1989
EDITORACAO BIB0010 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TECNOLOGIAS DA INFORMACAO II BIB0011 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Teoria da biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas
  • Jack M. Maness. Teoria da biblioteca 2.0: Web 2.0 e suas implicações para as bibliotecas. 1a. UFPB. 2007
TEORIAS DA INFORMACAO E DA COMUNICACAO BIB0012 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Isaac Epstein. Teoria da Informação. . ática. 1986

Semestre 3

CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTO BIB0014 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • O CONTROLE DOS REGISTROS DO CONHECIMENTOFACE AOS SISTEMAS DERECUPERAÇÃO DA INFORMAÇÃO: um passeio por cinco bibliotecas Caririenses
FONTES GERAIS DE INFORMACAO BIB0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • CAMPELLO, Bernadete Santos; LDEIRA, Paulo da Terra (Org.).. CA Introdução às fontes de informação.. 2. ed.. Autêntica Editora,. 2008
  • CAMPELLO, Bernadete t al. (Org.).. Fontes de informação para pesquisadores e profissionais.. . Ed. UFMG. 2000
  • ALMEIDA, Maria do Rosário Guimarães.. Literatura Cinzenta: teoria e prática.. . Ed. UFMA,. 2000
MET QUANT EM BIBLIOT E CIENC DA INFORMACAO BIB0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • LEVIN, Jack; FOX, James Alan, FORDE, David. Estatística para Ciências Humanas. 11a. Pearson Education do Brasil. 2012
  • LEVIN, Jack; FOX, James Alan; FORDE, David. LEVIN, Jack; FOX, James Alan; FORDE, David. LEVIN, Jack; FOX, James Alan; FORDE, David. Estatística para Ciências Humanas. 11z. Pearson. 2012. 11a. Pearson. 2012. 11a. Pearson Education do Brasil. 2012
  • CORREA, Sonia Maria Barros Barbosa. Probabilidade e Estatística. 2a. PUC Minas Virtual. 2003
  • WHEELAN, Charles. Estatística: o que é, para que serve, como funciona?. . Zahar Editora. [2000]
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTIFICO BIB0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria.. Técnicas de pesquisa: planejamento e execução de pesquisas; amostragens e técnicas de pesquisas; elaboração, análise e interpretação de dados.. . Atlas. 2006
CULTURA E MIDIA BIB0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • da cultura das mídias à cibercultura: o advento do pós-humano

Semestre 4

REPRESENTACAO DESCRITIVA DA INFORMACAO I BIB0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • A conceituação de massa documental e o ciclo de interação entre tecnologia e o registro do conhecimento.
REPRESENT TEMATICA DA INFORM : INDEXACAO BIB0020 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • A indexação de livros: a percepção de catalogadores e usuários de bibliotecas universitárias, um estudo de observação do contexto sociocognitivo com protocolos verbais
  • Análise de assunto: teoria e prática
  • Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia
  • Para entender as linguagens documentárias
  • Indexação e resumos: teoria e prática
  • Introdução à teoria da classificação
FONTES ESPECIALIZADAS DE INFORMACAO BIB0021 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • FONTES DE INFORMAÇÃO PARA PESQUISADORES E PROFISSIONAIS
FORMACAO E DESENVOLVIMENTO DE ACERVOS BIB0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Desenvolvimento de coleções de livros digitais em bibliotecas universitárias: orientações para construção de política para as bibliotecas da UFC
  • Formação e desenvolvimento de coleções em bibliotecas especializadas.
  • Desenvolvimento de coleções: uma nova visão para o planejamento de recursos informacionais
  • O perfil das novas competências na atuação bibliotecária.

Semestre 5

MET DA PESQ EM BIBLIOTEC E CIENC DA INFORMACAO BIB0023 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Metodologia da Pesquisa no contexto da Ciência da Informação
GESTAO DE UNIDADES DE INFORMACAO BIB0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGENS DOCUMENT ALFANUMERICAS CDD BIB0025 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMACAO E SOCIEDADE BIB0026 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • CASTELLS, Manuel.. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet .. . Zahar,. 2017
  • CASTELLS, Manuel.. A sociedade em rede.. . Paz e Terra. 2016
  • CASTELLS, Manuel.. A sociedade em rede.. . Paz e Terra. 2016
  • PRIMO, Alex.. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição.. . SULINA. 2011
  • MATTELART, Armand.. História da sociedade da informação.. . Edições Loyola. 2000
REPRESENTACAO DESCRITIVA II BIB0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Representação descritiva da informação em bibliotecas: um estudo sobre os formatos de intercâmbio.
ESTAGIO SUPERVISIONADO I BIB0028 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

