Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica EaD

Atualizado em 29/06/2023 às 17h06

Carga Horária
400 horas
Tipo
A Distância
Duração
15 meses
Vagas
80
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. MARIA IRACEMA PINHO DE SOUSA

iracema.pinho@ufca.edu.br

(88) 3221-9593

Bloco E, Sala 06

O curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Gestão Escolar e Assessoria Pedagógica (Egeape), na modalidade de educação a distância, da Universidade Federal do Cariri, confere o grau de especialista em gestão escolar e assessoria pedagógica ao(à) estudante pós-graduado(a) e tem duração de 16 meses, compreendendo uma carga horária total de 400 horas. O público-alvo do curso são graduados(as) em Licenciatura em Pedagogia ou quaisquer outras áreas afins que tenham interesse em atuar com gestão e assessoria pedagógica na Educação Infantil, nos anos iniciais ou finais do ensino fundamental e médio. A pós-graduação possui 80 vagas, dispostas em 4 polos: Assaré (20), Brejo Santo (20), Icó (20) e Nova Olinda (20). O ingresso no curso acontece por meio de edital, em um processo seletivo simplificado.

INTRODUÇÃO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICACÃO IFE0009
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVA): estratégias de interação. Metodologias Digitais a serviço da gestão escolar e assessoramento pedagógico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO EDUCACIONAL E ASSESSORAMENTO PEDAGÓGICO NO ENSINO HÍBRIDO IFE0010
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Contextualização, Evidências e documentos sobre Aprendizagem Híbrida, Ensino híbrido e práticas de gestão, atribuições pedagógicas no acompanhamento das aprendizagens no ensino híbrido.

Bibliografia
  • Clayton M. Christensen, Michael B. Horn, e Heather Staker. Ensino Híbrido: uma Inovação Disruptiva?. 10. Fundação Lemann. 2013
  • O que é Figital
  • Educação Híbrida e suas perspectivas / [recurso eletrônico] Vagna Brito de Lima. (org.)... [et al.]. - Sobral: SEDUC, 2022.
  • Competências Digitais: o que é ? Como desenvolver ?
  • DIRETRIZES GERAIS SOBRE APRENDIZAGEM HÍBRIDA
  • O ensino híbrido como ?a bola da vez?: Vamos redesenhar nossas salas de aula no pós-pandemia?
POLÍTICA E GESTÃO NA EDUCAÇÃO ESCOLAR IFE0011
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Legislação educacional. Políticas públicas educacionais. Gestão democrática do ensino público. Identifica os princípios da gestão democrática e os diferentes mecanismos e processos de participação social na gestão da unidade escolar enfatizando o papel do gestor e do assessor pedagógico. Estuda papel dos Conselhos de Educação. Contribuições da gestão escolar e do assessoramento pedagógico para a elaboração de um projeto pedagógico da escola, inspirados na gestão democrática.

Bibliografia
  • Políticas públicas educacionais e a gestão escolar no Brasil
  • Daniel Eveling da Silva, Helena Rivelli de Oliveira, Mônica da Motta Sales Barreto, Rita de Cássia Oliveira. GESTÃO EDUCACIONAL Reflexões e propostas. 1. Projeto CAEd, Fadepe/JF,. 2018
SEMINÁRIO TEMÁTICO I – PROJETOS INTERDISCIPLINARES E INTERFACE COM A GESTÃO IFE0012
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Pressupostos teóricos e metodológicos desenvolvimento e acompanhamento de projetos interdisciplinares, aprendizado baseado em problemas, ambientes de aprendizagem, atores do ambiente de aprendizagem, acompanhamento das aprendizagens, desenvolvimento de grupos colaborativos comprometidos com o trabalho escolar, as oportunidades para o enriquecimento do currículo.

