Química

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 28/06/2019 às 16h13

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
0
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. FRANCISCO WIRLEY PAULINO RIBEIRO

quimica.ife@ufca.edu.br

(88) 3221-9591

Bloco X, Sala 1

Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Química da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, com foco nos estudos da área da química, educação e pedagogia, formando assim profissionais capacitados para atuar nas instituições de ensino de nível Fundamental e Médio. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Química).

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0018 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Tópicos de astronomia
  • PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
  • CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
  • COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
  • BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
  • RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
  • CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Elon Lages Lima. Números e Funções Reais. 1ª. SBM. 2014
  • Louis Leithod. O Cálculo com Geometria Analítica. 3ª. HARBRA. 1994
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
  • Interdisciplinaridade: História, Teoria e Pesquisa. 18. ed. Campinas: Papirus, 2011. v. 01. 143p
  • Ensino de Ciências: fundamentos abordagens. Campinas: R. Vieira Gráfica e Editora Ltda. 1 ed. v. 1, p. 120-153. 2000.
  • Didática das Ciências. 1 ed. São Paulo: FTD, 1999.
  • Construtivismo e o Ensino de Ciências - Reflexões Epistemológicas e Metodológicas. 3 ed. Porto Alegre: EdiPUCRS, 2008
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • Informática na educação: teoria e prática
  • (RE)PENSAR A FORMAÇÃO DOCENTE COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL: DESAFIOS CONTEMPORÂNEOS
  • Educação online como dispositivo na ciberpesquisa-formação
  • Tecnologias digitais na formação inicial docente: articulações e reflexões com uso de redes sociais
  • A FORMAÇÃO DE PROFESSORES E AS TECNOLOGIAS DIGITAI
  • Educação e tecnologias: Parcerias 3.0
  • Tecnologias digitais na educação
  • Tecnologias digitais na educação
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
  • LEITE, Francisco Tarciso. Metodologia Científica: métodos e técnicas de pesquisa (monografias, dissertações, teses e livros). . Ideias & Letras. 2008
  • SEVERINO, A.J. Metodologia do Trabalho Científico. . Cortez. 2007
  • CERVO, A.; BERVIAN, P.A.; DA SILVA, R. Metodologia Científica. . Pearson Prentice Hall. 2007
  • COSTA, Maria Cristina Castilho. Sociologia: Introdução à ciência da sociedade. . Moderna. 2005
  • CHAUI, Marilena. Convite à Filosofia. . Ática. 2002
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • A Produção Textual na Universidade

