Gestão Financeira EaD (UAB UFCA)

Graduação / TECNOLÓGICO

Atualizado em 29/06/2023 às 17h10

Período
Integral
Tipo
A Distância
Duração
2.5 anos
Vagas
210
Campus
Múltiplos polos

Coordenação: Prof. POLYANDRA ZAMPIERE PESSOA DA SILVA

Bloco E, Sala 06

O curso superior de Tecnologia em Gestão Financeira (TGF) confere o grau de Tecnólogo ao/à estudante graduado/a e tem a duração de cinco (mínimo) a seis (máximo) semestres letivos. Entre os objetivos do curso estão a formação do/a profissional com a competência para diagnosticar o cenário político, econômico, social e legal na totalidade da gestão e orçamento público; o desenvolvimento e a aplicação de inovações científico-tecnológicas nos processos de gestão e orçamento público; além do planejamento, da implantação, da supervisão e da avaliação de projetos e programas de políticas públicas voltados para o desenvolvimento local e regional. O/a egresso/a pode atuar em empresas de planejamento e desenvolvimento de projetos, assessoramento técnico e consultoria; organizações privadas prestadoras de serviço público; organizações sem fins lucrativos; órgãos públicos; institutos e centros de pesquisa; entre outros. A forma de ingresso ocorre via edital público, aprovado pela Câmara Acadêmica e pelo Conselho Universitário da UFCA. São 210 vagas distribuídas nos seguintes polos: Icó (35), Campos Sales (35), Quixadá (35), Lavras da Mangabeira (35), Mauriti (35) e Iguatu (35).

Semestre 1

INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA TGO0001 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Dinâmica de Integração em diferentes ambientes. Organização de sistemas de EaD: processos de comunicação, processo de tutoria e avaliação. Relação dos sujeitos da prática pedagógica no contexto da EaD. Ambientes Virtuais de Ensino Aprendizagem (AVA): estratégias de interação. Metodologias Digitais.

Bibliografia
  • Introdução à educação a distância
FUNDAMENTOS DA GESTÃO PÚBLICA TGO0002 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Administração. O administrador público e seu papel na sociedade atual. Funções administrativas e organizacionais. Evolução do pensamento administrativo. Evolução da Administração Pública brasileira: patrimonialismo, burocracia e gerencialismo. Contexto contemporâneo da atuação do Estado. Governabilidade, governança e descentralização do poder. Estrutura e função da Administração Pública. Eficiência, eficácia e efetividade na Administração Pública.

Bibliografia
  • JUNQUILHO, Gelson Silva. Teorias da administração pública. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2010
  • JACOBSEN, Alessandra de Linhares; MORETTO NETO, Luis. Teorias da administração II. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009.
  • TRIGUEIRO, Francisco Mirialdo Chaves; MARQUES, Neiva de Araújo. Teorias da Administração I. Florianópolis: Departamento de Ciências da Administração / UFSC; Brasília: CAPES: UAB, 2009
  • Slides da disciplina Fundamentos da Gestão Pública
  • BRESSER-PEREIRA, Luiz Carlos. A crise do Estado: ensaios sobre a economia brasileira. São Paulo: Nobel, 1992. 188p.
  • CARAVANTES, Geraldo R. Administração: teorias e processos. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2005.
  • MAXIMIANO, A. C. A. Teoria geral da administração: da revolução urbana à revolução digital. São Paulo: Atlas, 2006.
INTRODUÇÃO À ECONOMIA TGO0003 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conceitos fundamentais da economia: o sentido da escassez, bens e serviços e agentes econômicos. Evolução do pensamento econômico: escola clássica, escola marxista, escola neoclássica, escola keynesiana. Funcionamento de uma economia de mercado. Introdução à Teoria Monetária: princípios da teoria monetária, tipos de moeda, política monetária, oferta e demanda de moeda, funções do Banco Central, instrumentos de política monetária. Desenvolvimento econômico e funções do setor público: a economia brasileira e o desenvolvimento econômico, fontes de financiamento, fontes de crescimento, funções do setor público, política fiscal e taxa de juros. Noções de economia internacional

Bibliografia
  • VASCONCELLOS, Marco Antonio Sandoval. ECONOMIA: Micro e Macro. . Atlas. 2020
INTRODUÇÃO AO DIREITO E DIREITO CONSTITUCIONAL TGO0004 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Teoria Geral do Direito, fundamentos principiológicos das normas, classificações e fontes do Direito. Teoria da Constituição, supremacia das Constituições, poder constituinte e poder de reforma. Panorama da formação e evolução constitucional do Brasil. Princípios e normas constitucionais: interpretação, aplicação e eficácia. A questão dos Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Brasileira.