INFORMATICA DOCUMENTARIA BIB0029 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • ORTEGA, Cristina Dotta. Informática documentária: estado da arte. 2002. 235 f. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) ? Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
ESTUDO DE COMUNIDADES E DE USUARIOS BIB0030 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGENS DOCUMENT ALFANUMERICAS- CDU BIB0031 - 48 horas
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • CDU
GER E USO DE BASES DE DADOS P UNID DE INFORMACAO BIB0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Documentação do PostgreSQL - Delete
  • Documentação do PostgreSQL - Update
  • W3Schools - SQL Editor
  • Documentação do PostgreSQL - Select
  • Download PostgreSQL
  • Documentação do PostgreSQL - Drop Table
  • Documentação do PostgreSQL - Create Table
  • Documentação do PostgreSQL - Insert
  • Documentação do PostgreSQL - Alter Table
  • Tradução da Documentação do PostgreSQL para o Português do Brasil
RECUPERACAO DE INFORMACAO BIB0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais.
  • ZANINELLI, Thais Batista et al. Os nativos digitais e as bibliotecas universitárias: um paralelo entre o novo perfil do usuário e os produtos e serviços informacionais. Inf. Inf., Londrina, v. 21, n. 3, p. 149-184, set./dez., 2016.
  • SARACEVIC, Tefko. Ciência da informação: origem, evolução e relações. Perspec. Ci. Inf., Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 41-62, jan./jun. 1996.
  • FERNEDA, Edberto. Recuperação de informação: análise sobre a contribuição da ciência da computação para a ciência da informação. Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, 2003.
  • ROWLEY, Jennifer. A biblioteca eletrônica. Brasília: Briquet de Lemos/Livros, 2002.
ESTAGIO SUPERVISIONADO II BIB0034 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MONOGRAFIA I BIB0035 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 7

GESTAO DE REC HUMANOS EM UNID DE INFORMACAO BIB0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Gestão de Pessoas em Bibliotecas Universitárias: uma proposta de atuação
PLANEJAMENTO DE UNIDADES DE INFORMACAO BIB0037 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos / livros, 2005.
ORG SISTEMAS E MET EM UNID DE INFORMACAO BIB0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2000.
  • ALMEIDA, Maria Christina Barbosa de. Planejamento de bibliotecas e serviços de informação. 2. ed. rev. e ampl. Brasília: Briquet de Lemos / livros, 2005.
SERVICOS DE INFORMACAO BIB0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • Serviço de referência e informação: do tradicional ao on-line
LINGUAGENS DOCUMENTARIAS ALFABETICAS BIB0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DODEBEI, V. L. D.. Tesauro: linguagem de representação da memória documentária. . Interciência. 2002
  • CAMPOS, M. L. A.. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. . EdUFF. 2001
  • CAMPOS, M. L. A. Linguagem documentária: teorias que fundamentam sua elaboração. . EdUFF. 2001
  • Tesauros: linguagem terminológica
  • CINTRA, A. M. M. et al.. Para entender as linguagens documentárias. . Polis/APB. 1994
  • LANCASTER, F. W.. Construção e uso de Tesauros: curso condensado. . IBICT. 1987
ESTAGIO SUPERVISIONADO III BIB0041 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MONOGRAFIA II BIB0042 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 8

MONOGRAFIA III BIB0043 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINARIO DE ATUACAO PROFISSIONAL BIB0044 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3

Disciplinas Optativas

INFORMACAO E MOVIMENTOS SOCIAIS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
CULTURA BRASILEIRA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
BIBLIOTECAS INFANTIS E ESCOLARES
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
EVOLUCAO DO PENSAMENTO FILOSOFICO E CIENTIFICO
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
PSICOLOGIA SOCIAL
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
MARKETING EM UNIDADES DE INFORMACAO
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
BIBLIOTECAS PUBLICAS E COMUNITARIAS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
BIBLIOTECAS UNIVERSITARIAS E ESPECIALIZADAS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
METODOS E TECNICAS DE ARQUIVO
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não informada.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
ESTUDOS DE ACERVOS RAROS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Do manuscrito ao livro impresso. Aspectos paleográficos. A história do livro no Brasil. Conceitos de raridade bibliográfica. Bibliologia. Análise bibliológica. Metodologia para identificação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Representação descritiva de acervos raros. Preservação e conservação de acervos raros. Bibliotecários de acervos raros.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
GESTAO DO CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM ORGANIZACIONAL
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Concepção de informação e conhecimento organizacional. Criação, compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, cultura organizacional, aprendizagem organizacional e tecnologia. Perfil do gestor na era do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. O papel da informação e do conhecimento no processo decisório.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
INTRODUÇÃO A MUSEOLOGIA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e do campo de conhecimento da Museologia, privilegiando a análise no Brasil.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
INTRODUÇÃO À ANTROPOLOGIA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