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
  • Curso de Fisica Basica 1 Mecanica Capa ilustrativa Curso de Física Básica 1 - Mecânica
  • Fundamentos de Física
  • Fundamentos de Física
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 1. Brasiliense. 2012
  • DURKHEIM, Émile. . Educação e Sociologia. 1. Hedra. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. Brasiliense. 2007
  • CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L.. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. Avercamp. 2006
  • BRYM, R. et al.. Sociologia: sua bússola para um novo mundo ,. 1. Thomson Learning. 2006
  • ANTOS, R. J.. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. 1. Tomo Editorial. 2005
  • GIDDENS, A. Sociologi. 1. Artmed. 2005
  • DEMO, P.. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. . Atlas. 2002
  • ? MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1. Brasiliense. 1994
  • GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. 1. Livros Técnicos Científicos. 1989
  • BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1. Vozes. 1985
  • BERGER, P.. Perspectivas sociológicas. 1. Vozes. 1972
BIOLOGIA CELULAR IFE0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
  • JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J.. Biologia celular e molecular. 8. Guanabara Koogan. 2005
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de Cálculo. . LTC. 1986
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA ESCOLA
  • DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS PLANOS DE ENSINO
  • APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central, São Paulo: Prentice Hall, 9a. Ed., 2005.
  • ATKINS, P. et al. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5a. Ed., Bookman, 2012.
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.. 18. Papirus. 2012
  • MALDANER, O. A.. O professor pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola. 1. Unijuí. 1999
  • HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio.. 5. Artmed. 1998
  • La Cecilia (Argentina) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 09
  • Fundamentos de Matemática Elementar Volume 10
  • Geometria Euclidiana Plana - João Lucas Barbosa
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
  • NUÑEZ, I. B.; RAMALHO, B. L.. Fundamentos do Ensino-Aprendizagem das Ciências Naturais e da matemática: O Novo Ensino Médio.. 1. Editora UFPE. 2010
DIVERSIDADE BIOLÓGICA IFE0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
  • 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2019
  • Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção: Volume I, II, III, IV e V. 1. ICMBio/MMA. 2018
  • RICKLEFS, Robert E. A Economia da natureza. 7. Guanabara Koogan. 2018
  • ARAÚJO, Leonardo. Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Livro Vermelho da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção. 1. ICMBio/MMA. 2018. 1. Fi. 2017
  • ARAÚJO, Leonardo. Evolução Biológica: da pesquisa ao ensino. 1. Fi. 2017
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M. 1. RAVEN, Peter H.; EVERT, Ray F.; EICHHORN, Susan E.; VIEIRA, Ana Claudia M.. Biologia Vegetal. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016. 8. Guanabara Koogan. 2016
  • BRUSCA, Richard C.; BRUSCA, Gary J. Invertebrados. 2. Guanabara Koogan. 2015
  • REECE, Jane B. Biologia de Campbell. 10. Artmed. 2015
  • O conceito de biodiversidade e a história da biologia da conservação: da preservação da wilderness à conservação da biodiversidade
  • SADAVA, David. Vida: A ciência da biologia. 8. Artmed. 2009
  • PRIMACK, R.B. Rodrigues, E.. Biologia da conservação. 1. Planta. 2001
  • Biologia vegetal
  • Vida: A Ciência da Biologia
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
  • Paula Bruice. Química Orgânica. 4. Prentice Hall. 2006
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
  • PAUL A TIPLER E GENE MOSCA. FÍSICA PARA CIENTISTAS E ENGENHEIROS. SEXTA. GEN LTC. 2008
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • Psicologia da Aprendizagem
  • HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
  • Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
  • A história e a constituição da Psicanálise: introdução aos principais conceitos freudianos para entender a subjetividade humana
  • Mesa redonda: Três perguntas a vygotskyanos, wallonianos e piagetianos
  • o Nascimento da Inteligência na Criança (Trecho do livro referente às p.p. 15-31)
  • Freud: A interpretação dos sonhos
  • Pensamento e linguagem
  • LEV VYGOTSKY MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAÇÃO
CÁLCULO II IFE0035 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • FLEMMING, Diva Marília; GONÇALVEZ, Mirian Buss Cálculo A: Funções, limite, derivação e integração. Vol. 1. 6º Edição. São Paulo: Editora Person,2006.
  • GUIDORIZZI, H. L. Um Curso de Cálculo. Rio de Janeiro: Editora LTC, vol. 1, 5 ed., 2001.
  • LEITHOLD, L. Cálculo com geometria analítica. São Paulo: Harbra, vol.1, 3 ed.,1994
  • STEWART, J. Calculo II. Cengage Learning: São Paulo, vol.1, 7 ed., 2013

Semestre 4

QUÍMICA INORGÂNICA I IFE0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
  • Probabilidade: Aplicações à Estatística
  • Análise Combinatória e Probabilidade
  • Estatística Básica
ANATOMIA HUMANA IFE0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
  • ANATOMIA GERAL HUMANA
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • LIBANIO, Jose Carlos; Organizacao e Gestao da Escola: teoria e pratica. São Paulo: Heccus Editora.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educacao Basica: poli­tica e gestao da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • LIBANIO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2012.
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educacao e da Pedagogia. Sao Paulo: Editora Moderna, 2006.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I IFE0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
  • Fundamentos de Física. eletricidade e magnetismo
  • YOUNG & FRIEDMAN. FÍSICA III ELETROMAGNETISMO. DÉCIMA SEGUNDA. CW COMPANION WEBSITE. 2009
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0041 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA I IFE0042 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios fundamentais da química orgânica, aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo classificação dos principais intermediários de reação. Correção entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Mecanismo de substituição via radicais livres, adição e substituição eletrofílica.

