Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Graduação / TECNOLÓGICO

Atualizado em 29/08/2023 às 14h38

Período
Integral
Tipo
A Distância
Duração
2 anos
Vagas
200
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. RICARDO FERREIRA VILELA

ads.cead@ufca.edu.br

(88) 3221-9266

Bloco E, Sala 06

O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) da UFCA é ofertado na modalidade EaD, aqui entendida como uma forma de desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem que permite a atuação direta do docente e do estudante em ambientes físicos diferentes. É objetivo do curso formar o profissional Analista e Desenvolvedor de Sistemas da área de tecnologia e informação (TI) com a competência para analisar, projetar, desenvolver, testar, implantar e manter sistemas computacionais de informação. São 200 vagas distribuídas nos seguintes polos: Assaré (25), Icó (25), Iguatu (25), Milagres (25), Juazeiro do Norte (25), Santana do Cariri (25), Maranguape (25), Caucaia (25).

Semestre 1

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA ADS0001 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVA): estratégias de interação. Metodologias Digitais.

Bibliografia
  • SIEBRA, Sandra de Albuquerque; MACHIAVELLI, Josiane Lemos. Introdução à educação a distância e ao ambiente virtual de aprendizagem. . Ed. Universitária da UFPE. 2015
  • MACHADO, Dinamara Pereira; MORAES, Márcio Gilberto de Souza. Educação a Distância: fundamentos, tecnologias, estrutura e processo de ensino aprendizagem. . Saraiva. 2015
  • CORRÊA, Denise Mesquita. Introdução à educação a distância e AVEA.. 2ª. Florianópolis: IFSC. 2014
  • MORAN, José Manuel; VALENTE, José Armando. Educação a distância: pontos e contrapontos. . Summus. 2011
  • HACK, Josias Ricardo. Introdução à educação a distância.. . LLV/CCE/UFSC. 2011
  • VIDAL, Eloísa Maia; MAIA, José Everardo Bessa.. Introdução à educação a distância. . RDS. 2010
  • SALES, Mary Valda Souza; VALENTE, Vânia Rita; ARAGÃO, Claudia. Educação e tecnologias da informação e comunicação. . UNEB/EAD. 2010
  • LITTO, Fredric M.; FORMIGA, Marcos. Educação a Distância: o estado da arte. . Pearson Education Brasil. 2009
FUNDAMENTOS DE ALGORITMOS ADS0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução a lógica de programação. Algoritmos. Resolução de problemas. Fluxogramas. Conceitos básicos de linguagens de programação. Entrada e saída. Tipos básicos de dados. Operadores e expressões. Estruturas condicionais. Estruturas de repetição. Funções. Noções de estruturas de dados: vetores e matrizes. Técnicas básicas de boa programação. Tratamento de erros.

Bibliografia
  • PERKOVIC, L.,. Introdução a Computação usando Python. . LTC. 2016
INTRODUÇÃO À LÓGICA DE COMPUTAÇÃO ADS0003 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos da lógica informal. Conceitos básicos e elementos de lógica formal proposicional, regras de inferência, fórmulas bem formadas, métodos de prova, lógica de predicados (ou de primeira ordem), sintaxe e semântica de Prolog. Noções de lógicas não-clássicas.

Bibliografia
  • SILVA, F.S.C. da; MELO, A.C.V. de; FINGER, M.. Lógica para computação. 2. Thomson. 2017
MODELAGEM DE BANCO DE DADOS ADS0004 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos Básicos: Arquitetura de um Sistema de Banco de Dados, Modelos de Dados, Linguagens de Definição e Manipulação de Dados, Usuário de Banco de Dados. Modelagem de Dados. Modelos de Dados: Relacional, Hierárquicos e de Redes. Projeto de Banco de Dados Relacional: Dependência Funcional, Chaves, Normalização, Álgebra Relacional. Conceitos Básicos de UML.

