Biblioteconomia
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 17/04/2023 às 14h04
Matutino e Vespertino
Presencial
4 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof. CARLA FACANHA DE BRITO
Bloco M, sala M05
Sendo a informação uma das molas propulsoras da sociedade atual, o mercado para a Biblioteconomia é crescente e repleto de possibilidades, não se restringindo a bibliotecas. A(o) bibliotecária(o) é a(o) profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de organização, de classificação e de catalogação. Esses profissionais podem também lidar com a conservação e a preservação de materiais – como periódicos, documentos ou fotos – para que resistam ao uso e ao tempo. Como o objetivo principal da Biblioteconomia é gerenciar informações, há oportunidades de emprego na área em qualquer instituição que precise acessar documentos com rapidez, como, por exemplo, organizações jurídicas e de saúde, centros de cultura, bancos e veículos de comunicação.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Jonathas Luiz Carvalho Silva. Uma análise sobre a identidade da Biblioteconomia: perspectivas históricas e objeto de estudo. . UFRJ. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. 11 ed.. Sao Paulo: Brasiliense, 1989.. 1989
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Emanuel Araújo. A construção do livro: princípios da técnica de editoração. . Lexikon. 2008
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Blog - BibliAI - Hellen, Ramos e Rayane
- Ferramenta IA - Bard Google
- Blog Bibliotecnicas
- Inteligência Artificial do Zero ao Metaverso
- Opções de Plataforma para criar um blog (2023 edição)
- Plataforma Blogger.com
- Plataforma Wordpress.com
- Plataforma Netvibes RSS
- Blog Bibliotec TI
- Blog Biblioteca envolve
- Blog Bibliotecnicas
- T01 Blog TecnoloInformatica
- T01 Blog TI entre Bibliotecas - Infortech
- Blog Library Tech
- Blog Bibliotecas Digitais T01 TER
- Blog Bibliodotrip T01 TER
- Blog Super Biblioteca Digital T01 TER
- Blog Daydream Biblio dig T02 QUI
- Blog Book Biblio Dig T02 QUI
- Blog Biblio Mundo T02 QUI
- Blog Digital Biblio T02 QUI
- Plataforma Twitter
- Hora do código
- Code Academy
- Netvibes Biblioteca Hospital Fuenlabrada
- Netvibes Biblioteca Histórica Universidade Salamanca
- Plataforma Pinterest
- Como fazer um carrossel para Instagram no Canva
- Image Splitter - Site Postcron
- Remove Bg - Site
- Blog Bibliotec-IA - Samilly e Ana Maria
- Blog LibaryTecIA - Kenedy e David
- Blog LibraryTecIA - Kenedy e David
- Ferramenta IA - ChatGPT OpenAI
- Ferramenta IA - Leonardo AI Art Generator
- Ferramenta IA - Perplexity AI
- Ferramenta IA - Microsoft Copilot
- Ferramenta IA - POE Agregador IA
- Ferramenta IA - Elevenlabs Audio Generator
- Blog Biblio-IntelIArt - Ma Auxiliam e Micaele
- Blog - Lampada Genial - Taciano, Carlos e Veridianny
- Blog - Biblio Intea - Ranyele, Raquel, Leticia
- Blog - Biblio IA Girls - Isabela, Dayse e Carolina
- Anna Carolina Mendonça Lemos Ribeiro e Pedro Cavalcanti Gonçalves.. Biblioteca do Século XXI: desafios e perspectivas.. 1a. IPEA. 2017
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Catalogação descritiva no século XXI
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Mapa conceitual - Videoaula coma profa. Denise Sampaio (parte 1)
- Mapa conceitual - Videoaula coma profa. Denise Sampaio (parte 2)
- Para entender as linguagens documentárias
- Indexação e resumso: teoria e prática
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- beatrisz valadares cedon. fontes de informação para pesquisadores e profissionais. . ufmg. 2000
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- ORTEGA, Cristina Dotta. Informática documentária: estado da arte. 2002. Dissertação (Mestrado em Ciências da Comunicação) ? Universidade de São Paulo, São Paulo, 2002.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- UDC Summary
- SOUZA, Sebastião de.. CDU: guia para utilização da Edição-Padrão Internacional em Língua Portuguesa.. 3. ed.; rev. e atual.. Brasília: Thesaurus. 2012
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Atividade Individual Treinamento Power BI - Entrega 04/04
- Site Microsoft Power BI
- Dados Abertos UFRN
- Site Looker Studio Google
- Acesso Minha Biblioteca - Plataforma Livros Digitais UFCA
- Youtube - Aprendendo a usar o Power BI
- Dashboard - SIB UFRPE
- Dashboard - Biblioteca UFC
- Dados Abertos UFRGS
- Dados Abertos UFPA
- Fernando Amaral. Introdução à ciência de dados: mineração de dados e big data. . Alta Books. 2016
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Sistemas de recuperação da informação uma discussão a partir de parâmetros enunciativos
Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Serviços informacionais: aspectos históricos e conceituais
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Disciplinas Optativas
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Do manuscrito ao livro impresso. Aspectos paleográficos. A história do livro no Brasil. Conceitos de raridade bibliográfica. Bibliologia. Análise bibliológica. Metodologia para identificação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Representação descritiva de acervos raros. Preservação e conservação de acervos raros. Bibliotecários de acervos raros.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Concepção de informação e conhecimento organizacional. Criação, compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, cultura organizacional, aprendizagem organizacional e tecnologia. Perfil do gestor na era do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. O papel da informação e do conhecimento no processo decisório.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e do campo de conhecimento da Museologia, privilegiando a análise no Brasil.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