Bibliografia
  • John McMurry. Química Orgânica. 9°. Cengage Learning. 2016
  • Site da Disciplina

Semestre 5

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II IFE0069 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais.Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
  • Brasil. Base Nacional Comum Curricular. 1. MEC/CONSED/UNDIME. 2017
  • Miriam Krasilchik. Prática de ensino em Biologia. . EDUSP. 2016
  • Eniz Conceição Oliveira e Marli Teresinha Quartieri. Práticas docentes no ensino de ciências e matemática: possibilidades, reflexões e quebra de paradigmas.. . UNIVATES. 2016
  • Simetria nas aulas de matemática: uma proposta investigativa.
  • Ensinando a ser aluno, a prendendo a ser professora
  • Candau, Vera; Simão, Adélia Maria;. A Didátcia hoje: reinventando caminhos.. 40. UFRGS. 2015
  • O ensino de ciências e a proposição de sequências de ensino investigativa
  • BRITO LIMA, A. P. A. et, Al.. Pesquisa em Fenômenos Didáticos. . Editora UFPE. 2010
  • Roberto Nardi. Ensino de Ciências e matemática I. . UNESP. 2009
  • Didática Geral
  • Transposição ou recontextualização? Sobre a produção de saberes na educação em museus de ciência
  • Moacir Gadotti. Boniteza de um sonho: ensinar e aprender com sentido.. 1. FEEVALE. 2003
  • Philipe Perrenoud. Dez novas competencias para ensinar.. . Artes Médicas Sul. 2000
  • Alice Casemiro Lopes. Conhecimento Escolar. . EDUERJ. 1999
  • Antoni Zabala. A prática Educativa: Como ensinar?. . Artes Médicas do Sul. 1998
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
  • o saber. Metodologia Científica: fundamentos e técnicas
  • Metodologia Científica
QUÍMICA INORGÂNICA II IFE0075 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Teoria moderna da estrutura eletrônica; das teorias das ligações químicas covalentes e iônicas; da química dos compostos de coordenação; as teorias de ligações covalentes (teoria das ligações de valência teoria do campo cristalino e teoria dos orbitais moleculares) aplicadas a compostos de coordenação.

Bibliografia
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
QUÍMICA ORGÂNICA II IFE0076 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Estudo de grupos funcionais e as principais reações orgânicas: Exemplos de conversões funcionais variadas e sínteses orgânicas simplificadas; Exemplos de moléculas com propriedades físicas e/ou químicas e/ou biológicas interessantes e/ou com aplicações no cotidiano.

Bibliografia
  • BRUICE, P.Y. et al.. Química Orgânica. . Prentice Hall. 2006
  • Química Orgânica - John McMurry

Semestre 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III IFE0080 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

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A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
FÍSICO QUÍMICA I IFE0084 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.

Bibliografia
  • Ira Levine. Físico-Química Vol.1. . LTC. 2010
  • Gilbert Castellan. Fundamentos de Físico-Química. . LTC. 1990
  • David Ball. Físico-Química Vol.1. . Cengage Learning. 2005
QUÍMICA ANALÍTICA I IFE0085 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Ementa

Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.

Bibliografia
  • Vogel. Química ANalítica QUalitativa. . LTC. 2001

Semestre 7

FÍSICO-QUÍMICA II IFE0135 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cinética. Equilíbrio químico e físico. Eletroquímica.

