Química

Graduação / LICENCIATURA

Atualizado em 26/06/2020 às 16h14

Período
Noturno
Tipo
Presencial
Duração
4.5 anos
Vagas
0
Campus
Brejo Santo

Coordenação: Prof. MARCUS VENICIO DA SILVA FERNANDES

quimica.ife@ufca.edu.br

Bloco X, Sala 1

Estudantes do curso Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática (LICN), no campus Brejo Santo, têm formação geral nas chamadas Ciências Naturais (Química, Física e Biologia) e também no campo da Matemática, para ministrarem essas disciplinas no Ensino Fundamental. A partir do quarto semestre, eles podem ou não ingressar especificamente na Licenciatura em Química da UFCA – que portanto não oferta vagas diretamente por meio do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Esse segundo ciclo dura um ano e meio, com foco nos estudos da área da química, educação e pedagogia, formando assim profissionais capacitados para atuar nas instituições de ensino de nível Fundamental e Médio. Seus egressos deixam a universidade com dois diplomas (LINC e Química).

Semestre 1

PRINCÍPIOS DE CIÊNCIAS NATURAIS IFE0018 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Introdução a Ciências Naturais. Campos das Ciências Naturais. Terra e universo. Ciclo da matéria no sistema terra, integração e energias dos sistemas terrestres. Vida e ambiente. Ser humano e saúde. Tecnologia e sociedade.

Bibliografia
  • Tópicos de astronomia
  • PURVES, W. K. et. al.. Vida: A Ciência da Biologia. 8 ed.. Artmed. 2011
  • CAMPBELL, N. A. et al.. Biologia. 8. Artmed. 2010
  • COLACIOPPO, S.; PHILIPPI, A.; MANCUSO, P. C. S.. Temas de saúde e ambiente. . Signus. 2008
  • BORÉM, A.; GIÚDICE, M.. Biotecnologia e meio ambiente. 2. UFV. 2008
  • RONAN, C.. História ilustrada da ciência. . Jorge Zahar. 2002
  • Brasil. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ciências Naturais. . MEC/SEF. 1998
  • CHALMERS, A. F.. O que é ciência afinal?. . Brasiliense. 1993
PRINCÍPIOS DE MATEMÁTICA IFE0022 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conjunto dos números reais e desigualdades; retas e coordenadas; circunferências e gráficos de equações; funções; função polinominal e função racional; função composta e função inversa.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE PRÁTICA PEDAGÓGICA I IFE0023 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Análise de propostas para o Ensino de Ciências e Matemática no Ensino Fundamental. Fundamentos teóricos e metodológicos para o ensino de Ciências e Matemática: os paradigmas educacionais na Educação em Ciências e Matemática, Experimentação; TIC's e recursos audiovisuais, resolução de problemas, modelos e modelagem, atividades lúdicas, textos paradidáticos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INFORMÁTICA EDUCATIVA IFE0026 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

A informática como prática pós-moderna. História da informática educativa: o uso do computador como ferramenta pedagógica. A internet e suas interfaces com a educação. A prática pedagógica pós-moderna e a participação do computador em sala de aula.

Bibliografia
  • GABRIEL, Martha. Educar: a (r)evolução digital na educação. 1. Saraiva. 2013
  • ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcini. Tecnologias na formação e na gestão escolar.. 1. Avercamp. 2007
  • TEDESCO, Juan Carlos. Educação e novas tecnologias: esperança ou incerteza.. 1. Cortez. 2004
  • FUKUYAMA, Francis. Nosso futuro pós-humano ? consequências da revolução da biotecnologia.. 1. Rocco. 2002
  • SERRES, Michel.. Hominescências: O começo de uma outra humanidade?. 1. Bertrand Brasil. 2001
  • WERTHEIM, Margaret.. Uma História do Espaço de Dante à Internet.. 1. Jorge Zahar. 2001
  • KASTRUP, V.. A invenção de si e do mundo: uma introdução do tempo e do coletivo no estudo da cognição.. 1. Papirus. 1999
  • LEVY, P.. As tecnologias da inteligência: o futuro do pensamento na era da informática.. 2. Editora 34. 1993
  • Revista Brasileira de Informática na Educação (RBIE)
  • Revista Informática na educação: teoria e prática.
  • Revista Novas Tecnologias na Educação (Renote)
  • Programa Word Cloud Generator
  • PROINFO/MEC. Programa Nacional de Informática na Educação.
  • Software CmapTools
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO IFE0027 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

