Icó

Raimunda Pereira de Melo, 1010. Bairro Novo Centro.

Atualizado em 26/05/2022 às 16h22

A terceira cidade mais antiga do Ceará (depois de Aquiraz e Fortaleza) abriga o Instituto de Estudos do Semiárido (Iesa/ UFCA), responsável pelo curso de História (já descontinuado).

Em 2022, foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni/UFCA) em reunião extraordinária do colegiado realizada no dia 24 de fevereiro de 2022, a criação do Centro de Educação a Distância da Universidade Federal do Cariri (Cead/UFCA), inaugurado em 6 de maio de 2022.

O projeto de criação do Cead/UFCA no Centro-sul do Ceará também visa cooperar, consideravelmente, com Plano Nacional de Educação (link para uma nova página), no sentido de promover a democratização do Ensino Superior e ampliar as oportunidades para os jovens e adultos no interior do estado, oferecendo cursos de graduação e de pós-graduação, apenas na modalidade a distância, capacitando profissionais aptos a contribuírem com o desenvolvimento social, regional e nacional.

Curso de História

O curso foi criado pelo então Conselho Superior Pro Tempore (Consup/UFCA), em novembro de 2013, e as primeiras aulas ocorreram no segundo semestre de 2014. Na época, menos da metade das vagas ofertadas foram preenchidas, mesmo após três reclassificações e chamadas pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU). A baixa adesão somada ao alto índice de evasão e a problemas administrativos levaram à decisão pela extinção do curso, que já não recebe novos estudantes.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.