Bibliografia
  • BASTOS, Celso Ribeiro. Curso de Direito Constitucional. 22. saraiva. 2010
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL TGO0005 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Comportamento organizacional: níveis de análise nos estudos organizacionais. Métodos de pesquisa em comportamento organizacional. Vínculo com a organização. Motivação no trabalho. Valores pessoais e organizacionais. Equipes de trabalho. Justiça organizacional. Satisfação e saúde no trabalho. Criatividade, inovação e mudança nas organizações. Poder nas organizações. Cultura organizacional. Liderança e estilos gerenciais. Sofrimento humano nas organizações e assédio. Diversidade cultural nas organizações.

Bibliografia
  • Silva. Comportamental. 1. Atlas. 2023
SEMINÁRIO TEMÁTICO I TGO0006 - 16 horas
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

A temática do Seminário I será o comportamento organizacional, compreendendo o papel das pessoas e dos grupos no contexto das organizações públicas.

Bibliografia
  • ROBBINS, S. P.. Comportamento Organizacional. . Prentice Hall Brasil. 2005
  • CHANLAT, J. F.. O Indivíduo na Organização. . Atlas. 1996

Semestre 2

DIREITO ADMINISTRATIVO TGO0007 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Direito Administrativo: conceito e posição enciclopédica. Princípios norteadores. O ato administrativo: conceito, elementos, classificação, extinção, alteração, suspensão. O contratoadministrativo: as licitações, concorrência pública, tomada de preços, convite. Concurso. Leilão. Conceito, formação, execução. Modificação, extinção e nulidade do contrato administrativo. Dos agentes administrativos. Agentes funcionários e não funcionários. Direito e processo disciplinar.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO TGO0008 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estrutura conceitual para elaboração e divulgação de informação Contábil de propósito geral pelas entidades do Setor Público. Receita e Despesa Pública. Contabilização das atividades típicas do setor público e elaboração das demonstrações contábeis: Balanço Orçamentário, Balanço Financeiro, Demonstrações das Variações Patrimoniais, Demonstração do Fluxo de Caixa e Balanço Patrimonial. Plano de Contas Aplicado ao Setor Público. Relatórios RREO (Relatório Resumido da Execução Orçamentária) e RGF (Relatório de Gestão Fiscal).

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTATÍSTICA BÁSICA TGO0009 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estatística descritiva: distribuições de frequências, apresentação gráfica, medidas de posição, medidas de dispersão. Estatística inferencial: probabilidade, distribuição de probabilidade discreta e contínua, testes de hipóteses e intervalo de confiança. Correlação e regressão linear simples e múltipla. Planejamento de experimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO NO SETOR PÚBLICO TGO0010 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estruturação da Tecnologia da Informação e Comunicação no setor público. Gestor da TI. Gestão dos recursos da TI. A Unidade da TI. Legislação e políticas de Tecnologia da Informação para prestação de serviços públicos. Planejamento estratégico de sistemas de informação governamental. Sistemas de informação administrativo, gerencial e estratégico. A gestão do conhecimento. Governo eletrônico. Tecnologias emergentes e suas aplicações empresariais. Gerência de custos de sistemas de informação governamental. Avaliação e projetos dos fluxos totais de informação na organização.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO DE PESSOAS NO SETOR PÚBLICO TGO0011 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Evolução da gestão de pessoas no setor público. Processos de cargos, de carreiras e de admissão dos servidores. Processos de recompensa e de desenvolvimento. Avaliação de desempenho, qualidade de vida e higiene e segurança no trabalho. Gestão de equipes. Gestão por competências e Gestão do Conhecimento.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINÁRIO TEMÁTICO II TGO0012 - 16 horas
Carga Horária

16 horas.