O método de trabalho da ciência moderna e sua influência no modelo de conhecimento acadêmico. Pré-requisitos do Trabalho Científico. Visão geral do trabalho científico. A ciência da antiguidade e suas diferenças de concepção em relação à ciência moderna. Tipos de conhecimento: senso comum, conhecimento religioso, conhecimento científico. A pesquisa acadêmica: tipos e natureza das pesquisas acadêmicas. Elaboração de trabalhos científicos. Formas de leitura e síntese textual: Fichamento, Resumo, Mapa Conceitual, Resenha, Artigo Acadêmico.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PRODUÇÃO TEXTUAL IFE0028 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. A leitura como método de interpretação do discurso. 2. A interpretação de textos. 3. A produção escrita textual. 4. A diferença entre oralidade e escrita. 5. A linguagem e os seus pressupostos: o discurso argumentativo, a sua função, natureza e divisão. 6. Coesão e coerência. 7. Tipos de textos: paráfrases; resumo, narração, descrição; dissertação, artigo, monografia e petição inicial. 8. Prática pedagógica de escrita a partir dos preceitos técnicos da ABNT.

Bibliografia
  • A Produção Textual na Universidade

Semestre 2

FÍSICA I IFE0016 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Grandezas físicas. Notação científica. Algarismos significativos. Sistema Internacional de Unidades. Movimentos em uma dimensão. Vetores. Movimentos em duas e três dimensões. As leis de Newton. Aplicações das leis de Newton. Energia e sua conservação. Sistemas de partículas e conservação do movimento linear. Movimento rotacional. Dinâmica do Movimento de Rotação. Equilíbrio e elasticidade.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTUDOS SÓCIO-HISTÓRICOS E CULTURAIS DA EDUCAÇÃO IFE0017 - 32 horas
Carga Horária

32 horas.

Professores
Ementa

Introdução ao estudo da Sociologia no plano teórico-conceitual, abordando a temática dos grupos, das organizações e instituições sociais, nos processo sociais básicos. Conceito de cultura. Natureza e cultura. relativismo cultural. Etnocentrismo. Diversidade cultural, focando os processo de educação, subjetividade e relações humanas nas suas dimensões culturais.

Bibliografia
  • SANTOS, José Luiz dos. O que é cultura. 1. Brasiliense. 2012
  • DURKHEIM, Émile. . Educação e Sociologia. 1. Hedra. 2010
  • BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. 1. Brasiliense. 2007
  • CARVALHO, A. B.; SILVA, W. C. L.. Sociologia e educação: leituras e interpretações. 1. Avercamp. 2006
  • BRYM, R. et al.. Sociologia: sua bússola para um novo mundo ,. 1. Thomson Learning. 2006
  • ANTOS, R. J.. Antropologia para quem não vai ser antropólogo. 1. Tomo Editorial. 2005
  • GIDDENS, A. Sociologi. 1. Artmed. 2005
  • DEMO, P.. Introdução à sociologia: complexidade, interdisciplinaridade e desigualdade social. . Atlas. 2002
  • ? MARTINS, Carlos Benedito. O que é sociologia. 1. Brasiliense. 1994
  • GEERTZ, C. A. interpretação das culturas. 1. Livros Técnicos Científicos. 1989
  • BERGER, Peter L.; LUCKMANN, Thomas. A construção social da realidade: tratado de sociologia do conhecimento. 1. Vozes. 1985
  • BERGER, P.. Perspectivas sociológicas. 1. Vozes. 1972
BIOLOGIA CELULAR IFE0019 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à biologia celular; células procarióticas e eucarióticas; métodos de estudo na biologia celular; estrutura e função das membranas biológicas, do cicloesqueleto e das organelas citoplasmáticas; parede celular; interações célula-célula e célua-matriz extracelular; núcleo interfásico e em divisão.

Bibliografia
  • JUNQUEIRA, L.C.U.; CARNEIRO, J.. Biologia celular e molecular. 8. Guanabara Koogan. 2005
CÁLCULO I IFE0020 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Limites e continuidade de funções reais de uma variável real. Derivadas de função de uma variável e aplicações das derivadas. Noções de integral.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA GERAL IFE0024 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. Os aspectos históricos e as perspectivas atuais da didática: reflexão para o trabalho docente. 2. A educação no contexto socioeconômico mundial e brasileiro e as atribuições do trabalho docente. 3. Função social da escola no paradigma contemporâneo. 4. A natureza, os princípios e fundamentos da ação docente. 5. Didática e tendências pedagógicas. 6. As diferentes formas de ensino como planos de organização e processos de interação entre sociedade e escola. 7. Organização do trabalho docente. 8. Planejamento do trabalho docente na perspectiva disciplinar e interdisciplinar. 9. Prática pedagógica e didática, a partir dos preceitos estudados na disciplina e de atividades pedagógicas orientadas pelo professor.