O pensamento eurocêntrico e o novo mundo. Crítica ao evolucionismo. Primórdios da Antropologia. Etnografia e etnologia. Conceito de cultura. Hibridismo cultural e sociedade contemporânea.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
PSICOLINGUÍSTICA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Estudo dos modelos e teorias explicativas de aquisição, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem, especialmente do objeto de estudo, métodos e procedimentos de análise psicolinguística, numa perspectiva transdisciplinar.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
NORMALIZAÇÃO DOCUMENTÁRIA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Normalização de trabalho acadêmico: normas comuns a diferentes tipos de documentos. Referências, citações, numeração progressiva, sumário, resumo. Trabalhos acadêmicos. Projetos de pesquisa. Normalização: livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, publicações oficiais e relatório técnico-científico.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
CORDEL, INFORMAÇÃO E MEMÓRIA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

discussão sobre conceitos de cultura, perfomance e voz (oralidade primária e secundária), memória, tradição e identidade; interações com tecnologias intelectuais como a escrita e a informática (práticas de leitura através de folheto), tecnologias da informação e da comunicação, editoração, organização e tratamento da informação (indexação, catalogação e classificação). Interdisciplinaridade na interface dos conhecimentos; gestão de pessoas; pesquisa, processos e projetos político-pedagógicos.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
WEB SOCIAL EM BIBLIOTECAS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Discussão teórica da filosofia disseminada pela Web 2.0, abordando nesse contexto a aplicação da participação e colaboração dos usuários no conteúdo difundido nas redes sociais, blogs, wikis e sítios web de compartilhamento de imagens e vídeos em perfis criados pelos bibliotecários. A geração de conteúdo nestas plataformas segue sendo algo inerente à profissão daqueles que lidam com a comunicação científica.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
FOTOGRAFIA E MEMÓRIA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

#Não Informada

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
ACESSIBILIDADE À INFORMAÇÃO E INCLUSÃO EDUCACIONAL
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Aborda perspectivas políticas e éticas da sociedade envolvendo as pessoas com deficiência. Especificidades das deficiências e sua relação com as perspectivas atuais e históricas da inclusão educacional. Políticas públicas de inclusão no ensino superior. Aspectos teórico e práticos das tecnologias de acesso à informação e qualidade do serviço ao usuário.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
ARQUITETURA DA INFORMAÇÃO
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações práticas.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
INFORMAÇÃO IMAGÉTICA
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

O papel da imagem enquanto suporte informacional. Conceito de imagem. A imagem e o espectador. As diferentes dimensões da informação imagética enquanto signo e significante. A imagem e a representação da informação em sistemas de recuperação de informação. Comunicação visual

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
BIBLIOTECAS DIGITAIS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Conceituação de bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais: características e dimensão social. Direitos autorais. Estudos sobre o desenvolvimento do projeto de implantação de bibliotecas digitais. Análise de software para a implantação de bibliotecas digitais. Estudos e avaliação de bibliotecas digitais. Aplicações em consórcios e redes de colaboração.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
INTRODUÇÃO À CIÊNCIA DE DADOS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Compreensão dos fundamentos teóricos e das tecnologias disponíveis para a Ciência dos Dados e seus usos para pesquisa, dando destaque para o papel do profissional da informação neste contexto.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
REPRESENTAÇÃO DA INFORMAÇÃO PARA AMBIENTES INFORMACIONAIS DIGITAIS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Compreensão das tecnologias disponíveis para representação/organização da informação e do conhecimento em ambientes informacionais digitais e suas origens nas ciências cognitivas.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS - LIBRAS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
RELAÇOES ETNICO-RACIAIS E AFRICANIDADES
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Negritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentes e da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
EDUCAÇAO AMBIENTAL
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Educação Ambiental, conceitos e metodologias na pesquisa e no ensino. Princípios da Educação Ambiental. Fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis; A Agenda XXI; A Carta da Terra e outros marcos legais da EA. Educação Ambiental e sua Contextualização (Urbana e Rural). Paradigmas Epistemo-educativos Emergentes e a Dimensão Ambiental. Educação Ambiental: uma abordagem crítica. Educação Ambiental Dialógica e a Práxis em Educação Ambiental.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
EDUCAÇAO EM DIREITOS HUMANOS
Professores
  • DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa

Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura e paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolescente como sujeitos de direito: perspectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteção integral. Educação em direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito à educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa do direito à educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolescentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais.

Bibliografia
  • DescomplicaTCC (Youtube)
  • DescomplicaTCC (Linktree)
  • DescomplicaTCC (Facebook)
  • DescomplicaTCC (Instagram)
  • CRB-3
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.