Ações de Qualidade de Vida

Publicado em 20/07/2020. Atualizado em 03/02/2023 às 15h47

As ações da Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho (CQVT) da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) objetivam a promoção e a melhoria da saúde e bem-estar das pessoas, para melhor qualidade de vida dos servidores da Universidade Federal do Cariri.

Entre essas ações, a CQVT tem procurado realizar estudos com aplicação de pesquisas para um melhor conhecimento das condições e percepções sobre as situações de trabalho e de saúde dos servidores; contribuir para adoção de medidas para tornar o ambiente mais adequado ergonomicamente e com disposições mais saudáveis para execução do trabalho, como a adequação e correta disposição de mobiliário e outros equipamentos de trabalho.

As ações desenvolvidas condizem com os textos do Decreto Nº 6.833, de 29 de abril de 2009 , que institui o Subsistema de Atenção Integrada à Saúde do Servidor Público Federal onde se considera “promoção, prevenção e acompanhamento da saúde: ações com o objetivo de intervir no processo de adoecimento do servidor, tanto no aspecto individual quanto nas relações coletivas no ambiente de trabalho”, e com a Portaria N° 03, de 25 de março de 2013, que institui as diretrizes gerais de promoção da saúde dos servidores públicos federais, que traz que “as ações de promoção da saúde têm como finalidade a melhoria dos ambientes, da organização e do processo de trabalho, de modo a ampliar a conscientização, a responsabilidade e a autonomia dos servidores, em consonância com os esforços governamentais de construção de uma cultura de valorização da saúde para redução da morbimortalidade, por meio de hábitos saudáveis de vida e de trabalho”.

Sempre procurando estabelecer comunicação fácil com a comunidade acadêmica, as ações da CQVT são amplamente divulgadas pelos canais institucionais e envolvem, geralmente, pesquisas prévias de interesse e, em se tratando de atendimentos individuais, envolvem estudos das demandas, planejamento de atendimento

Logo abaixo, você pode visualizar mais sobre as Ações de Qualidade de Vida que têm sido realizadas pela CQVT/Progep/UFCA.

Práticas Integrativas em Saúde

As Práticas Integrativas em Saúde, são técnicas que buscam estimular os mecanismos naturais de prevenção de agravos e a recuperação da saúde por meio de tecnologias simples, eficazes e seguras, com ênfase na escuta acolhedora, no desenvolvimento do vínculo terapêutico e na integração do ser humano com o meio ambiente e a sociedade.

A CQVT tem proporcionado aos servidores da UFCA, mediante planejamento de ações e agendamento, atividades como auriculoterapia, ventosaterapia, massagem e liberação miofascial, entre outras.

Todas essas práticas integrativas em saúde, procuram, em combinação com outras atividades, auxiliar na redução do estresse do servidor no ambiente de trabalho.

Em 2019, foram realizados, ao todo, 237 atendimentos com práticas integrativas conforme demonstrado abaixo:

Auriculoterapias 74 Servidores
Ventosaterapias 142 Servidores
Massagem relaxante/Liberação
Miofascial
21 Servidores

Campanhas de Vacinação

De acordo com conteúdo do Ministério da Saúde, vacinar é criar artificialmente e sem riscos, um estado de proteção contra determinadas doenças infecto-contagiosas e graves. As vacinas são substâncias biológicas, preparadas a partir dos microorganismos causadores das doenças (bactérias ou vírus), modificados laboratorialmente, de forma a perderem a sua potencia de provocar doença. Sobre a importância das vacinas, o ministério traz ressalta a importância que elas têm para a prevenção: “O ditado popular “melhor prevenir do que remediar” se aplica perfeitamente à vacinação. Muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população.

A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho tem promovido ao longo do ano, campanhas de vacinação junto aos servidores e colaboradores de todos os campi da UFCA.