Bibliografia
  • DIDÁTICA E PRÁTICAS DE ENSINO E A ABORDAGEM DA DIVERSIDADE SOCIOCULTURAL NA ESCOLA
  • DISCIPLINA DE DIDÁTICA: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO A PARTIR DOS PLANOS DE ENSINO
  • APRENDIZAGEM POR PROJETOS E OS CONTRATOS DIDÁTICOS
QUÍMICA GERAL IFE0025 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Conteúdos básicos de Química para o entendimento de tecnologias presentes no cotidiano e adequado para serem desenvolvidos pelo licenciando em sua prática docente: primeiros modelos de constituição da matéria, radioatividade, tabela periódica, conceito de mol, ligações químicas, compostos moleculares e iônicos, polaridade, forças intermoleculares, funções químicas, indicadores, equações químicas e eletroquímicas.

Bibliografia
  • BROWN, T. L. et al. Química: a ciência central, São Paulo: Prentice Hall, 9a. Ed., 2005.
  • ATKINS, P. et al. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5a. Ed., Bookman, 2012.
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS II IFE0029 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Planejar e desenvolver projetos de pesquisas interdisciplinares e materiais didáticos em ensino-aprendizagem de Ciências e Matemática a partir da discussão de temáticas (Temas transversais) para o ensino fundamental, promovendo a apropriação do uso de técnicas de pesquisa pelo aluno.

Bibliografia
  • FAZENDA, Ivani Catarina Arantes.. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa.. 18. Papirus. 2012
  • MALDANER, O. A.. O professor pesquisador: uma nova compreensão do trabalho docente. Espaços da Escola. 1. Unijuí. 1999
  • HERNANDEZ, F.; VENTURA, M.. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio.. 5. Artmed. 1998
  • La Cecilia (Argentina) | Destino: Educação - Escolas Inovadoras

Semestre 3

MATEMÁTICA I IFE0021 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Segmentos de reta, ângulos, triângulos, paralelismo, perpendicularidade, quadriláteros, polígonos, circunferência e círculos, teorema de Tales e polígonos regulares. Ponto, reta, plano e espaço. Prismas. Paralelepípedos. Pirâmides. Poliedros. Esferas. Cilindros, cone, esfera. Rotação de Euler.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LABORATÓRIO DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS III IFE0030 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Ementa

Construção e validação de sequência de ensino de aprendizagem a partir dos projetos e materiais didáticos desenvolvidos LPPII. Organização e Desenvolvimento de Mostra de Materiais Didáticos para o ensino de Ciências e Matemática.

Bibliografia
  • BRITO LIMA, A. P. A.; LIMA, I. M. S.; ARAÚJO, L. F.; ANDRADE, V. L. V. X.. Pesquisas em Fenômenos Didáticos : Alguns Cenários.. 1. UFPE. 2010
  • A crise da Universidade
  • Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios
  • Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios
  • Educação científica na perspectiva de letramento como prática social: funções, princípios e desafios
  • CAMPOS, M. C. C.; NIGRO, R. G.. Didática das Ciências. 1. FTD. 1999
  • CAMPOS, M. C.. Didática das Ciências: o ensino-aprendizagem como investigação. 1. FTD. 1999
  • PACHECO, G. O.. La formación de conceptos científicos: una perspectiva desde la teoría de la actividad. 1. EDUFRN. 1997
  • PACHECO, G. O.. La formación de conceptos científicos: una perspectiva desde la teoría de la actividad. 1. EDUFRN. 1997
  • Ciência, universidade e ideologa a política do conhecimento
DIVERSIDADE BIOLÓGICA IFE0031 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Visão geral da diversidade biológica (de procariontes e eucariontes possuidores de tecidos verdadeiros). Sistemas de classificação dos seres vivos (artificiais e naturais). Nomenclatura binomial lineana e suas derivações. categorias taxonômicas e o sistema de hierarquias; Diversidade de procariontes e eucariontes (Procariontes, Fungos, Plantas e Animais). História evolutiva da diversidade biológica. Relações do homem com o seu ambiente; Fatores geradores da perda da biodiversidade e consequências; Importâncias das medidas de diversidade biológica e de sua manutenção.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA GERAL DOS SERES VIVOS IFE0032 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Hidrocarbonetos e fontes de energia, obtenção natural dos compostos orgânicos, funções orgânicas básicas, drogas e aplicação industrial dos compostos orgânicos. Estruturas e funções das proteínas, carboidratos e lipídios, a fim de perceber a importância destas moléculas para o organismo vivo. Estudo do metabolismo geral do organismo, correlacionando às diversas reações que nele ocorrem, bem como as suas funções.