Professores
Ementa

Realização de um trabalho em grupo, no qual deve ser dado destaque às experiências e vivências que os alunos tiveram nas organizações em que trabalham e que foram tratadas teoricamente nas disciplinas do semestre. Os trabalhos escritos deverão contemplar essa análise de integração teoria prática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 3

MARKETING NO SERVIÇO PÚBLICO TGO0013 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Marketing de serviços. Segmentação dos cidadãos usuários. Conhecimento das necessidades dos cidadãos usuários. Relacionamento com os cidadãos usuários. A imagem da organização. Avaliação da satisfação e insatisfação do cidadão usuário. Endomarketing. Marketing social.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO DE MATERIAIS E PATRIMÔNIO TGO0014 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Aspectos logísticos da gestão de materiais. Classificação dos materiais. Distribuição física, suporte ao serviço público. A gestão de materiais na estrutura da empresa. Os canais logísticos. Os fluxos de materiais e de informações. A gestão de estoque. A gestão de compras. A gestão de transporte. A movimentação e armazenamento de materiais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
COMPRAS E LICITAÇÕES TGO0015 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Compras Públicas: Elementos formais e diferença para a compra privada. Aspectos gerais dos procedimentos licitatórios. Princípios e Legislação sobre Licitações e Contratos. Modalidades e Tipos de Licitações. O procedimento licitatório. Invalidação dos procedimentos licitatórios. Contratos administrativos. Características e modalidades. Extinção dos contratos administrativos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ORGANIZAÇÕES E PROCESSOS TGO0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Organização e reorganização. Estruturas organizacionais. Definições de Gestão de Processos. Conceitos básicos: atividade, tarefas, processo e macroprocesso. Visão funcional x visão por processos da organização. Alinhamento de estratégia, estrutura e processos. Mapeamento e modelagem de processos. Ferramentas para análise e melhoria de processos: fluxograma, mapafluxograma, Integrated Computer Aided Manufacturing Definition (IDEF), Unified Modeling Language (UML). Implementação e documentação de processos. Melhoria x reengenharia de processos. Indicadores de desempenho para gerenciar processos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO TGO0017 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Orientações para elaboração de trabalhos técnicos, científicos e/ou acadêmicos, considerando as discussões sobre concepção de conhecimento, ciência e tecnologia e sua importância para o desenvolvimento de uma sociedade multidimensional.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LEITURA E PRODUÇÃO DO TEXTO ACADÊMICO TGO0018 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A imprescindibilidade da prática da leitura e da produção de textos para a circulação social do conhecimento científico. Convenções da linguagem verbal escrita na esfera acadêmica. Discurso alheio em gêneros acadêmicos. Diversidade de gêneros acadêmicos aos variados propósitos comunicativos. Os gêneros abstract e resenha acadêmica na perspectiva do leitor e do produtor de textos. O gênero projeto de pesquisa na perspectiva do leitor e do produtor de textos. O gênero artigo científico na perspectiva do leitor e do produtor de textos. O gênero monografia na perspectiva do leitor e do produtor de textos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINÁRIO TEMÁTICO III TGO0019 - 16 horas
Carga Horária

16 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Realização de um artigo científico, no qual deve ser dado destaque às experiências e vivências que os alunos tiveram nas organizações em que trabalham e que foram tratadas teoricamente nas disciplinas do semestre. O Seminário III deve ser conduzido pelos professores das disciplinas Metodologia do Trabalho Científico e Leitura e Produção do Texto Acadêmico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 4