Bibliografia
  • Físico-Química Vol.1
  • Físico-Química Vol.2
QUÍMICA ANALÍTICA II IFE0136 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à análise química, Erros e tratamento estatístico Erros nas análises químicas, estudos de métodos analíticos gravimétricos, volumétricos. Gravimetria e Volumetria, soluções padrões primárias e secundárias, estudo das curvas de titulação; complexos mono e polidentados.

Bibliografia
  • HARRIS, D. C. Análise Química Quantitativa, 8ª ed., Rio de Janeiro: LTC, 2012. SKOOG, D. A.; et al. Fundamentos de Química Analítica. 9ª ed. São Paulo: Cengage. 2014. VOGEL, A.I. Análise Química Quantitativa 6ª Ed., Rio de Janeiro: LTC, 2011.
ESTÁGIO I - ENSINO DE QUÍMICA (ENSINO MÉDIO) IFE0137 - 112 horas
Carga Horária

112 horas.

Professores
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Química presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
  • Estágio Supervisionado em ensino de química.
  • Estágio supervisionado na formação inicial de professores: o dito e o não dito nos ppc das licenciaturas em química.
METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA IFE0138 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Evolução histórica do ensino de Ciências: Conhecimento do senso comum versus conhecimento científico. Bases epistemológicas do ensino de Química. Métodos de ensino aplicados ao ensino de Química.

Bibliografia
  • Santos, W.; Schnetzler, R.. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. UNIJUI. 2010
  • Zanon, L.; Maldaner, O. A.. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. 1. UNIJUI. 2007
  • Bizzo, Nelio. Ciências: Fácil ou difícil?. 2009. Biruta. 1

Semestre 8

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA IFE0139 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Análise, elaboração e validação de recursos didáticos para o ensino de Química.

Bibliografia
  • Eduardo Fleury Mortimer. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. segunda. UFMG. 2006
HISTÓRIA DA QUÍMICA IFE0140 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Apresentar a História da Ciência, em particular, a história da química, como área do conhecimento e de pesquisa. Discutir o papel da História da Ciência (Química) como ferramenta de crítica ao desenvolvimento científico.

Bibliografia
  • ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria.. Da Alquimia a QUÍMICA. 2001. Landy. 2001
ESTÁGIO II - ENSINO DE QUÍMICA (ENSINO MÉDIO) IFE0141 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

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Reflexões sobre as diferentes concepções de Química presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

TCC II - ENSINO DE QUÍMICA IFE0142 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

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Execução do projeto de pesquisa elaborado em TCC I com acompanhamento dos professores orientadores e do professor da disciplina. Defesa da monografia de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO III - ENSINO DE QUÍMICA (ENSINO MÉDIO) IFE0143 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

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Reflexões sobre as diferentes concepções de Química presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

CÁLCULO III
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Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA III
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Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TIC'S NO ENSINO DE QUÍMICA
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Ementa

Analisar, validar e desenvolver materiais didáticos para o ensino de Química com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOLOGIA E MINEROLOGIA APLICADA À QUIMICA
Professores
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Ementa

Conceituação da Geologia; a Terra; noções de química dos cristais e cristalografia; noções de mineralogia; mineralogia e meio ambiente; mineralogia aplicada, noções de petrografia e perturbação das rochas;rochas ígneas, metamórficas e sedimentares; intemperismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
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Ementa

Metrologia. Procedimentos para a calibração de instrumentos analíticos. Gases: determinação de propriedades físico-químicas de gases; aplicações da equação de estado PV=nRT. Determinação de propriedades de líquidos: viscosidade; condutividade. Termodinâmica: reversibilidade e irreversibilidade; Entalpia de reações químicas. Equilíbrio De Fase heterogêneo. Crioscopia. Cinética Química: ação catalítica, velocidade de reações em função da concentração e da temperatura, velocidade de reações e a energia de ativação. Eletroquímica: Condutividade; Meios eletrolíticos; Processo eletrolíticos para a determinação de parâmetros físico-químicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
Professores
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Ementa