Bibliografia
  • MCMURRY, J. Química Orgânica. 6. Cengage Learning. 2016
FÍSICA II IFE0033 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Gravitação. Fluidos. Movimento Oscilatório. Ondas em meios elásticos. Ondas Sonoras. Temperatura e Calor. Primeira Lei da Termodinâmica. Propriedade dos Gases. Entropia e a Segunda Lei da Termodinâmica. Teoria Cinética dos Gases.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM IFE0034 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A infância sob o olhar da Psicologia da educação. O que é a infância? As principais características da aprendizagem infantil. Principais correntes psicológicas a pesquisar a aprendizagem: Construtivismo (Piaget); Sócio-Interacionismo (Vigotsky); Teoria da Afetividade (Wallon); Behaviorismo (Skinner); Psicanálise (Freud).

Bibliografia
  • A TEORIA BEHAVIORISTA DE SKINNER: ANALISE ACERCA DE SUAS IMPLICAÇÕES NA EDUCAÇÃO DO CEARÁ
  • HENRI WALLON: PSICOLOGIA E EDUCAÇÃO
  • Abordagens vygotskiana, walloniana e piagetiana: diferentes olhares para a sala de aula
  • O Nascimento da Inteligência na Criança
  • Skinner: Sobre Ciência e Comportamento humano
  • Mesa redonda: Três perguntas a vygotskyanos, wallonianos e piagetianos
  • Henri Wallon
  • Pensamento e linguagem
  • Sigmundo freud: A intrepretação dos sonhos
  • LEV VYGOTSKY MARTA KOHL DE OLIVEIRA TEXTO E APRESENTAÇÃO
  • Psicologia da Aprendizagem
CÁLCULO II IFE0035 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Integrais indefinidas e definidas, Teorema fundamental do cálculo, Técnicas de integração, Aplicações das integrais.

Bibliografia
  • Hamilton Luis Guidorizzi. Um curso de cálculo. . LTC. 1986

Semestre 4

QUÍMICA INORGÂNICA I IFE0036 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

propriedades periódicas; Oxigênio, Hidrogênio; Água; Coloides; Metais Alcalinos e Alcalinos Terrosos; Não metais; Primeira série dos metais de transição, Gases Raros. Aplicação de métodos e técnicas de ensino no desenvolvimento dos conteúdos de química inorgânica I.

Bibliografia
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
MATEMÁTICA II IFE0037 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à Estatística Descritiva. Variáveis quantitativas. Dados contínuos e dados discretos. Representação gráfica. Medidas de tendência central. Medidas de dispersão. Noções de probabilidade. Exemplos práticos do uso da probabilidade e estatística para estudos científicos em Ciências da Natureza e Matemática.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ANATOMIA HUMANA IFE0038 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Fornecer conhecimentos básicos sobre anatomia humana dos diferentes sistemas orgânicos. Princípios gerais de promoção da saúde e prevenção de doenças.

Bibliografia
  • ANATOMIA GERAL HUMANA
ESTRUTURA, POLÍTICA E GESTÃO EDUCACIONAL IFE0039 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

1. História da Educação no Brasil; 2. Organização do sistema escolar brasileiro; 3. Legislação educacional; 4. Níveis e modalidades de ensino e da educação básica; 5. Formação dos profissionais da educação; 6. Política educacional; 7. Gestão educacional; 8. Financiamento da educação; 9. Avaliação do sistema educacional brasileiro.

