Biblioteconomia
Graduação / BACHARELADO
Atualizado em 24/01/2020 às 09h06

Matutino e Vespertino
Presencial
4 anos
50
Juazeiro do Norte
Coordenação: Prof.
Bloco M, sala M05
Sendo a informação uma das molas propulsoras da sociedade atual, o mercado para a Biblioteconomia é crescente e repleto de possibilidades, não se restringindo a bibliotecas. A(o) bibliotecária(o) é a(o) profissional responsável por gerir informações por meio de técnicas de organização, de classificação e de catalogação. Esses profissionais podem também lidar com a conservação e a preservação de materiais – como periódicos, documentos ou fotos – para que resistam ao uso e ao tempo. Como o objetivo principal da Biblioteconomia é gerenciar informações, há oportunidades de emprego na área em qualquer instituição que precise acessar documentos com rapidez, como, por exemplo, organizações jurídicas e de saúde, centros de cultura, bancos e veículos de comunicação.
Semestre 1
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- CHAUÍ, Marilena. Introdução à Filosofia. São Paulo: Cia. Das Letras, 2002.
- EPICURO. Carta sobre a felicidade. São Paulo: UNESP, 2002.
- BOÉCIO. A consolação da Filosofia. São Paulo, SP: Martins Fontes, 2013.
- AGOSTINHO. O livre-arbítrio; tradução, organização, introdução e notas Nair de Assis Oliveira; revisão Honório Dalbosco. São Paulo: Paulus, 1995.
- O MUNDO DE SOFIA
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- LIVRO - A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
- LIVRO - As regras do método sociológico.
- LIVRO - Para ler os clássicos.
- LIVRO - Introdução à sociologia
- LIVRO - Um toque de clássicos: Marx, Durkheim e Weber.
- LIVRO - Conceitos básicos de Sociologia
- LIVRO - Perspectivas sociológicas: uma visão humanista.
- LIVRO - O que é a sociologia.
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- O PAPEL DOS BIBLIOTECÁRIOS NA GESTÃO DE DADOS CIENTÍFICOS
- O bibliotecário no tratamento de dados oriundos da e-science: considerações iniciais
- Correntes teóricas da Biblioteconomia
- Formação profissional do bibliotecário.
- BÁEZ, Fernando. História universal da destruição dos livros:das tábuas sumérias à guerra do Iraque. . Ediouro. 2006
- A formação acadêmica de bibliotecários e cientistas da informação e sua visibilidade, identidade e reconhecimento social no Brasil
- BATTLES, Matthew. A conturbada história das bibliotecas. . Planeta. 2003
- MACIEL, Alba Costa; MENDONCA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. . Interciência. 2000
- MILANESI, Luís. O que é biblioteca?. . Brasiliense. 2000
- MCGARRY, Kevin. O contexto dinâmico da informação: uma análise introdutória. . Briquet de Lemos. 1999
Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Metodologia da Pesquisa Científica
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- BURKE, Peter. O QUE É A HITÓRIA DO CONHECIMENTO?. 1ª edição. Editora Unesp. 2016
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Brapci
Semestre 2
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 3
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Bernadete Campello. Introdução ao controle bibliográfico. 3. Autêntica. 2019
- Ana M. N. Machado. Informação e controle bibliográfico: um olhar sobre a cibernética. . Unesp. 2003
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Regulação democrática dos meios de comunicação
Semestre 4
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 5
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- MUELLER, S. P. M. Métodos para a pesquisa em ciência da informação. . Thesaurus. 2007
- LAKATOS, Eva. Maria. MARCONI. Metodologia do trabalho científico. . Atlas. 2005
- BASTOS, L. da et.al.. Manual para a elaboração de projetos e relatórios de pesquisas, teses, dissertações e monografias. . LCT. 2000
- LAVILLE, Christian; DIONNE, Jean. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em ciências sociais. . Ed. UFMG. 1999
- RICHARDSON, Roberto Jarry. Pesquisa Social: métodos e técnicas. 3. Atlas. 1999
- GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. . Atlas. 1999
- GIL, Antonio. Carlos. Como elaborar projetos de pesquisas. 3. Atlas. 1996
- CHIZZOTTI, Antônio. Pesquisa em ciências humanas e sociais. 2. Cortez. 1995
- Filme: Interstelar
- Filme: Ponto de mutação
- Filme: O homem que viu o infinito
- Filme: Perdido em marte
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- USO DE FONTES DE INFORMAÇÃO POR GESTORES DE STARTUPS
- Empreendedorismoeprofissionaisdainformação
Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- CDD e CDU: uso e aplicabilidade para cursos de graduação em biblioteconomia
- Desmistificando a classificação documentária: CDD e CDU
- Como usar e aplicar a CDD: 22 ed.
- Classificação: abordagem para estudantes de biblioteconomia
- Para entender as linguagens documentárias
- Introdução à teoria de classificação
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- CASTELLS, Manuel.. Redes de indignação e esperança: movimentos sociais na era da internet .. 2. ed.. ZAHAR. 2017
- PRIMO, Alex.. Interação mediada por computador: comunicação, cibercultura, cognição.. 3. ed.. Sulina. 2011
- MATTELART, Armand.. História da sociedade da informação.. . Edições Loyola. 2010
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Considerações (preguiçosas) sobre a prática da catalogação
Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 6
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
48 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Documentação do PostgreSQL - Delete
- Documentação do PostgreSQL - Update
- W3Schools - SQL Editor
- Documentação do PostgreSQL - Select
- Download PostgreSQL
- Documentação do PostgreSQL - Drop Table
- Documentação do PostgreSQL - Create Table
- Documentação do PostgreSQL - Insert
- Documentação do PostgreSQL - Alter Table
- Tradução da Documentação do PostgreSQL para o Português do Brasil
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Recuperar a informação eletrônica pela internet.
Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 7
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- GIL, Antonio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 7.ed.. Atlas. 2007
- Gil, Antônio Carlos. Gil, Antônio Carlos. Gil, Antônio Carlos. Gestão de pessoas: enfoque nos papéis profissionais. 7. Atlas. 2007. 7 ed.. Atlas. 2007. . Atlas. 2007
Carga Horária
96 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- MACIEL, Alba Costa; MENDONÇA, Marília Alvarenga Rocha. Bibliotecas como organizações. Rio de Janeiro: Interciência; Niterói: Intertexto, 2000. 96 p.
Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
64 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- Precisão no processo de busca e recuperação da informação
- Indexação e resumos: teoria e prática
- Tesauro: linguagem de representação da memória documentária
- Para entender as linguagens documentárias
- Linguagem Documentária: teorias que fundamentam sua elaboração
- Diretrizes para a elaboração de tesauros monolíngues
- Introdução à teoria da classificação
Carga Horária
96 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Semestre 8
Carga Horária
32 horas.
Professores
Nenhum professor cadastrado.Ementa
#Não informada.
Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.Carga Horária
32 horas.
Professores
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Disciplinas Optativas
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não informada.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Do manuscrito ao livro impresso. Aspectos paleográficos. A história do livro no Brasil. Conceitos de raridade bibliográfica. Bibliologia. Análise bibliológica. Metodologia para identificação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Desenvolvimento e formação de acervos raros. Representação descritiva de acervos raros. Preservação e conservação de acervos raros. Bibliotecários de acervos raros.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Concepção de informação e conhecimento organizacional. Criação, compartilhamento e uso do conhecimento nas organizações. Elementos da gestão do conhecimento: pessoas, cultura organizacional, aprendizagem organizacional e tecnologia. Perfil do gestor na era do conhecimento. Modelos de gestão do conhecimento. O papel da informação e do conhecimento no processo decisório.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Compreensão do surgimento e do desenvolvimento da ideia de museu e do campo de conhecimento da Museologia, privilegiando a análise no Brasil.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
O pensamento eurocêntrico e o novo mundo. Crítica ao evolucionismo. Primórdios da Antropologia. Etnografia e etnologia. Conceito de cultura. Hibridismo cultural e sociedade contemporânea.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Estudo dos modelos e teorias explicativas de aquisição, desenvolvimento, processamento e uso da linguagem, especialmente do objeto de estudo, métodos e procedimentos de análise psicolinguística, numa perspectiva transdisciplinar.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Normalização de trabalho acadêmico: normas comuns a diferentes tipos de documentos. Referências, citações, numeração progressiva, sumário, resumo. Trabalhos acadêmicos. Projetos de pesquisa. Normalização: livros, periódicos, trabalhos acadêmicos, publicações oficiais e relatório técnico-científico.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
discussão sobre conceitos de cultura, perfomance e voz (oralidade primária e secundária), memória, tradição e identidade; interações com tecnologias intelectuais como a escrita e a informática (práticas de leitura através de folheto), tecnologias da informação e da comunicação, editoração, organização e tratamento da informação (indexação, catalogação e classificação). Interdisciplinaridade na interface dos conhecimentos; gestão de pessoas; pesquisa, processos e projetos político-pedagógicos.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Discussão teórica da filosofia disseminada pela Web 2.0, abordando nesse contexto a aplicação da participação e colaboração dos usuários no conteúdo difundido nas redes sociais, blogs, wikis e sítios web de compartilhamento de imagens e vídeos em perfis criados pelos bibliotecários. A geração de conteúdo nestas plataformas segue sendo algo inerente à profissão daqueles que lidam com a comunicação científica.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
#Não Informada
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Aborda perspectivas políticas e éticas da sociedade envolvendo as pessoas com deficiência. Especificidades das deficiências e sua relação com as perspectivas atuais e históricas da inclusão educacional. Políticas públicas de inclusão no ensino superior. Aspectos teórico e práticos das tecnologias de acesso à informação e qualidade do serviço ao usuário.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Aborda perspectivas de aplicação da arquitetura da informação em ambientes e centros de informação. Conceitos e fundamentação histórica da arquitetura da informação. A arquitetura da informação na Biblioteconomia e Ciência da Informação: conceitos, características, abordagens e aplicações práticas.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
O papel da imagem enquanto suporte informacional. Conceito de imagem. A imagem e o espectador. As diferentes dimensões da informação imagética enquanto signo e significante. A imagem e a representação da informação em sistemas de recuperação de informação. Comunicação visual
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Conceituação de bibliotecas digitais, eletrônicas e virtuais: características e dimensão social. Direitos autorais. Estudos sobre o desenvolvimento do projeto de implantação de bibliotecas digitais. Análise de software para a implantação de bibliotecas digitais. Estudos e avaliação de bibliotecas digitais. Aplicações em consórcios e redes de colaboração.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Compreensão dos fundamentos teóricos e das tecnologias disponíveis para a Ciência dos Dados e seus usos para pesquisa, dando destaque para o papel do profissional da informação neste contexto.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Compreensão das tecnologias disponíveis para representação/organização da informação e do conhecimento em ambientes informacionais digitais e suas origens nas ciências cognitivas.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Fundamentos historicoculturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços lingüísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Negritude e pertencimento étnico. Conceitos de africanidades e afrodescendência. Cosmovisão africana: valores civilizatórios africanos presentes na cultura brasileira. Ancestralidade e ensinamentos das religiosidades tradicionais africanas nas diversas dimensões do conhecimento no Brasil. Introdução à geografia e história da África. As origens africanas e as nações africanas representadas no Brasil. O sistema escravista no Brasil e no Ceará. Aportes dos africanos à formação social e cultural do Brasil e do Ceará. Personalidades africanas, afrodescendentes e da diáspora negra que se destacaram em diferentes áreas do conhecimento. Contexto das Ações Afirmativas hoje. Atualização do legado africano no Brasil. Desconstrução de preconceitos e desdobramentos teórico-práticos para a atuação do profissional na sua área de inserção no mercado de trabalho.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Educação Ambiental, conceitos e metodologias na pesquisa e no ensino. Princípios da Educação Ambiental. Fundamentos filosóficos e sociológicos da Educação Ambiental. Tratado de Educação Ambiental para Sociedades Sustentáveis; A Agenda XXI; A Carta da Terra e outros marcos legais da EA. Educação Ambiental e sua Contextualização (Urbana e Rural). Paradigmas Epistemo-educativos Emergentes e a Dimensão Ambiental. Educação Ambiental: uma abordagem crítica. Educação Ambiental Dialógica e a Práxis em Educação Ambiental.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3
Professores
- DENYSSON AXEL RIBEIRO MOTA
Ementa
Direitos Humanos, democratização da sociedade, cultura e paz e cidadanias. O nascituro, a criança e o adolescente como sujeitos de direito: perspectiva histórica e legal. O ECA e a rede de proteção integral. Educação em direitos humanos na escola: princípios orientadores e metodologias. O direito à educação como direito humano potencializador de outros direitos. Movimentos, instituições e redes em defesa do direito à educação. Igualdade e diversidade: direitos sexuais, diversidade religiosa e diversidade étnica. Os direitos humanos de crianças e de adolescentes nos meios de comunicação e nas mídias digitais.
Bibliografia
- DescomplicaTCC (Youtube)
- DescomplicaTCC (Linktree)
- DescomplicaTCC (Facebook)
- DescomplicaTCC (Instagram)
- CRB-3