Bibliografia
  • Epistemologias da Interdisciplinaridade
SEMINÁRIO DE PESQUISA EM GESTÃO IFE0013
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Aspectos teórico-metodológicos da pesquisa educacional com ênfase em gestão e assessoria pedagógica; Elementos do Projeto de Pesquisa. Fontes de Pesquisa. Elaboração do Projeto de Pesquisa. Elaboração de Trabalho de Pesquisa para Eventos. Elaboração de Artigo Científico. Normatização do trabalho científico. Ética na pesquisa.

Bibliografia
  • FLICK U.. Introdução à Metodologia de Pesquisa. 1. ARTMED. 2012
  • MINAYO, Maria Cecília de Souza (org.).. Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18. VOZES. 2001
  • BOGDAN, R. C.; BIKLEN, S.K.. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. 1. PORTO. 1994
PLANEJAMENTO E ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL IFE0014
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Pressupostos teóricos e metodológicos subjacentes ao planejamento e orientação educacional. Planejamento e orientação educacional: conceituação, tipos e importância para a atividade docente. Áreas de atuação da Orientação Educacional.

Bibliografia
  • FREIRE, Paulo. Educação como prática de liberdade. . Paz e Terra. 2023
  • FREIRE, Paulo.. Pedagogia do oprimido.. . Paz e Terra. 2016
  • História das ideias pedagógicas no Brasil. SAVIANI, Dermeval.. . Autores Associados. 2013
  • VASCONCELLOS, Celso do Santos.. Planejamento: projeto de ensino-aprendizagem e projeto político- pedagógico. . Libertad. 2002
  • GARRIDO, Selma.. O pedagogo na escola pública. . Cortez. 1988
  • GARRIDO, Selma. Orientação vocacional e decisão. . Loyola. 1981
PROJETO DE AÇÃO – A GESTÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA IFE0015
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

A gestão no contexto da Educação Básica: Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio à luz de projetos que representam a realidade no cotidiano escolar. Gestão escolar e formação de professores na Educação Infantil, nos Anos Iniciais e Finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Gestão democrática e proposta pedagógica na Educação Básica.

Bibliografia
  • Severina Dantas. Gestão democrática: participação da comunidade escolar. . Dialética. 2022
SEMINÁRIO TEMÁTICO II – INCLUSÃO, POLÍTICAS AFIRMATIVAS E GESTÃO ESCOLAR IFE0016
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

História dos movimentos de Lutas pelas garantias de direitos. Declaração Universal dos Direitos Humanos. Constituição Federal de 1988. Conferência de Durban 2011. Movimentos sociais e Ações afirmativas para pessoas negras e quilombolas. Movimentos Sociais e Políticas Afirmativas para os povos indígenas. Papel da gestão na garantia das Políticas afirmativas para pessoas com deficiência. Movimentos Sociais e ações inclusivas para mulheres e pessoas trans. Legislações, Portarias e Diretrizes para as Políticas Afirmativas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
IMPLICAÇÕES DOS INDICADORES EDUCACIONAIS E DAS POLÍTICAS PÚBLICAS NA GESTÃO ESCOLAR IFE0017
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Estudar a avaliação como produção do conhecimento em políticas e gestão da educação. A avaliação educacional no que se refere aos seus aspectos conceituais, contextuais, políticos, históricos e práticos. Reflexão sobre a avaliação em larga escala na educação básica e superior brasileira. Legislação sobre avaliação educacional. Os sistemas de avaliação nacional, estadual e municipal. Técnicas e instrumentos de avaliação. Tipologia de avaliação de projetos e programas. Publicização e Usos dos resultados da avaliação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0018
Carga Horária

48 horas.

Professores
Ementa

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). Tipos de TCC (artigos, capítulos de livros, relatórios de projetos, monografias, relato de experiência). A pesquisa educacional: métodos de coleta e de análise. Normas da ABNT.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Último Processo Seletivo

23/06/2023 às 00:00 - 24/07/2023 às 23:59

Nenhum processo seletivo em vigência.

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