Bibliografia
  • LIBANIO, Jose Carlos; Organizacao e Gestao da Escola: teoria e pratica. São Paulo: Heccus Editora.
  • VIEIRA, Sofia Lerche. Educacao Basica: poli­tica e gestao da escola. Fortaleza: Liber Livro, 2008.
  • LIBANIO, Jose Carlos; OLIVEIRA, Joao Ferreira e TOSCHI, Mirza Seabra. Educacao escolar: politicas, estrutura e organizacao. Sao Paulo: Cortez, 2012.
  • ARANHA, Maria Lucia de Arruda. Historia da Educacao e da Pedagogia. Sao Paulo: Editora Moderna, 2006.
ELETRICIDADE E MAGNETISMO I IFE0040 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cargas elétricas. Processos de eletrização. Força elétrica. Campo elétrico. Lei de Gauss: fluxo de um campo elétrico, Lei de Gauss, aplicações da Lei de Gauss. Potencial elétrico. Capacitância e Dielétricos. Corrente elétrica. Leis de Ohm. Força eletromotriz. Circuito RC.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO SUPERVISIONADO I IFE0041 - 80 horas
Carga Horária

80 horas.

Professores
Ementa

#Não informada

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ORGÂNICA I IFE0042 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Princípios fundamentais da química orgânica, aspectos estruturais e eletrônicos das moléculas orgânicas, incluindo classificação dos principais intermediários de reação. Correção entre estrutura e propriedades químicas e físicas de substâncias orgânicas representativas. Mecanismo de substituição via radicais livres, adição e substituição eletrofílica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 5

ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO II IFE0069 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Ciências presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais.Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Ciências na educação básica. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS NATURAIS E DA MATEMÁTICA IFE0070 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Didática Geral e Didática das Ciências e da Matemática. Epistemologia e Didática das Ciências e da Matemática. Conceitos em destaque na didática das ciências e na Matemática. O que ensinar em ciências? O que ensinar em Matemática? Intervenções Didáticas e Sequencias Didáticas. Modelos de Ensino. Transposição Didática e Contrato Didático. Avaliação.

Bibliografia
  • MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T.. Noções Básicas de Epistemologias e Teorias de Aprendizagem. . Editora Livraria da Física, São Paulo. 2016
  • MOREIRA, M. A.. Teorias de aprendizagem.. . São Paulo: EPU. 2011
  • FREIRE, P.. Pedagogia do oprimido. . Paz e Terra. 2007
  • MOREIRA, M. A. A teoria da aprendizagem significativa e sua implementação em sala de aula. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 2006. MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Subsídios Epistemológicas para o Professor Pesquisador em Ensino de Ciências. 2016
  • MOREIRA, M. A.; MASSONI, N. T. Interfaces entre Teorias de Aprendizagem e ensino de Ciências/Física. 2015.
LABORATÓRIO DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA IFE0071 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

A disciplina de caráter teórico e prático, procura fornecer as ferramentas metodológicas necessárias à reflexão teóricas da pesquisa em educação. Visa abordar os pressupostos, a epistemologia da pesquisa em educação, os aspectos teórico-metodológicos de projetos de pesquisa. Analisará alguns instrumentos e os aspectos relativos à sua construção, validação e cientificidade; as possibilidades de análise de informações.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA INORGÂNICA II IFE0075 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Teoria moderna da estrutura eletrônica; das teorias das ligações químicas covalentes e iônicas; da química dos compostos de coordenação; as teorias de ligações covalentes (teoria das ligações de valência teoria do campo cristalino e teoria dos orbitais moleculares) aplicadas a compostos de coordenação.

Bibliografia
  • VOGEL, Arthur Israel; GIMENO, Antonio; SVHELA, Gyulla. Química analítica qualitativa. 5. ed. rev. São Paulo: Mestre Jou, 1981. 665p. ISBN 8587068016 (broch.).
  • JESPERSEN, Neil D. Química: a natureza molecular da matéria. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2017. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521632573 (broch.).
  • KOTZ, John C.; TREICHEL, Paul; VICHI, Flávio Maron. Química geral e reações químicas. Sao Paulo: Cengage Learning, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788522118274 (broch.).
  • BRADY, James E.; HUMISTON, Gerard E. Química geral. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos, 2016. Vol. 1 e 2. ISBN 9788521604488 (broch.)
  • RUSSELL, John Blair. Química geral. 2. ed. São Paulo: Makron Books, c1994. Vol. 1 e 2. ISBN 8534601925 (broch.).
  • ATKINS, P. W. Princípios de química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. 5. ed. Porto Alegre: Bookman, 2012. 922p. ISBN 9788540700383 (broch.).
  • LEE, J. D. Química inorgânica não tão concisa. São Paulo: Edgard Blücher, c1999. xiii, 527 p. ISBN 9788521201762 (broch.).
  • SHRIVER, Duward F.; ATKINS, P. W. Química inorgânica. 4. ed. Porto Alegre: Bookman, 2008. 848p. ISBN 9788577801992 (broch.)
QUÍMICA ORGÂNICA II IFE0076 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo de grupos funcionais e as principais reações orgânicas: Exemplos de conversões funcionais variadas e sínteses orgânicas simplificadas; Exemplos de moléculas com propriedades físicas e/ou químicas e/ou biológicas interessantes e/ou com aplicações no cotidiano.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 6

TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO IFE0079 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Elaboração de Monografia der acordo com as normas da ABNT, relacionada a alguma temática pertinente à área de Educação, para fins de obtenção do título de “Licenciado Pleno em Pedagogia”.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO III IFE0080 - 160 horas
Carga Horária

160 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. A aprendizagem da docência: a articulação da teoria e da prática. O ensino de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. Elaboração, implementação e avaliação de planos de ensino, em situações reais. Estágio de regência: elaboração, implementação e avaliação de plano de aula. Registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor. A aprendizagem da docência – a articulação da teoria e da prática: analisando as experiências vivenciadas nas diferentes situações de estágio à luz de referenciais teóricos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS) IFE0081 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Estudo dos conceitos, classificação e causas da surdez. Uma abordagem da surdez enquanto identidade e culturas. Estudo do módulo básico da Língua Brasileira de Sinais enquanto a língua natural dos surdos, a gramática e as especificidades desta língua. Prática pedagógica de utilização da linguagem de sinais, como forma de atestar o domínio dos alunos nessa plataforma linguística.

Bibliografia
  • Livro Ilustrado de Língua Brasileira de Sinais
FÍSICO QUÍMICA I IFE0084 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Sólidos, líquidos e gases. Termodinâmica: 1º, 2º e 3º princípios. Termoquímica.Propriedades coligativas.

Bibliografia
  • Ira Levine. Físico-Química Vol.1. . LTC. 2010
  • Gilbert Castellan. Fundamentos de Físico-Química. . LTC. 1990
  • David Ball. Físico-Química Vol.1. . Cengage Learning. 2005
QUÍMICA ANALÍTICA I IFE0085 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Agentes Oxidantes e Redutores, Reações de precipitação e de oxi-redução. Equilíbrio Químico em Solução Aquosa, Equilíbrio.Químico em meio Heterogêneo. Equilíbrio de Complexação, Formação e dissolução dos precipitados. Análise por via seca e úmida. Analise sistemática de cátions e ânions.

Bibliografia
  • Vogel. Química ANalítica QUalitativa. . LTC. 2001

Semestre 7

FÍSICO-QUÍMICA II IFE0135 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Cinética. Equilíbrio químico e físico. Eletroquímica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA II IFE0136 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Introdução à análise química, Erros e tratamento estatístico Erros nas análises químicas, estudos de métodos analíticos gravimétricos, volumétricos. Gravimetria e Volumetria, soluções padrões primárias e secundárias, estudo das curvas de titulação; complexos mono e polidentados.

Bibliografia
  • Skoog. Fundamentos de Química Analítica. . cengage. 2014
  • Atkins. Princípios de Química: questionando a vida moderna e o meio ambiente. . Bookman. 2012
  • Harris. Análise Química Quantitativa, 8ª ed., Rio de Janeiro. . LTC. 2011
  • Vogel. Análise Química Quantitativa. . LTC. 2011
  • Baccan. Baccan. Química Analítica Quantitativa Elementar.. . edgar blucher. 2001. . edgar blucher. 2001
  • Revista Química Nova na escola
  • Journal of the American Chemical Society
ESTÁGIO I - ENSINO DE QUÍMICA (ENSINO MÉDIO) IFE0137 - 112 horas
Carga Horária

112 horas.

Professores
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Química presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
  • Estágio Supervisionado em ensino de química.
  • Estágio supervisionado na formação inicial de professores: o dito e o não dito nos ppc das licenciaturas em química.
METODOLOGIA DO ENSINO DE QUÍMICA IFE0138 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Evolução histórica do ensino de Ciências: Conhecimento do senso comum versus conhecimento científico. Bases epistemológicas do ensino de Química. Métodos de ensino aplicados ao ensino de Química.