AUDITORIA GOVERNAMENTAL TGO0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceitos e aplicações de auditoria governamental. Modelos para auditoria da receita orçamentária. Auditoria da despesa orçamentária. Auditoria das demonstrações contábeis aplicadas ao setor público. Controle interno e externo na administração pública.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FINANÇAS PÚBLICAS TGO0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Finanças públicas: teorias, conceitos e evolução. Finanças públicas no Brasil. Instituições financeiras brasileiras. Política fiscal e atividade econômica e finanças públicas: tributação e gasto público e performance fiscal. Necessidade de financiamento do setor público, déficits e dívida pública: metas bimestrais de receita. Renúncia de receita. Política fiscal e distribuição de renda. Reforma e federalismo fiscal.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ORÇAMENTO PÚBLICO TGO0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Serviço público: aspectos sociais, políticos e constitucionais. Origem do Orçamento. Fundamentos e princípios orçamentários. Aspectos constitucionais do orçamento. Processo orçamentário como instrumento de planejamento: relação entre Plano Plurianual (PPA), Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e Lei Orçamentária Anual (LOA). O ciclo orçamentário. A elaboração do orçamento. A Execução Orçamentária e Financeira. Gestão democrática de alocação de recursos: orçamento participativo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CONTROLADORIA PÚBLICA TGO0023 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A nova gestão pública no Brasil. Origem e papel da controladoria. Controladoria na gestão pública. Organização da controladoria. Sistemas: organizacional, contábil e de gestão. Custos nas Entidades Públicas. Mensuração qualitativa e econômica de resultados da gestão pública. Avaliação de desempenho. Governança corporativa na gestão pública.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GESTÃO DA QUALIDADE NO SERVIÇO PÚBLICO TGO0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à qualidade. Conceitos básicos, percepções e dimensões da qualidade. Evolução da Gestão da Qualidade. Princípios do Total Quality Management (TQM). Métodos, Técnicas e Ferramentas de apoio a Gestão da Qualidade. Custos da qualidade. Modelos de referência para a gestão da qualidade – Principais autores, Normas International Organization for Standardization (ISSO), Prêmios nacionais de qualidade. Programas de melhoria da qualidade em serviço público: Pesquisa de satisfação com o usuário do serviço público. O modelo de excelência na gestão pública.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
SEMINÁRIO DO TCC TGO0025 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elementos do projeto de pesquisa ou projeto de intervenção: o problema, os objetivos, a justificativa, o referencial teórico e a metodologia.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO TGO0026 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Evolução do pensamento estratégico. Frentes de desenvolvimento da inteligência competitiva, tecnologia, gestão e ambiente. Principais modelos de análise do ambiente interno e externo. Matriz FOFA. Estratégia e posicionamento competitivo. Competências Centrais. Balanced Scorecard. O Processo Estratégico e a Busca de Capacitações Dinâmicas. Instituições, Políticas e Estratégias. Os grandes movimentos estratégicos. Estudos e análise de casos administrativos no setor público.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ÉTICA E RESPONSABILIDADE SOCIAL TGO0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Atuação socioambiental das organizações: processos gerenciais que objetivam assegurar que os produtos, serviços, processos e instalações da organização sejam seguros aos usuários e à população, estimulando o desenvolvimento sustentável. Ética e controle social: processos gerenciais que objetivam o incentivo à participação da sociedade no controle das atividades da organização, estimulando a transparência e o comportamento ético.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO TGO0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

No curso TGO-EAD da UFCA, o estágio curricular supervisionado obrigatório podendo ser desenvolvido como atividade complementar e formativa, acrescida à carga horária regular e obrigatória. O estágio profissional é desenvolvido em ambiente real de trabalho, assumido como ato educativo e supervisionado pela instituição de ensino, em regime de parceria com organizações do mundo do trabalho, objetivando efetiva preparação do estudante para o trabalho.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO TGO0029 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de um trabalho monográfico ou um relatório do trabalho de intervenção realizado em uma organização pública.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

LIBRAS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Fundamentos histórico-culturais da Libras e suas relações com a educação dos surdos. Parâmetros e traços linguísticos da Libras. Cultura e identidades surdas. Alfabeto datilológico. Expressões nãomanuais. Uso do espaço. Classificadores. Vocabulário da Libras em contextos diversos. Diálogos em língua de sinais.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ORÇAMENTO EMPRESARIAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Orçamento empresarial. Planejamento econômico e financeiro. Princípios de planejamento. Etapas de elaboração do orçamento (Cenários; Premissas econômicas e operacionais; Plano de marketing; Plano de suprimentos, estocagem e produção; Plano de investimentos; Plano de recursos humanos; Plano financeiro; Análise financeira do plano). Controle orçamentário. Relatórios de desempenho para controle administrativo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A contabilidade como uma Ciência Social do ponto de vista dos usuários internos e externos. Objeto de estudo e objetivo da Contabilidade. Usuários da contabilidade. Patrimônio. Noções de contabilização: Débito e Crédito. Estrutura básica de um Balanço Patrimonial: Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. Receitas e Despesas. Geração e uso de informações para tomada de decisão.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

O método de trabalho da Ciência Moderna, e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão Geral do Trabalho Científico. A Ciência da Antiguidade e suas diferenças de concepção em relação a Ciência Moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de Trabalhos Científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Cead.