Bibliografia
  • CA Heuser. Projeto de Banco de Dados. 6. UFRGS. 2011
ANÁLISE E MODELAGEM DE SISTEMAS ADS0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Teorias, métodos, técnicas e ferramentas associadas ao projeto de software enquanto atividade sistemática. Técnicas orientadas a objeto para análise e projeto de sistemas. Linguagem de modelagem unificada (UML). Padrões de Projeto. Design Thinking para experimentação.

Bibliografia
  • Engenharia de Software Moderna
ÉTICA E LEGISLAÇÃO EM COMPUTAÇÃO ADS0006 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O papel do computador na sociedade contemporânea. O profissional da Informática e Ciência da Computação. Ética profissional. Acesso não autorizado: segurança e privacidade. Software livre versus software proprietário. Aplicações da tecnologia: exemplos de mudança de paradigma. Comportamento social e Internet. Questões ambientais e étnico raciais relacionadas à computação. Questões sobre a participação de mulheres na computação. Legislação e compliance na computação.

Bibliografia
  • JONAS, Hans. O princípio responsabilidade: ensaio de uma ética para a civilização tecnológica.. . Contraponto/PUC-Rio. 2006
  • VASQUEZ, Adolfo Sanchez. Ética. 20º. Civilização Brasileira. 2000
  • MASIERO, Paulo César.. Ética em Computação.. . Editora da Universidade de São Paulo. 2000
  • Pierre Lévy. Cibercultura.. 4ª. Editora 34. 1999
PROJETO INTEGRADO I ADS0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integração dos conteúdos abordados no I semestre do curso, com definição pelo Colegiado de Curso do número de componentes curriculares envolvidos, sendo 03 (três) a quantidade mínima. Elaboração e desenvolvimento de um projeto integrado.

Bibliografia
  • GIL, A. C.. Como elaborar projetos de pesquisa. 5. Atlas. 2017
  • TRIVIÑOS, A. N. S.. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. . Atlas. 2017
  • MARCONI, M. A.; LAKATOS, E. M.. Técnicas de Pesquisa: planejamento e execução de pesquisa, amostragens e técnicas de pesquisa, elaboração, análise e interpretação de dados.. 7. Atlas. 2016
  • SEVERINO, A. J.. Metodologia do trabalho científico. . Cortez. 2016
  • ZAMBONI, S.. A pesquisa em arte: um paralelo entre arte e ciência. 4. Campinas: Autores Associados. 2012

Semestre 2

PROGRAMAÇÃO ORIENTADA A OBJETOS ADS0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos básicos: classes, objetos, mensagens, encapsulamento, herança, polimorfismo. Programação orientada a objetos utilizando uma linguagem de programação orientada a objetos. Análise e projeto orientados a objetos. UML. Padrões de projeto de software.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTRUTURA DE DADOS ADS0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Recursividade. Tipo abstrato de dados. Estruturas de dados simples: listas, filas e pilhas. Noções de estruturas de dados avançadas. Árvores de busca. Algoritmos de busca e ordenação. Noções básicas sobre complexidade de algoritmos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENVOLVIMENTO EM NUVEM ADS0010 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos Básicos de Computação em Nuvem. Modelos de Serviços e de Implantação em Nuvem. Virtualização. Desenvolvimento com PaaS. Desenvolvimento SaaS. Multitenancy. Desafios para software em nuvem.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO DE BANCO DE DADOS ADS0011 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Principais elementos da arquitetura dos gerenciadores de bancos de dados relacionais. Linguagem SQL: detalhes dos comandos de definição de dados e de manipulação de dados. Integridade e segurança em bancos de dados: conceitos e comandos SQL. Visões, gatilhos e procedimentos armazenados. Ferramentas de apoio para o desenvolvimento do projeto lógico e físico de bancos de dados. Especificação e implementação de um banco de dados com seus procedimentos de inserção, eliminação, atualização e consulta. Principais técnicas para sintonia fina de banco de dados relacionais. Arcabouços para persistência em bancos de dados. Ferramentas de apoio para projeto e execução de workflows científicos e processos de negócio.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTERFACE HUMANO-COMPUTADOR ADS0012 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução a interação humano-computador, fundamentos teóricos, Projetos de Interação com Usuário, processo de design em IHC, Avaliação de avaliação de IHC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRADO II ADS0013 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todo os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

DESIGN DE INTERFACES E EXPERIÊNCIA DE USUÁRIO ADS0014 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios, conceitos e vertentes de User eXperience (UX) para todos na web. Técnicas de design e avaliação de usabilidade na web. Técnicas de design e avaliação de acessibilidade na web. Projeto de Interfaces e Métodos de construção de interfaces de software.