Bibliografia
  • Bizzo, Nelio. Ciências: Fácil ou difícil?. 2009. Biruta. 1
  • Santos, W.; Schnetzler, R.. Educação em química: compromisso com a cidadania. 4. UNIJUI. 2010
  • Zanon, L.; Maldaner, O. A.. Fundamentos e propostas de ensino de química para a educação básica no Brasil. 1. UNIJUI. 2007

Semestre 8

INSTRUMENTAÇÃO PARA O ENSINO DE QUÍMICA IFE0139 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Análise, elaboração e validação de recursos didáticos para o ensino de Química.

Bibliografia
  • Eduardo Fleury Mortimer. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. segunda. UFMG. 2006
  • MORTIMER, E. F.. Linguagem e Formação de Conceitos no Ensino de Ciências. 2006. Editora UFMG. 2006
HISTÓRIA DA QUÍMICA IFE0140 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Ementa

Apresentar a História da Ciência, em particular, a história da química, como área do conhecimento e de pesquisa. Discutir o papel da História da Ciência (Química) como ferramenta de crítica ao desenvolvimento científico.

Bibliografia
  • ALFONSO-GOLDFARB, Ana Maria.. Da Alquimia a QUÍMICA. 2001. Landy. 2001
  • ALFONSO-GOLDFARB, A.M.. O que é História da Ciência.. 994. Ed. São Paulo: Brasiliense. 1994
ESTÁGIO II - ENSINO DE QUÍMICA (ENSINO MÉDIO) IFE0141 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Química presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Semestre 9

TCC II - ENSINO DE QUÍMICA IFE0142 - 64 horas
Carga Horária

64 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Execução do projeto de pesquisa elaborado em TCC I com acompanhamento dos professores orientadores e do professor da disciplina. Defesa da monografia de conclusão de curso.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ESTÁGIO III - ENSINO DE QUÍMICA (ENSINO MÉDIO) IFE0143 - 96 horas
Carga Horária

96 horas.

Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Reflexões sobre as diferentes concepções de Química presentes nas salas de aula e sua relação com o cotidiano. Métodos de ensino: aula expositiva, trabalho colaborativo, trabalho individual, organização de pesquisas, atividades extracurriculares, projetos temáticos, dentre outros. Elaboração, implementação e avaliação de planos de aula, em situações reais. Análise de diferentes recursos didáticos para o ensino e aprendizagem de Química no Ensino Médio. O livro didático na prática pedagógica: análise, seleção e utilização. Estágio de regência: registro reflexivo das atividades de regência, baseado no estudo de referências teóricas que possibilitem formular propostas para os problemas identificados relativamente à profissão docente do professor.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.

Disciplinas Optativas

CÁLCULO III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Funções de várias variáveis; Limite; Continuidade; Derivadas Parciais; Diferenciabilidade; Sequências e séries infinitas.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
MATEMÁTICA III
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Polinômios: introdução e operações; Equações Polinomiais

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
TIC'S NO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Analisar, validar e desenvolver materiais didáticos para o ensino de Química com o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
GEOLOGIA E MINEROLOGIA APLICADA À QUIMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Conceituação da Geologia; a Terra; noções de química dos cristais e cristalografia; noções de mineralogia; mineralogia e meio ambiente; mineralogia aplicada, noções de petrografia e perturbação das rochas;rochas ígneas, metamórficas e sedimentares; intemperismo.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FÍSICO-QUÍMICA EXPERIMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Metrologia. Procedimentos para a calibração de instrumentos analíticos. Gases: determinação de propriedades físico-químicas de gases; aplicações da equação de estado PV=nRT. Determinação de propriedades de líquidos: viscosidade; condutividade. Termodinâmica: reversibilidade e irreversibilidade; Entalpia de reações químicas. Equilíbrio De Fase heterogêneo. Crioscopia. Cinética Química: ação catalítica, velocidade de reações em função da concentração e da temperatura, velocidade de reações e a energia de ativação. Eletroquímica: Condutividade; Meios eletrolíticos; Processo eletrolíticos para a determinação de parâmetros físico-químicos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA ANALÍTICA EXPERIMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Normas de segurança em laboratório. Introdução aos princípios da semimicro análise. Análise sistemática de cátions. Análise sistemática de ânions. Análise gravimétrica. Análise volumétrica.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INSTRUMENTAÇÃO ANALÍTICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Métodos espectroscópicos: absorção atômica e molecular e emissão atômica. Métodos de separação: eletroforese e cromatografia gasosa e líquida. Métodos eletroquímicos: potenciometria e voltametria.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA INORGÂNICA EXPERIMENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Estudo das propriedades periódicas. Síntese de compostos inorgânicos. Reações envolvendo compostos de coordenação. Diferenciação entre sais duplos e sais complexos. Preparação de compostos de coordenação. Aplicação de técnica de caracterização de compostos de coordenação.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
INTRODUÇÃO A NANOTECNOLOGIA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à nanotecnologia; Técnicas de preparação de nanomateriais; Técnicas de caracterização de nanomateriais; Estrutura, propriedades e aplicações de materiais nanoestruturados.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
ECOLOGIA QUÍMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Introdução à Ecologia Química; Metabolismo primário e secundário, definição e classificação de semioquímicos, principais classes de compostos naturais; Interações intraespecíficas envolvendo plantas e animais; A importância de aleloquímicos nas interações entre plantas (alelopatia); Aleloquímicos nas interações entre predadores e presas e entre plantas e herbívoros (alomônios e cairomônios); Substâncias químicas envolvidas em interações mutualísticas entre plantas e polinizadores e em interações tritróficas (sinomônios); Ecologia química aplicada à agropecuária.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE MATERIAIS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