Normas de segurança em laboratório. Introdução aos princípios da semimicro análise. Análise sistemática de cátions. Análise sistemática de ânions. Análise gravimétrica. Análise volumétrica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA
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Ementa

Métodos espectroscópicos: absorção atômica e molecular e emissão atômica. Métodos de separação: eletroforese e cromatografia gasosa e líquida. Métodos eletroquímicos: potenciometria e voltametria.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
Professores
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Ementa

Estudo das propriedades periódicas. Síntese de compostos inorgânicos. Reações envolvendo compostos de coordenação. Diferenciação entre sais duplos e sais complexos. Preparação de compostos de coordenação. Aplicação de técnica de caracterização de compostos de coordenação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A NANOTECNOLOGIA
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Introdução à nanotecnologia; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOLOGIA QUÍMICA
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Ementa

Introdução à Ecologia Química; Metabolismo primário e secundário, definição e classificação de semioquímicos, principais classes de compostos naturais; Interações intraespecíficas envolvendo plantas e animais; A importância de aleloquímicos nas interações entre plantas (alelopatia); Aleloquímicos nas interações entre predadores e presas e entre plantas e herbívoros (alomônios e cairomônios); Substâncias químicas envolvidas em interações mutualísticas entre plantas e polinizadores e em interações tritróficas (sinomônios); Ecologia química aplicada à agropecuária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE MATERIAIS
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TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS: Análise Térmica: Introdução: histórico e definições. Técnicas básicas. Instrumentação, aplicações de Análise Termogravimétrica (TGA). Análise Térmica Diferencial (DTA). Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Análise Termodinâmicas: estática (TMA) e dinâmica (DMTA). Aplicações na caracterização e no controle de qualidade de produtos químicos farmacêuticos, alimentícios, cosméticos, polímeros, etc. DETERIORAÇÃO DE MATERIAIS: Introdução a corrosão; formas de corrosão; tipos de atmosferas corrosivas; taxas de corrosão; introdução as técnicas de proteção; corrosão seca; noções de deterioração de materiais cerâmicos, concreto, mármore e polímeros.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RADIOATIVIDADE AMBIENTAL
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Radioatividade: Propriedades e Aplicações. Fontes dos Radionuclídeos. Concentração de Radionuclídeos no ar, água e solo. Processo de transporte de radionuclídeos. Efeitos e Avaliação da Radioatividade no ecossistema.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA AMBIENTAL
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Química dos solos, da atmosfera e da hidrosfera e das interações entre esses diferentes ecossistemas com uma abordagem sobre as transformações do meio ambiente e monitoramento dos processos poluentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE ALIMENTOS
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Química dos alimentos, características químicas estruturais e funcionais dos macro e micronutrientes presentes nos alimentos, suas alterações ocasionadas pelo processamento, bem como seus métodos analíticos e a estrutura e funcionamento de um laboratório de química de alimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CORROSÃO
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Ementa

Generalidade e tipo de corrosão. Fundamentos eletroquímicos da corrosão. Corrosão a alta temperatura. Corrosão eletroquímica. Corrosão localizada. Corrosão sob tensão fraturante. Corrosão da indústria química. Proteção catódica. Inibidores de corrosão. Recobrimentos protetores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
Professores
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Ementa

Educação para os direitos humanos e a cidadania. A percepção dos direitos humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação de direitos humanos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM QUÍMICA
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Ementa

Discutir a construção de conceitos químicos abstratos com base em articulações entre algumas visões teóricas do Ensino de Química e da Psicologia Cognitiva.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
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Ementa

A importância da experimentação no ensino da Química. Breve Histórico da Experimentação no Ensino de Química. Experimentos em laboratório e em salas convencionais. Experimentos investigativos e demonstrativos. Experimentos interativos. Desenvolvimento de competências necessárias para o planejamento e preparação de atividades laboratoriais. Concepção e elaboração de projetos didáticos de natureza experimental. Desenvolvimento de experimentos de Química geral aplicáveis ao ensino. Outras formas de experimentação no ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

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