Bibliografia
  • TIDWELL, Jenifer, BREWER, Charles e VALENCIA, Aynne. Designing Interfaces: Patterns for Effective Interaction Design. . O'Reilly Media. 2020
  • KRUG, Steve. Não me faça pensar. . ALTA BOOKS. 2014
  • HORTON, Sarah, QUESENBERY, Whitney e GUSTAFSON, Aaron. Web for Everyone: Designing Accessible User Experiences. . Rosenfeld Media. 2014
  • GARRET, Jesse J.. The Elements of User Experience: User-Centered Design for the Web and Beyond. New Riders. . New Riders. 2010
  • KALBACH, James,. Design de navegação web. . Bookman. 2009
  • DIAS, Cláudia.. Usabilidade na Web. . ALTA BOOKS. 2007
  • NIELSEN, Jakob. Designing Web Usability: The Practice of Simplicity. . New Riders Publishing. 1999
  • RUBIN, Jeffrey.. Handbook of Usability Testing: How to Plan, Design, and Conduct Effective Tests. New Riders. . New Riders. 1999
DESENVOLVIMENTO PARA WEB ADS0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Relacionar os elementos utilizados no projeto de sites Web com sua respectiva representação visual em página Web. Construir páginas Web com a utilização da linguagem HTML e tecnologias para estilização e interação. Identificar os elementos e os componentes necessários para o desenvolvimento de Interfaces Web. Construir interfaces para sistemas Web. Discriminar os elementos e os componentes necessários para o desenvolvimento de serviços Web.

Bibliografia
  • MACHADO, Rodrigo Prestes ; FRANCO, Márcia Islabão (coautor) ; BERTAGNOLLI, Silvia de Castro (coautor).. Desenvolvimento de software III: programação de sistemas web orientada a objetos em Java. . Bookman. 2016
  • ALVES, William Pereira. Desenvolvimento e design de sites. . Erica. 2014
  • ALVES, William Pereira.. Desenvolvimento e design de sites. . Erica. 2014
  • LUBBERS, Peter;ALBERS, Brian;SALIM, Frank. . Programação profissional em HTML5 : APIs poderosas para o desenvolvimento de aplicações para a Internet com mais recursos.. . Alta Books. 2013
  • LUBBERS, Peter;ALBERS, Brian;SALIM, Frank. Programação profissional em HTML5 : APIs poderosas para o desenvolvimento de aplicações para a Internet com mais recursos.. . Alta Books. 2013
GERENCIAMENTO ÁGIL DE PROJETOS ADS0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo de aspectos técnicos relacionados à atuação do gerenciamento de projetos nos negócios de TI. Gestão Ágil. Metodologias de Design (ADDIE, Design Thinking, System Thinking, X Problem), Técnicas de Business gamification e Storytelling ou similares. Técnicas de gerenciamento de projetos segundo as boas práticas indicadas pelo PMI. São abordadas as áreas de conhecimento de gerenciamento da integração, escopo, tempo, custo, aquisição e riscos em projetos. Aplicação direta dos conhecimentos de gerenciamento de projetos para a atuação em projetos de tecnologia da informação, com gerenciamento de serviços de tecnologia da informação.

Bibliografia
  • Manual da Atlassian sobre Agilidade
ENGENHARIA DE SOFTWARE ADS0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Engenharia de Software. Modelos de processos de desenvolvimento de software. Planejamento e gerenciamento de software. Requisitos de software. Análise e Projeto de Software. Codificação de Software. Depuração e Testes. Refatoração e Modularidade.