O pensamento eurocêntrico e o novo mundo. Crítica ao evolucionismo. Primórdios da Antropologia. Etnografia e etnologia. Conceito de cultura. Hibridismo cultural e sociedade contemporânea.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Estudo dos modelos e teorias explicativas de aquisição, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem, especialmente do objeto de estudo, métodos e procedimentos de análise psicolinguística, numa perspectiva transdisciplinar.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Normalização de trabalho acadêmico: normas comuns a diferentes tipos de documentos. Referências, citações, numeração progressiva, sumário, resumo. Trabalhos acadêmicos. Projetos de pesquisa. Normalização: livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, publicações oficiais e relatório técnico-científico.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
discussão sobre conceitos de cultura, perfomance e voz (oralidade primária e secundária), memória, tradição e identidade; interações com tecnologias intelectuais como a escrita e a informática (práticas de leitura através de folheto), tecnologias da informação e da comunicação, editoração, organização e tratamento da informação (indexação, catalogação e classificação). Interdisciplinaridade na interface dos conhecimentos; gestão de pessoas; pesquisa, processos e projetos político-pedagógicos.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Discussão teórica da filosofia disseminada pela Web 2.0, abordando nesse contexto a aplicação da participação e colaboração dos usuários no conteúdo difundido nas redes sociais, blogs, wikis e sítios web de compartilhamento de imagens e vídeos em perfis criados pelos bibliotecários. A geração de conteúdo nestas plataformas segue sendo algo inerente à profissão daqueles que lidam com a comunicação científica.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
#Não Informada
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Aborda perspectivas políticas e éticas da sociedade envolvendo as pessoas com deficiência. Especificidades das deficiências e sua relação com as perspectivas atuais e históricas da inclusão educacional. Políticas públicas de inclusão no ensino superior. Aspectos teórico e práticos das tecnologias de acesso à informação e qualidade do serviço ao usuário.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações práticas.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
O papel da imagem enquanto suporte informacional. Conceito de imagem. A imagem e o espectador. As diferentes dimensões da informação imagética enquanto signo e significante. A imagem e a representação da informação em sistemas de recuperação de informação. Comunicação visual
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Conceituação de bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais: características e dimensão social. Direitos autorais. Estudos sobre o desenvolvimento do projeto de implantação de bibliotecas digitais. Análise de software para a implantação de bibliotecas digitais. Estudos e avaliação de bibliotecas digitais. Aplicações em consórcios e redes de colaboração.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Compreensão dos fundamentos teóricos e das tecnologias disponíveis para a Ciência dos Dados e seus usos para pesquisa, dando destaque para o papel do profissional da informação neste contexto.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Compreensão das tecnologias disponíveis para representação/organização da informação e do conhecimento em ambientes informacionais digitais e suas origens nas ciências cognitivas.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Introdução aos conceitos e referências teóricas básicas; A historicidade da produção do conhecimento histórico; O uso das fontes históricas; O conceito de "tempo" para a construção do conhecimento histórico; Os desafios da historiografia contemporânea.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Negritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentes e da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Educação Ambiental, conceitos e metodologias na pesquisa e no ensino. Princípios da Educação Ambiental. Fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis; A Agenda XXI; A Carta da Terra e outros marcos legais da EA. Educação Ambiental e sua Contextualização (Urbana e Rural). Paradigmas Epistemo-educativos Emergentes e a Dimensão Ambiental. Educação Ambiental: uma abordagem crítica. Educação Ambiental Dialógica e a Práxis em Educação Ambiental.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000
Professores
- MARIA CLEIDE RODRIGUES BERNARDINO
Ementa
Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura e paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolescente como sujeitos de direito: perspectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteção integral. Educação em direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito à educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa do direito à educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolescentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais.
Bibliografia
- Leis, decretos e resoluções da área
- Marta Lígia Pomim Valentim. Profissionais da informação: formação, perfil e atuação profissional. . Polis. 2000