TÉCNICAS DE CARACTERIZAÇÃO DE NOVOS MATERIAIS: Análise Térmica: Introdução: histórico e definições. Técnicas básicas. Instrumentação, aplicações de Análise Termogravimétrica (TGA). Análise Térmica Diferencial (DTA). Calorimetria Exploratória Diferencial (DSC). Análise Termodinâmicas: estática (TMA) e dinâmica (DMTA). Aplicações na caracterização e no controle de qualidade de produtos químicos farmacêuticos, alimentícios, cosméticos, polímeros, etc. DETERIORAÇÃO DE MATERIAIS: Introdução a corrosão; formas de corrosão; tipos de atmosferas corrosivas; taxas de corrosão; introdução as técnicas de proteção; corrosão seca; noções de deterioração de materiais cerâmicos, concreto, mármore e polímeros.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
RADIOATIVIDADE AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Radioatividade: Propriedades e Aplicações. Fontes dos Radionuclídeos. Concentração de Radionuclídeos no ar, água e solo. Processo de transporte de radionuclídeos. Efeitos e Avaliação da Radioatividade no ecossistema.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA AMBIENTAL
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Química dos solos, da atmosfera e da hidrosfera e das interações entre esses diferentes ecossistemas com uma abordagem sobre as transformações do meio ambiente e monitoramento dos processos poluentes.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
QUÍMICA DE ALIMENTOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Química dos alimentos, características químicas estruturais e funcionais dos macro e micronutrientes presentes nos alimentos, suas alterações ocasionadas pelo processamento, bem como seus métodos analíticos e a estrutura e funcionamento de um laboratório de química de alimentos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
CORROSÃO
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Generalidade e tipo de corrosão. Fundamentos eletroquímicos da corrosão. Corrosão a alta temperatura. Corrosão eletroquímica. Corrosão localizada. Corrosão sob tensão fraturante. Corrosão da indústria química. Proteção catódica. Inibidores de corrosão. Recobrimentos protetores.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EDUCAÇÃO, DIVERSIDADE E DIREITOS HUMANOS
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Educação para os direitos humanos e a cidadania. A percepção dos direitos humanos e da cidadania na construção das lutas sociais e na constituição de novos sujeitos de direito. Experiências de organização, práticas políticas e estratégias sociais de criação de direitos humanos.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
FORMAÇÃO DE CONCEITOS EM QUÍMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

Discutir a construção de conceitos químicos abstratos com base em articulações entre algumas visões teóricas do Ensino de Química e da Psicologia Cognitiva.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DE QUÍMICA
Professores
Nenhum professor cadastrado.
Ementa

A importância da experimentação no ensino da Química. Breve Histórico da Experimentação no Ensino de Química. Experimentos em laboratório e em salas convencionais. Experimentos investigativos e demonstrativos. Experimentos interativos. Desenvolvimento de competências necessárias para o planejamento e preparação de atividades laboratoriais. Concepção e elaboração de projetos didáticos de natureza experimental. Desenvolvimento de experimentos de Química geral aplicáveis ao ensino. Outras formas de experimentação no ensino.

Bibliografia
Bibliografia não cadastrada.
Conheça o processo e as formas de admissão

Ajude-nos a melhorar esta página

Você sugere alguma correção ou melhoria?

Unidade responsável por esta página: Diretoria de Comunicação.