Bibliografia
  • Engenharia de software moderna
INOVAÇÃO E EMPREENDEDORISMO ADS0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Desafios contemporâneos e o mundo do trabalho. Postura profissional e as relações de trabalho. Liderança e desenvolvimento profissional. Projeto Trilha Profissional. Ideação de negócios digitais inovadores. Desenvolvimento de negócios digitais pautado na legislação e nos estudos de impactos socioambientais e econômicos. Design Thinking para experimentação.

Bibliografia
  • Manual de Oslo
APRENDIZAGEM DE MÁQUINA ADS0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução. Tipos de aprendizado. Paradigmas de aprendizado. Avaliação experimental de algoritmos de Aprendizado de Máquina. Algoritmos de Aprendizado de Máquina.

Bibliografia
  • SUTTON, Richard S.; BARTO, Andrew G. Reinforcement learning: an introduction. . Mass: MIT Press. 2018
  • DUDA, Richard O.; HART, Peter E.; STORK, David G. Pattern classification.. . John Wiley & Sons. 2012
  • WITTEN, Ian H.; FRANK, Eibe. Data Mining. Practical machine learning tools and techniques. . Morgan Kaufmann. 2011
  • Pattern recognition and machine learning. BISHOP, Christopher M.; NASRABADI, Nasser M. . springer. 2006
  • GOLDBERG, David E.. Genetic Algorithms: in Search, Optimization, and Machine Learning. . Addison Wesley. 1989
PROJETO INTEGRADO III ADS0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Simular o ambiente profissional no ambiente acadêmico. Proporcionando aos estudantes uma vivência prática das atividades do produtor multimídias. Supervisionado e orientado por um professor do curso, e com o apoio de todo os demais professores, que ficam à disposição dos discentes para eventuais esclarecimentos e sugestões de encaminhamentos.

Bibliografia
  • Manual da Atlassian sobre Agilidade

Semestre 4

PROGRAMAÇÃO PARA WEB ADS0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conhecer Linguagens de Programação para desenvolvimento de aplicações web. Construir websites dinâmicos baseados em novas tecnologias e com acesso a banco de dados. Compreender os métodos e técnicas de desenvolvimento de aplicações avançadas para web. Identificar soluções na otimização e melhoria do desempenho de web sites. Compreender o funcionamento básico de um servidor de Internet.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROGRAMAÇÃO PARA MOBILE ADS0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Panorama do desenvolvimento de software para plataformas móveis (sistemas operacionais, linguagens de programação, segmento de mercado e ecossistemas). Modelos de programação para plataformas móveis (ex., programação baseada em eventos, programação reativa e programação sensível ao contexto). Ferramentas de suporte ao desenvolvimento, empacotamento, implantação, emulação, depuração e teste de software. Estudo de uma plataforma móvel em particular. Desenvolvimento de software para a plataforma estudada.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEGURANÇA, TESTES E VALIDAÇÃO DE SISTEMAS ADS0023 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Objetivos e restrições de V&V (Verificação e Validação). Planejamento de V&V. Documentação de estratégias de V&V, testes e outros artefatos. Medidas e Métricas. Análise estática de código. Atividades de V&V ao longo do ciclo de vida de um produto. Revisão de software. Testes de unidade. Análise de cobertura. Técnicas de teste funcional (caixa preta). Testes de integração. Desenvolvimento de casos de teste baseados em casos de uso e estórias de usuários. Testes de sistema. Testes de aceitação. Testes de atributos de qualidade. Testes de regressão. Ferramentas de teste (combinação com ferramentas de integração contínua). Análise de relatórios de falha. Técnicas para isolamento e falhas (depuração). Análise de defeitos. Acompanhamento de problemas (tracking). IEEE Std 1012- 2004.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTEGRAÇÃO DE SISTEMAS ADS0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos de DevOps, práticas e metodologias ágeis. Técnicas de fluxo. Técnicas de Feedback. Técnicas de aprendizado contínuo e experimentação. Práticas da integração de segurança da informação, gestão da mudança e conformidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GOVERNANÇA DE TI ADS0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O papel da TI no contexto organizacional atual. Governança corporativa e governança de TI. Planejamento estratégico e seus instrumentos. ITIL v3: Ciclo de Vida do Serviço e aplicabilidade e benefícios. COBIT 5: Governança e Gerenciamento, princípios do COBIT e modelo de capacidade do COBIT.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROJETO INTEGRADO IV ADS0026 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

No final dessa disciplina, os trabalhos são avaliados em apresentações públicas. Essas apresentações permitem: experiência aos acadêmicos na defesa das opções realizadas ao longo do desenvolvimento de um projeto de sistemas e, como retro avaliação dos conteúdos ministrados ao longo do curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

INTRODUÇÃO A LIBRAS
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Fundamentos histórico-culturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões não-manuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANÁLISE ORIENTADA A OBJETOS
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Algoritmo. Programação de computador. Resolução de problemas usando computador. Linguagem de Programação. Elementos de programação imperativa: variáveis simples, coleções uni e n dimensionais; tipos das variáveis; comandos; procedimentos e funções. Conceitos fundamentais do paradigma de Programação Orientada a Objetos: objeto, atributo, método, classe. Prática de programação usando alguma linguagem de programação orientada a objetos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
REDES E SISTEMAS DISTRIBUÍDOS
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Conceitos básicos de sistemas distribuídos; Características de sistemas distribuídos; Modelo cliente/servidor; Comunicação remota entre processos; Concorrência e Sincronização; Compartilhamento de Informações Distribuídas; Segurança; Tolerância a falhas; Estudos de casos (RMI, COBRA, COM e .NET).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PROGRAMAÇÃO EM AMBIENTE DE REDE
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Nesta disciplina, o aluno será capaz de desenvolver aplicações com diversas finalidades todas voltadas para as redes de computadores. Podem ser desenvolvidas desde aplicações específicas cliente/servidor para a administração de redes, como também a criação e desenvolvimento de protocolos de redes de computadores. Dessa forma, o aluno utilizará linguagens de programação para criar suas aplicações e serviços de acordo com os conceitos teóricos aprendidos na disciplina. O processo culmina em avaliações teóricas e trabalhos práticos de desenvolvimento de serviços de rede sobre a programação de serviços de rede.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SISTEMAS DIGITAIS
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Conceitos de Sistemas Digitais. Níveis de Abstração. Metodologias de Projeto de Sistemas em Chip. Modelo Parte Operativa/Parte de Controle. VHDL. Projeto da Parte de Controle: Máquina de Estados Finitos. Projeto da Parte Operativa. Prototipação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

No curso ADS-EAD da UFCA, o estágio curricular supervisionado é Não Obrigatório podendo ser desenvolvido como atividade complementar e formativa, acrescida à carga horária regular e obrigatória. O estágio profissional é desenvolvido em ambiente real de trabalho, assumido como ato educativo e supervisionado pela instituição de ensino, em regime de parceria com organizações do mundo do trabalho, objetivando efetiva preparação do estudante para o trabalho.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DESENVOLVIMENTO DIRIGIDO POR TESTES
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Introdução ao Test-Driven Development, Princípios e vantagens do TDD, Ferramentas e ambientes para TDD, Ciclo de Desenvolvimento TDD, Escrita de testes unitários e testes de integração, Refatoração e melhoria contínua do código e Aplicação prática do TDD em projetos de software.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TÓPICOS EM SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Conceitos Fundamentais de Segurança da Informação. Ameaças e Vulnerabilidades em Computação. Criptografia e Autenticação. Controle de Acesso e Políticas de Segurança. Detecção e Prevenção de Intrusões. Gerenciamento de Incidentes de Segurança. Segurança em Serviços em Nuvem. Desafios e Tendências em Segurança da Informação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRANSFORMAÇÃO DIGITAL
Professores
  • LEONILIA GABRIELA BANDEIRA DE SOUZA
  • LUIS FABRICIO DE FREITAS SOUZA
Ementa

Fundamentos de Transformação Digital; Liderança e compreensão do papel dos clientes; Desenvolvimento de negócios e perspectivas de soluções digitais (plataformas, produtos, serviços, etc); Dados como ativos organizacionais; Processos de negócios e proposta de valor; Canvas de Transformação Digital; Tecnologias Emergentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.