Em 2019, foram realizadas duas campanhas, com oferta das seguintes vacinas:

EtapaVacinasServidores e colaboradores/Imunizações
I Edição da
Campanha
de Vacinação 2019
DT
Hepatite B
Gripe H1N1

246 imunizações de DT
211 imunizações de Hepatite B
296 imunizações para GRIPE H1N1


II Edição da
Campanha
de Vacinação 2019
DT
Hepatite B
103 imunizações de DT
101 imunizações de Hepatite B



Total: 957 imunizações

Você pode acessar aqui a alguns registros das campanhas de vacinação, que contaram também com a participação de alunos da UFCA , uma vez que as campanhas foram realizadas com a atuação conjunta da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progep) e da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (Prae).

Ginástica laboral

A Ginástica Laboral é uma atividade física realizada durante a jornada de trabalho, com exercícios de compensação aos movimentos repetitivos, à ausência de movimentos, ou a posturas desconfortáveis assumidas durante o período de trabalho, Figueiredo e Alvão (2005).

Com alongamentos e exercícios para relaxamento e fortalecimento da musculatura, as atividades da ginástica laboral objetivam a prevenção de prevenir lesões e, dessa forma, conferir mais conforto ao servidor na realização de suas atividades, agregando, além de benefícios físicos, a melhora da autoestima e oportunidade de interação social, por se tratar de uma atividade que pode ser realizada em grupos.

Na UFCA, as atividades de ginástica laboral com servidores e colaboradores tem sido realizadas pela Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas em atuação conjunta com a Coordenadoria de Esporte e Cultura do Movimento da Pró-Reitoria de Cultura e envolvem, além da realização dos exercícios, orientação para que esses sejam cotidianamente realizados pelos servidores em seus ambientes de trabalho, a fim de auxiliar no alívio de dores e fadigas.

Visualize aqui, alguns registros dos momentos da ginástica laboral na UFCA.

Ação outubro Rosa – Mulher de Aço e Flores

Outubro Rosa alerta sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama . O nome da campanha remete à cor do laço que é um símbolo internacional usado na luta e prevenção do câncer de mama.

A UFCA teve um dia especial em outubro com acolhimento, conversa, orientação destacando a importância de se cuidar e olhar para a saúde da mulher.

Vaja aqui alguns registros vivenciados nesse dia.

Dia do Servidor Público na UFCA

Com mais ações de qualidade de vida, a CQVT esteve em atuação conjunta com a Coordenadoria de Desenvolvimento de Pessoal da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas com um Evento comemorativo o Dia do Servidor Público na UFCA, que promoveu palestras, práticas integrativas de saúde (auriculoterapia, massagens relaxantes, ventosaterapia), realização de exames laboratoriais, além de ter oferecido atividades lúdicas aos filhos dos servidores que desejaram participar. Uma atividade de acolhimento, valorização e reconhecimento da importância dos servidores da instituição.

Alguns registros fotográficos desse dia tão especial.

Realização de Pesquisas

A CQVT procura realizar pesquisas, buscando investigar informações relevantes junto ao servidores que sirvam de base para diagnóstico e planejamento de ações que possam promover o bem estar e a melhoria na qualidade de vida de servidores e também de colaboradores da UFCA.

Foram realizadas as seguintes pesquisas, que puderam desencadear ações importantes aos servidores:

  • Aplicação da I Pesquisa sobre demandas ocupacionais em saúde e qualidade de vida;
  • Aplicação da Pesquisa de Interesse em Consulta Médica;
  • Aplicação da Pesquisa de Interesse (mobiliário x ergonomia no trabalho).

Atendimento médico – clínico geral

Os servidores interessados, podem contar com atendimento por médico clínico geral (gratuito), ofertado aos servidores (Docentes e Técnico-administrativos), da UFCA.

O servidor interessado em receber atendimento médico clínico geral deve preencher o Formulário de Solicitação para Agendamento de Consulta. A Coordenadoria de Qualidade de Vida no Trabalho recebe e analisa a resposta ao formulário e entra em contato com o interessado para marcar dia e horário de consulta de acordo com a agenda de atendimentos.

CQVT no Relatório do Plano de Logística Sustentável

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas, por meio da Coordenadoria de Qualidade de Vida no trabalho está presente no mais recente Relatório do Plano de Logística Sustentável – PLS, no eixo 3 – Serviços Sustentáveis.

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas.